A Dança dos Dragões

A Dança dos Dragões George R. R. Martin...

Resenhas - A Dança dos Dragões

Amal0 21/09/2020

Cadê o próximo?
Nossa, não me lembrava do fim desse livro. Preciso do próximo!

Ari Phanie 15/12/2020

Releitura
Vários spoilers logo adiante, meu anjo...

Última releitura de As Crônicas de Gelo e Fogo concluída. Ao contrário das últimas vezes que li A Dança dos Dragões, terminei dessa vez me sentindo triste. Achei sinceramente que esse era o ano do lançamento de Ventos de Inverno, mas 2020 se mostrou frustrante nisso também. Mesmo que eu já esteja cansada da espera e blá blá blá, bastou reler esse quinto livro para relembrar o trabalho de Hércules que o Martin tá tendo. Ao todo, o negócio tem uns 17, 18 pov's regulares no momento, espalhados em lugares cuja ambientação é distinta, e mais uma infinidade de outros personagens, e é muito, muito difícil você encontrar um personagem parecido com outro. Portanto, apesar do meu anseio (e de todos os fãs) não há como cobrar o Martin para que ele seja mais rápido - nem adianta. A história é muito intrincada e complexa para que se escreva sem paciência. Afinal, ninguém quer NADA semelhante ao que aconteceu na série.

Apesar desse ser meu segundo livro favorito da saga, ele e O Festim são pontes, não respondem nada e só aumentam as perguntas. Pra mim, não é um defeito porque não duvido que o Martin vá respondê-las adequadamente; ainda sim, ele tem MUITO pra concluir em dois livros, o que deve levar aí quase duas mil páginas. Muito mais do que em O Festim, as dúvidas (e as surpresas) em A Dança são gigantescas. Logo no começo nós temos um pov de um warg (Varamyr) que nos dá algumas respostas, mas também levanta outras perguntas.

"Eles dizem que você esquece. (...) Quando a carne humana morre, seu espírito vive dentro do animal, mas a cada dia suas memórias desaparecem, e o animal se torna um pouco menos warg, um pouco mais lobo, até que nada do homem reste e apenas o animal permaneça."

Jon foi traído por ser considerado um perjuro, um selvagem. Viver na pele de Ghost por um tempo com certeza vai mudar ele. O menino finalmente morreu, mas que tipo de homem ele vai ser ao renascer?

Para lá de Westeros, surge um "Jovem Dragão". Quaithe avisa Daenerys para não confiar em nenhum dos homens vindos por ela, e se refere a Aegon como "dragão de pantomimeiro". Isso já induz o leitor a pensar que ele é falso; eu mesma acredito nisso. Mas no final (algo que eu não lembrava), vemos que Varys estava envolvido no segredo de Aegon, e o que pensar disso, então? Eu achei que ele e Illyrio trabalhavam por Daenerys, até Aegon surgir e tudo mudar de perspectiva.

Voltando para Westeros, toda a saga de Bran para se tornar o Corvo de Três Olhos me era muito querida, mas a série infelizmente passou os livros, e a partir da sexta temporada nós sabemos coisas que eu preferia não saber. Jon é um Targaryen? Eu adorava a ideia antes da série, sério! Eu amava, fazia todo o sentido. Agora eu só quero que Jon seja feito um Stark completamente. Tenho plena confiança de que se Martin revelar R+L=J e as repercussões, vai ser ser muito melhor feito do que foi na série, mas cacete, a possibilidade não me anima mais como antes. Culpa de D&D, cretinos. Fora isso, Bran também é um personagem que gosto muito, mas se ele se tornar aquele pseudoancião meio morto que não faz NADA, vai ser muito frustrante. Eu quero ver ele VOAR, porra! E eu quero um dragão de gelo, de pedra, whatever.

Como fica bastante claro, estou ainda traumatizada por D&D, mesmo sabendo que o Martin vai fazer muito melhor do que aquilo. Mas o medo tá lá.

Enfim, o que eu espero pro próximo livro: Jon muito vivo, amém glória a Deus. Quando ele pereceu, ele iria confrontar Ramsey, então talvez em Ventos de Inverno tenhamos Battle of the Bastards que o Martin e Miguel Sapochnik fizeram muito bem na série (não, não dou crédito nenhum a D&D, foda-se). Daenerys com um novo khalasar pra varrer Mereen de novo. Sansa de volta ao Norte. Arya se transforma em uma sacerdotisa (assassina) do Deus de Muitas Faces, o que me dá receio. Assim que Arya fizer isso, ela não vai poder agir por vingança, como quer tanto. Acho que Arya pode acabar comprando uma briga muito perigosa em Braavos. Cersei não morre e causa mais desgraça no Reino, James também não morre, mas acho que ele não escapa fácil de Lady Stoneheart. Por favor, mais Freys e Boltons mortos! Com as Serpentes de Areia na Corte, espero um pouco de terror. Não quero Tyrion como Mão de Daenerys. Não sei o que esperar de Tyrion. E o exército dos Outros finalmente dão as caras. Agora o bolão de apostas de mortes: Brienne :( , Ramsey :D , Victarion :D , Jon Connigton :( , Doran Martell :( , Stannis :D , Sor Barristan :( , Mindinho :D , Sor Jorah :( e Jojen :(
Isso é tudo, pessoal!Ventos de Inverno tá vindo, fé nos deuses.
Ander 15/12/2020minha estante
Queria ler, mas já que não cheguei nesse livro ainda, melhor não; hahaha

Ari Phanie 15/12/2020minha estante
Kkkk melhor não, meesmo. Um horrores de spoilers.

Jhony 19/12/2020minha estante
queria reler a série, mas cada dia com menos tempo, mas sua resenha foi excelente, puxou várias coisas na minha memória. tu escreve bem pacas! Haha

Ari Phanie 19/12/2020minha estante
kkk Valeu, Jhony! *-*

Ari Phanie 19/12/2020minha estante
kkk Valeu, Jhony! Espero que ano q vem tu tenha ânimo pra reler. E, se os deuses quiserem, o Martin ache que tá na hora de lançar esse negócio, amém.

Belaciel 20/12/2020minha estante
Olá Ari!
Terminei a dança dos dragões ontem e sobre a morte do Jon Snow, fiquei muita surpresa mas tbm intrigada com o futuro dele como personagem. No texto você sugere do Jon Snow ter wargado algum personagem pelo que entendi, não tinha pensado nisso. Muito legal, nunca vi a série e sou péssima com teorias.
Também torço muito pela morte do Victarion, os ponto de vista dele são os piores de todos!

Ari Phanie 20/12/2020minha estante
Oi, linda. Pois é, os Stark são wargs, isso fica explícito desde o início; eles tem uma ligação sobrenatural com seus lobos. Eles conseguem entrar na pele deles. Então, a teoria é que Jon não morre, mas entra em Fantasma e vive como um lobo até Melisandre fazer uma magia de ressuscitação (essa sempre foi uma das mais fortes teorias da saga, mas ninguém sabe mesmo se o Martin vai fazer isso). Eu fico na torcida pra isso acontecer pq Jon é meu personagem favorito.
Siiim, Victarion é horrível. Eu espero que ele dê um bom almoço para os dragões.

Marcello 27/11/2022

Fogo e Sangue
Finalizando uma pequena grande meta que iniciei no dia 14 de Junho de 2020, sim, mais de dois anos nessa palhaçada de reler toda a saga, eu posso respirar relaxado com outra meta concluída: terminar tanto O Festim dos Corvos quanto A Dança dos Dragões até dezembro desse ano. E eu consegui!
(palmas para mim, por favor, obrigado)

Como eu já havia falado em históricos de leitura anteriores, eu estava alternando a leitura entre os dois livros. A lista completa de quais capítulos ler, você encontra facilmente na internet, mas deixo aqui um site como recomendação que se chama Gelo & Fofo (www.geloefogo.com), que me salvou em alguns momentos durante a leitura para consultas e afins. Mesmo que no início do meu projeto de releitura eu estivesse anotando o nome e alguns acontecimentos importantes para não precisar pesquisar no Google, pois (choque) a internet é escura e cheia de spoilers. Sim, mesmo para mim que assistiu a série completa, cês não tem ideia de quanta coisa de diferente da série acontece a partir já do segundo livro. Então, se você já viu a série, e está em dúvida se deve ler os livros, sobreviva ao primeiro livro (que é particularmente um dos melhores da saga), e siga em frente. Você não vai se arrepender!

O livro em si é incrível. Não tenho muito o que falar além de elogios. O frio chegando e todo mundo se cagando de medo do inverno é até mesmo cômico. Vendo personagem arrogante se fudendo não tem preço também. E os "mocinhos e mocinhas" superando as dificuldades das cortes, e outros problemas familiares, é a cereja do bolo.

Agora vamos com os contos do Dunk e Egg (que não tô nem um pouco afim, para falar a verdade) e o Fogo & Sangue, aquela edição ilustrada belíssima que comprei (caro) e que agora vou poder saber como termina a de fato Dança dos Dragões!
Thais Muerza 31/07/2023minha estante
Amei essa tua fica de alternar a leitura dos livros pra poder seguir a ordem cronológica. Uma pena que eu já li o festim dos corvos todinho

Marcello 01/08/2023minha estante
Então, eu meio que fiz isso agora com a releitura sabe, quando li pela primeira vez eu já sabia dessa alternância entre os livros mas decidi ignorar kskskks quando for reler no futuro cê já vai na procura dos capítulos pra ir alternando, é bem interessante :D

Nayonara 02/11/2022

Martin realmente nunca decepciona!!! Demorei mas finalmente terminei de ler e tudo que eu queria era que ele lançasse os próximos livros logo

judeaquino - @juentreestantes 21/11/2020

Apaixonante!
Esse livro conseguiu superar todos os outros! Vale a pena ler a série só por esse quinto livro... (Mentira, toda ela é bem legal).
Adorei os personagens, acontecimentos e... que final é esse?

Agora começa a tortura de esperar a boa vontade do Martin de lançar o livro 6 =)

Recomendo demais!

- Em breve farei um post sobre ele e sobre a série no ig literário @juentreestantes

site: https://www.instagram.com/juentreestantes/?hl=pt-br
Pereira 23/11/2020minha estante
Eu fiquei na dúvida em qual série começar ler,entre crônicas de gelo e fogo ou instrumentos mortais.Você poderia me dar uma luz por favor kkkkkk?

judeaquino - @juentreestantes 29/11/2020minha estante
Oi, Pereira!! Eu indico muito a do George Martin! Eu ainda não li Instrumentos Mortais, mas vejo muitos elogios! Acho que você pode começar pela que você conseguir primeiro (pegar emprestado ou comprar rs).
Boa leitura!

Pereira 29/11/2020minha estante
Obrigada ?

Thai lendo 06/08/2021

A grande guerra dos tronos
Uma longa jornada terminou e nem sei o que sentir mas de alguma forma, ler aquelas últimas palavras do capítulo, ler os nomes dos personagens e os agradecimentos, me fez perceber isso, que por enquanto acabou.

Estou a muito tempo lendo esse livro, desde os capítulos cansativos aos emocionantes e muitas vezes pensei em o abandonar mas resolvi que não, por isso acabei o deixando de lado em várias situações.

Não é atoa que demorei tanto para lê-lo enquando os outros eu fazia em não tanto tempo mas não culpo a história em si, desde o primeiro livro da pra saber como é cansativo e massante em algumas partes, mas como é recompensado com muitas cenas boas em outras.

O que me pega é que depois de tanto tempo, de tantas situações e momentos, eu finalmente o acabei e, por coincidência ou não, no momento este ainda é o "ultimo" livro da serie e posso dizer que não vejo a hora de ventos do inverno ser lançado (pelo amor eu gostaria muito desse livro.

Acabou de uma forma surpresa, pelo menos para mim. Eu fui uma daquelas fãs que gostou tanto da série que quis ler os livros ou que queria ver um caminho diferente sendo tomado ao invés do qual conhecemos na tv. E ter a chance de ler esse universo, tão enorme e tão surpreendente, é muito bom.

Pois não é como aquelas frases "ai o livro é melhor que o filme" já que na maioria dos casos, quase sempre é. A questão aqui é que a jornada vira pra outro lado, os personagens tomam percursos diferentes, existem outros que não aparecem antes e cenas que acabam ali, mas dão a entender o que pode acontecer.

Enfim, a história é muito boa, as vezes tem algumas cenas de violência e outros gatilhos que foram muito desnecessárias, as descrições do George que sempre envolve uma mulher me deixam um tanto desconfortável, tem umas falas bem preconceituosas mas em geral, obviamente, é uma história boa e não é atoa que faz tanto sucesso por aí.

Paloma 22/03/2024

Logo agora ?
Impressionante o que senti com este livro; com certeza foi um dos que mais gostei, todavia sai com um gosto amargo :( Terminou bem no momento anterior ao clímax (na minha opinião - quando as coisas estavam começando a ficar quentes rsrs) fiquei desapontada . Li livros imensos para terminar na melhor parte ? Sim rsrs o que fica é: a expectativa de um novo livro. Sem duvida, vale a pena a leitura. São livros imensos, mas com uma vastidão imensa, um desenrolar intrigante, além disso, o amadurecimento dos personagens é maravilhoso. Pra completar, são livros para adultos. Com questões que, nitidamente, poderíamos observar na sociedade. Ex1: um irmão que deseja tudo o que o outro tem rsrs Ex2: o quanto uma pessoa ingênua sofre até amadurecer ... e por aí vai. Quer sentir o que é de ter nascido em meio a guerra, poder, inveja, casamento entre famílias, morte, sangue, traição, humilhação... : leia.

Ponto negativo: George R.R. Martin é prolixo, detalhista. Há partes enormes, ficava cansada, confesso. O que melhora é a divisão dos capítulos por personagens.
Clay 23/03/2024minha estante
Resenha concisa, me parece que você levantou pontos essências da saga.

Interessante descobrir que o autor trata de vários temas em sua obra. Essa diversificação me atrai, Paloma. Agora é aguardar o sexto livro sair, rsrsr.

Rafa Roseno 27/06/2021

Muito bom, mas eu esperei mais.
Real nenhum livro bate o terceiro... Eu esperei muito mais desse livro, e nem cheguei a me apegar. Os melhores capítulos demoravam de aparecer e acabavam rapidamente.

TANTA PONTA SOLTA QUE EU NAO SEI NEM EXPLICAR, SO SENTAR E CHORAR ESPERANDO GEORGE PUBLICAR. VAMOS MEU FILHO, EU SOU ANSIOSA. QUE DROGA!

Leandro.Pereira 22/04/2022

Na minha opinião...
Esse livro é muito bom e tem de tudo um pouco , mas, não precisava ser tão grande, eu gosto de muitos personagens porém os que foram adicionados aqui no livro 5 tem capítulos mais chatinhos ( exemplo capítulos do Quentyn , Do baristan , Victarion entre outros).Então as vezes você espera ler capítulos legais (Jon , Tyrion , Arya , Davos ,Jaime e etc) e tem de enfrentar uma sequência de pontos de vista chatos, no fim das contas, aqueles detalhes que tornam a escrita imersiva acabam por prolongar o capítulo que você queria que acabasse logo kkkk . Além disso a edição que tenho em mãos tem a letra muito pequena. Fora isso acredito que o livro ainda deixa a curiosidade para continuar a saga (sabe - se lá quando).
Ana 18/05/2022minha estante
Verdade kkkkk

Haline.Scotti 22/05/2021

A (nem tão doce) espera...
Antigos inimigos caem, somem ou mudam de lado... Novos inimigos surgem a cada dia, piores e mais determinados que os anteriores... Enquanto isso uma espera quase dolorosa sobre os próximos acontecimentos em Westeros e além do Mar Estreito.
Em meio a mortes, humilhações, derrotas, traições e o inverno mais e mais próximo, o futuro dos Sete Reinos parece cada vez perturbador.
E assim seguimos, na espera do próximo livro, que (acho) nem George Martin sabe quando realmente sai. Só posso ter esperança de que seja em breve, e que o nível da escrita continue excelente.

Thiago 29/06/2020

Um dos melhores livros da série. Muitos novos arcos e personagens interessantes que se unem aos ja velhos conhecidos dos demais livros.
E agora resta apenas a ansiedade pelo próximo.
Renan Lisboa 29/06/2020minha estante
Estou a 10 anos esperando, espero que você espero menos tempo.

Thiago 29/06/2020minha estante
Vixi é muito tempo né

04/09/2012

Estou desesperada!!!!
Sinceramente, não sei como fazer uma resenha deste livro sem acabar escrevendo um.
São tantos acontecimentos, tantas reviravoltas, tanta angústia, aflição e contentamento que acabaria por dizer tanta coisa e ainda sim não dizer nada.
George R. R. Martin não é para ser descrito.
É para ser lido.
Mas não como uma leitura qualquer, e sim como que uma oração.
Só Deus é capaz de dar tamanho talento a uma pessoa.
Li o quarto livro em uma angústia tremenda, pois muitos dos meus personagens preferidos não se encontravam nele.
Sinceramente, achei que não gostaria de ver o ponto de vista de Cersei, por exemplo ou de Jaime.
Me enganei.
Amei cada página.
Mas queria mais.
Queria Jon.
Queria Arya.
Queria Bran.
Queria Tyrion e Deanerys...
Neste sexto livro, tive todos.
Sofri a cada decisão difícil que Jon tomou no comando da patrulha. E não intendia como seus irmãos juramentados não percebiam o quão difícil era tomar as decisões quando milhares de vidas estavam em jogo.
Sofri até com Theon. Ouso dizer que Ramsay é o mais cruel carniceiro de toda Westeros ...
Como odeio Ramsay.
Mas não tive pena de Cersei em sua vergonha, e acho que nunca terei. Se bem que também nunca achei que intenderia Jaime... e confesso que hoje se não torço por ele, ao menos não torço contra.
Martin faz isso com a gente. Brinca com nossos sentimentos em um jogo digno dos jogos dos tronos de Westeros.
Nunca se sabe como você vai se sentir em relação a cada personagem, no virar de uma página.
Martin não deixa você criar expectativas, bem pelo contrário, a cada capítulo ele acaba com qualquer coisa que você estivesse presumido que aconteceria.
Arya está começando a evoluir na casa do deus de muitas faces.
Bran finalmente encontra o "corvo de três olhos".
Tyrion... Bom Tyrion continua sendo Tyrion e sua língua afiada lhe garante grandes aventuras e mais tarde um lugar na irmandade dos “Segundos Filhos".
Deanerys está cercada por pessoas de fidelidade questionável, e seus dragões estão cada vez mais selvagens.
E o príncipe retornado dos mortos chega a Westeros com toda sua determinação a retomar o que lhe pertence...
Acredite! Quase tive um enfarte com alguns acontecimentos...
E graças a Deus meu coração é forte, caso contrário não estaria aqui para escrever esta resenha.
Pois a última aparição de Jon, fez parar minha respiração. Fiquei vários minutos encarando aquela última frase que irá assombrar cada dia da longa espera até o sexto livro.
Martin foi excepcionalmente cruel.
O que mais me tortura é que não sei se posso confiar naquela última frase.
Estou desesperada!!!!!
Torço para que seja mentira, mas não sou presunçosa o suficiente para tentar imaginar um desfecho.
O que quer que Martin esteja tramando, só ele sabe.... e acredite, você não vai chegar nem perto de adivinhar!!!!
Só peço para Deus ser mais amoroso, e que proporcione a este torturador de fãns saúde suficiente para terminar sua obra.
A partir de hoje acrescento Martin em minha orações.
E por favor, façam o mesmo e peçam longevidade e agilidade para o velhinho de barba branca...
Gabriel Aguilar 13/10/2012minha estante
Verdade,vou acrescentá-lo as minhas orações diárias,por que preciso e necessito terminar de ler essa série!!!!!!!

Allef 21/11/2012minha estante
pedir que Deus dê longa vida á um ótimo escritor que já está perto de bater as portas é uma tarefa para todos os leitores da saga

li em algum lugar, que há um parente dele que está acompanhando toda a trama, para o caso de Martin não respirar até o final, este alguém possa continuar a escrita

mas não será a mesma coisa, né?
cada escritor tem a sua VOZ, uma maneira inigualável de prender o leitor nas construções de suas palavras

22/11/2012minha estante
Olá, Allef!!!
Realmente enlouqueci com aquele último capítulo... Jon Snow é um dos meus personagens mais queridos da série e procurei como uma desesperada por mais páginas no livro.
Torço para que ele dure até o desfecho da série, porque definitivamente outra pessoa escrevendo não seria a mesma coisa... Acho, inclusive, que até não leria uma continuação neste caso.
Pouquíssimas pessoas escrevem como Martin, para a nossa tristeza...
A espera pelos livros seguintes é angustiante. Martin é incrível, mas poderia escrever mais rápido!!! Simplesmente não consigo tirar O Jogo dos Tronos da cabeça!!!!!

Adiel Barbosa 22/04/2021

O inverno está chegando
Depois de quase dois meses, quando iniciei a leitura da série As Crônicas de Gelo e Fogo, finalmente a concluo. E aí fica aquele gosto de quero mais.
No quinto livro sentimos o sangue escorrendo pelas páginas. Agora, é só esperar mais duas décadas para o bonito do Martin lançar Os Ventos do Inverno, para imergir novamente numas das melhores séries de fantasia épica de todos os tempos.