O Pássaro

O Pássaro Samanta Holtz

Resenhas - O Pássaro

Drika 22/02/2012

É provável que os pássaros me lembrarão esse livro
No ano de 1227, na fazenda do poderoso Barão Enézio Mondevieu, um grande senhor feudal, é que a história ganha vida. Um homem de muitas posses, casado com a submissa Antonelle. Barão é mau e autoritário, que não conhece a piedade ou a bondade. Pai de duas filhas, Elisabeth e Caroline
Caroline é nossa protagonista, uma menina de sete anos de idade já questionava as regras ditadas pela sociedade naquela época, e com sua alegria pela vida, desejava viver em liberdade, de acordo com suas próprias emoções.
Certo dia, ela encontra o filho de um dos empregados da fazenda, e tem, pela primeira vez, seus olhos abertos para a realidade que sempre a cercou.

"Na verdade, milady, a maior diferença entre nós é que meu pai sempre trabalhou e sempre foi pobre. Já o seu, nunca fez nada, e tem isso tudo..." Pg.17

Aquele encontro fez um rebuliço no interior da menina. Com seu questionamento diante do pai, ela recebeu como resposta uma surra, que nunca mais se esqueceria.

O tempo passou e Caroline se torna uma jovem ainda mais determinada do que antes. Ela tem apenas um ideal: ser livre. Mas o impiedoso Barão acha que pode controlar a vida da filha e isso rende vários momentos de rebeldia da menina. Como fugir no dia do casamento da sua irmã, quando o pai anuncia o casamento dela, sem lhe comunicar. Embora ser com o charmoso Filip, um amigo de infância, Caroline, quer ter o direito de escolha do seu próprio futuro.

"Há tanto tempo, eu a admiro em silêncio..." Pg.49

A menina ferve em revolta, e naquela noite tem um encontro inusitado com um dos empregados do pai, ele faz o tempo voltar quando diz:

"-O que pensou...Que estava... Fazendo? - perguntou ele, com a voz cortada pela respiração exausta.
Ela ergueu os ombros, como criança flagrada em sua traquinagem.
-Fugindo...
-Milady! Perdeu o juízo?
Ela parou de ofegar por um instante e ergueu os olhos para ele.
- Do que me chamou?
...
- Você é o menino... O menino da cerca!"

Bernardo é o filho mais moço de Gerson, o domador de cavalos da fazenda do Barão. O rapaz, assim como Caroline, é bastante rebelde e não consegue ser domado. E também busca, a desejada liberdade.

"Talvez o que eu precise, não seja alçar voo, mas parar de insistir em me manter nos ares". Pg.76

No início, tudo que o rapaz faz parece irritar Caroline, mas o que eles não imaginavam, era que o destino os trariam ainda muitas surpresas, entre elas, que iriam se apaixonar.
O mundo estará contra eles, e o amor precisará ser forte para ir contra todas as regras da sociedade. Mas será que será forte o suficiente para resistir as muitas verdades que ainda virão?

O Pássaro foi uma agradável surpresa. Primeiro, por ser o primeiro romance de época que leio, segundo por ter me revelado mais uma talentosa escritora nacional, Samanta Holtz. Samanta escreve de uma forma encantadora, e nos prende até o fim, com um livro carregado de mistérios e reviravoltas inesperadas.

Caroline foi a personagem que eu mais gostei, forte, determinada, sonhadora e inesquecível! Me emocionei com sua ousadia em conquistar seu sonho de ser livre, demais! Bernardo, confesso que demorou a conquistar minha simpatia, é aqueles homens mal-educados, indelicados, que só vi em filmes de cawboys, que se acham. E por gostar mais dos mocinhos românticos, carinhosos, demorei a me simpatizar por esse mocinho, porém, bem sei, que muitas mulheres adoram esse tipo de personagem. Enfim, com o tempo ele ganhou minha admiração quando começou a perceber que Caroline era a mulher da sua vida.

Enquanto escrevia a resenha, fiquei buscando palavras que descrevessem o romance O Pássaro, e a que mais saltou nos pensamentos foi: inesquecível. Um romance maravilhoso que levará o leitor a sentir uma mistura louca de emoções. É uma linda história, com um final surpreendente, que na hora me assustou, mas depois concluí que fez jus a todo o enredo.

O Pássaro é um grito de liberdade, e tenho certeza que muitos serão tocados por essa linda lição! Ainda estou encantada e não encontrei as palavras certas para descrevê-lo. É muito forte e cheio de peculiaridades que o torna O Livro, entendem?
Leitura mais que recomendada!

Parabéns a querida Samanta Holtz, por ter escrito um livro tão lindo, e ter me presenteado com sua escrita admirável!

Veja mais em: http://www.adrianabrazil.com/2012/02/resenha-o-passaro-samanta-holtz.html PROIBIDO reproduzir esta resenha sem autorização!
Samanta 22/02/2012minha estante
Preciso repetir o quanto amei sua resenha??? :)

Dri, colei alguns trechos da sua resenha (com link para seu blog) aqui no meu: http://samantaholtz.blogspot.com/p/mural-dos-leitores.html

Tudo bem???

Se tiver algum problema, por favor, me diga ^^

Beijokas!

Drika 22/02/2012minha estante
A resenha é sua Sam! Use a abuse! Mais uma vez parabéns pelo seu livro tão lindo! Eu amei e ainda estou pensando nele!!
Parabéns pelo seu talento! Virei sua fã!
SUCESSO!!!

Cris Cullen 13/09/2012minha estante
muito lindo esse livro,adorei!!!!

Renata 15/10/2012minha estante
Não conhecia o livro e pela resenha vou me arriscar a lê-lo.

Samara 28/02/2013minha estante
Realmente um grito de liberdade, me prendeu desde o começo...amei os personagens me envolvi em cada louca atitude de Caroline...mas gente queria um final diferente...sinf...mas mesmo assim parabéns Samanta Holtz pelo belo livro.

Ana Paula 11/08/2014minha estante
Confesso que esse livro seria um dos meus favoritos, mas não foi devido ao final. Concordo com a Samara. Eu também queria um final diferente.
Mas a escrita é perfeita, os personagens são apaixonantes e cativantes. A Caroline, o Bernardo e o Filip são perfeitos..
Bem que a Samanta Holtz poderia fazer um final alternativo para nós fãs que gostamos do livro, mas não amamos devido ao final...
Nem que seja no WATHSAPP, Widbook ou qualquer lugar só para a gente ler e ficar com o gostinho de satisfeitos...Por favor...

Ana Paula 11/08/2014minha estante
Confesso que esse livro seria um dos meus favoritos, mas não foi devido ao final. Concordo com a Cih. Meu problema também foi só o final.
Essa estória daria um lindo filme..

Ana Paula Toledo 28/04/2015minha estante
Oi, Cih!!!

Passando por aqui pra fazer um agradecimento:
Em 2013, eu estava procurando resenhas sobre esse livro. Queria ler as opiniões de quem já tinha lido para assim eu comprar pra ler rs...
E no meio de algumas resenhas, achei essa. Sei que estava marcada como spoiler, mas sou super curiosa e cliquei em visualizar e li rs...
Quando li sua resenha, considerei que esse livro era diferente e um tanto ousado pelo desenrolar e também pelo final...
Algumas semanas depois eu achei o livro, comprei e li. Nem preciso comentar que mesmo sabendo, eu chorei horrores? Rs...

Enfim, o meu agradecimento é que graças a sua resenha de spoiler (rs) eu fui atrás dos livros da Samanta Holtz.
Hoje, já li os três publicados e considero a Samanta uma ótima escritora (além de pessoa super simpática e carinhosa).

Obrigada pela resenha e pelas palavras.
Espero que tenha se encantado por "Quero ser Beth Levitt" que nem eu, esse livro eu li antes de "O Pássaro" e é o meu xodó rs...

Beijos.

Samanta 30/04/2015minha estante
Ana Paula, querida!!!

Fico tão feliz em saber que foi essa resenha que me deu de presente essa leitora querida e especial que você é :) Obrigada por ter encontrado para mim e me mostrado!

Cih, obrigada novamente a você por suas palavras, por dividir aqui no Skoob sua opinião sobre meu livro!!! É gratificante saber que isso ajuda outros leitores a conhecerem melhor a história antes de lerem :)

Aliás!! Para você e para a Ana Paula, que também comentou aqui em cima, em dezembro do ano passado eu escrevi, sim, um conto com um "final alternativo" da história, justamente pensando em vocês, que ficaram desolados rs rs... Se quiserem conferir:

Beijos no coração!! :*

Vittória Brasil 15/01/2017minha estante
Obrigada pela resenha! No Skoob, a maioria das pessoas não faz resenhas com spoilers (e eu amo spoilers). Bom, estava tomando a decisão de comprar ou não, e eu queria saber realmente o que você escreveu aqui, o final. Eu valorizo muito finais. Principalmente os felizes.
Sua resenha já me mostrou que eu iria me frustrar com o livro então estou me abstendo.
Vou deixar para pessoas que gostam de livros assim hahaha

Cinthia_a.p. 04/02/2019minha estante
Faz tanto tempo que eu não escrevia uma resenha, que não tinha visto essas mensagens.
Obrigada, meninas, fico feliz por ter ajudado vocês.

E Samanta, estou adorando acompanhar seus vídeos sobre escrita, você é extremamente talentosa e simpática. Para mim, que sou beta reader e revisora, eles são muito importantes e me ajudam demais a ajudar novas escritoras.
Obrigada por dividir seus conhecimentos e experiência conosco.

C_R 14/10/2015

Apaixonada pelo livro! Tem um final muito triste, mas a história é linda demais!
a autora é nacional e é maravilhosa! Tem uma escrita fantástica, que prende o leitor do inicio ao fim! E o fim... de chorar litros!
"Embora não trocassem uma palavra, eles sabiam, de alguma forma, que sentia, o mesmo."
Os personagens que movem o livro são Caroline e Bernardo. Ela, filha do dono de um feudo próspero e rico; Ele, o domador de cavalos do feudo. Caroline tem tudo que Bernardo sempre almejou: Uma casa confortável, uma cama macia, comida a vontade... Bernardo tem tudo o que Caroline sempre quis: liberdade! O que ambos não sabem, é que a vida de cada um não é tão perfeita quanto parece ser.
Bernardo despreza Caroline por quem é, pelo que é. Já Caroline não entende porque Bernardo a trata como se ela fosse a responsável pela sua miséria! Porém as desavenças não serão suficientes para barrar a linda história de amor que irá florescer no coração dos dois, um amor lindo, mas proibido!
"Foi como se as aves tivessem parado de cantar e o vento não mais soprasse, nos segundos em que os olhares deles se prenderam."
O enredo do livro é sustentado por drama e romance. Mentiras que alteram o destino, mentiras que roubam o essencial da vida, segredos que escondem verdades capaz de destruir um amor puro e livre, de acabar com uma vida. A ganancia e o poder subjugando e humilhando o menos favorecido.
"Foi assim que aquele dia que prometia ser tenebroso transformou-se em uma grande diversão. Ela se sentia viva, plena, feliz! A nuvem escura que pairava sobre sua alma simplesmente desmanchou-se."
O livro é magnifico e transborda emoção. Esse livro não me tirou lágrimas, me arrancou prantos! Super recomendo! Mas aviso: leiam com lenços à mão!

Meu blog: http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

site: http://colecionandoromances.blogspot.com.br/
Samanta 11/01/2016minha estante
Querida Sophia,

Que palavras mais lindas!! Muito obrigada por compartilhar sua resenha tão tocante aqui no Skoob :) Fico feliz demais em saber que a leitura foi tão marcante e emocionante!

Vou amar saber sua opinião sobre meus outros livros, quando tiver a oportunidade de lê-los :)

Beijos no coração!
Samanta :*

C_R 23/04/2016minha estante
Que lindas palavras! Obrigada
Quando um livro nos toca, a resenha flui! Estou ansiosa para ler os outros!

Patricia Chame 05/10/2016minha estante
Amiga terminei de ler, claro que eu não consegui dormir antes de terminar e amei

Lindo??????????

C_R 06/10/2016minha estante
Esse livro quero ler de novo um dia, ainda não sei quando, me destruiu quando li, mas quero ler de novo mesmo assim! Sei que vc não lê o mesmo livro duas vezes, mas meus favoritos eu leio, uma, duas, três, não importa quantas vezes, importa que eu leia de novo! rsrsrs

Samanta 19/11/2013minha estante
Querida Aryanna

Muito obrigada por escrever aqui a sua opinião sobre o livro! Que delícia ler palavras tão positivas sobre ele :D Obrigada!!!

E adorei saber os comentários que você ouvia de quem a via com o livro na mão rs rs... que bom que foi essa a fama que "O Pássaro" construiu por aí ;) hahaha!

Beijão!
Samanta

Aryanna Pereira 20/11/2013minha estante
Você é quem escreveu um dos melhores livros que eu já li !! É tão cativante, emocionante, perfeito ! Gostei tanto, que já to até aqui, procurando o "Quero ser Beth Levitt" para comprar, pois também foi muito bem recomendado ! E devo lhe agradecer muito por sempre apoiar a Sandra e ao projeto mãos amigas aqui de Pratinha, todos aqui, estão amando a literatura nacional, que antes era vista, como uma coisa chata e monótona... mais uma vez, OBRIGADA ! bEIJO !

Samanta 25/11/2013minha estante
Obrigada pelas palavras, Aryanna :)
Simmm, é uma gratidão e uma alegria ajudar a Sandra e esse lindo projeto!

Samanta 25/11/2013minha estante
Ops, cortou o restante do comentário.. rs

Espero que também goste muito de "Quero ser Beth Levitt"! E, se ainda não tiver adquirido o seu (e se quiser), aproveite a promoção de Natal, em que estou vendendo exemplares autografados por tempo limitado :)

Aqui:

Beijos!!

Aryanna Pereira 05/12/2013minha estante
Claro Samanta, vou entrar no site agora mesmo ! Muito obrigada ! Beijos !

Rita Nunes 27/08/2014

O livro é uma história romântica típica, sem surpresas ou novidades. Talvez agrade quem gosta de romances "água-com-açúcar", o que não é o meu caso. Mas o livro tem uma qualidade que merece ser destacada: é muito bem escrito. Numa época em que pululam os novos autores, a grande maioria medíocres, alguém que escreve bem merece ser parabenizado.
Samanta 31/08/2014minha estante
Boa noite, Rita!

Muito obrigada por compartilhar sua opinião sobre o livro aqui no Skoob e por elogiar minha escrita :) Fico feliz que a tenha agradado!!

Um beijo enorme!

Mariane 04/09/2014minha estante
Eu não achei esse livro nenhum pouco água com açucar, nossa! haha!Os dois personagens principais tem uma personalidade tão forte, única, e o relacionamento deles não era nenhum pouco enjoativo. E o que dizer daquele final? 2 surpresas absurdamente inesperadas, nunca esperaria, tanto que fiquei muito mal após acabar de tantas emoções, rebuliços em meu coração que ele me causou! Queria que você tivesse sentido isso como senti. Mas já que você amou a escrita da Samanta, realmente maravilhosa, tenta ler outra história dela. Os outros 2 livros dela são bem diferentes de O Pássaro. E se gosta de livros com tantas reviravoltas, indico o meu favorito dela agora e recém lançado, Renascer de um Outono, você em nenhum momento adivinha o que vai acontecer, é enganado a todo instante! Abraços! :)

Samanta 04/09/2014minha estante
:) Mariane, obrigada por suas palavras, querida!!! Realmente, a leitura de um livro resulta em sensações e sentimentos diferentes a cada um que o lê ^_^

Obrigada por indicar a leitura dos meus outros romances à Rita!

E, Rita, caso você tenha a oportunidade de ler, espero que goste muito :) Vou adorar saber sua opinião!

Beijos às duas

Rita Nunes 05/09/2014minha estante
Nossa, nunca uma resenha minha rendeu tanto, rsrsrs! O livro não é ruim, de maneira nenhuma, só não é o meu estilo. E como gostei da maneira que é escrito, claro que gostaria de ler outros títulos.

Samanta 11/09/2014minha estante
hahahaha!!! Quantas respostas, não é, Rita? :)

Comentário da autora, de leitora, de todo mundo rs... Acho muito legal perceber como uma mesma história toca cada leitor de uma forma diferente!!! É exatamente o mesmo livro, e é sentido por cada um de um jeito, pois, afinal.. somos todos diferentes e únicos :)

Não se preocupe, eu entendi sim o seu ponto de vista, e não precisa se preocupar em explicar-se!!! Se não tivesse gostado da história, também poderia escrever aqui sem problema algum :) É a sua opinião, né!!!

Beijos, querida!

Bruuh 08/04/2014

Caroline Mondevieu nasceu em uma família abastada. Filha de um poderoso barão, ela passa seus dias feliz, até que ousa questionar sobre a vida, o que faz com que o barão lhe dê uma grande surra.

"— Fique quieta, vadiazinha! Aprenda a ficar quieta! Mulheres não nasceram para falar..."

Enézio Mondevieu é um homem sem escrúpulos, que usa a maldade e o status como prioridade. Ele não sente nenhum remorso por ter batido em sua filha de apenas sete anos de idade.
Caroline cresce vendo o quanto seu pai é odioso e o quanto sua mãe, Antonelle, e sua irmã, Elizabeth, são submissas às vontades dele e que não há nada que se possa fazer.
Caroline sonha em ser livre, sonho que nem todo o status e toda a riqueza são capazes de comprar.
E assim, ela conhece Bernardo, um domador de cavalos que a irrita e, ao mesmo tempo, mexe com seus nervos e sentidos.
Caroline, mesmo tendo afastado-se do pai após aquele episódio, continua constantemente questionando sobre tudo: por que seu pai é tão rico, sendo que nunca trabalha, enquanto os escravos trabalham dia e noite e mal se sustentam? Por que ela não pode ser livre, dona de seu próprio destino?
Caroline vive com esses por quês e sua mãe e irmã tentam refreá-la para que não questione seu pai.
Até que sua irmã se casa com um homem que seu pai escolheu e, na festa de casamento, seu pai pede a atenção de todos e anuncia o noivado de Caroline com Filip, seu grande amigo.
Caroline, ao ver-se sem saída e sem a mísera vontade de fazer algo que o pai ordena, resolve fugir. Ela vê em Bernardo uma ótima oportunidade para sair dali, já que ele conhece uma passagem que leva para fora da residência.

Reviravoltas marcam a narrativa de O Pássaro, Samanta Holtz aborda questões intensas de ódio e amor de forma leve. Não conseguia parar de ler, e não conseguia não torcer por Caroline, rir e sofrer por ela. O livro é lindo e único, trazendo uma mensagem maravilhosa.

Se você, caro leitor, ama livros históricos com ótimas narrativas, aposte neste livro.

site: http://coracoesdeneve.blogspot.com.br/
Olá, Bruuh!

Fico muito feliz em saber que a leitura foi tão agradável e que despertou sentimentos e emoções!!! Obrigada por dividir sua opinião com os leitores do Skoob e do seu blog e, mais ainda, por recomendar a leitura!!!

Sam

PS: Tentei acessar seu blog para comentar lá também, porém abriu uma tela de "permissão negada", que o blog é apenas para convidados! Se for isso mesmo, não tem problema, apenas estou avisando para o caso de você não saber e querer corrigir essa configuração ;)

Liachristo 09/07/2014

O Pássaro - Samanta Holtz - Novo Século
O Pássaro, conta a história de uma dama chamada Caroline Mondevieu, que é filha de um Riquíssimo barão. A história de Caroline Mondevieu se passa na Europa, no século XIII. Porém Caroline é diferente de todas as mulheres, de sua época, inclusive de sua mãe e de sua irmã mais velha. Caroline é muito curiosa, e muito alegre, já sua irmã é mais contida e acata mais facilmente as decisões de seu pai.

Mas com todo esse jeito atrevido Caroline sempre se conteve com o Pai, pois sabia do que ele seria capaz se ela o desafiasse... Até o dia em que conhece um menino, filho do domador de cavalos que trabalha em sua propriedade, e ele mostra a ela uma realidade, onde nem todos são ricos, e tem a vida fácil como a dela.

Deste dia em diante a vida de Caroline nunca mais foi a mesma. Nunca mais teve o mesmo respeito pelo pai, e aprendeu como ninguém a usar o olhar.
A observar e aprender com as pessoas e situações ao seu redor.

E o que no início parecia que ia ser uma relação difícil, entre Caroline e Bernardo vai aos poucos se transformando numa linda amizade e depois num doce e sincero amor...

Um livro cheio de surpresas, reviravoltas, romance, e muita emoção.

Retrata de maneira bem realista, como era ser mulher naquela época.
Uma leitura fácil, gostosa, e que nos faz viajar com o pássaro por capítulos recheados de emoções surpreendentes...
Com certeza é um livro pra reler com calma, saboreando como se faz com um doce bem gostoso.
Ah... E o final emocionante e lindo onde o pássaro finalmente fica livre...

Quero agradecer a Samanta Holtz, pela oportunidade de ler este livro maravilhoso, que me deixou encantada. Pelo carinho, atenção e principalmente pela confiança deposita em mim e no meu blog.
Parabéns Samanta e muito sucesso!
Bjus

site: http://www.docesletras.com.br/2012/03/resenha-book-tour-o-passaro-samanta.html
Samanta 19/07/2014minha estante
Querida Lia,

Muito obrigada por compartilhar sua resenha de O Pássaro aqui no Skoob!! :)

É muito bom saber que minha história proporcionou uma leitura tão gostosa a você!

Beijos no coraçãoooo!!!

Samanta 31/08/2014minha estante
Querida Lia,

Muito obrigada por dividir sua opinião sobre O Pássaro aqui no Skoob :) beijo no coração!!!!

Patricia Chame 05/10/2016minha estante
Acabei hoje de ler, amei. Mais um belíssimo romance da Samantha!
Lindo!

Liachristo 05/10/2016minha estante
Também gostei muito deste livro!

Sâmella Raissa 22/05/2016

Resenha exclusiva para o blog SammySacional

Quando li O Pássaro, ainda em janeiro de 2016, fazia exatamente dois anos que havia tido o primeiro contato com os livros da autora, em janeiro de 2014, através daquela que viera a ser uma das leituras mais marcantes, não apenas daquele ano, mas da minha vida como leitora, Quero Ser Beth Levitt. Desde então, a vontade de continuar a ler suas obras era imensa, e a oportunidade de adquiri-las enfim surgiu e eu pude conhecer, nesse caso, o livro que fora a estreia de Samanta Holtz na literatura, o romance que definitivamente a consagrou e abriu as portas para uma carreira que, assim desejo à autora, seja de muito sucesso, inspiração e lindas emoções, porque, da mesma forma, é disso que suas histórias são feitas, de muitas emoções e mensagens inspiradoras que podem fazer uma grande diferença na nossa vida.

Em pleno século XIII, como filha de um dos mais poderosos barões da região, Caroline Mondevieu tem tudo que uma garota poderia desejar nessa sociedade, desde os vestidos mais incríveis e luxuosos até mesmo a garantia de um ótimo pretendente com quem se casar. Ela, por outro lado, não dá muita atenção à nada disso, uma vez plantado em seu coração o desejo por liberdade e independência, após tantos conflitos com o próprio pai, então ditador do destino da jovem. Não muito longe dela, em uma humilde cabana em sua propriedade, Bernardo, um jovem e por vezes arredio domador de cavalos almeja sua própria liberdade dos campos de trabalho do Barão de Mondevieu. O primeiro encontro entre eles não é nada agradável, e nem mesmo os seguintes, mas uma vez que ninguém mais compartilha dos mesmos desejos que eles, ambos sabem que são os únicos capazes de se unirem e livrar à ambos da prisão em que se sentem. Mas nada será tão simples como eles imaginam, e à medida que uma série de segredos passados ameaçam vir a tona após sua fuga, eles não sabem, mas suas vidas irão mudar para sempre.

“— Ser cavalheiro? — explodiu. — Isso lá é coisa pra gente pobre como nós?
— A educação é sempre o mais importante — insistiu. — Ela não tem a ver com a riqueza, mas com sua honra de ser humano.
— Sei! — zombou. — Você não pensou nisso sozinho, pensou? Quem foi o idiota que colocou isso na sua cabeça?
— O idiota foi sua mãe. [...] — Ela também me ensinou que, acima de qualquer dificuldade, está o amor.”

O início de O Pássaro já é introdutório por si só, apresentando ao leitor a história e prestígio social da família Mondevieu, mérito do Barão e então pai de Caroline e Elizabeth, sua irmã dois anos mais velha. Em meio a uma cena da infância da personagem, acompanhamos os traços da curiosidade latente da personagem e sua postura em não abaixar a cabeça tão facilmente como era de costume às mulheres da época, ganhando uma certa marcação por parte do pai, que quer controlá-la da mesma forma que já faz à esposa e filha mais velha, mas uma vez sendo Caroline muito ousada, a relação de pai e filha tenderá sempre a ficar cada vez mais abalada e frágil. Ela é uma protagonista cativante e ativa, sem dúvida alguma, e por mais que vez ou outra queiramos dar-lhe um puxão de orelha por alguma atitude ou fala impulsiva, a verdade é que, apesar da narrativa em terceira pessoa, nos envolvemos com a história e, principalmente, com a personagem, de tal forma que compreendemos e até mesmo sentimos sua aflição e anseio constante por liberdade, principalmente à medida em que as máscaras da alta sociedade caem e enxergamos tamanha inferioridade a qual as mulheres da época eram subjugadas. Com seus eventuais equívocos e atitudes um tanto quanto mimadas logo no início, ainda assim, apesar da pouca idade de dezessete anos, Caroline era uma garota a frente de seu tempo, um pássaro preso na gaiola das convenções sociais da época, e que só almejava ser liberto e alçar um voo por conta própria.

“— Milady, eu...
— Conte-me, Bernardo: quantas damas você viu entrarem na floresta, para longe do conforto e da riqueza, sem qualquer ultimato? Renunciar a tudo em busca de algo que ouro nenhum poderia comprar? Sentir formigas picando suas canelas, enquanto podiam estar descansando em seu quarto limpo e seguro?
Ele apenas ouvia, perdido na dimensão dos pensamentos dela.
— E você ainda vem me falar de coragem!”

Ainda assim, com uma protagonista tão forte e determinada, Bernardo, da mesma forma, rouba a cena quando aparece e vai conquistando o leitor mesmo por entre seu jeito meio marrento e teimoso que, logo mais, se mostram apenas como traços que escondem toda uma sensibilidade e romantismo inerentes, inclusive, a quem almeja não apenas alçar seu próprio voo, mas, também realizar o tão antigo sonho de tornar-se corredor. Com o plano de Caroline, de repente esse sonho nunca esteve tão próximo de virar realidade, ao ganhar desta, como uma recompensa, um dos cavalos mais fortes dos Mondevieu, o "quase tão corredor quanto ele" Apolo. Mas ao passo que ambos permanecem em teimosia e orgulho, Caroline e Bernardo terão uma grande aventura por viver para só então reconhecer sentimentos que antes eles não estavam preparados para encarar e mesmo até vivenciar. E nesse ponto, por mais romântica que eu seja, gostei que a autora não tratou do romance como um foco; ele estava ali, mas desenvolvia-se de uma forma tão leve e natural, com certa lentidão que, no entanto, fez toda a diferença nos capítulos finais.

“— Elizabeth, qualquer esposa deve obedecer ao marido. Você não é a única.
Ela amenizou o tom da voz, reflexiva:
— Desde quando a obediência anula o amor?”

Assim, com dois personagens tão cativantes e que se destacam de uma forma tão forte e altiva no enredo, é natural que, de certa forma, esqueçamos um pouco dos demais personagens. No entanto, foi por driblar esse enfoque que a autora se superou mais ainda, pois, com o desenvolver da história e apresentar de cada um dos demais personagens, de repente me vi ansiando por saber o que aconteceria a seguir não apenas com a Caroline e o Bernardo, mas também à sua irmã Elizabeth, então recém-casada mas visivelmente decepcionada com a distância do marido a quem tanto ama, à mãe das duas, Antonelle, que apesar de inicialmente mostrar-se tão unicamente submissa ao marido e suas vontades, logo mais começou a agir por conta própria e a lutar mais pelo bem das filhas, bem como, por fim, à Filip, doce como um príncipe que, no entanto, tem seus sentimentos por Caroline não correspondidos, mas ainda assim mantendo a amizade tão delicada e pura iniciada ainda na infância. Outros personagens também se fazem presentes de forma igualmente importante no enredo, mas cuja apresentação só se dará na hora certa, então só lendo para conhecê-los. Por outro lado, de destaque negativo citemos o pai de Caroline, o barão Enézio Mondevieu, que se sobressai por tamanha frieza e ambição, que me fez torcer o nariz e desejar que ele desaparecesse da história a cada vez que ele se intrometia em algo e ditava ordens desmedidas às filhas e à esposa.

No fim das contas, O Pássaro conclui-se como mais do que um simples romance, mas como uma representação do grito por liberdade proferido, de certa forma, pela jovem protagonista. É como se sua jornada, enfim, não dissesse respeito apenas à ela mesma, mas também na influência que acabou tendo sobre a mãe e a irmã, dando-lhes o gatilho para buscar a real felicidade, a vida de verdade, que tanto Caroline defendi e até então elas não entendiam. Uma história tocante, com personagens fortes e marcantes que, mesmo após a conclusão da leitura, deixam saudades e permanecem na nossa memória.

site: http://sammysacional.blogspot.com.br/2016/05/Resenha-OPassaro.html
Samanta 04/07/2016minha estante
Uaaaaaaaaau, Sâmella!!!

Que resenha linda, linda, linda! Que texto incrível!!! AMEI, li cada palavra com um sorriso no rosto, sentindo como se lesse a crítica em uma coluna de um importantíssimo jornal!! Maravilhosa sua interpretação, a colocação do seu ponto de vista... e, claro, que delícia saber que a história a agradou tanto!!!

Muito obrigada por essas palavras, que são quase um presente para mim!

Beijo enorme no coração,

Lisa.Vieira 20/08/2016minha estante
Agora fiquei com mais vontade ainda de ler!!!

Samanta 31/08/2016minha estante
Lisandra, querida! Espero que tenha sim a oportunidade de ler e ame muuuuuito! :)

Margot 08/03/2017minha estante
Linda resenha. Adorei. Acabei de colocar na minha estante. Não vejo a hora de começar a devorá-lo.
Parabéns a autora.
Bjim.
Margaret

Silvia 04/12/2012

MARAVILHOSO!
Que livro, sensacional, quando comecei a lê-lo não consegui mais parar. Um aviso importante para quem quer ler este livro: deixe tudo o que está fazendo, pois ele é VICIANTE. Já estou com saudades dos personagens, principalmente da minha heroína a Carolina e também de Bernardo. Muitas emoções e segredos, se escondem em cada página, só esperando para serem desvendados.

A história se passa no século XIII, onde os donos dos feudos tem total poder em suas terras: sobre os seus vássalos e os familiares, as mulheres ficam abaixo de tudo. Mas existe uma jovem que não aceita as regras de seu tempo e lutará com todas as suas forças para se libertar das mãos de seu pai autoritário e sem coração. Uma mulher a frente do seu tempo, que a única coisa que deseja é ser a dona do seu próprio destino, o nome dela Caroline.
Samanta 04/12/2012minha estante
Silvia, querida!

Muito obrigada pelas palavras tãããão lindas sobre o meu livro :) Eu já havia visto alguns comentários em seus históricos, de que a leitura estava viciante rs... fiquei imaginando se gostaria do rumo dos acontecimentos e do final, e fico muito, muito feliz em ver que sim!

Obrigada por ter nos permitido acompanhar seus sentimentos ao longo da leitura e coroar sua opinião com essa resenha linda!

Um forte abraço!

Telma 05/12/2012minha estante
Silvinha, coisa linda
eu amei a resenha, fiquei curiosa e instigada. Felizmente tenho "O Pássaro" e suas palavras me deixaram com uma imensa contade de furar fila.
Vendo o cmentário da SAmanta abaixo, já percebe-se que ela é uma fofa o que anima ainda mais a leitura.
Um beijo carinhoso em você, amiga. Depois que eu ler te conto o que achei.
:-)

Samanta 06/12/2012minha estante
Telma, querida, espero que também ame a leitura!!!

Obrigada pelas palavras :)

Telma 07/12/2012minha estante
que linda!!!! :)
Vou ler com muito carinho, Samanta.
Beijos em ambas!

Ana Abreu 26/01/2015

Uma carta de amor à vida
A velocidade com a qual devorei esse livro me fez agradecer aos céus por ter nos presenteado com uma escritora brasileira tão... magnífica. Samanta não escreveu um livro, ela recolheu gotas de amor e as derramou nessa estória. Após ler “Quero Ser Beth Levitt” e me deparar com tamanha graciosidade, doçura e talento, mal podia esperar para me deliciar com mais de Samanta e sua escrita tão linda. Confesso que no início do livro eu pensava: será que vai ser tão maravilhoso quanto o outro que já li? E como leitora exigente, virava cada página procurando um erro, um deslize que me desconectasse da estória, que me desapontasse, que fosse “menos” do que eu esperava. E acreditem, não foi menos, foi muito, muito mais. O início do livro pode parecer leve, seguindo uma linha de raciocínio óbvia mas ao mesmo tempo deliciosa, mas dos 60% em diante da leitura, ele toma dimensões impensáveis, inimagináveis e ricas. A criatividade da autora é refinada, sem mais. É doce, inteligente, humana, sensível e sábia. A Caroline que inicia o livro em busca dos desejos de seu coração, desafiadora, machucada e impulsiva, se vira do avesso no decorrer da estória, e ao virar a última página do livro apenas um pensamento vem em sua cabeça: Parabéns Caroline, parabéns Samanta!

É encantador a maneira com a qual o amor é retratado na trama, simplesmente divino. Você ama alguém? É claro que ama, todo mundo ama alguém mesmo que ainda nem tenha conhecimento disso. Mas o que é realmente a força desse sentimento quando TODAS (e digo realmente todas) as barreiras são impostas e a única coisa da qual você pode se alimentar é o calor que sente dentro do coração? Como ultrapassar barreiras físicas para atingir verdadeiramente algo tão abstrato? Quantas pessoas tem essa chance na vida? Poucos são os sortudos. Enquanto lia, imaginava os inúmeros caminhos pelos quais a autora poderia me levar e não acertei nenhum deles. O livro é uma imensa caixa de surpresas banhada em amor. E as páginas finais são... simplesmente delirantes. Eu via a quantidade de folhas diminuindo em minha mão e não conseguia pensar numa saída feliz, me sentia sufocada juntamente com a mocinha da estória e sim, o final é realmente esplêndido, a autora conseguiu transformar uma coisa estrondosa em algo tão belo, tão elevado, tão perfeito.

Às 4:30 da manhã eu terminava uma estória que me daria um grande ensinamento, lágrimas escorrendo pelas bochechas e a uma certeza fundida ao meu coração: o amor é eterno! Hahaha Samanta, muito obrigada por dar à luz tamanha perfeição! Você superou todas as minhas expectativas e me engrandeceu como pessoa, seus livros são uma benção e esse é incrivelmente romântico e grandioso, repleto de amor à vida.

“Ela sorriu, reproduzindo as palavras dele com os olhos semicerrados: “Foi meu sacrifício por você. Meu jeito de fazê-lo saber que o amo.”
Mariane 26/01/2015minha estante
GEEEnte, você arraasa na resenha, que coisa linda, coloca essa resenha no face da Sam, ela precisa compartilhar porque está perfeita....Em todo livro lido da Sam ela nos surpreende, mas com certeza O Pássaro foi o mais inesperado e intenso dos três. Ela sempre trás uma história que poderia ser mais um clichê e impulsiona um desenrolar totalmente criaitivo e único...

Ana Abreu 26/01/2015minha estante
Muito obrigada querida! Apenas falei o que estava em meu coração.. vou seguir seu conselho e colocar sim, além de elogiá-la também. Ela merece todas felicitações por ter criado algo tão bonito! E realmente, poderia ter sido algo totalmente clichê e no entanto foi absurdamente singular.. lindo, lindo, lindo!

Samanta 27/01/2015minha estante
Querida Ana Luiza,

Como agradecer o suficiente por palavras tão lindas???
Fico muito feliz em saber que O Pássaro foi uma leitura tão especial e ganhou tantos pontos em seu conceito! Especialmente porque o início da leitura já foi marcado por uma espécie de "pré-desconfiança", né?? hahaha! Adorei sua sinceridade ao relatar o que esperava, talvez fosse até uma forma de não criar expectativa demais para não se frustrar! Mas que lindo saber que o desenrolar da história a surpreendeu, encantou e emocionou!

Vou compartilhar suas palavras na página do livro :) Amei, amei e amei!

Beijos no coração,

Ana Abreu 27/01/2015minha estante
Que fofa você é!!! Muito obrigada pela atenção! :) e sim, o livro ficará marcado para sempre em mim, pode ter certeza. Você criou uma estória sem igual, excepcionalmente linda!! Beijos..

Josy.Stoque 02/07/2012

OMG!
Como prometi para a Sam, essa será uma resenha emocionante. O Pássaro possui os três ingredientes essenciais para que seja considerada uma boa obra: um enredo fantástico, um texto impecável e uma narrativa envolvente.
Tive o privilégio de ler os dois primeiros capítulos antes do lançamento que só me deixaram ansiosa por mais. Por amar histórias de época, O Pássaro me conquistou na sinopse, mas as linhas tão meticulosamente escritas de Samanta me fizeram mergulhar na vida de Caroline e sua busca pela liberdade.
É com muito orgulho que atesto o talento nato de Samanta Holtz para a escrita. Bato palmas de pé! Uma história emotiva, lições para a vida entrelaçam-se nas linhas de um romance que me conquistou e emocionou profundamente.
Personagens sólidos, apaixonantes ou não, como o caso do barão (sem comentários quanto a esse para não spoilar), uma história inacreditável, com uma reviravolta surpreendente e um final - OMG!!! Não posso dizer mais nada. Caroline x Philip x Bernardo. Passado, presente e futuro embaralhados. Fantástico!!!
O que mais dizer? Amei é pouco! É um livro que recomendo, relerei e carregarei sempre comigo no coração! Parabéns, Sam, por usar as palavras para tocar seus leitores de uma forma tão intensa. Continue escrevendo, você tem o dom e fico aqui pensando que o tempo e o amadurecimento vão tornar melhor o que já é incrível!
Silvia 02/07/2012minha estante
Eu quero muito este livrooooooooooooooo...

Samanta 03/07/2012minha estante
Josy, querida!!!!

Li sua resenha no trabalho, em seu blog, e não resisti, já deixei um comentário... rs...

MUITO OBRIGADA por dividir suas lindas impressões sobre O Pássaro!!!!!! Estou feliz de verdadeee ^^

Um beijão!!!

Josy.Stoque 03/07/2012minha estante
Oi, Sam, você é mesmo uma diva e merece muito mais!
Quero ler mais livros seus!
Parabéns pelo livro lindo!
bjosssssssssssssssssssss

Fabi129 03/05/2017

MELANCÓLICO DEMAIS
'' — Quando a tristeza cresce dentro da gente, ela precisa sair. Senão, não sobra espaço para a felicidade.''

Sabe quando a personagem central do livro não te agrada?
Foi o que aconteceu com a personagem deste livro: Calorine Mondevieu . A mocinha da vez, é filha de um barão, tem quantos vestidos que quiser, fome ela nunca passou.
O cenário do livro é baseado na época em que as mulheres eram submissas aos homens, que não podiam expressar sua opinião. Caroline desde pequena, demonstrou ser o oposto de tudo isso. Seu pai, um homem bruto e sem sentimentos, sempre desprezou o jeito da menina.
Quando ela se encontra com 17 anos, o barão propõe dela se casar com Filip, um rapaz que a conhece desde criança, que a ama de todo o coração, porém um pouco tímido.
Mas ela o quer? Nãooooooooo, só vê ele como amigo. Ela quer ser livre, ter liberdade, não viver sobre o domínio do seu pai autoritário.
Poxa vida, Filip é um amor de pessoa, porque não podia gostar dele? E já que ela queria ser livre, se casasse com o noivo que o barão propôs, de certa forma, ela não estaria mais sobre o domínio do pai neh. Odeio personagens que tem tudo à disposição, nada de errado, mas acha que tem motivos para ser rebelde; a chatinha da história; que gosta de fazer revolta.
Caroline não quer nada disso. Ela quer viver uma aventura e para isso conta com a ajuda de Bernardo. Um domador de cavalos, que sonha também ser livre, mandar em sua própria vida.
A fuga de Caroline foi bem da atrapalhada. Tem um momento que ela relata estar quase a arrancar os próprios cabelos. Eu também fiquei assim hahaha a menina parecia que não ia conseguir fugir, pois o tanto de problemas que ela encontrou. Me deu vontade de tacar o livro na parede ( caso eu estivesse lendo livro físico), muita enrolação, mais uma parte que eu estava frustrada na leitura.
O resto vocês já podem imaginar. Depois de um tempo se apaixonam blábláblá.....
Não me conformei mais ainda no final, quando Caroline quer fazer Filip de segunda opção. Ahhhhhh, haja paciência com esta mocinha. =(
Filip foi o que mais sofreu neste livro, mas foi primeiro personagem que me agradou, depois veio em seguida Elizabeth e o marido.
Eu não consegui gostar dela com Bernardo, então quando é revelado o grande segredo que envolve os dois, eu fiquei: Ah, ta.Tipo, para mim tanto faz.
Se o casal central, fosse trocado por Elizabeth e seu marido, eu teria gostado deste livro sem dúvidas, a declaração do marido da Elizabeth foi tão lindaaaa, dizendo que se apaixonou por ela, que a quer em sua vida. S2
No final, achei O Pássaro, um misto de Romeu e Julieta e O morro dos ventos Uivantes, centrado no tema amor impossível.
Quem gostou deste livro, beleza. Eu não senti conexão com ele. A autora que me desculpe, não foi dessa vez.
Não leria de novo. Foi muita melancolia num livro só. Deixo a sua disposição ler e tirar suas conclusões ;)

''- O amor transparece os olhos de quem o sente.''

''O amor não é feito de ouro, embora meus olhos brilhem como tal quando eu o vejo.''
Mi 05/05/2017minha estante
Palmas kkkkkk
Amei o final : " Quem gostou desse livro, beleza (...) " kkkk cara deu até um orgulho kkkkk

"Sabe quando a personagem central do livro não te agrada? "
Acho que eu tenho um certa experiência, não muita claro ;) kkkkkkkkkkkkkk

Fabi129 05/05/2017minha estante
hahaha nao gostei d livro, entao nao tinha como esconder a opiniao kkkkkkk

Diandra 09/01/2018minha estante
Odiei esse livro, a protagonista é insuportável e sem nexo. Quer fugir e nem pensa como vai sobreviver lá fora.

Samanta 16/10/2014minha estante
Olá, querida!

Muito obrigada por escrever sua opinião sobre O Pássaro aqui no Skoob :)

Que pena a história não seguiu o rumo que você esperava! Mas fico muito feliz em saber que, apesar disso, você gostou da minha narrativa!!

Beijos no coração!!

Camila 17/10/2014minha estante
Samanta
Você é muita atenciosa com seus leitores e aprecio muito isso.
Tenho seu outro livro, Renascer de um Outono, depois de ler te conto o que achei!
abraços!

Samanta 17/10/2014minha estante
:) Obrigada, querida!!

Vocês merecem mesmo toda a minha atenção e carinho, por mais que o pouco tempo torne às vezes difícil acompanhar tudo o que postam e me enviam rs...

Vou adorar saber sua opinião sobre Renascer de um Outono!! Espero que goste muito da história :)

Beijos!

pereira_renata 25/01/2015

Samanta Holtz veio muito bem recomendada ♥
Hoje venho com as minhas impressões de mais um livro nacional. A Fernanda do Mato por Livros me influenciou positivamente!
Na verdade Samanta Hotlz veio muito bem recomendada! Além de ser uma fofa (já conversei com ela no facebook e no twitter) seus livros sempre ficam em destaque na Saraiva que eu frequento no shopping. Estou para comprar há séculos e só agora no final do ano me animei...
De tanto falar com a Fernanda que eu queria ler mais nacionais ela me deu uma "listinha" de indicações. E nessa listinha estavam os três livros da Samanta. Quero ser Beth Levitt eu ainda não tenho, mas os outros dois eu comprei: O pássaro e Renascer de um outono.
O pássaro é o livro que eu venho falar hoje para vocês!
Na verdade essa foi a primeira leitura que finalizei do ano. Me surpreendeu positivamente, embora não tenha morrido e surtado como a Fer (desculpa aê).
A história gira em torno de Caroline, a protagonista que vive em uma gaiola dourada e tem pensamentos e ideias pouco convencionais a uma menina de sua época e posição social. Sempre que tenta "argumentar" alguma coisa com seu severo pai, ela é solenemente maltratada e ignorada. Para ele as mulheres tem apenas duas funções: decorativa e reprodutora.
Sua mãe nada mais é do que um belo enfeite e ainda por cima lhe deu duas herdeiras, ao invés de herdeiros. O destino de Caroline é o mesmo de sua irmã, ser forçada a um "belo" e vantajoso casamento sem amor.
Então Caroline percebe que não quer nada daquilo para sua vida. Ela quer...voar! E decide que será justamente no dia de seu "casamento" com Filip, seu amigo desde a infância. Caroline havia conhecido um domador de cavalos de uma das terras de seu pai. E ele vira seu companheiro na aventura da sua vida.
E nessa parte que ela começou a me irritar (até falei isso com a Sam)...Adorei Filip, ele é bom e gentil, apaixonado por ela desde sempre. Do tipo que tudo espera, tudo suporta. Então me perguntei diversas vezes: Porquê? Me resignei já que fazia parte da história...
Gostei muito da maioria dos personagens, desde o grosso do pai, Enézio, até os menores e que apareciam menos na história. Parecia que eles tinham vida!
Mas Filip foi o que eu mais gostei! Ele é aquele que pensa em dar sem pedir nada em troca. Um amor! ♥
Inseridos nessa história temos os ciganos "malditos" que tem uma participação bastante fundamental. Algumas descrições e a própria participação deles trouxe graça à história.
Quem chateou mesmo foi o raio da protagonista ahahahahaha, em sua necessidade cega de buscar algo que nem ela mesmo sabia o que era ou o que se tratava. Então isso me chateou um pouco, porém não alterou meu ritmo na leitura. Sua relação com Bernardo, o domador de cavalos, embora muito previsível para mim, foi muito bem trabalhada e conduzida. Entendo que a garota não tinha muitas opções na vida. Apenas obedecer, obedecer, obedecer....cruel, não?
Eu gosto muito de romances de época, então esse eu não podia deixar de ler, né? Estou com muita vontade de ler os outros livros da autora!

site: http://www.umaleituraamais.com.br/
Samanta 25/01/2015minha estante
Querida Renata,

Escrevi um comentário, mas o Skoob, para variar, cortou pela metade :/ kkkkk
Vou de novo!

Muito obrigada por compartilhar suas impressões sobre a leitura aqui no Skoob!!! Amei saber sua opinião e os sentimentos que cada personagem provocou em você :D

Filip, concordo plenamente, ele também conquistou meu coração!! Eu sou muito mais ele que Bernardo, particularmente rs... mas Caroline tinha as escolhas dela a fazer e, certo ou errado, decidiu seguir seu coração! E fez a bagunça toda acontecer :P rs...

Espero que ame muito meus outros livros também!!! Depois, me conta, hein? :D

Ah! Caso queira ler o conto de Natal que publiquei em dezembro, ele traz uma espécie de epílogo para O Pássaro... fique à vontade caso queira conferir! A leitura é gratuita :)

widbook.com/ebook/conto-de-natal-samanta-holtz

Beijossss

pereira_renata 25/01/2015minha estante
E quando a autora fofa comenta na sua resenha?
Muito carinho, né gente?!
Samanta, com certeza vou ler os outros livros (já ansiosa!) e já peguei o link do conto para ler também, não posso perder.
Bjs com carinho ?

Samanta 28/01/2015minha estante
Ownnnnn!!! :) Que bom que gostou da resposta, querida!

Vou amar saber sua opinião sobre o conto também e sobre os outros livros, quando tiver a oportunidade de ler ^_^

Beijos no coração!!!

Jaqueline 24/06/2012

Você gosta de romances históricos e histórias de amor proibido? Então "O Pássaro", livro da escritora paulista Samanta Holtz, foi feito para você!

Por mais que eu esteja acostumada a ler romances nacionais, nunca havia posto os olhos em uma obra brasileira de estilo semelhante ao desse livro, cuja história se passa na Europa do século XIII. Nossa protagonista, a teimosa e atrevida Caroline Mondevieu, é uma jovem de 17 anos totalmente fora dos padrões de sua época: questionadora e nem um pouco submissa, ela se compadece da injustiça do mundo e busca liberdade para tomar suas próprias decisões , um direito então inaceitável para as mulheres. Filha do poderoso, arrogante e cruel barão Enézio Mondevieu, ela guarda a lembrança de um dia ter conhecido um menininho que lhe lançou uma questão que é a pedra fundamental da desigualdade no mundo: se o pai dele trabalhava tanto, por que morava em muma casa tão pequena e pobre ao invés de viver em uma bela mansão como o barão, que não fazia nada além de gritar ordens aos seus vassalos?

É nesse mundo de expectativas e deveres que Caroline circula, devendo seguir normas estritas sobre o que vestir, o que falar, como se comportar e até mesmo com quem se casar. De um lado, uma sociedade brutal, que explora até o fim das forças os mais pobres em nome de riquezas e status. De outro, regras e códigos de conduta que mantinham mulheres submissas em suas vidas domésticas. Nossa protagonista, sua mãe e sua irmã guardam na alma inúmeras humilhações sofridas por parte de Enézio, o chefe da família, e reagem a ele de acordo com suas personalidades, ora mais delicada, ora mais explosiva ou até mesmo ressentida.

A história ganha um novo rumo graças ao jovem Bernardo Rachlev, o filho do tratador dos cavalos do barão, que "volta à cena" e se torna parte fundamental dos planos da jovem dama que sonha em alçar voo e se libertar da brutalidade, das limitações e das injustiças com vê ao seu redor. De qualquer modo, há tempos eu não via um personagem TÃO odioso quanto ele, fazendo da vida alheia um mero brinquedo para sua própria diversão. Ao fim de tudo, fiquei de certo modo aliviada ao notar que cada uma dessas três mulheres conseguiu trilhar um caminho em direção ao que mais desejavam, mesmo em meio à tragédia e ao desespero.

Um personagem que cativou meu coração foi Filip, o filho do duque Fernão de La Frièt e grande amigo de Caroline que mais tarde torna-se um dos pretendentes da moça. Em alguns momentos, eu cheguei a odiá-la por tratá-lo tão mal e não retribuir sua afeição, mas esta é parte da beleza de "O Pássaro": os personagens aqui têm suas falhas e aprendem com seus erros, mesmo que o tempo e o dever se interponham no caminho, como no caso de Antonelle e Elizabeth, a mãe e a irmã mais velha de Caroline, respectivamente.

Filip oferece carinho e segurança a nossa protagonista, além de ser muito rico e bonito. Gentil e apaixonado por ela desde a infância, ele se tornou o meu personagem favorito da história logo na primeira vez em que apareceu, ainda como um menininho. Mesmo sem estar de fato apaixonada por ele, Filip seria a melhor escolha que Caroline poderia fazer, já que as outras opções eram entrar em um convento, fugir de casa ou casar-se com um homem vil escolhido por Enézio. O que Caroline escolhe? Fugir de casa, é claro! Desse jeito tem início uma série de aventuras na floresta, com direito a perseguições, vilões, magia e muito encanto conforme segredos do passado que vêm à tona e dão início a muito sofrimento para nossa protagonista e sua família. Muitos segredos envolvem a família Mondevieu, e alguns deles colocam os sentimentos e o futuro de Caroline em xeque.

Por mais que alguns personagens tenham característas um tanto ambivalentes - caso da própria protagonista, que se mostra mimada e arrogante em certos momentos ao longo de sua busca por liberdade -, nenhum deles tomam atitudes que não fossem esperadas em situações extremas. Na obra de Samanta Holtz, o mal é mal de verdade, assim como o bem. Se por um lado a narrativa em terceira pessoa perde flexibilidade com seus personagens lineares, a autora nos oferece doses suficientes de encanto e exotismo ao longo de suas páginas, principalmente quando os ciganos entram em cena. Existe um nível de escapismo neste romance que me pareceu muito envolvente, garantindo meu encanto pela história e pelas motivações dos personagens à partir do primeiro capítulo. A torcida por um final feliz é certa, e por isso sofremos tanto com as reviravoltas que a história dá.

"O Pássaro" não é só uma história bonitinha, mas a prova de que talento e criatividade não conhecem limitações. Para quem ainda tem preconceito com a literatura nacional, esta é uma ótima pedida para rever seus conceitos e se surpreender com nossos autores.

>>Resenha publicada no site www.up-brasil.com
Samanta 24/06/2012minha estante
Muito obrigada por sua resenha tão caprichada e cuidadosa, Jaque! Fico muito feliz por você ter gostado da história ^^

Beijos!

Jaqueline 31/08/2012minha estante
De nada, Samanta! Adorei demais o seu livro. Sorte e sucesso na sua jornada.

Beijo!