O filho de mil homens

O filho de mil homens Valter Hugo Mãe

Resenhas - O Filho de Mil Homens

Lauraludovico 05/03/2024

Uma auto redenção pelo amor
A mensagem que fica depois da leitura é incrível, o processo de ler tudo chega a ser, por vezes, cansativo.

As particularidades dos sentimentos, a forma de ver a vida confiando no seu desejo, a urgência de, antes de esperar por amor, cultivar em si são preciosas no livro, mas a escrita realmente deixou a desejar.

Por mais que fale muito dos sentimentos - e de como os processar - ao mesmo tempo, os personagens não tem uma profundidade que mereciam. Acredito que Matilde é a que realmente tem um arco. Antonino, tão desolado pela vida, é SÓ sofrimento. Crisóstomo é realmente um sábio, mas ele é puro desejo, não existe uma evolução, do começo ao fim é o mesmo. Isaura foi a personagem que mais me emocionou, tudo que ela pensava sobre si e como superou isso devagar, de forma mais realista, sempre hesitante mas desistindo de desistir de tudo foi incrível.

Me emocionei pra valer em diversos momentos e reflexões, mas o livro é arrastado, um tanto amplo em aspectos que precisa de profundidade e uma intensidade bem-vinda. Talvez eu tenha criado mt expectativa kkkkk

Fabricio 05/03/2024

Espetacular
"Quem tem menos medo de sofrer, tem maiores possibilidades de ser feliz."
A forma que o autor descreve as pessoas, as situações e como isso tudo no fim se junta...

clara2155 01/03/2024

Um livro para?
Quem precisa ter fé no ser humano, ver a beleza de um olhar nos significados das coisas.
me parece quase impossível, não conseguir sentir o afeto na escrita de valter hugo mãe.

Cesar Garcia 28/02/2024

Um livro diferente e original
O autor escreve de forma poética sobre os sentimentos de pessoas desprezadas, solitárias e já sem esperança de encontrar o amor.
E é de forma original e surpreendente que ele vai construindo relações, nos mostrando outras faces dos personagens e entrelaçando suas histórias.
Um livro para se apreciar.

Marcela.Lauar 27/02/2024

Impressionante a capacidade do autor de desenvolver personagens tão profundos em poucas páginas. Um livro muito sensível, recheado de frases lindas e que geram reflexões, sem no entanto ser monótono. Adorei.

luizafb 27/02/2024

?Ia feliz de alguma coisa que não acudia à rapariga. Ia diferente da rapariga, como se fossem diferentes e não se pertencessem em nada.? ?Pensou que o rapaz tinha ido embora diferente dela. Não podia ser que o amor tornasse as pessoas diferentes assim, a menos que não fosse amor nenhum.?
Esse livro eu colocaria como quando você fica distraído e se depara com um beija-flor. É uma surpresa, misturada com admiração e felicidade por ter visto.
Cada palavra parece ter sido escrita por pensada com muito tempo.
É de uma simplicidade mas carrega personagens tão intensamente complexos, com temores e vontades tão humanas, tanta necessidade de amor e presença, é impossível não se emocionar com o desenvolvimento das relações e como elas vão se tornando mais íntimas com o tempo.
Primeira obra desse português, Valter Hugo Mãe, obrigada, não será a única.

@adriana_ lerlivros 25/02/2024

"O Filho de Mil Homens", fala das dores que a alma carrega, aquelas bem fundas e muito doloridas:
A dor de não ter um filho, a dor de perder um avô, a dor de não ter um amor, a dor de não ser aceito, a dor de não conseguir aceitar...
Um livro humano. É sobre humanidade, é sobre aquilo que mais nos encanta e mais nos enoja no ser humano. A dualidade nesta história é tão marcante, ela é escrita com o tanta sensibilidade e poesia. É tão lindo ler, mas ao mesmo tempo é tão repugnante. A gente oscila nessas duas sensações o tempo todo, amor e horror ao ser humano.
Mas no fim dessa leitura a gente aprende que a dor ela sara com acolhimento, respeito e amor e que uma família é feita com esses ingredientes e qualquer coisa fora ou além disto é besteira.

Elida Kassia 24/02/2024

Fascinante
Estou simplesmente encantada com a escrita de Valter Hugo Mãe. A profundidade/simplicidade com que descreve as personagens é cativante demais. Amei ter conhecido a história de Crisóstomo, que homem apaixonante, simples, e sábio!

A trajetória de Antonino e sua relação com Matilde também me tocou demais. Preciso ler outros livros de Hugo Mãe! ??

EduardaCGP 23/02/2024

Poesia
?Porque a felicidade não se substituía ao resto, a felicidade acumulava-se.?
Esse livro é uma verdadeira poesia. Lindo, de uma simplicidade inebriante, uma leitura gostosa.
Fala de amor, perdão, a busca da felicidade e como aprender a ressignificar dores e traumas pode ser a verdadeira cura.

Mari Ayub 23/02/2024

Meu primeiro livro do Valter Hugo Mãe. E que prazer foi degustar esse livro. Pq eu quis lê-lo aos poucos, refletindo sobre cada acontecimento em cada capítulo. Me pegava pensando sobre os assuntos mostrados ao longo dos dias. Amei!

Mavis 22/02/2024

Fala sobre amor
Um livro lindo e sensível, mas com uma leitura não muito envolvente. Mesmo assim, são abordados temas muito sensíveis e reais, os sentimentos são descritos de forma muito poética, se tornando uma escrita linda e intensa.
Ainda, é mostrado as diversas formas de amar e as diversas definições de amor ou o que pensam que é o amor ou o que lhes são ensinados sobre o amor.

ias 20/02/2024

Ser inteiro não basta quando podemos ser o dobro, esse livro é uma lição sobre o amor e como ele pode acontecer das mais diversas formas. A maneira poética e sensível da escrita de VMH torna tudo ainda mais ímpar!

mlnprf 19/02/2024

Valter Hugo Mãe realmente possui uma escrita única, brilhante e essencialmente poética.

Em um dos primeiros trechos do livro, Valter Hugo aborda sobre Crisóstomo se sentir “metade vazio” e, assim como esse trecho, é visível que todos os personagens do livro se apresentam da mesma forma. Todas formas de amor citadas são voltadas para a busca do preenchimento desse vazio e a procura de cada personagem faz com que todas as histórias se entrelacem. De certa forma, é isso que contribui com a leveza e sensibilidade do livro.

Os personagens são simples e belíssimos. Valter Hugo narra com destreza a peculiaridade e necessidade de cada um. Entretanto, embora o livro trate de diversas formas de amor, para mim, pareceu um livro um pouco “sem cor”, em que o amor carrega mais traços de tristeza e solidão do que de felicidade.

O livro é uma excelente porta de entrada para a obra do autor. Indico demais a leitura.

raqueelbastos 18/02/2024

Acho que ainda não consigo colocar em palavras o sentimento que estou ao terminar esse livro.

meu primeiro contato com a leitura do Valter Hugo Mãe, e minhas expectativas estavam altas. Fiquei feliz e com um sentimento quentinho de que as minhas expectativas foram realmente supridas.

tentar transcrever o sentimento de amor, ao meu ver, muitas das vezes é complexo e até mesmo subjetivo, mas eu achei incrível como ele conseguiu abordar sobre esse sentimento de várias formas que realmente tocam em nós.

aff, sensacional!

Marih 17/02/2024

Que livro lindo e sensível, pra mim é um livro de falta, todos os personagens sentem a falta de algo e vão atrás de algo ou alguém que preencha esse vazio e eles encontram uns nos outros umas familia, pertencimento e o amor q tanto anseiam.