O filho de mil homens

O filho de mil homens Valter Hugo Mãe

Resenhas - O Filho de Mil Homens

lut 31/01/2020

Lindo <3
"Nunca cultivar a dor, mas lembrá-la com respeito, por ter sido indutora de uma melhoria, por melhorar quem se é. Se assim for, não é necessário voltar atrás. A aprendizagem estará feita e o caminho livre para que a dor não se repita. Estava a crescer."

fazia tempo que eu não lia um livro tão bem escrito, tão simples e tão tocante. a história é importantíssima e flui de maneira leve, entrando na gente mesmo, sabe? fiquei curiosa em conhecer outros do autor

Melissa.Micheletti 21/04/2020

Meu primeiro livro do VHM e não poderia ter sido melhor. Aqui conhecemos as histórias de vida de varias pessoas e como elas se conectam umas às outras. Histórias tristes, que fazem parte do que cada um é. Adorei.

Julia 17/06/2024

"Os filhos, pensava ele, são modos de estender o corpo e aquilo a que se vai chamando alma. São como continuarmos por onde já não estamos e estarmos, passarmos a estar verdadeiramente, porque ansiamos e sofremos mais pelos filhos do que por nós próprios, assim como nos reconfortam mais as alegrias deles do que a satisfação que directamente auferimos".

Cael 29/04/2020

A completude está nos afetos.
Sem dúvida um livro muito bom! Valter Hugo Mãe possui uma sensibilidade incrível no retrato da essência das faltas e das completudes que nos implicamos, além de uma poesia incrível! Tive o mesmo sentimento lendo O Filho de Mil Homens enquanto lia Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago. Sem dúvidas uma obra prima da literatura de Mãe!

O único ponto "negativo" da obra (que creio eu nem se categorizar enquanto erro) é o dialeto do português de Portugal um pouco marcante, o que deu uma dificultada na leitura.

Paula.Sobral 29/04/2020

O melhor livro lido até agora. Comecei lendo com expectativas altas, pelos inúmeros elogios de resenhas e só confirmou o que já esperava.

Fernando 30/04/2020

Nunca decepciona
Saramago estava certo; ler Valter Hugo Mãe é sentir despertar o nascimento de uma noma língua portuguesa.

Ariana Pereira 30/04/2020

A felicidade é simples
Que beleza esse livro. A maneira simples e leve que o autor trata do cotidiano e da felicidade que se esconde nos descuidos, nas dores superadas e respeitadas. Que beleza de literatura!

Tamiris 03/05/2020

O filho de mil homens
Um livro que fala de tantos sentimentos, bons e ruins, sobre a vida, sobre as pessoas, que não tem como não crescer e refletir junto com os personagens.

Paulo Sousa 05/05/2020

O filho de mil homens, de VHM
Leitura 23/2020
O filho de mil homens [2015]
Valter Hugo Mãe (Portugal, 1972-)
Biblioteca Azul, 2016, 224 p.
_____________________________
?Todos nascemos filhos de mil pais e de mais mil mães, e a solidão é sobretudo a incapacidade de ver qualquer pessoa como nos pertencendo, para que nós pertença de verdade e se gere um cuidado mútuo? (Posição no Kindle 2191).
Em ?O Filho de Mil Homens?, conhecemos o pescador Crisóstomo, que sonha em se tornar pai. O pescador, que tem quase quarenta anos e é solteiro, sai à procura de um filho que acredita estar em algum lugar do mundo e ainda não foi encontrado. A empatia com o personagem de Crisóstomo é inevitável, e desde o início nos envolvemos com o seu drama. Para sua felicidade, ele conhece Camilo, um adolescente órfão que fica emocionado ao conhecer Crisóstomo, feliz pela possibilidade de ter um pai.
Crisóstomo preenche o vazio de seu coração, e sente que está quase completo - só lhe falta o amor de uma mulher. E é a partir daí que a história se divide em vários capítulos e personagens, todos com seus dramas, suas histórias, seus medos e suas dores. O ambiente também é o mesmo, a pequena vila de pescadores onde a vida parece dar voltar e gerar fortes vínculos entre os personagens de VHM.
O livro, ao qual Saramago se referiu como ?tsunami linguístico?, é deveras bonito, frases melodiosas, fortes, que vão emanando um não sei quê, uma densa camada de musicalidade a que o leitor precisa a todo tempo parar para respirar. Uma forma própria de lidar com poesia prosaica (sugiro ler o livro em voz alta!).
Mas, nem sempre a poesia narra o lado belo das cousas. Se por um lado Valter Hugo Mãe pinta um retrato poético da vida através da linguagem, em outros a expõe com todo o seu realismo através do sofrimento de suas personagens. Dentre os vários protagonistas dessa dura realidade conhecemos uma anã estuprada por quase todos os moradores de um pequeno povoado,  um homossexual discriminado até mesmo pela própria mãe, uma mulher rejeitada pelo namorado assim que se envolve sexualmente com ele e uma mãe que acorda com um sotaque estrangeiro sem nenhum motivo aparente.
Todos estes personagens enfrentam seus dramas pessoais e sofrem com a falta de aceitação social, e ao longo da leitura percebemos como as histórias estão conectadas. É quando o autor nos leva a pensar sobre a hipocrisia e o falso moralismo da sociedade, a falta de empatia com as diferenças e a forma cruel com que muitas pessoas são julgadas simplesmente por não se enquadrarem nos padrões tradicionais. Um livro completo, pode-se dizer, assim como a completude buscada pelo gajo Crisóstomo!

Duana Rocha 05/05/2020

"...A vida era aprender, saber sempre mais e mudar para aceitar sempre mais."
Já valeu a leitura com essa frase.
Recomendo!

analaura.vb 07/05/2020

Um dos mais bonitos dentre todos bonitos rs.
Valter Hugo Mãe é um dos autores mais brilhantes da contemporaneidade para mim.
Criativo, poético, sensível.
Essa obra é de uma generosidade sem igual.

none 07/05/2020

Amor desdobrado, multiplicado
Essa busca incansável pela constituição de um lar, uma família faz de Crisóstomo o pescador de filhos. Sai a buscar alguém para cuidar. Tem quarenta e poucos anos e ao longo da narrativa encontra mais do que companhias, se desdobra e multiplica-se.
As pessoas quando identificadas como família ganham nomes e também se desdobram e se multiplicam.
Matilde, Antonino, Isaura, Camilo, Emilia e mesmo o boneco com sorriso de botões.
A editora Globo fez uma edição bonita, mais uma da Biblioteca Azul. Pena que o poema e a frase que introduzem a estória não tenham sido traduzidos.
Abrir um livro de VHM prefaciado por Alberto Manguel contudo é gratificante.

Juliana 11/05/2020

Sensível, bonito, singelo
Valter Hugo mostra a beleza da vida como ela é. Mostra, com enorme sensibilidade, o quão bonita ela pode ser, mesmo que nada indique a isso.

Heloíse 12/05/2020

Valter Hugo Mãe é, sem dúvidas, um dos grandes nomes da literatura. O modo como ele trata o amor e as diferenças em O Filho de Mil Homens é tocante. Todos os "disformes" se encontrando e se completando é tão importante no momento em que vivemos, cheio de ódio e intolerância. Resumindo a obra em uma frase: "ser o que se pode é a felicidade".