O Pássaro

O Pássaro Samanta Holtz

Resenhas - O Pássaro

Jeh Diário dos Livros 23/02/2019

“Há vezes em que o silencio é nossa melhor arma..”
Mais uma literatura nacional que me encantou!.
O Pássaro é uma história linda e cativante e a nossa autora conseguiu escrever de uma forma leve e agradável.
O Ano é 1227, e a história gira em volta de Caroline Mondevieu, filha do poderoso barão Enézio Mondevieu, um homem com muitas posses e riquezas.
Mas Enézio é um tipo de homem arrogante e sem nenhuma piedade e faz de tudo para controlar a vida de suas duas filhas e sua esposa, no qual acabam sendo submissas a ele.
Mas Caroline desde pequena questiona as regras da forma que vive, ela é uma garota determinada mas sempre se sentiu presa nas ordens do pai.

“ Pássaros não nasceram para se prenderem a lugar nenhum, sua estação aqui passará, e então rumará para outros hemisférios.”

O problema de Caroline é que ela quer ser livre e decidir seu próprio destino, mas jamais que o barão irá deixa-la escolher qual caminho deve seguir.
Quando Caroline já tem idade suficiente para se casar, Enézio arranja seu casamento imediatamente, o que faz com que a garota fique ainda mais rebelde, mesmo que seu pretendente seja seu melhor amigo de infância Filip, a nossa protagonista quer fazer suas próprias escolhas.

"Toda escolha, por melhor que lhe pareça sempre exige que um caminho seja deixado para trás."

E é ai que surge uma oportunidade de ser livre, Caroline acaba reencontrando um garoto no qual ela conheceu quando era pequena, Bernardo, que é o domador de cavalos das terras de seu pai, mas logo de cara, ambos criam uma antipatia pelo outro. Eles não se suportam, mas tem um objetivo em comum: Fugir daquele lugar.
Apesar disso, os dois se unem e, na noite do casamento de Caroline e Filip, eles fogem rumo à floresta, deixando para trás Filip no altar, o barão furioso e a mãe e irmã de Caroline chocadas por ela não obedecer as ordens do seu pai.
Mas em meio de várias aventuras, mistérios e revelações surpreendentes, surge um amor inevitável, um amor sincero e verdadeiro que nem o tempo pode quebrar.

“Quando a tristeza cresce dentro da gente, ela precisa sair. Senão, não sobra espaço para a felicidade.”

“Há vezes em que o silencio é nossa melhor arma..”

O Pássaro foi uma leitura muito agradável que fiz há um tempinho atrás, sempre fui cativada pela capa do livro, mas nunca tive muito contato com romances de época, e os que tinha lido não agradaram tanto. então sempre fui receosa com o gênero.Mas esse livro foi para mim o inicio de um novo gênero literário que passei a gostar muito.

A história é muito bem construída e Samanta soube dosar o romance com o drama da história. Gostei bastante dos personagens, Caroline é forte, determinada e um pouquinho mimada o que deixa divertida a história, mas acima de tudo é uma garota que busca uma forma de ser livre, de buscar a sua felicidade. Bernardo é encantador, parece aqueles príncipes encantados e é impossível não gostar ou se apegar a ele durante a história.

Só não foi favoritado porque não esperava aquele final da história, mas mesmo assim gostei em si do desfecho, nunca iria imaginar que o livro acabaria daquele jeito, mas entendi as intenções que a autora quis passar e sua mensagem principal.

Samanta nos mostra nesse romance que alem de tudo, devemos sempre buscar a melhor forma possível de ser feliz e ter nossa liberdade, pois não há nada pior do que ficar preso do mundo e de si mesmo. Um livro com lições muito ricas que nos faz refletir em vários momentos.

Essa história com certeza mudou minha opinião sobre o gênero, e hoje sou uma viciada em romances de época (hahaha). Recomendo para aqueles querem um bom romance cheio de aventuras que te fará rir, chorar e se emocionar com a história e acima de tudo te passar uma linda lição de vida.

site: http://diarioelivros.blogspot.com/2016/07/resenha-o-passaro.html#comment-form

Dai @parasempreumlivro 17/12/2018

O barão Enézio Mondevideu é conhecido por ser frio e extremamente rigoroso. Suas ordens eram para ser acatadas e jamais questionadas. Um senhor feudal muito rico e que se importa apenas com status. Culpa sua esposa, Antonelle, por não ter lhe dado um herdeiro homem, no entanto é pai de duas meninas, Elizabeth e Caroline. Elizabeth segue as ordens do pai rigorosamente, é linda e tem uma postura impecável. Já Caroline é uma menina risonha, aventureira e que fala tudo o que lhe vem à cabeça.

Por essa ousadia, de desafiar o pai com perguntas que não deveria fazer, ela vai ser dolorosamente castigada e essas marcas ela carregará pra sempre em seu coração. Mas, é essa castigo que a faz enxergar a vida diferente, se questionando porque ela tem que obedecer ao pai ao invés de ser livre e fazer o que quiser?!

“As marcas sumiram de sua pele em algumas semanas. No entanto, naquela mesma noite, enquanto chorava sozinha, desenhou em sua alma a personalidade e ideologia que a acompanhariam pelo resto de sua vida. Descobriu, da maneira mais difícil, que aquelas marcas jamais se apagariam do seu coração.”

O ano é de 1227, uma época onde as mulheres eram submissas aos homens e se casavam com quem tinha mais terras e dinheiro a oferecer, onde deveriam obedecer e jamais expor seus pensamentos. Tempo onde ou você era dono de terras ou era um vassalo. No entanto, Caroline nasceu com ideias totalmente diferentes do que era obrigada a seguir, e quando seu pai anunciar seu casamento a sociedade antes de comunica-la, ela se sente completamente arrasada e em sua fuga do anuncio ela se encontra com Bernardo. Um domador de cavalos.

De início, Bernardo é um homem arrogante e Caroline o despreza por isso, mas perceberá que somente com ajuda dele ela vai conseguir a liberdade que tanto deseja. Unindo seu sonho ao dele, e ultrapassando todas as diferenças que têm, ela propões um plano que mudará um rumo de suas vidas para sempre.
Sabe quando você tem a sensação de que está lendo o último romance publicado de um autor e não o primeiro?! Pois é, tive essa sensação com O Pássaro, onde a escrita da Samanta está tão superior ao seu último lançamento que eu me sinto grata por ter lido este posteriormente ao outro. É uma evolução de narrativa que eu me surpreendi em ter amado e me emocionado com o enredo.

Por se passar em uma época tão antiga, é claro que a escrita da autora não está perfeita. Existem alguns deslizes em usar termos de época, como por exemplo quando ela cita “uma fossa de amor” ou quando em um momento chama um criado de servo e no outro pelo primeiro nome. No entanto, a história é tão bem construída que você não leva esses detalhes em consideração. Até porque, acredito, que quando você não deixa detalhes da época que são importantes de fora, pouco tem relevância um vocabulário sem padrões.

Um desses detalhes, é o fato de na época a Bíblia Sagrada ser escrita somente em Latim, e você ser obrigado a repetir o que o padre fala na igreja, sem ter ideia do quê você realmente está falando e acreditando. Não ter deixado isso de fora foi o ponto principal para eu gostar tanto desse livro, pois é em uma cena com a Bíblia que os motivos que nossa protagonista teve para iniciar sua busca pela liberdade é explicado.

Caroline é uma moça que eu admirei, por sua crença em querer mais que ouro, mas principalmente por sua coragem de enfrentar o que for para buscar o que deseja. Filha de um homem muito rico, ela sempre se questionou porque seu pai que nunca trabalhou tinha tanto enquanto os empregados que trabalham o tempo inteiro, não tem nada. Ela nunca aceitou as diferenças da sociedade. Uma criança ingênua mas que ao crescer mostra uma garra invejável.

“- Diferentes? Óbvio que não! – Agora, ela ria com vontade. – Você é igualzinho a mim! Só tem a pele um pouco mais escura, mas deve ser porque fica muito tempo debaixo do sol, como as jardineiras…”

As atitudes de Caroline não remetem somente a sua vida, mas também de sua mãe e sua irmã, que aos poucos vêem o que era para ser errado como um exemplo a seguir. E essas ramificações tem uma construção ao longo do enredo e são finalizadas. Ou seja, tudo o que a autora constrói em O Pássaro ela também conclui, não deixando pontas soltas.

Temos uma história de amor muito bonita, que me fez além de suspirar, levar questionamentos para o resto da vida, com certeza. Porém, não é só de amor de homem e mulher que se trata o livro. Mas de crescimento pessoal, e principalmente coragem feminina em enfrentar tudo o que é plantado pela sociedade e modifica-lo para algo que você realmente acredita.

Não tive um bom início com Samanta Holtz (Quando o Amor Bater a sua Porta), mas tive uma ótima sequência que deixou meu coração bem aquecido. E uma vontade tremenda de conferir outras obras da autora, na expectativas que me tragam todos os sentimentos bons que este livro me trouxe.

site: http://resenhandosonhos.com/o-passaro-samanta-holtz/

Gy de Paula 24/09/2018

De tirar o fôlego!
Apenas mais um romance... Só que não!
Uma leitura cheia de reviravoltas e um tema controverso.
O leitor vai virando página após página, achando que já sabe de tudo, torcendo pela mocinha e pelo mocinho, e eis que as coisas não são exatamente o que aparentam ser.
Caroline é filha de um barão cuja personalidade é muito fria. Sua mãe, Antonelle, é apenas mais uma mulher submissa tentando intermediar o relacionamento entre pai e filha.
Bernardo é um vassalo. Filho do treinador de cavalos, que pode usufruir de uma pequena parte da terra do suserano em troca de trabalho. O rapaz é um domador de cavalos!
Em comum, os dois têm o fato de serem bem estourados. Dizem o que pensam, se ofendem, mas acabam reunidos por um objetivo comum: a liberdade.
E qual é o preço da liberdade?

Tammy lopes 17/07/2018

Gostei muito
Confesso que não estava muito afim de ler .. Mas quando comecei , não consegui largar .

Ketlyn.Silva 21/04/2018

O Pássaro
Ah gente assim vou ter que me programar para comprar lencinhos de papel sempre que ler livros da Samanta Hotz, não entendeu eu explico ...
Mais uma vez sou arrabatada com esta história onde temos força de vontade, persistencia, amor, família, amizade, erança e o proibido sim pois é nele que a trama é desenvolvida de uma forma tão leve mais ao mesmo tento tão verdadeira. Temos Caroline diferente de sua irmã Elizabeth uma sonhadora espivitada que não vê sentido em determinadas regras da sociedade quando criança, onde não entende o porquê de tudo ao que a rodeia a pobreza de seus vassalos,das injustiças Criança que vira adulta e que continua com uma dor provocada pelo Barão pai que faz com que Caroline queira voar sim voar sair de sua caixa e conhecer o desconhecido.
Por sua vez Caroline é deparada com a presenta de um rapaz rude determinado também que por mais que pensamos ser igual e ela em muitas vezes é o oposto em outras mais que ao se conhecerem descobrem muito mais, coisa que dinheiro nenhum pode comprar.
Amei Bernardo tanto como Caroline o amou e posso dizer que o final desta história me encheu de lágrimas, mas que me fez pensar além é isso que acredito que a Samanta queria passar.
Indico mil vezes esse livro, leiam, leiam, e leiam... Simplesmente lindo.

Gustavo Barberá 14/02/2018

Um romance inesquecível!!!
Pense em um romance de época perfeito, com alegrias, drama, tristezas, revoltas que te leva à catarse em vários momentos e sem menos esperar atinge ao auge do clímax e te prende profundamente ao enredo, onde não dá vontade de largar o livro. Esta é a descrição da obra “O pássaro”, de Samanta Holtz, que conquista e prende o leitor desde a primeira página.

A história gira em torno de Caroline, uma garota filha mais nova de um ilustre e popular Barão, dono de um grande feudo, o qual enriquece a cada dia as custas de seus vassalos que vivem em condições cada vez mais precárias, pois mesmo trabalhando muito o Barão cobra impostos muito altos, não dando-lhes condições de terem uma vida melhor. Isso irrita profundamente Caroline.

Além de rico e mercenário, Enézio - o Barão - é uma pessoa extremamente má. No lugar do seu coração parece haver uma pedra de gelo ocupando o local. Caroline nunca se esquecerá da surra que levou quando era pequena e na sua doce inocência de uma criança perguntou perto de uma visita o porque dele ser tão rico e não trabalhar e seus empregados tão pobres, mesmo trabalhando exaustivamente. A punição foi cruel!

“Ele atirou a menina ao centro da ampla sala, fazendo-a cair sobre os cotovelos... Antes que Caroline percebesse, seu pai avançava sobre ela, chicoteando-a com a vara improvisada. A menina gritava, implorando ajuda à mãe e à irmã...”.

A partir daquele dia o amor pelo seu pai se tornou em raiva e Caroline, mesmo ficando com essa mágoa e trauma que lhe rendera noites de pesadelos, ela não mudou. É uma garota de personalidade forte, crítica e contestadora. Nada a impedia de na hora certa argumentar e mostrar sua revolta diante de tantas injustiças cometidas dentro daquele casarão, seja verbalmente ou pelo olhar.

"Lançava um olhar fulminante que já deixava prevista a desobediência. Onde foi que ela aprendera a usar os olhos daquele jeito?”

O Barão, além de mau também é uma pessoa manipuladora e quem determina o rumo em que a vida de suas filhas irá tomar (típico das família dessa época), além de acusar cruelmente e humilhar constantemente Antonelle por não ter lhe dado um filho para ser seu herdeiro. Em durante esse meio tempo casou sua filha mais velha e no mesmo dia anunciou o noivado de Caroline com Filip, sem que ela soubesse. Isso a deixa furiosa. E em seu quarto sua irmã Elizabeth também se desabafa com ela.

“- Até hoje só consegui permissão para aquilo que não gosto. Para aquilo que não quero... Caroline é horrível admitir isso, porém sempre tive a impressão de que papai deseje nossa infelicidade”.

Só que Elizabeth não tinha a audácia e temperamento igual a irmã. Jamais enfrentou seu pai, sempre foi submissa as suas ordens e nesse dia confessou com Caroline sua admiração ao comportamento ousado da irmã.

“Sabe que as vezes eu queria ter esse seu jeito? Enfrentá-lo sempre que não concordo com algo... Ah, é sempre tão difícil ficar sempre calada!”

Após deixar seu pai colérico e com o orgulho ferido perante a sociedade daquela época (o que era tudo para o Enézio), Caroline nesse meio tempo encontra-se com Bernardo que a salva de um cavalo descontrolado que a levaria a uma tragédia. Ele, juntamente de seu irmão William e seu pai Gerson eram um dos vassalos que moravam no feudo de seu pai em um casebre muito velho e eram os responsáveis por cuidar dos cavalos do senhorio. Bernardo, assim como Caroline, possui uma personalidade forte e temperamental, onde condenava e odiava o Barão e sua família por os deixarem naquela vida difícil e sem recursos.

Ao se conhecerem, ele insulta Caroline que tenta ser gentil, mas até a página dois. Não aguentando as acusações e se explicando sempre que não concorda com o comportamento de seu pai, discute várias vezes com a incompreensão de Bernardo, porém jamais iriam imaginar o que a vida lhes teria reservado.

“Porém, Bernardo mal sabia que aquele inocente encontro mudaria para sempre a vida e os pensamentos daquela pobre menina rica, libertando a revolucionária que se encolhia dentro de si e trazendo atitudes como aquela que ele acabara de presenciar”.

E com o passar do tempo o casal vão se envolvendo cada vez mais, deixando seus dias com mais cor e vida. E claro, para seu pior pesadelo, seu pai fica sabendo e o deixa como um animal raivoso, dando uma segunda surra em Caroline que resolve fugir de casa e nesse meio tempo até sua esposa é agredida por ele ao ficar desesperada pela fuga da filha.

“ Enézio empurra sua esposa com força, ordenando que se calasse. Ela caiu sobre a mesinha de centro, que se quebrou em duas.”

A vida de Elizabeth ultimamente também não estava indo muito bem. Não tinha a atenção nem o amor que merecesse do marido e ele fazendo-a ser submissa a ele, o que a faz tomar uma atitude igual sua irmã e decidir-se por si mesma suas decisões. E com isso despertou em seu marido o medo da perda de sua esposa que ele amava, mas não demonstrava por causa do seu orgulho masculino de sempre querer estar certo, mas que deixou de lado e foi ao encontro da sua amada Elizabeth confessar sua paixão eterna e assumir seus erros, pedindo desculpas e recuperando seu matrimônio.

Nessa história há a presença de uma joia muito preciosa. Um colar de pedras de valor altíssimo que foi repassado no decorrer das gerações e Caroline foi quem herdou de sua mãe que tinha herdado de sua avó. Ele foi um amuleto em certas decisões que Caroline tomou e em alguns momentos quando ela estava desanimada, mas pensava em sua avó Antonieta, uma mulher forte e batalhadora o qual muito se assemelhava com a neta. E através dessa joia algo imaginável aconteceu.

Através dessa fuga foi que Caroline enxergou pelo menos um pouco o que era a vida. Deixou os lençóis macios de sua cama e os trocou pela dureza do chão, deixou a tina com água quente para se banhar nos rios e trocou os copos de cristal por uma caneca amassada para beber água dos lagos. E junto de Bernardo a todo momento, passaram por momentos de ternura e outros de discussões e brigas, mas aquela chama sempre estava dentro deles acesa e aquecendo seus corações.

“Como é teimoso o destino! Odiavam-se há poucos minutos, e logo ali estavam, presos nos olhos um do outro involuntariamente.”

O cenário descrito nesse romance não pode ser mais bonito. Locais bucólicos, tranquilos, revigorantes e pacificadores estão presentes nesse livro que completa o momento das cenas vividas pelos protagonistas. É peça fundamental para o desenrolar da história, as vezes ele deixa de ser apenas um local físico e parece ser o protagonista da cena.

E como nada é sempre um mar de rosas, no desenrolar da história, momentos de grandes surpresas acontecem, deixando todos boquiabertos, assim como acontece na vida real, o amor e a nossa própria vida ás vezes nos estapeia, jogando-nos no chão parecendo não termos forças de nos levantarmos. E aqui não poderia ser diferente.

“Nosso maior erro milady, é amar”.

O amor! Palavra curta, doce, mas de uma hora para outra quando menos se espera torna-se amarga. E foi essa sensação que Bernardo e toda sua família, assim como Caroline e sua família também sentiram. Encontros desencontros, descobertas e frustrações fizeram com que suas vidas tomassem rumos diversos e deixaram feridas que jamais irão cicatrizar. E assim encerra uma das histórias mais lindas que já li de todos os tempos.

O que me agrada muito e me torna fã dos livros de Samanta Holtz é o fato dela fazer mágica com as palavras, sabe escrever um romance e não o deixa transformar-se naquelas histórias “água com açúcar, algo meloso” que desanima o leitor porque a trama acaba se transformando em uma rotina desinteressante. A cada capítulo uma nova situação está presente e ao finalizar o mesmo, você não consegue fechar o livro, ele instiga sua curiosidade de saber o que irá acontecer e quando menos espera, você terminou o livro e fica com aquele desejo de querer um livro 2 da história. E isso não se encontra fácil nos romances, o que deixou “O pássaro” um livro incrível, no qual a história nunca mais será apagada da memória do leitor.

Mari 25/01/2018

Resenha - O Pássaro
Pra mim, foi melancólico demais, especialmente mais pro final e isso me enjoou um pouco, porém entendi o ponto que a autora quis dar. De qualquer forma, poderia ter sido bem mais curto, e acabei travando por um longo tempo e só depois retomei a leitura.

Premissa: 4
Interessante, mas meio comum. Uma garota em um cenário de época que tenta ser livre e dona do próprio nariz.

Escrita: 5
Samanta escreve muito bem, falo sobre fluidez e escolha de palavras, no entanto, achei o livro um pouco melancólico demais...

Desenvolvimento: 3
Muito bom no início, mas da metade pro final comecei a achar meio chato e acabei demorando muuuuito pra terminar.

Personagens: 3
No geral eram sem graça e não me importei muito com eles. Além disso, a protagonista era chatinha. Já o antagonista, eu o odiei e isso foi bom. O personagem que mais gostei (e mal apareceu) foi o Filip que era um amor, mas foi bem sacaneado...

Romance: 3
Foi bom, tirando algumas coisas que me incomodaram (não coloco detalhes pq é spoiler). Também me irritou que demorou muito pra eles entenderem o que sentiam pelo outro e teve o baita cliché de ter alguém orientando-os pra entender seus sentimentos... E também não gostei que Carolina fez do Filip sua segunda opção, ela podia ter sido feliz com ele e de certa forma conseguir sua liberdade desde o início...

Envolvimento: 2
Não me conectei com os personagens, então não me envolvi muito.

Final: 4
Nos últimos capítulos, eu já estava imaginando o final, que foi amargo e triste, mas ao mesmo tempo, achei condizente. Se tivesse me ligado mais com os personagens, teria até chorado, mas como não foi o caso, o final apenas me abalou um pouquinho por tipo 3 segundos.

Total: 3
Foi uma leitura relativamente boa, a narrativa dela é ótima, Samanta sabe escrever bem, mas queira que a estória tivesse sido melhor e os personagens, mais cativantes...

Mariana 31/10/2017

Rendeu um poema, esse livro lindooo
Eu quero a liberdade para mim
E para meu coração
Eu quero voar
E quero a sensação

Que invade o meu corpo
Me tomando por completo
Eu quero só um pouco
Do seu remédio

Quero ser livre, quero sair
Quero abrir as asas da imaginação
Eu quero fugir
Eu quero salvação

Não para minha alma ou corpo
Nem para os meus pecados
Eu quero só estar louco
Só um bocado

Quero o vento no meu rosto
Tirando os sinais das lágrimas
E quero menos desgosto
E mais alma

Não quero aceitação
Nem reconhecimento
Quero só a ilusão
Que eu não tenho

Eu perdi quase tudo que possuía
Mas não a vontade, o instinto
Eu só não queria
Sentir o que sinto

Quanto a isso, não há o que fazer
Eu não posso mudar nada
Eu só posso querer
Voar, além de cada

Sonho perdido, vontade calada
Eu já não posso ter o que quero
E eu só queria ser amada
Mas isso eu espero

A hora chegar, o coração bater
Como da outra vez aconteceu
E quando essa hora vier
Eu vou conquistar tudo que é pra ser meu

MCG

Bia Galvão 17/07/2017

Chocada...
Uma trama revigorante e envolvente que vai te fazer emocionar da planta dos pés até a raiz dos cabelos. Um cenário bem construído por volta do século XVIII, e que vai além de castelos e nobreza, mas até a baixa plebe como os ciganos.
Caroline é a mocinha da trama, uma jovem que batalha por seus ideais e não se deixar vencer pelos padrões impostos da época. Com espírito de liberdade, ela almeja ser dona do próprio destino, sem ninguém que lhe diga aonde e como ir.
Ao conhecer Bernardo, um vassalo de suas terras não qual não se bica de início, e descobrir que possuem em comum o desejo de liberdade eles planejam uma fuga e é aí que tudo começa. O desabrochar de um sentimento forte e arrebatador, capaz de enlacar duas almas sem que nada nesse mundo fosse capaz de separa-las. Apesar das muitas diferenças, Caroline e Bernardo se unem de tal modo que é possível o leitor sentir a química entre eles.
Personagem marcantes, dos protagonistas aos secundários, eu amei todos e confesso que o final me pegou de surpresa (estou chocada até hoje, rsrs) porem com uma lição valiosa: Um pássaro nunca perde seu voo. O que eu aprendi com Caroline é que ela nunca vai se limitar a ser livre, mesmo que isso custe sacrifícios. Uma linda história, que ficará marcada pra sempre no meu coração!

Bjs, Bianca.

Marília 13/06/2017

O voo do Pássaro
Citações de " O Pássaro" -

- " Toda escolha, por melhor que lhe pareça, sempre exige que um caminho seja deixado para trás".

- "Quando a tristeza cresce dentro da gente, ela precisa sair.Senão, não sobra espaço para a felicidade".

- "O castigo de uma vida desgraçada é Sempre maior que a morte, que mais liberta do que pune".

-"Não deixe passar o momento de ser feliz,porque ele pode nunca mais voltar".

Uma obra surpreendente,que nos apresenta personagens marcantes e de fácil identificação com os mesmos, em especial a protagonista ( me identifiquei em alguns momentos), que toca o coração e mexe com nossas emoções. Retrata o amor de forma sutil e natural, que nos encanta com as emoções, reações, sensações advindas do mesmo de uma maneira linda como realmente é o amor.
Além de nos remeter a reflexão e qualidades como garra, força e determinação, tão necessárias a vida e existência.
E a certeza de que quando os laços do amor verdadeiro são entrelaçados, nem a distância, saudade e o tempo pode destruir.....afinal já foram eternizados.

E um final surpreendente....que merece uns lencinhos.

Belíssima! obra!!
Meus parabéns a autora e talentosa Samanta Holtz.

teti 12/06/2017

Me surpreendeu mto ,pois adorei , tinha uma dificuldade com livros de época, Mto linda a história, fala sobre liberdade, amor Adorei mais me deixou um pouco triste ?
O pássaro

Fabi 03/05/2017

MELANCÓLICO DEMAIS
'' — Quando a tristeza cresce dentro da gente, ela precisa sair. Senão, não sobra espaço para a felicidade.''

Sabe quando a personagem central do livro não te agrada?
Foi o que aconteceu com a personagem deste livro: Calorine Mondevieu . A mocinha da vez, é filha de um barão, tem quantos vestidos que quiser, fome ela nunca passou.
O cenário do livro é baseado na época em que as mulheres eram submissas aos homens, que não podiam expressar sua opinião. Caroline desde pequena, demonstrou ser o oposto de tudo isso. Seu pai, um homem bruto e sem sentimentos, sempre desprezou o jeito da menina.
Quando ela se encontra com 17 anos, o barão propõe dela se casar com Filip, um rapaz que a conhece desde criança, que a ama de todo o coração, porém um pouco tímido.
Mas ela o quer? Nãooooooooo, só vê ele como amigo. Ela quer ser livre, ter liberdade, não viver sobre o domínio do seu pai autoritário.
Poxa vida, Filip é um amor de pessoa, porque não podia gostar dele? E já que ela queria ser livre, se casasse com o noivo que o barão propôs, de certa forma, ela não estaria mais sobre o domínio do pai neh. Odeio personagens que tem tudo à disposição, nada de errado, mas acha que tem motivos para ser rebelde; a chatinha da história; que gosta de fazer revolta.
Caroline não quer nada disso. Ela quer viver uma aventura e para isso conta com a ajuda de Bernardo. Um domador de cavalos, que sonha também ser livre, mandar em sua própria vida.
A fuga de Caroline foi bem da atrapalhada. Tem um momento que ela relata estar quase a arrancar os próprios cabelos. Eu também fiquei assim hahaha a menina parecia que não ia conseguir fugir, pois o tanto de problemas que ela encontrou. Me deu vontade de tacar o livro na parede ( caso eu estivesse lendo livro físico), muita enrolação, mais uma parte que eu estava frustrada na leitura.
O resto vocês já podem imaginar. Depois de um tempo se apaixonam blábláblá.....
Não me conformei mais ainda no final, quando Caroline quer fazer Filip de segunda opção. Ahhhhhh, haja paciência com esta mocinha. =(
Filip foi o que mais sofreu neste livro, mas foi primeiro personagem que me agradou, depois veio em seguida Elizabeth e o marido.
Eu não consegui gostar dela com Bernardo, então quando é revelado o grande segredo que envolve os dois, eu fiquei: Ah, ta.Tipo, para mim tanto faz.
Se o casal central, fosse trocado por Elizabeth e seu marido, eu teria gostado deste livro sem dúvidas, a declaração do marido da Elizabeth foi tão lindaaaa, dizendo que se apaixonou por ela, que a quer em sua vida. S2
No final, achei O Pássaro, um misto de Romeu e Julieta e O morro dos ventos Uivantes, centrado no tema amor impossível.
Quem gostou deste livro, beleza. Eu não senti conexão com ele. A autora que me desculpe, não foi dessa vez.
Não leria de novo. Foi muita melancolia num livro só. Deixo a sua disposição ler e tirar suas conclusões ;)

''- O amor transparece os olhos de quem o sente.''

''O amor não é feito de ouro, embora meus olhos brilhem como tal quando eu o vejo.''
Mi 05/05/2017minha estante
Palmas kkkkkk
Amei o final : " Quem gostou desse livro, beleza (...) " kkkk cara deu até um orgulho kkkkk

"Sabe quando a personagem central do livro não te agrada? "
Acho que eu tenho um certa experiência, não muita claro ;) kkkkkkkkkkkkkk

Fabi 05/05/2017minha estante
hahaha nao gostei d livro, entao nao tinha como esconder a opiniao kkkkkkk

Diandra 09/01/2018minha estante
Odiei esse livro, a protagonista é insuportável e sem nexo. Quer fugir e nem pensa como vai sobreviver lá fora.

Cris 18/04/2017

Um pai rígido, uma garota querendo voar.Filha de um barão poderoso Caroline quer mais da vida quer conhecer lugares , conheceu um domador de cavalos e aí começa sua jornada, mas no caminho tem muito obstáculos, tem um final surpreendente!!

Iris 27/02/2017

O Pássaro - Resenha
Oi Povo, tudo bem?
Vocês já devem ter observado que amo um romances de época, né? Rsrs
Hoje vamos falar de “O Pássaro” um romance de época de uma autora nacional! \o/ \o/ \o/
Antes de começar a falar do livro em si, preciso comentar desta capa. Que capa mais linda é essa?! Confesso, que quando vi simplesmente me apaixonei.

Barão de Mondevieu é o um dos grandes senhores feudais da época, era conhecido por seus amigos (senhores de terras) por ser uma super educada e amável. Porém, por seus empregados era conhecido com um homem sem coração. Enézio Mondevieu era casado com Antonelle e tinha duas filhas, a mais velha chamada Elizabeth e a mais nova Caroline. Nem com a própria fámilia ele era uma pessoa amável, tratava a esposa e as filhas muitas vezes pior do que os empregados.
Sua filhas foram criadas das mesma maneira, mas tinham gênios completamente diferentes. Elizabeth era calada e não contestava nenhuma decisão do pai. Já Caroline, era questionadora desde de criança.

Ainda olhava a pequena casa, transtornada. Sempre pensou que todos tivessem a mesma vida que ela, todas as famílias com seus castelos, todos felizes. Era a primeira vez que alguém lhe apontava a realidade com o dedo.
Pág: 15

Conforme foi crescendo Caroline não gostaria de ter a vida de qualquer mulher de sua época, ela deseja ser livre e descobrir o mundo. É claro, que esse comportamento não era compatível com o que barão esperava, e o deixava furioso. Ao ver sua irmã sendo obrigada a se casar sem ao menos ter direito de opinar sobre seu futuro esposo, ela bate de frente mais uma vez com o seu pai e acaba sendo punida.

- Com a sua escolha - explicou séria. - Não perguntou se ela aceita, perguntou?
Ela não precisa aceitar o que cabe a mim decidir!!
Pág: 26

Pouco tempo depois ela conhece Bernardo, filho do domador de cavalo e descobre que ele foi o menino que lhe “contou” a realidade a anos atrás. Ela fica impressionada como desprezo que ele tem com as pessoas de sua classe social. Ambos, trocam diversas farpas, mas acabam encontrando um objetivo em comum, eles sonham com a liberdade. Ambos, são prisioneiros da vontade do Barão, ele por ser um mero empregado e ela por ser filha.

Pouco tempo depois Caroline descobre que ficará noiva e se casará em breve, é nesse momento que resolve fugir. Ela pede a ajuda de Bernardo, no principio ele não acredita que ela realmente irá fugir e com isso acaba ignorando Caroline. Quando percebe que ela vai sozinha, ele resolve ajudá-la. Afinal, ela não sobreviveria um segundo sozinha na floresta.

Após horas de espera por um casamento que não aconteceu, o barão dispensou seus convidados. Com votos de boa sorte e promessas de apoio nas buscas, deixaram a propriedade levando consigo a informação oficial: Caroline Mondevieu estava desaparecida.
Pág: 163

A partir desse momento é impossível largar o livro até saber o que vai acontecer com os personagens. Eles passam por tantas coisas e ainda vão parar num acampamento cigano, tendo que lidar com todos os preconceitos que Caroline tinha com eles. Os preconceitos dela vinham do que aprendeu com o Barão, ele os chamava de malditos, pois alegava que não tinham religião e praticavam roubos.

Não gosto de soltar spoilers, mas tenho que dizer que o caminho que o livro toma é completamente surpreendente e o final é de arrancar muitas lágrimas. Apesar, do livro ter um começo lento, quando toma o ritmo é impossível de largar. O pássaro é o primeiro livro da Samanta que li e devo dizer que virei fã.

site: http://www.fadasliterarias.com.br/2016/01/o-passaro-resenha.html