Ferreiro de Bosque Grande

Ferreiro de Bosque Grande J. R. R. Tolkien

Resenhas - Smith of Wootton Major

Vania.Cristina 30/05/2022

Para quem gosta de contos de fadas
Peguei para ler de forma despretensiosa e amei. Fazia tempo que não lia Tolkien e lendo esse pequeno conto me lembrei de como ele escreve coisas simples de forma intensa. É um conto de fadas e uma narrativa breve, não esperem as grandes aventuras épicas de O Senhor dos Anéis, porque não se trata disso. No entanto... estão presentes aqui também os sentimentos dolorosos de perda, de finitude e da passagem do tempo, que aparecem na obra mais famosa de Tolkien. Os seres mágicos, deslumbrantes, poderosos e temíveis, também estão aqui, assim como os objetos mágicos e a natureza assombrosa. A sabedoria está naqueles personagens que conseguem viajar entre o mundo mundano e o mundo mágico, mantendo atitudes dignas e nobres nesses dois mundos, tentando fazer o seu melhor. A ignorância está naqueles que se apegam às coisas práticas mas pequenas, como títulos e prestígio, e o fazem em nome da razão. Os poucos sábios entendem que o mundo é maior do que podemos alcançar, e que temos sempre muito a aprender. Ao mesmo tempo, também sabem que tudo tem seu fim, e que é necessário nos preparar para abrir mão, passar adiante, e deixar que as próximas gerações brilhem a seu modo. Desconfio que é um conto que pode ser lido de diferentes formas, conforme a idade de quem o lê. E é um conto para reler várias vezes. Aposto que a cada leitura podemos descobrir mais e mais.

Vinícius 15/08/2022

O último livro
Aos 75 anos ao final da vida Tolkien escreveu sua última história a do Ferreiro do Bosque Maior. Um vilarejo onde a cada 24 anos ocorrem festividades que se encerram com o grande bolo fazendo parte do final das festividades. O bolo é repartido em 24 pedaços que são dados a crianças selecionadas por critérios não tão significativos. Muitos eventos acontecem e uma das crianças encontra uma surpresa em seu pedaço que a faz viajar em um mundo encantado com um universo de vivências. Livro de leitura breve, mas sempre guardando o maravilhoso mundo que o Tolkien nos revela.

sophia 24/07/2023

Que livro mais lindo!
É um livro curtinho mas tem muita coisa pra contar!
Os detalhes foram tão preciosos pra minha leitura e a escrita é bonita e acessível.
Eu adorei o rolar da história, é bem direta mas não é vaga em detalhes!
É o primeiro livro que leio do J. R. R. Tolkien, eu achei ele super super legal e interessante, tem magia e realidade misturada e é super curtinho.
Amei muito :)

Luís 25/01/2023

Uma boa leitura leve
Essa é uma das leituras que pode entrar na lógica medieval tolkieana. Uma história curta, simples e com algumas camadas de leitura. Boa história e o restante do livro possui diversas anotações sobre a obra e autor. Apesar de não ser uma das melhores histórias, e nem pretende ser, é uma obra que todo tolkieano deve ler.

Thiago.Resterich 30/08/2022

Interessante.
O último conto escrito por Tolkien. O conto é em si bem curto. Mas o que mais me fascinou, na verdade, foi como a editora nos fez acompanhar o processo criativo do autor, mostrando os textos, escritos, corrigidos e anotados, por Tolkien, basicamente, a história como ela foi se formando para ele. O conto não é algo grandioso, mas nem era pra ser na verdade, tem suas alusões e alegorias, como referências. Mas, é mais um livro pra apreciar o legendário. Estou num momento de processo criativo e foi ótimo ver como o próprio Tolkien fez o dele, e como organizava suas ideias.

LisboaPB 18/07/2023

Foi tão bom revisitar a escrita do Tolkien em um conto curto de se ler. Esse livro tem muita semelhança com o jeito de narrar de O Hobbit.

Nat 02/04/2017

Como sempre, ler livros de Tolkien é um prazer. Não somente porque eu sou fã declarada, mas porque eu simplesmente adoro a quantidade de detalhes que vem em cada publicação. Não é somente a história título, mas as notas informativas sobre primeiras publicações, a escrita da história e seus rascunhos, e o que eu mais gostei neste livro, os fac-símiles com a versão rascunhada da história. Além, é claro, das ilustrações. A melhor parte (eu acho) é quando Verlyn Flieger fala do que Tolkien definia e considerava histórias de fadas e seu conceito, e as considerações sobre a qualidade da história. A própria história em si é bem leve, mas não é só por isso que eu recomendo o livro, tanto para fãs quanto para qualquer um; as notas e considerações dos editores acerca da criação da história valem muito a pena.

site: http://meucantinholiterario.blogspot.com.br/2017/03/ferreiro-de-bosque-grande-jrr-tolkien.html
Alcio 29/05/2017minha estante
undefined

Thiago Gadelha 15/09/2022

Uma viagem na terra das fadas
Este livro possui uma arte de capa impressionante. Um conto infantil que todo adulto deveria ler. A criatividade de Tolkien impressiona demais.

Elexandra.Amaral 06/09/2022

Para crianças dos 2 aos 200 anos
É um livro de J. R. R. Tolkien, o que significa que é bem escrito, bonito e singelo, pois evoca no leitor as mais doces lembranças e expectativas.
Editado pela Harper Collins, que tem feito um trabalho primoroso com a diagramação e o acabamento das obras do autor, o livro contém graves e variados problemas gramaticais, que denotam um absurdo descaso com a revisão da tradução, com o leitor e o próprio texto de Tolkien.
Apesar disso, Ferreiro merece, precisar ser conhecido.

P.S.: Se possível, adquira a versão da Martins Fontes.
Ádila 27/10/2022minha estante
Acabei de comprar em um sebo a edição da Martins Fontes. Ainda bem.

Bernal 12/11/2023minha estante
Me passou batido. Poderia comentar um exemplo desses erros que encontrou?

Charles 29/08/2021

Rápido, leve e com boas lições, mas tem uma pisada na bola.
Impressões:
O jeito poético de Tolkien descrever até mesmo as atividades mais banais é uma das coisas que mais gosto nas narrativas dele e Ferreiro do Bosque Grande entrega isso. Cheio de boas lições em camadas, é um conto pra ser lido mais de uma vez e ser aproveitado em vários níveis. Só não gostei do comentário gordofóbico de um dos personagens "do bem", já que ele estava justamente reprimindo esse tipo de atitude de outro personagem que na história é o "exemplo a não ser seguido", quase um "antagonista".

Iluvcaua 27/01/2023

Fronte-estrelada
Foi uma leitura simples, rápida e bastante agradável.
Adorei todas as pequenas experiência que o Ferreiro teve, a pequena amizade com o rei, a forma que ele lidou com a perda e a estrela. Me senti leve depois de ter lido esse livreto, é como se tivesse sido para recarregar as energias para um outro livro. Recomendo muito, mas não espere algo com uma história incrível, espere apenas uma história para ler antes de dormir.
P.K 27/01/2023minha estante
Fofo

Danilo 31/05/2023

Bom livro
Leitura rápida e bem agradável. Um conto de fadas sempre nos desperta a esperança de um mundo mágico, com muitas aventuras nos esperando. Tolkien é genial!

livroscomisabela 30/08/2022

Nesse conto, o último que Tolkien escreveu na vida, acompanhamos o Ferreiro de um lugar chamado Bosque Maior.

Quando criança, durante a famosa festa que acontece a cada 24 anos e reúne 24 crianças escolhidas a dedo, ele recebeu um pedaço de bolo com uma "pequena grande" surpresa.

Após esse presente, ele mudou o seu jeito de ser e começou a buscar lugares longes de Bosque Maior, que pareciam o chamar. Ou será que chamavam o presente que ele recebeu naquele pedaço de bolo?

Karen581 13/05/2023

Um Sonho de Fantasia
É impressionante como Tolkien consegue transformar a fantasia em algo cotidiano e leve. Quase parece real e se a gente desapegar um pouquinho da realidade, podemos acreditar que aconteceu tamanho deu talento para escrever. É uma linda história sobre crianças, bolos e criaturas mágicas da floresta. Lindo, lindo.