Ferreiro de Bosque Grande

Ferreiro de Bosque Grande J. R. R. Tolkien

Resenhas - Smith of Wootton Major

LisboaPB 18/07/2023

Foi tão bom revisitar a escrita do Tolkien em um conto curto de se ler. Esse livro tem muita semelhança com o jeito de narrar de O Hobbit.

Rodrigo Neves 18/04/2022

O Ferreiro do Bosque Maior
"O Ferreiro do Bosque Maior? nasceu como um prefácio que que nuca foi escrito. Ao invés, ganhou uma linguagem própria: uma contra-história para nos curar da noção de que os contos de fadas são apenas para crianças
Extremamente simples na narrativa, traz em si os temas recorrentes à literatura de Tolkien: velhice, modernidade, arrogância, amizade... uma alegoria parcial que subjaz ao conto, numa defesa da imaginação livre de lições.
Também carrega todo o cuidado com a palavra e seu uso, nada é aleatório e nenhuma palavra foi parar por ali ao acaso.
Acho que o que há de novo em ?O Ferreiro do Bosque Maior? é o modo conciso e o clima de resignação, triste mas gracioso na narrativa. Aventureiros nas outras obras de Tolkien sempre aprenderam muito, mas o que ferreiro aprende mais agudamente é que o encantamento deve sempre escapar do alcance da mente ou da mão.
?O Ferreiro do Bosque Maior? é um adorável conto fadas e uma das obras mais sensíveis, poéticas e reflexivas de Tolkien.
Foi seu último trabalho publicado em vida e por isso é muitas vezes descrito como o ?discurso de Próspero? de Tolkien.

Ju_Marques 28/08/2023

Um lindo conto
Uma tradição do Bosque Maior é a Festa das Boas Crianças e o tão esperado Grande Bolo. Desta vez, há algo ainda mais especial nesse bolo e uma certa criança encontrará.

Uma história delicada sobre beleza, bondade e gentileza.

livroscomisabela 30/08/2022

Nesse conto, o último que Tolkien escreveu na vida, acompanhamos o Ferreiro de um lugar chamado Bosque Maior.

Quando criança, durante a famosa festa que acontece a cada 24 anos e reúne 24 crianças escolhidas a dedo, ele recebeu um pedaço de bolo com uma "pequena grande" surpresa.

Após esse presente, ele mudou o seu jeito de ser e começou a buscar lugares longes de Bosque Maior, que pareciam o chamar. Ou será que chamavam o presente que ele recebeu naquele pedaço de bolo?

Elexandra.Amaral 06/09/2022

Para crianças dos 2 aos 200 anos
É um livro de J. R. R. Tolkien, o que significa que é bem escrito, bonito e singelo, pois evoca no leitor as mais doces lembranças e expectativas.
Editado pela Harper Collins, que tem feito um trabalho primoroso com a diagramação e o acabamento das obras do autor, o livro contém graves e variados problemas gramaticais, que denotam um absurdo descaso com a revisão da tradução, com o leitor e o próprio texto de Tolkien.
Apesar disso, Ferreiro merece, precisar ser conhecido.

P.S.: Se possível, adquira a versão da Martins Fontes.
Ádila 27/10/2022minha estante
Acabei de comprar em um sebo a edição da Martins Fontes. Ainda bem.

Bernal 12/11/2023minha estante
Me passou batido. Poderia comentar um exemplo desses erros que encontrou?

Iluvcaua 27/01/2023

Fronte-estrelada
Foi uma leitura simples, rápida e bastante agradável.
Adorei todas as pequenas experiência que o Ferreiro teve, a pequena amizade com o rei, a forma que ele lidou com a perda e a estrela. Me senti leve depois de ter lido esse livreto, é como se tivesse sido para recarregar as energias para um outro livro. Recomendo muito, mas não espere algo com uma história incrível, espere apenas uma história para ler antes de dormir.
P.K 27/01/2023minha estante
Fofo

Thiago Gadelha 15/09/2022

Uma viagem na terra das fadas
Este livro possui uma arte de capa impressionante. Um conto infantil que todo adulto deveria ler. A criatividade de Tolkien impressiona demais.

Karen581 13/05/2023

Um Sonho de Fantasia
É impressionante como Tolkien consegue transformar a fantasia em algo cotidiano e leve. Quase parece real e se a gente desapegar um pouquinho da realidade, podemos acreditar que aconteceu tamanho deu talento para escrever. É uma linda história sobre crianças, bolos e criaturas mágicas da floresta. Lindo, lindo.

Invarious_Fandoms 16/12/2022

Simplesmente lindo
É um dos livros do Tolkien que eu tive coragem de ler pelo seu tamanho kkkkk

A história é interessante, as vezes confusa, mas muito legal.

O universo onde se passa é um pouco diferente do universo Hobbit mas continua tendo seu encanto de mesmo modo.

Danilo 31/05/2023

Bom livro
Leitura rápida e bem agradável. Um conto de fadas sempre nos desperta a esperança de um mundo mágico, com muitas aventuras nos esperando. Tolkien é genial!

Bernal 14/11/2023

O último conto de Tolkien, publicado em 1967, é uma história encantadora que acontece em meio a tradições culinárias! No Bosque Maior ocorre uma celebração a cada 24 anos, na qual o Grande Bolo é dividido em 24 pedaços para 24 crianças convidadas a esse evento tão exclusivo. Certa vez, uma estrela mágica é incluída na receita, tornando-se um passaporte para Feéria, o Reino das Fadas, e o menino Ferreirinha é o sortudo a encontrá-la. A partir disso, uma série de acontecimentos fantásticos vão surpreendendo o leitor.

Mais no IG literário @be.thereader

charlie54 27/12/2022

Uma palavra que eu usaria para descrever essa história seria: querida. Muito gostosinha de ler, me deu até vontade de ler um livro mais longo do Tolkien por conta da escrita classicamente confortável do autor. E a edição é uma graça!

sofris 01/11/2023

Senti que por ser um conto me fez falta a calma de escrita do tolkien, gostaria muito que fosse um livro longo, tendo em vista que a história me maravilhou
entendo todos os fatores devidos a ser um livro para crianças, se eu tivesse lido antes com certeza seria um dos meus favoritos
as ilustrações, a capa, o cuidado com essa edição é lindo, parabéns ao pauline baynes e à haper collins, q eu n sabia q tinha um selo kids