O Pássaro

O Pássaro Samanta Holtz

Resenhas - O Pássaro

Nilson 25/01/2013

Aventure-se e se surpreenda!
O Pássaro!

Filha de um autoritário senhor feudal, Caroline Mondevieu decide trilhar seu próprio destino e se aventura em busca de sua liberdade. Essa intrigante jornada muda para sempre o seu destino e o de todos a sua volta.

"Quatrocentos e oitenta páginas de muito romance, de muita aventura e de muitas surpresas. Quem se aventura a ler?"

Samanta Hotz escreveu um romance que prende o leitor. Um romance de encher os olhos. Logo nos primeiros capítulos viramos prisioneiros por vontade própria e embarcamos nesse voo.

Um livro de fácil leitura que emociona, envolve e surpreende a cada capitulo. A Samanta tem uma maneira de contar história que hipnotiza e encanta.

Engana-se ao pensar que é só mais um livro de romance, “é um livro para se apaixonar“. Aventure-se nessa leitura entre paixões antigas, amores proibidos e os não correspondidos.
Samanta 25/01/2013minha estante
Nilson, querido!

Que alegria saber que a leitura foi tão boa para você!!! Obrigada por suas palavras e por dividir sua opinião aqui no Skoob ^^

Um abração!
Samanta

Juli.ana 26/01/2013minha estante
Poxa a resenha foi tão contagiante que fiquei com vontade de ler.
A jovem parece corajosa, aventureira e indomável... Dessas pessoas que já nascem com asas.

Bia Rodrigues 24/01/2013

Se tem uma coisa que a Samanta sabe fazer como ninguém é emocionar. Desde que vi blogs resenhando O Pássaro quis saber o motivo de todos citarem uma coisa em comum, que é o fato de chorar com o final. Depois que tive o prazer de conhecer a Samanta essa vontade só aumentou, pois nunca havia conhecido alguém tão doce e simpática. E Finalmente a alguns dias O Pássaro chegou as minhas mãos. A leitura foi rápida, me surpreendi ao constatar que li ele em oito horas, sem nenhuma pausa. Motivo? Não só o meu vicio, mas o fato dessa historia ser tão viciante e envolvente a ponto de não conseguir largar.

"Na verdade, milady, a maior diferença entre nós é que meu pai sempre trabalhou e sempre foi pobre. Já o seu, nunca fez nada, e tem isso tudo..."

Sua escrita é tão envolvente e bem trabalhada que ela conseguiu fazer uma historia passada em tempos tão antigos parecer que aconteceu hoje, mas ainda assim mostrar aquela época seus problemas e suas dificuldades. Trabalhou uma temática sobre a qual a tempos eu não lia algo tão bom, ela conseguiu trabalhar até aqueles pequenos clichés e torna-los Encontrar palavras para escrever essa resenha é uma das coisas mais difícil que já fiz. Descrever o quanto O Pássaro é um livro bom para mim é o mesmo que tentar descrever o amor. Impossível. Tento então expressar um pouco do que a leitura desse livro significou.

"Nenhum deles constatou essas frações de segundo em que tudo foi tão verdadeiramente intenso. Caroline associou à novidade. Bernardo, ao impulso. A nenhum dos dois ocorreu a possibilidade de associar aquela loucura toda ao amor."

Seus personagens são encantadores, ambos com uma personalidade extremamente forte garante um romance intenso e avassalador. Caroline ao desde a infância é contra a forma como seu pai lida com tudo e sempre demonstrou isso, nunca teve medo de enfrenta-lo. Sempre com seu olhar conseguia mostrar que não concordava e não tinha medo de desafia-lo. Já Bernardo se mostra sempre corajoso e leal, em alguns momentos presunçoso, mas isso não fez com que se torna-se menos encantador.

Ler esse livro foi só emoção, em determinados momentos achei que iria joga-lo na parede, e no final eu estava chorando feito uma criança e simplesmente não me contendo e querendo contar para todo mundo. O Pássaro é um livro que você não pode passar a vida sem ler, é o tipo de historia que tem que fazer parte da sua viagem pelo mundo literário. Só tenho a agradecer a Samanta por escreve-la.
Samanta 25/01/2013minha estante
Querida Bia,

Preciso repetir o quanto gostei da sua resenha?? Ficou tão sensível, tão linda!!! Fico feliz que a história tenha tocado seu coração :)

Um beijo!!!
Samanta

Lua 20/01/2013

Um voo para a liberdade!
Em um tempo que as mulheres eram tratadas como meros souvenirs, sem direito a opinião e sujeitas a serem apenas expectadoras de suas próprias vidas, conhecemos a forte, ousada e por vezes orgulhosa, Caroline Montevieu que diferente das mulheres do século XIII tem o desejo de decidir os próprios rumos e ser protagonista de sua própria vida.
Filha de um homem muito influente, um Barão a quem nada mais importava a não ser o dinheiro, o poder e a posição social, Caroline vai crescendo e percebendo que apesar de todo luxo essa não é a vida que ela desejava levar. Ela queria viver fora da redoma de vidro que na qual vivia presa, e é esse sentimento de liberdade que guia toda a história de Caroline que vê essa liberdade e a admira no empregado da fazenda Bernardo.
Bom, logo nos primeiros capítulos conhecemos os personagens principais. Caroline, Bernardo, Filip e Elizabeth, por exemplo, iniciam o livro na infância, onde Caroline começa a prender como a vida pode ser cruel com aqueles que ousam contradizer as ordens dos poderosos e viver contra as regras que a sociedade impõe principalmente aos pobres e as mulheres.
É na infância que Caroline conhece Bernardo que virá a ser seu grande amor. Acontece que eles tendem a brigar praticamente todas as vezes que se encontram, pelo simples fato de que Bernardo julga Caroline pela posição social, acha que ela é mimada e que despreza os outros como muitas "mademoiselles" da época, por ser um trabalhador junto com o seu pai. Já Caroline o acha um bronco, sem nenhuma educação (às vezes ele é mesmo), mas tudo isso muda com o passar do tempo e a convivência meio que "forçada" em certas partes da história.
Depois de muitos acontecimentos: um casamento frustrado, uma fuga, uma perseguição, uma aldeia de ciganos... E a descoberta de uma paixão, não há como não estar completamente vidrado e apaixonado pela trama de O Pássaro que nos trás ensinamentos muito belos em cada folha lida.
O Barão Enézio me deixou com um asco tão tremendo que mesmo sendo uma pessoa piedosa eu quase me regozijei com seu fim (ahahahaha, soei tão maquiavélica agora). A mãe de Caroline, a baronesa Antonelle, me pareceu durante boa parte do livro uma mulher sem pulso e sem graça, mas no fim ela mostrou por que estava ali, assim como a irmã, a servil e delicada Elizabeth. Muitos personagens tiveram o seu lugar e mesmo não sendo principais como a Dinamene, serva da baronesa que ajuda a todos. Afinal, o que seria dos personagens principais sem bons coadjuvantes?
O desenrolar da história é impressionante e jamais torna-se monótono ou previsível. A mistura da crítica social, romance e uma cultura diferente como a cultura cigana, fez desse livro a excelente leitura que ele é. Samanta não peca em nada quando você para de chorar e percebe as grandes lições passadas para cada leitor.
Samanta Holtz é uma das belas promessas da literatura Brasileira. Em seu romance de estreia mostrou sua capacidade de escrever um livro lindo, tocante e bem escrito, com personagens bem estruturados, elementos novos para a maioria dos leitores como por exemplo, um romance que envolve a cultura cigana e que não se atém apenas a faceta romântica da história e sim nos faz pensar sobre o modo de vida de ambas as classes sociais daquela época, os nobres e os pobres.
Poeticamente falando, o livro está repleto de passagens que derramam mel de tão doces e espalham faíscas de tão cheias de força e gana de liberdade. Parabéns pela grande história que você nos proporcionou Sammy, acredito que isso vem de dentro, para mim só belas pessoas são dotadas do talento de contar belas histórias.
Parabéns ao excelente trabalho da editora para fazer desse livro uma obra completa. Dando uma roupagem perfeita para essa trama, proporcionando aos leitores juntamente com a autora um conjunto lindo e bem produzido. A capa é maravilhosa e traduz completamente a liberdade que o livro trás como ponto principal. E eu creio que todo mundo ainda acha que é a Sammy... (risos) Será?
Samanta 20/01/2013minha estante
Luuuuu!! Que resenha mais linda *-*

Nem preciso dizer que AMEI, né??? :)

E a capa, será que sou eu??? hahahahahah
Deixa o mistério continuar mais um pouquinho rs rs rs

Beijão!

Vitor Emmanuell 02/01/2013

O desejo de ser livre...
Depois da leitura, quando me deparo com um pássaro na rua, ou na gaiola de meus vizinhos, sinto um grande aperto no peito. Sinto que não aproveiro o suficiente da liberdade que hoje, tenho. E sinto que mesmo assim, eu preciso me encontrar. Encontrar meu caminho profissionalmente, socialmente e pessoalmente.

480 páginas que pareceram anos, anos em que eu fui para outro século conhecer Caroline Mondevieu, filha de um poderoso barão. Mas a história não se resume a isso. Caroline tem tudo o que poderia possuir, dinheiro, poder, beleza, a sociedade aos seus pés. Porém, ela também tinha o desejo de ser LIVRE...

Ela não tinha escolha, não tinha como escolher seu caminho, já que seu pai tomava todas as suas decisões, era mau, queria não só ser o pai de suas filhas, mas o dono delas.
E Caroline, com uma personalidade forte, começa a bater de frente com seu poderoso pai, afirmando que somente ela tem o poder de escolher o quer fazer, com quem quer se casar, e como, onde. Ela só quer ter o direito de ser livre, de escolher seu próprio caminho, seu próprio destino.

Chega um momento, no casamento de sua irmã mais velha, Lisa, em que seu pai, anuncia o seu casamento... A reação de Caroline é clara: ela não quer se casar. Por mais que Filip sejá bonito, inteligente, e seu melhor amigo, ela jamais se casaria com ele.
Ela sai desesperada da festa, e com o passar do tempo, ela inventa uma mentira, afirmando a seu pai que Filip a desonrrou. Seu pai cancela seu casamento com Filip, e afirma que se casará com Demétrio, um homem asqueroso, horrível. A parte mais emocionante da história começa quando ela resolve fugir com Bernardo...

Eu ainda não encontrei as palavras certas para descrever O Pássaro, foram tantas emoções. E me identifiquei com a história de Caroline, este é o primeiro romance histórico que li, completamente emocionante.
Toda vez que a leitura estava emocionante,surgia algo que completava, que dava mais sentido a história. A cada página eu chorava, ria,ficava emocionado. Caroline ganhou vida.

E se O Pássaro fosse um filme? Ou até mesmo um seriado? Seria a coisa mais bela na literatura brasileira. E o final do livro? Fiquei paralisado, primeiro, indignado. Sim, não me conformei com o acontecido. Depois,comecei a sorrir, não consegui ler outro livro após terminá-lo. Só uma coisa me deixou feliz com este final:

O pássaro finalmente estava livre.
Querido!!!

Obrigada pela resenha tão linda, tão profunda... fico feliz em ver que mergulhou na história, deixou-se envolver de verdade!

Um beijo!

Luh Figueiredos 30/12/2012

[Resenha - Book Tour] O Pássaro - By Biblioteca da Luh
[Resenha - Book Tour] O Pássaro
Por Luh Figueiredos

Oi Gente,

Hoje trago para vocês mais uma resenha da participação da Biblioteca em um Book Tour… O Pássaro – Samanta Holtz.

E este livro é espetacular!

A Samanta fez algo muito dificil de acontecer comigo. Ela me fez chorar ao ler o seu livro!

Nunca chorei pela historia de um livro, já fiquei emotiva com um e outro e isso na TPM, mas com esta historia, isso mudou.

A historia se passa em um tempo bem diferente do nosso, é no seculo XIII em algum lugar na Europa.

A nossa protagosnista é Caroline, garota bem diferente das daquela época.

Caroline Mondevieu, desde criança já era diferente, com aqueles olhos que conseguiam dizer muito, sem que ela precisasse abrir a boca, e isso sempre chamou atenção dos que estavam a sua volta, inclusive Filip, filho de um grande amigo da família, que por ela ser tão diferente, ficava encantado…

Os Mondevieu eram muito respeitados naquela época, o Barão que sempre cuidou ao máximo de sua reputação na grande sociedade, sempre recebia visitas em seu majestoso castelo. E ele se orgulhava por poder exibir uma linda esposa e suas lindas filhas.

A mais velha era Elizabete, com seus olhos e cabelos claros e sua eterna obediência, e Caroline, o contrario da irmã, com seus olhos e cabelos pesados e escuros, e com a sua grande curiosidade. O que a sociedade não sabia era que, Enézio Mondevieu não era nada bondoso quando estava a sós com sua família, ele se transformava em um homem frio e maldoso.

Caroline conheceu esta maldade bem cedo, e isso foi algo que a marcou profundamente, mas foi o ponta-pé para que seu sonho se formulasse em sua mente tão agitada. O sonho de ser Livre!

Naquela época isso era muito difícil, na verdade praticamente impossível, mas ainda assim Caroline não desistiu de seu sonho… Cresceu e não o esqueceu…

E o Barão parecia que conhecia o sonho da garota, pois sempre que podia dava um jeito de mostrar a ela que era ele o dono da sua vida, que era ele que decidia tudo, que dava tudo a ela, e inclusive escolheria o seu futuro marido… Algo que só fez a sua revolta crescer ainda mais…

Gente, neste livro tem partes que te deixam abismadas, você lê e pensa: “Pronto. Esta ai a solução dos seus problemas Caroline, não complique as coisas!”, mas a história vai se desenrrolando diante de nossos olhos, e nos faz repensar, só que depois voltamos a pensar: ”Aquela era a melhor solução!”, só que a Caroline é tão teimosa, que nos faz até acreditar que ela teima com a gente, nós, que só estamos lendo a sua história…

As coisas vão acontecendo, os personagens vão crescendo, suas histórias sendo desvendadas e vai se surpreendendo cada vez mais, e em cada página, você se vê aflita com o personagem, sente as sensçãoes com ela, as alegrias e tudo mais, a história nos envolve de tal forma que basta ler duas linhas que você se esquece de onde esta, e quando acaba… Ah, quando acaba você pensa: “Nossa como a Samanta foi perfeita em nos contar esta história.”

Eu sempre coloco nas resenhas os pontos positivos e os negativos, mas desta vez não tenho como fazer isso…

O motivo: Não tem ponto negativo! E sim vários positivos…

Se eu realmente fosse escrever os pontos positivos, esta resenha ficaria gigantesca, pois eu amei o livro, a história, os personagens…

Resumindo: Eu amei tudo! ♥ O inicio, o meio e o fim! ♥

Esta com certeza vai para os meus favoritos e chegou a ganhar de alguns que já estão nesta lista…

“À Samanta…

Samanta eu não sei Como, lhe agradecer!

Mas sei o Quê, devo agradecer… Como por exemplo:

Obrigada pelo momento em que você decidiu escrever e nos contar esta maravilhosa história.

Obrigada por ter dado assas ao seu sonho e com isso me presentear com o grande prazer de conhecer Caroline.

Você tem um dom, e este dom tem que ser cultivado e espalhado para todos!”

Contatos da Autora…

Site: http://www.samantaholtz.blogspot.com.br/

PS: (Rolando Promoção do Dia dos Namorados no site)

Twitter: @SamantaHoltz

Facebook: Samanta Holtz

No Skoob: Samanta Holtz

E-mail: samanta.holtz@yahoo.com.br

Gente, então, acho que vocês já notaram…

Este livro é mais do que indicado… Recomendo a todos!

Nota 10!
Bjos e me fui!

Luh Figueiredos

Mais na Biblioteca - http://bibliotecadaluh.wordpress.com/

Querida Luh

Obrigada por postar aqui a sua linda resenha :)

Fiquei muito feliz em saber o quanto gostou do livro e que ele foi o primeiro a fazê-la chorar de verdade rs rs...

Beijooos!

Mari 25/12/2012

"Ninguém se importa em saber a verdade, quando algumas pessoas já inventaram uma explicação conveniente o bastante"

Estamos nos últimos dias do ano e eu não imaginaria que me emocionaria tanto com uma obra na altura do campeonato. O Pássaro me encantou já nas suas primeiras quarenta páginas e já fiquei impressionada com a maneira que seus personagens me encantaram.

Em seu romance de estréia, Samanta Holtz nos apresenta a Caroline Montevieu, uma jovem que sonha com a liberdade. Em pleno século XIII, a menina se sentia escrava de seu pai, o barão Enézio Montevieu, um homem que como os outros de sua época, eram arrogantes e viviam de aparência. Caroline, ao contrário de sua mãe, Antonella; sua irmã, Elizabeth e das demais mulheres da época é teimosa, perseverante e corajosa. Ela enfrenta o pai de cabeça erguida e mesmo diante das barbaridades que ele faz, ela não desiste de ter sua sonhada liberdade.

Caroline, quando criança, descobriu da forma mais bruta a realidade : nem todos tinham a mesma mordomia que ela e, ao contrário de seu pai, trabalhavam muito para sobreviver. Depois desse dia ela passou a olhar tudo com outros olhos, menos seu amigo de infância, Filip, que é um jovem tão rico quanto ela que é educado, gentil e seu melhor amigo. Filip acaba despertando um outro tipo de sentimentos em relação a menina. Sentimentos esses que não são recíprocos, mas que não os impedirá de seguir amigos.

Já com dezessete anos, Caroline vem a conhecer Bernardo, um domador de cavalos das terras de seu pai e que com o tempo descobrirá que foi ele o menino que a alertou sobre a realidade de sua vida hà muitos anos atrás. Bernardo se tornou um homem de temperamento forte, porém muito charmoso. Os dois compartilham seus desejos: Caroline quer se ver livre das ordens de seu pai e poder fazer o que quiser, já Bernardo, quer ser livre para virar um grande corredor de cavalos, como seu avô foi, e assim eles se vêem unidos pelo mesmo desejo: liberdade.

Não sei nem como começar a explicar como o livro me encantou. De primeira, o que mais me chamou a atenção do livro foi a capa. Comprei meu exemplar depois de conhecer a autora pessoalmente em outubro e só vim a lê-lo agora, em dezembro (o que me fez ficar um pouco arrependida por ter demorado tanto a conhecer essa belíssima obra). Foi o primeiro romance histórico que li e esse, com certeza, despertou meu interesse em ler outros.
Fazia bastante tempo que um livro não me encantava nas suas primeiras 40 páginas e Samanta, com sua escrita impecável, me faz passar dois dias seguidos só lendo, comendo, lendo, tomando banho, lendo, lendo e lendo. Não encontrei nenhum erro gramatical no livro e a narrativa é totalmente envolvente. Samanta merece meus calorosos aplausos por ter me impressionado tanto.

Os personagens me encantaram, e não pense que o livro gira em torno de Bernardo e Caroline. Conhecemos a cultura dos Ciganos, conhecidos até certo ponto como "Malditos", conhecemos mais sobre a vida naquela época, sobre as regras e mentiras da igreja e principalmente, sobre o verdadeiro amor.

O desenrolar da estória é tão envolvente quanto impressionante. Atualmente é raro ler um livro que você não imagine o que acontecerá no final e essa mesma coisa acontece, e acho que esse é mais um motivo que fez O Pássaro se tornar um dos meus favoritos de 2012. Chega um momento que segredos são revelados - quem já leu vai entender - e quando O SEGREDO é descoberto tive que sair do sofá, ir até a cozinha pedir atenção de minha mãe e minha avó que estavam preparando a ceia de Natal, para poder mostrar minha indignação com tal acontecimento. Eu não acreditava que o livro poderia terminar assim, mas ainda mais de 50 páginas para o término e eu me perguntava o que Samanta poderia fazer para mudar aquilo. E pela milésima vez, em um só livro, ela me surpreendeu. Admito ter relido as duas últimas páginas três vezes e chorando.

CONTINUE LENDO EM: http://magia--literaria.blogspot.com.br/2012/12/o-passaro-samanta-holtz.html
Querida!

Que bom saber que O PÁSSARO a tocou tão profundamente logo nos "45 minutos do segundo tempo" do ano de 2012 rs.........

Um beijão!

Gia Oliver 21/12/2012

Intenso, inesquecível e emocionante!
Sempre gostei muito de livros que se passam em outros séculos, pois sou uma fã de história, gosto de livros no século XVIII ou XIX , pois a ideologia das pessoas vai se aproximando a que temos atualmente , e acho admirável aqueles cenários e belos vestidos e cavalheirismo.

O que não deixa de estar presente no livro O Pássaro, Caroline é muito impulsiva, teimosa, mas doce, uma criança, que se tornou uma mulher em busca de um sonho que todos nós em nosso íntimo de certa maneira também temos, a almejada LIBERDADE!

Conseguimos observar a mentalidade dos homens da época: Eles tinham que dominar as mulheres, como se elas fossem bichos , sua autoridade estava acima de qualquer sentimento que pudesse haver.
Ainda existem alguns "Enézios Mondevideu" por ai, muitas mulheres como Antonelle.

O livro é cheio de conflitos, como também momentos emocionantes, como o casamento de Caroline com Bernardo , um dos momentos em que fiquei presa no livro, imaginando-a naquele vestido sendo mirada por todos os ciganos e o olhar apaixonando de Bernardo a esperando logo a frente.
Chorei muito também quando ela não pôde ficar ao lado do amado por uma peça dura do destino.

É intenso! Inesquecível com certeza! E emocionante do começo ao fim.
Traz a nós uma lição: Não fiquemos pensando no " E se eu fizesse" , mas sim que o façamos a fim de realizar nossos sonhos.

Preparem-se, alcem seu voo e conquistem!

Querida Gih,

Você está certa ao dizer: "Ainda existem alguns "Enézios Mondevideu" por ai, e muitas mulheres como Antonelle"

Infelizmente, não é???

Muito feliz que tenha gostado tanto do meu livro!!! :)

Um beijão!

estantedasuh 20/12/2012

O Pássaro - Samanta Holtz
Caroline Mondevieu era filha de um poderoso Barão, com todas as sua regalias e riquezas, mas fora isso era diferente das outras meninas da realeza. Ela pensava diferente e discordava em tudo que vi o seu pai fazer na fazenda e na forma que ele tratava as pessoas. Seu maior sonho era ser livre pra decidir o seu próprio destino. Mas naquela época era impossível uma mulher ser levada em consideração.

Por outro lado temos Bernardo Rachlev um domador de cavalos, muito charmoso, mas com uma personalidade muito forte. Seu maior sonho é ser livre pra ser um grande corredor de cavalos, assim como seu avô foi.

A história gira em torno da liberdade que os dois almejam. Por serem de um temperamento forte Caroline e Bernardo vivem as turra um com o outro. Mas no fundo, bem lá no fundo algo de muito lindo está pra acontecer com eles.

Eu nunca tinha lido uma história de época, o mais perto que cheguei dessas histórias foi vendo novela, então não sabia o que esperar do livro, mas me encantei com a história, chego a me atrever a dizer que foi um dos melhores livros que li esse ano.

Cada página que avançava, com mais ódio, essa é a palavra exata, eu ficava do Barão Enézio, pai de Caroline. Ele é a pessoa mais ruim, sem alma que já conheci, se assim posso dizer. E creio que naquelas épocas tenham vivido homens assim.

A autora nos prende do começo ao fim cada capítulo que você lia era uma baque que você levava, digo isso porque ela vai te impressionado com informações novas que você jamais desconfiaria do que iria acontecer. Cada informação nova que ela dava sobre um personagem te surpreendia.

Eu fiquei pensando, se eu vivesse naquela época seria igual a Caroline, não me curvaria aos mandos e desmandos de meu pai o qualquer um que o fizesse. Seria uma menina rebelde como Caroline é chamada.

E o que dizer dos últimos capítulos!! Bom vai acontecendo coisas que você fica de boca aberta. Você para e pensa: "Jamais imaginaria que a historia iria dar essa reviravolta". Quanto ao final propriamente dito é lindo e muito emocionante. Eu chorei muito. Não consegui conter minhas emoções.

O livro é lindo do começo ao fim. Ele transborda de emoção. E adorei a citação que ela deixou na última folha do livro. "Campeão, vencedor... Deus dá asas, faz teu voo. Essa fé que te faz imbatível te mostra o teu valor." Beno César. Então é isso, nunca desista dos seus sonhos, mesmo que isso lhe custe um preço. Lá na frente vem a recompensa de alguma forma.

Espero que tenham gostado da resenha.
Samanta 20/12/2012minha estante
Querida!!!

Muito obrigada por sua lindíssima resenha!! :) Fico muito feliz que tenha gostado do livro, especialmente por ainda não ter lido muitos livros de época ^^ E que legal saber que meu livro foi um dos melhores do ano, para você!

Silvia 04/12/2012

MARAVILHOSO!
Que livro, sensacional, quando comecei a lê-lo não consegui mais parar. Um aviso importante para quem quer ler este livro: deixe tudo o que está fazendo, pois ele é VICIANTE. Já estou com saudades dos personagens, principalmente da minha heroína a Carolina e também de Bernardo. Muitas emoções e segredos, se escondem em cada página, só esperando para serem desvendados.

A história se passa no século XIII, onde os donos dos feudos tem total poder em suas terras: sobre os seus vássalos e os familiares, as mulheres ficam abaixo de tudo. Mas existe uma jovem que não aceita as regras de seu tempo e lutará com todas as suas forças para se libertar das mãos de seu pai autoritário e sem coração. Uma mulher a frente do seu tempo, que a única coisa que deseja é ser a dona do seu próprio destino, o nome dela Caroline.
Silvia, querida!

Muito obrigada pelas palavras tãããão lindas sobre o meu livro :) Eu já havia visto alguns comentários em seus históricos, de que a leitura estava viciante rs... fiquei imaginando se gostaria do rumo dos acontecimentos e do final, e fico muito, muito feliz em ver que sim!

Obrigada por ter nos permitido acompanhar seus sentimentos ao longo da leitura e coroar sua opinião com essa resenha linda!

Um forte abraço!

Telma 05/12/2012minha estante
Silvinha, coisa linda
eu amei a resenha, fiquei curiosa e instigada. Felizmente tenho "O Pássaro" e suas palavras me deixaram com uma imensa contade de furar fila.
Vendo o cmentário da SAmanta abaixo, já percebe-se que ela é uma fofa o que anima ainda mais a leitura.
Um beijo carinhoso em você, amiga. Depois que eu ler te conto o que achei.
:-)

Samanta 06/12/2012minha estante
Telma, querida, espero que também ame a leitura!!!

Obrigada pelas palavras :)

Telma 07/12/2012minha estante
que linda!!!! :)
Vou ler com muito carinho, Samanta.
Beijos em ambas!

Letícia Kartalian 04/12/2012

O melhor livro do ano: O Pássaro, de Samanta Holtz
O Pássaro foi a minha grande surpresa do ano! Não por achar que a história, vista apenas pela sinopse não fosse boa, não, mas por que eu não esperava que eu fosse me prender tanto na trama e me envolver tanto com os personagens.

A história se passa num tempo onde o status era tudo, riqueza, ter joias, terras, um patrimônio, significava que você era importante!
Como era muito comum naquela época, o homem deveria ser visto e tratado como rei pela família e se possuísse riquezas, deveria ser respeitados por todos à sua volta. Enézio era assim, para ele, sua reputação era algo de extrema importância e sua mulher, Antonelle, e sua filha mais velha, Elizabeth, aceitavam isso, sem questionamentos, sempre obedecendo as ordens do barão. Só que Caroline não era assim, ela era geniosa, atrevida para a sua idade.

Se você que está lendo essa resenha ainda não leu O Pássaro, prepare-se para uma avalanche de emoções e surpresas.

Leia a continuação da resenha no blog Literature Diary: http://literaturediary.blogspot.com.br/2012/11/resenha-o-passaro-samanta-holtz.html
Querida Letícia

Estou lisonjeada com sua resenha (conforme já comentei lá mesmo, no blog) e ainda mais com este título rs rs... Que orgulho ter meu livro considerado o melhor do ano por você!!!

OBRIGADA!!

Renata 01/12/2012

Uma boa suspresa
O Pássaro é um livro especial para mim. Primeiro porque me surpreendeu muito e, segundo, porque eu tive a oportunidade de conhecer Samanta Holtz e falar com ela sobre a história de Caroline Mondevieu.
Sobre a escrita de Samanta, não tenho muito o que dizer. É leve, fácil de ler. É o tipo de livro que você não se dá conta de que já leu tantas páginas. A história é bem construída e nos evolve do começo ao fim.
Quando ganhei O Pássaro, confesso que esperava um romance meloso e ingênuo. É exatamente o oposto.
Caroline é valente mas, ao mesmo tempo, inocente. Ela não tem a intenção de causar uma revolta feminista nem nada do gênero. A garota simplesmente quer fazer o que acha digno: decidir sozinha o seu destino. O barão Enézio, por sua vez, é o retrato do pensamento masculino da época e, vale dizer, um péssimo pai. Os diálogos entre ele e Caroline são valiosos para o contexto do livro.
Bernardo, o domador de cavalos, vem para mostrar que os sonhos quase nunca são fáceis de realizar, mas que não se deve desistir. É interessante vê-lo evoluir como homem ao longo da história. Mas além dele, Caroline e Enézio, também há personagens secundários com histórias riquíssimas (Elizabeth é a minha favorita), mas não vou falar sobre elas para não me empolgar e dar spoilers.
Quanto ao desfecho, eu entendo a causa de todos que não gostaram, mas garanto que amei. Poderia sim ter sido diferente, mas tinha que ser desse jeito. Foi uma decisão à altura de Caroline Mondevieu e marcou os leitores.
Querida Rê

Muito obrigada por postar aqui sua resenha e dividir sua opinião!!!! Adorei a forma como interpretou os personagens e os acontecimentos ^^

Samanta 27/11/2012minha estante
Olá, Dayana :)

Que delíciaaaaa receber uma resenha tão positiva!!! OBRIGADA!!!!! Fico muito feliz que O Pássaro tenha sido uma surpresa positiva em suas leituras de 2012 ^^

Um grande beijo, querida, e tudo de bom!!!!

Viviane 17/11/2012

"Quando a tristeza cresce dentro da gente, ela precisa sair. Senão não sobra espaço para a felicidade."
Narrada em um mundo de completa submissão feminina -O Pássaro- conta a história de uma menina chamada Caroline, mas não somente dela (deixemos claro!) esse livro vai muito além de qualquer expressão como "apenas", "somente" e "só". Incontáveis mistérios e segredos acompanham essa narrativa incrível.

Vinda de uma família de muitas posses, filha do grande e frio barão Enézio, Caroline vivia exatamente como tinha que viver. Até que, ao conversar com um dos criados de sua propriedade se dá conta da injustiça que vem vivendo na mansão. Não somente a falta de conhecimento do que há por trás da relação riqueza-pobreza, mas o que há fora de sua casa, a realidade externa as paredes do seu quarto. Mesmo sem saber, o menino que conversou com ela foi o responsável por uma mudança completa no seu comportamento. A partir dali, Caroline deixava de ser a menina-submissa para se tornar a criadora do seu próprio destino.
Os anos passam mais a vontade de Caroline de sair de sua casa e viver uma vida diferente, não diminui. Mesmo sem apoio algum, ela luta para que sua vida não seja apenas um baixar de cabeça. Com o passar do tempo, mãe e irmã irão compreender o que liberdade significa e descobrir da forma mais dolorosa (porém, mais eficaz) o seu lugar no mundo.

Preciso dizer: que livro! Eu ganhei de presente e amei a história na hora que li a sinopse (amante de romances históricos nata) mas eu não esperava, de modo algum, um história tão complexa como essa. Samanta conseguiu criar um universo em que cada personagem representa uma parte da narrativa e não pode ser substituído. Cada um tem um segredo que se liga a outra pessoa e faz todo sentido no livro. Quando você pensa que finalmente vai ver a felicidade de alguém "BOOM" uma revira-volta acontece e te deixa de boquiaberta. Uma escrita maravilhosa, por vezes me pequei olhando o nome da autora pra ter certeza que era brasileira (não desmerecendo a literatura brasileira) mas Samanta é com certeza uma jóia pra literatura nacional. Se você ainda não leu, leia! Está mais que recomendado! Virou um favorito
Samanta 19/11/2012minha estante
Querida Viviane

Estou lisonjeada com tantas palavras lindas sobre mim e sobre meu livro!!! OBRIGADA por dividir com os outros leitores a sua opinião, e que bom que o livro a encantou tantoooo :)

Paula 14/11/2012

O preço da liberdade....
Uma menina quer alçar voo e ser feliz do jeito que deseja... O problema é que a época do século 13, onde barões dominavam as terras e suas filhas tem seus maridos escolhidos e a única função da mulher é providenciar filhos homens para o futuro.

É nesse mundo que vive Carolina, uma jovem muito diferente de sua época. Sua história se passa com um pai controlador, frio e autoritário, uma mãe submissa e um futuro preso e submisso como de sua mãe e irmã. Apesar de tudo, Carolina conhece Bernardo, e com isso descobre que seu mundo não é de flores e que existem diferenças sociais que nem a mente mais inocente pode negar. E assim começa a história fantástica que a doce Samanta Holtz criou!

Eu não preciso dizer que amei a história, porque isso está completamente implícito! E, por ser alguém que detesta romances água com açúcar, posso dizer com toda a certeza que O Pássaro não se encaixa nessa categoria! A evolução dos personagens é forte e coerente, toda a história tem mistério, ação, romance e aventura e Carolina é uma protagonista para se apaixonar!

E, no final, Carolina alça seu voo, sendo livre de verdade...

Fantástico e surpreendente! Recomendo completamente! *_* Parabéns, Samanta, pela história linda que me fez chorar! ;)
Samanta 14/11/2012minha estante
Querida Paula,

Uau!!! Nem sei o que dizer após ler palavras tão lindas sobre meu romance :)

É bem isso que você falou, "O Pássaro" não é nada água com açúcar!! Não tenho nada contra romances desse tipo - confesso até que, hora ou outra, me rendo a alguns rs... mas eu também não conseguiria classificar meu livro assim! Fico feliz que a sua interpretação também seja essa ^^

Um beijo enorme!!! Obrigada pelos elogios e por dividir sua opinião aqui!!!

Cissa 29/09/2012

Maravilhoso
Caroline é uma menina de tanta garra que me encantou!

Ela é filha de um poderoso barão e deseja ter a sonhada liberdade, já que é um romance de época.

Até que ela conhece Bernardo, um rapaz encantador que irá mostrar a bela moça o que existe no mundo exterior.

Fiquei muito encantada com a narrativa da autora e o livro me deixou suspirando e no final me arrancou muitas lagrimas!

Lindo, surpreendente e com o gostinho de quero mais! Ainda estou suspirando pela história...

Vale a pena conferir!
Samanta 30/09/2012minha estante
Olá, Cissa :)

Fico muito contente que a história a tenha tocado dessa forma!!!

Um grande beijo!