Ferreiro de Bosque Grande

Ferreiro de Bosque Grande J. R. R. Tolkien

Resenhas - Smith of Wootton Major

Raysa 28/03/2022

Uma das melhores histórias que li do Tolkien. Simples, sem rodeios, e com muita ternura em casa capítulo

LisboaPB 18/07/2023

Foi tão bom revisitar a escrita do Tolkien em um conto curto de se ler. Esse livro tem muita semelhança com o jeito de narrar de O Hobbit.

Rodrigo Neves 18/04/2022

O Ferreiro do Bosque Maior
"O Ferreiro do Bosque Maior? nasceu como um prefácio que que nuca foi escrito. Ao invés, ganhou uma linguagem própria: uma contra-história para nos curar da noção de que os contos de fadas são apenas para crianças
Extremamente simples na narrativa, traz em si os temas recorrentes à literatura de Tolkien: velhice, modernidade, arrogância, amizade... uma alegoria parcial que subjaz ao conto, numa defesa da imaginação livre de lições.
Também carrega todo o cuidado com a palavra e seu uso, nada é aleatório e nenhuma palavra foi parar por ali ao acaso.
Acho que o que há de novo em ?O Ferreiro do Bosque Maior? é o modo conciso e o clima de resignação, triste mas gracioso na narrativa. Aventureiros nas outras obras de Tolkien sempre aprenderam muito, mas o que ferreiro aprende mais agudamente é que o encantamento deve sempre escapar do alcance da mente ou da mão.
?O Ferreiro do Bosque Maior? é um adorável conto fadas e uma das obras mais sensíveis, poéticas e reflexivas de Tolkien.
Foi seu último trabalho publicado em vida e por isso é muitas vezes descrito como o ?discurso de Próspero? de Tolkien.

Ju_Marques 28/08/2023

Um lindo conto
Uma tradição do Bosque Maior é a Festa das Boas Crianças e o tão esperado Grande Bolo. Desta vez, há algo ainda mais especial nesse bolo e uma certa criança encontrará.

Uma história delicada sobre beleza, bondade e gentileza.

livroscomisabela 30/08/2022

Nesse conto, o último que Tolkien escreveu na vida, acompanhamos o Ferreiro de um lugar chamado Bosque Maior.

Quando criança, durante a famosa festa que acontece a cada 24 anos e reúne 24 crianças escolhidas a dedo, ele recebeu um pedaço de bolo com uma "pequena grande" surpresa.

Após esse presente, ele mudou o seu jeito de ser e começou a buscar lugares longes de Bosque Maior, que pareciam o chamar. Ou será que chamavam o presente que ele recebeu naquele pedaço de bolo?

Elexandra.Amaral 06/09/2022

Para crianças dos 2 aos 200 anos
É um livro de J. R. R. Tolkien, o que significa que é bem escrito, bonito e singelo, pois evoca no leitor as mais doces lembranças e expectativas.
Editado pela Harper Collins, que tem feito um trabalho primoroso com a diagramação e o acabamento das obras do autor, o livro contém graves e variados problemas gramaticais, que denotam um absurdo descaso com a revisão da tradução, com o leitor e o próprio texto de Tolkien.
Apesar disso, Ferreiro merece, precisar ser conhecido.

P.S.: Se possível, adquira a versão da Martins Fontes.
Ádila 27/10/2022minha estante
Acabei de comprar em um sebo a edição da Martins Fontes. Ainda bem.

Bernal 12/11/2023minha estante
Me passou batido. Poderia comentar um exemplo desses erros que encontrou?

Thiago Gadelha 15/09/2022

Uma viagem na terra das fadas
Este livro possui uma arte de capa impressionante. Um conto infantil que todo adulto deveria ler. A criatividade de Tolkien impressiona demais.

Karen581 13/05/2023

Um Sonho de Fantasia
É impressionante como Tolkien consegue transformar a fantasia em algo cotidiano e leve. Quase parece real e se a gente desapegar um pouquinho da realidade, podemos acreditar que aconteceu tamanho deu talento para escrever. É uma linda história sobre crianças, bolos e criaturas mágicas da floresta. Lindo, lindo.

Invarious_Fandoms 16/12/2022

Simplesmente lindo
É um dos livros do Tolkien que eu tive coragem de ler pelo seu tamanho kkkkk

A história é interessante, as vezes confusa, mas muito legal.

O universo onde se passa é um pouco diferente do universo Hobbit mas continua tendo seu encanto de mesmo modo.

Danilo 31/05/2023

Bom livro
Leitura rápida e bem agradável. Um conto de fadas sempre nos desperta a esperança de um mundo mágico, com muitas aventuras nos esperando. Tolkien é genial!

Bernal 14/11/2023

O último conto de Tolkien, publicado em 1967, é uma história encantadora que acontece em meio a tradições culinárias! No Bosque Maior ocorre uma celebração a cada 24 anos, na qual o Grande Bolo é dividido em 24 pedaços para 24 crianças convidadas a esse evento tão exclusivo. Certa vez, uma estrela mágica é incluída na receita, tornando-se um passaporte para Feéria, o Reino das Fadas, e o menino Ferreirinha é o sortudo a encontrá-la. A partir disso, uma série de acontecimentos fantásticos vão surpreendendo o leitor.

Mais no IG literário @be.thereader

charlie54 27/12/2022

Uma palavra que eu usaria para descrever essa história seria: querida. Muito gostosinha de ler, me deu até vontade de ler um livro mais longo do Tolkien por conta da escrita classicamente confortável do autor. E a edição é uma graça!

sofris 01/11/2023

Senti que por ser um conto me fez falta a calma de escrita do tolkien, gostaria muito que fosse um livro longo, tendo em vista que a história me maravilhou
entendo todos os fatores devidos a ser um livro para crianças, se eu tivesse lido antes com certeza seria um dos meus favoritos
as ilustrações, a capa, o cuidado com essa edição é lindo, parabéns ao pauline baynes e à haper collins, q eu n sabia q tinha um selo kids