O Pássaro

O Pássaro Samanta Holtz




Resenhas - O Pássaro


133 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 2 | 3 | 6 | 7 | 8 | 9


Anna Gabby 09/02/2013

Dayeah - o pássaro
Tentei por algumas vezes começar essa resenha, mas nada parece bom o suficiente para dizer o quanto eu amei O pássaro. Resolvi tentar ser mais técnica, pelo menos no inicio. ^-^
A história é narrada em terceira pessoa, dando uma visão mais completa do enredo e das personagens. Essas personagens foram tão bem construídas que posso dizer que elas são palpáveis. Cada uma tem seu psicológico muito bem estruturado e exposto para o leitor. Não encontrei nenhum erro gráfico. A Samanta Holtz usou um sistema de corte de cenas que já vi em alguns livros, ele é baseado nos roteiros cinematográficos, dando mais velocidade e visão aos acontecimentos.
Graças à personagem Caroline todos os outros personagens evoluem de forma brilhante.

Agora vamos à parte que eu surto totalmente!!!

Durante a leitura eu estive com um turbilhão de sentimentos, ora estava feliz, ora revoltada, ora apreensiva, ora encantada e por fim triste. Esse foi um livro que me deixou... não há uma palavra... foram tantas: Apaixonada, viciada, encantada, emocionada e cansada, esse último, porque ao terminar a história eu fiquei com a cabeça a mil!!!! Com pensamentos assim: “Meu Deus, não pode ser só isso, deve haver mais...”, “E se não tiver o que eu farei???”, “Que perfeito e triste... Como a Samanta faz isso com os leitores?!” “Não pode ser assim!”
Não vou falar muito mais, porque vocês devem ler!!! É uma história apaixonante e encantadora!!!
Eu recomendo esse livro para todos!!! Ele entrou para os favoritos e inesquecíveis!!!
Calma... calma... respirando... Parabéns Samanta por fazer um livro tão lindo!!! J Mesmo eu sonhando com um final diferente eu sei que o que você fez foi necessário.

Resenha postada originalmente no blog Letras & Versos para mais informações - http://anna-gabby.blogspot.com.br//
Samanta 12/02/2013minha estante
Ooooi, querida :)

Sem palavras, eu já disse em seu blog e repito aqui: AMEI sua resenha!! Feliz demais que tenha gostado tanto do livro e ele a tenha tocado tão profundamente ^^

Um beijo enormeeeee!




Fer Kaczynski 30/01/2013

Samanta Holtz escreve muito bem, ficamos instigados a ler o que acontecerá nas páginas seguintes e no meu caso varei noites lendo esse livro lindo, eu nunca tinha lido nada do gênero de autores nacionais, e me surpreendi, a começar pela capa muito bonita e pelo miolo feito em papel creme o que torna a leitura menos cansativa.
A estória se passa em 1227, num castelo feudal, onde vive Caroline Montevidéu, uma adolescente sonhadora, risonha e falante mas, como todos ao redor, temia seu pai, Enézio, o barão de Montevideu a quem todos temiam e as mulheres da família eram submissas, muito conhecido na região por sua inflexibilidade e tirania.
Caroline desde muito cedo sempre buscou a liberdade, era à frente do seu tempo, não aceitava ordens de cabeça baixa, numa época onde mulheres eram criadas somente para cuidar da casa e procriar, ter casamentos arranjados por seus pais e acatar ordens de homens de todos os lados, ela somente queria ser dona do seu próprio destino, iniciando assim uma verdadeira guerra dentro de sua própria casa.
“As mulheres da casa não ousavam dirigir-lhe muitas palavras além das necessárias. Sua esposa Antonelle, oito anos mais jovem, por várias noites chorava a desilusão de lhe terem escolhido um marido tão frio e cruel.“ pág 13
Antonelle, a mãe de Caroline, era submissa e obediente, vivia num casamento de fachada, infeliz, sofria nãos mãos do barão, pois não conseguiu lhe dar filhos homens, então era desprezada e tratada como inútil.
As mulheres da nobreza eram praticamente obrigadas a terem filhos homens como garantia da linhagem e como únicos com direito a herança, as filhas teriam direito a “bons casamentos” arranjados por seus pais enquanto ainda eram crianças e dependiam da sorte de desposarem maridos que as respeitassem e futuramente viessem a amá-las, além de sustenta-las para o resto da vida, elas gostando ou não.
Como toda adolescente, Caroline também sonhava em encontrar um grande amor, e mesmo prometida em casamento a um rapaz nobre, Filip de La Friét, que no início gostou bastante, mas chegou à conclusão que o amava sim, mas como a um irmão, nada mais do que um bom amigo e confidente, e ela queria muito mais que isso para se entregar ao matrimônio. Começa aí a saga de uma garota que tenta se libertar das convenções sociais da época, das amarras de um pai tirano e do conformismo em ser apenas uma mulher onde os homens mandam e desmandam como bem entendem, dependendo dos interesses do momento, como convém.
“- E se de repente, você descobrisse que a porta de sua gaiola nunca esteve realmente fechada¿” pág 161
Ela só queria ser dona do seu próprio destino, e inconsequente, decide fugir de casa junto com o destemido Bernardo, o jovem domador de cavalos da família, e buscar por si própria sua felicidade.
Com muita aventura e ação, O pássaro nos convida a refletir sobre a nossa busca interior pela verdadeira liberdade e pelo que realmente vale a pena lutar.
“Deixou-lhe cair o capuz, como se ele também significasse uma de suas amarras para aquela vida artificialmente bela e segura. Naquele momento, ela se declarava livre...” pág 120

Tem promoção sobre o livro no blog, participem:

http://livrosdeelite.blogspot.com.br/2013/01/resenha-premiada-o-passaro-samanta-holtz.html
Samanta 30/01/2013minha estante
Querida Fernanda!

Obrigada por dividir aqui a sua opinião sobre meu livro :)) Fico feliz com seus elogios!!

Beijãooo!




Bia Rodrigues 24/01/2013

Se tem uma coisa que a Samanta sabe fazer como ninguém é emocionar. Desde que vi blogs resenhando O Pássaro quis saber o motivo de todos citarem uma coisa em comum, que é o fato de chorar com o final. Depois que tive o prazer de conhecer a Samanta essa vontade só aumentou, pois nunca havia conhecido alguém tão doce e simpática. E Finalmente a alguns dias O Pássaro chegou as minhas mãos. A leitura foi rápida, me surpreendi ao constatar que li ele em oito horas, sem nenhuma pausa. Motivo? Não só o meu vicio, mas o fato dessa historia ser tão viciante e envolvente a ponto de não conseguir largar.

"Na verdade, milady, a maior diferença entre nós é que meu pai sempre trabalhou e sempre foi pobre. Já o seu, nunca fez nada, e tem isso tudo..."

Sua escrita é tão envolvente e bem trabalhada que ela conseguiu fazer uma historia passada em tempos tão antigos parecer que aconteceu hoje, mas ainda assim mostrar aquela época seus problemas e suas dificuldades. Trabalhou uma temática sobre a qual a tempos eu não lia algo tão bom, ela conseguiu trabalhar até aqueles pequenos clichés e torna-los Encontrar palavras para escrever essa resenha é uma das coisas mais difícil que já fiz. Descrever o quanto O Pássaro é um livro bom para mim é o mesmo que tentar descrever o amor. Impossível. Tento então expressar um pouco do que a leitura desse livro significou.

"Nenhum deles constatou essas frações de segundo em que tudo foi tão verdadeiramente intenso. Caroline associou à novidade. Bernardo, ao impulso. A nenhum dos dois ocorreu a possibilidade de associar aquela loucura toda ao amor."

Seus personagens são encantadores, ambos com uma personalidade extremamente forte garante um romance intenso e avassalador. Caroline ao desde a infância é contra a forma como seu pai lida com tudo e sempre demonstrou isso, nunca teve medo de enfrenta-lo. Sempre com seu olhar conseguia mostrar que não concordava e não tinha medo de desafia-lo. Já Bernardo se mostra sempre corajoso e leal, em alguns momentos presunçoso, mas isso não fez com que se torna-se menos encantador.

Ler esse livro foi só emoção, em determinados momentos achei que iria joga-lo na parede, e no final eu estava chorando feito uma criança e simplesmente não me contendo e querendo contar para todo mundo. O Pássaro é um livro que você não pode passar a vida sem ler, é o tipo de historia que tem que fazer parte da sua viagem pelo mundo literário. Só tenho a agradecer a Samanta por escreve-la.
Samanta 25/01/2013minha estante
Querida Bia,

Preciso repetir o quanto gostei da sua resenha?? Ficou tão sensível, tão linda!!! Fico feliz que a história tenha tocado seu coração :)

Um beijo!!!
Samanta




Lua 20/01/2013

Um voo para a liberdade!
Em um tempo que as mulheres eram tratadas como meros souvenirs, sem direito a opinião e sujeitas a serem apenas expectadoras de suas próprias vidas, conhecemos a forte, ousada e por vezes orgulhosa, Caroline Montevieu que diferente das mulheres do século XIII tem o desejo de decidir os próprios rumos e ser protagonista de sua própria vida.
Filha de um homem muito influente, um Barão a quem nada mais importava a não ser o dinheiro, o poder e a posição social, Caroline vai crescendo e percebendo que apesar de todo luxo essa não é a vida que ela desejava levar. Ela queria viver fora da redoma de vidro que na qual vivia presa, e é esse sentimento de liberdade que guia toda a história de Caroline que vê essa liberdade e a admira no empregado da fazenda Bernardo.
Bom, logo nos primeiros capítulos conhecemos os personagens principais. Caroline, Bernardo, Filip e Elizabeth, por exemplo, iniciam o livro na infância, onde Caroline começa a prender como a vida pode ser cruel com aqueles que ousam contradizer as ordens dos poderosos e viver contra as regras que a sociedade impõe principalmente aos pobres e as mulheres.
É na infância que Caroline conhece Bernardo que virá a ser seu grande amor. Acontece que eles tendem a brigar praticamente todas as vezes que se encontram, pelo simples fato de que Bernardo julga Caroline pela posição social, acha que ela é mimada e que despreza os outros como muitas "mademoiselles" da época, por ser um trabalhador junto com o seu pai. Já Caroline o acha um bronco, sem nenhuma educação (às vezes ele é mesmo), mas tudo isso muda com o passar do tempo e a convivência meio que "forçada" em certas partes da história.
Depois de muitos acontecimentos: um casamento frustrado, uma fuga, uma perseguição, uma aldeia de ciganos... E a descoberta de uma paixão, não há como não estar completamente vidrado e apaixonado pela trama de O Pássaro que nos trás ensinamentos muito belos em cada folha lida.
O Barão Enézio me deixou com um asco tão tremendo que mesmo sendo uma pessoa piedosa eu quase me regozijei com seu fim (ahahahaha, soei tão maquiavélica agora). A mãe de Caroline, a baronesa Antonelle, me pareceu durante boa parte do livro uma mulher sem pulso e sem graça, mas no fim ela mostrou por que estava ali, assim como a irmã, a servil e delicada Elizabeth. Muitos personagens tiveram o seu lugar e mesmo não sendo principais como a Dinamene, serva da baronesa que ajuda a todos. Afinal, o que seria dos personagens principais sem bons coadjuvantes?
O desenrolar da história é impressionante e jamais torna-se monótono ou previsível. A mistura da crítica social, romance e uma cultura diferente como a cultura cigana, fez desse livro a excelente leitura que ele é. Samanta não peca em nada quando você para de chorar e percebe as grandes lições passadas para cada leitor.
Samanta Holtz é uma das belas promessas da literatura Brasileira. Em seu romance de estreia mostrou sua capacidade de escrever um livro lindo, tocante e bem escrito, com personagens bem estruturados, elementos novos para a maioria dos leitores como por exemplo, um romance que envolve a cultura cigana e que não se atém apenas a faceta romântica da história e sim nos faz pensar sobre o modo de vida de ambas as classes sociais daquela época, os nobres e os pobres.
Poeticamente falando, o livro está repleto de passagens que derramam mel de tão doces e espalham faíscas de tão cheias de força e gana de liberdade. Parabéns pela grande história que você nos proporcionou Sammy, acredito que isso vem de dentro, para mim só belas pessoas são dotadas do talento de contar belas histórias.
Parabéns ao excelente trabalho da editora para fazer desse livro uma obra completa. Dando uma roupagem perfeita para essa trama, proporcionando aos leitores juntamente com a autora um conjunto lindo e bem produzido. A capa é maravilhosa e traduz completamente a liberdade que o livro trás como ponto principal. E eu creio que todo mundo ainda acha que é a Sammy... (risos) Será?
Samanta 20/01/2013minha estante
Luuuuu!! Que resenha mais linda *-*

Nem preciso dizer que AMEI, né??? :)

E a capa, será que sou eu??? hahahahahah
Deixa o mistério continuar mais um pouquinho rs rs rs

Beijão!




Vitor Emmanuell 02/01/2013

O desejo de ser livre...
Depois da leitura, quando me deparo com um pássaro na rua, ou na gaiola de meus vizinhos, sinto um grande aperto no peito. Sinto que não aproveiro o suficiente da liberdade que hoje, tenho. E sinto que mesmo assim, eu preciso me encontrar. Encontrar meu caminho profissionalmente, socialmente e pessoalmente.

480 páginas que pareceram anos, anos em que eu fui para outro século conhecer Caroline Mondevieu, filha de um poderoso barão. Mas a história não se resume a isso. Caroline tem tudo o que poderia possuir, dinheiro, poder, beleza, a sociedade aos seus pés. Porém, ela também tinha o desejo de ser LIVRE...

Ela não tinha escolha, não tinha como escolher seu caminho, já que seu pai tomava todas as suas decisões, era mau, queria não só ser o pai de suas filhas, mas o dono delas.
E Caroline, com uma personalidade forte, começa a bater de frente com seu poderoso pai, afirmando que somente ela tem o poder de escolher o quer fazer, com quem quer se casar, e como, onde. Ela só quer ter o direito de ser livre, de escolher seu próprio caminho, seu próprio destino.

Chega um momento, no casamento de sua irmã mais velha, Lisa, em que seu pai, anuncia o seu casamento... A reação de Caroline é clara: ela não quer se casar. Por mais que Filip sejá bonito, inteligente, e seu melhor amigo, ela jamais se casaria com ele.
Ela sai desesperada da festa, e com o passar do tempo, ela inventa uma mentira, afirmando a seu pai que Filip a desonrrou. Seu pai cancela seu casamento com Filip, e afirma que se casará com Demétrio, um homem asqueroso, horrível. A parte mais emocionante da história começa quando ela resolve fugir com Bernardo...

Eu ainda não encontrei as palavras certas para descrever O Pássaro, foram tantas emoções. E me identifiquei com a história de Caroline, este é o primeiro romance histórico que li, completamente emocionante.
Toda vez que a leitura estava emocionante,surgia algo que completava, que dava mais sentido a história. A cada página eu chorava, ria,ficava emocionado. Caroline ganhou vida.

E se O Pássaro fosse um filme? Ou até mesmo um seriado? Seria a coisa mais bela na literatura brasileira. E o final do livro? Fiquei paralisado, primeiro, indignado. Sim, não me conformei com o acontecido. Depois,comecei a sorrir, não consegui ler outro livro após terminá-lo. Só uma coisa me deixou feliz com este final:

O pássaro finalmente estava livre.
Samanta 03/01/2013minha estante
Querido!!!

Obrigada pela resenha tão linda, tão profunda... fico feliz em ver que mergulhou na história, deixou-se envolver de verdade!

Um beijo!




Luh Figueiredos 30/12/2012

[Resenha - Book Tour] O Pássaro - By Biblioteca da Luh
[Resenha - Book Tour] O Pássaro
Por Luh Figueiredos


Oi Gente,

Hoje trago para vocês mais uma resenha da participação da Biblioteca em um Book Tour… O Pássaro – Samanta Holtz.

E este livro é espetacular!

A Samanta fez algo muito dificil de acontecer comigo. Ela me fez chorar ao ler o seu livro!

Nunca chorei pela historia de um livro, já fiquei emotiva com um e outro e isso na TPM, mas com esta historia, isso mudou.

A historia se passa em um tempo bem diferente do nosso, é no seculo XIII em algum lugar na Europa.

A nossa protagosnista é Caroline, garota bem diferente das daquela época.

Caroline Mondevieu, desde criança já era diferente, com aqueles olhos que conseguiam dizer muito, sem que ela precisasse abrir a boca, e isso sempre chamou atenção dos que estavam a sua volta, inclusive Filip, filho de um grande amigo da família, que por ela ser tão diferente, ficava encantado…

Os Mondevieu eram muito respeitados naquela época, o Barão que sempre cuidou ao máximo de sua reputação na grande sociedade, sempre recebia visitas em seu majestoso castelo. E ele se orgulhava por poder exibir uma linda esposa e suas lindas filhas.

A mais velha era Elizabete, com seus olhos e cabelos claros e sua eterna obediência, e Caroline, o contrario da irmã, com seus olhos e cabelos pesados e escuros, e com a sua grande curiosidade. O que a sociedade não sabia era que, Enézio Mondevieu não era nada bondoso quando estava a sós com sua família, ele se transformava em um homem frio e maldoso.

Caroline conheceu esta maldade bem cedo, e isso foi algo que a marcou profundamente, mas foi o ponta-pé para que seu sonho se formulasse em sua mente tão agitada. O sonho de ser Livre!

Naquela época isso era muito difícil, na verdade praticamente impossível, mas ainda assim Caroline não desistiu de seu sonho… Cresceu e não o esqueceu…

E o Barão parecia que conhecia o sonho da garota, pois sempre que podia dava um jeito de mostrar a ela que era ele o dono da sua vida, que era ele que decidia tudo, que dava tudo a ela, e inclusive escolheria o seu futuro marido… Algo que só fez a sua revolta crescer ainda mais…

Gente, neste livro tem partes que te deixam abismadas, você lê e pensa: “Pronto. Esta ai a solução dos seus problemas Caroline, não complique as coisas!”, mas a história vai se desenrrolando diante de nossos olhos, e nos faz repensar, só que depois voltamos a pensar: ”Aquela era a melhor solução!”, só que a Caroline é tão teimosa, que nos faz até acreditar que ela teima com a gente, nós, que só estamos lendo a sua história…

As coisas vão acontecendo, os personagens vão crescendo, suas histórias sendo desvendadas e vai se surpreendendo cada vez mais, e em cada página, você se vê aflita com o personagem, sente as sensçãoes com ela, as alegrias e tudo mais, a história nos envolve de tal forma que basta ler duas linhas que você se esquece de onde esta, e quando acaba… Ah, quando acaba você pensa: “Nossa como a Samanta foi perfeita em nos contar esta história.”

Eu sempre coloco nas resenhas os pontos positivos e os negativos, mas desta vez não tenho como fazer isso…

O motivo: Não tem ponto negativo! E sim vários positivos…

Se eu realmente fosse escrever os pontos positivos, esta resenha ficaria gigantesca, pois eu amei o livro, a história, os personagens…

Resumindo: Eu amei tudo! ♥ O inicio, o meio e o fim! ♥

Esta com certeza vai para os meus favoritos e chegou a ganhar de alguns que já estão nesta lista…

“À Samanta…

Samanta eu não sei Como, lhe agradecer!

Mas sei o Quê, devo agradecer… Como por exemplo:

Obrigada pelo momento em que você decidiu escrever e nos contar esta maravilhosa história.

Obrigada por ter dado assas ao seu sonho e com isso me presentear com o grande prazer de conhecer Caroline.

Você tem um dom, e este dom tem que ser cultivado e espalhado para todos!”

Contatos da Autora…

Site: http://www.samantaholtz.blogspot.com.br/

PS: (Rolando Promoção do Dia dos Namorados no site)

Twitter: @SamantaHoltz

Facebook: Samanta Holtz

No Skoob: Samanta Holtz

E-mail: samanta.holtz@yahoo.com.br


Gente, então, acho que vocês já notaram…

Este livro é mais do que indicado… Recomendo a todos!

Nota 10!
Bjos e me fui!

Luh Figueiredos

Mais na Biblioteca - http://bibliotecadaluh.wordpress.com/
Samanta 03/01/2013minha estante


Samanta 03/01/2013minha estante
Querida Luh

Obrigada por postar aqui a sua linda resenha :)

Fiquei muito feliz em saber o quanto gostou do livro e que ele foi o primeiro a fazê-la chorar de verdade rs rs...

Beijooos!




Irinia Zachello 09/03/2013

O Pássaro Samanta Holtz
Caroline é uma menina doce e esperta, tem um sentimento de liberdade muito grande, uma vontade de alçar voo daquela fazenda, viver muito mais do que casamentos arranjados. Enquanto sua irmã é mais resignada e aceita o casamento arranjado sem reclamar. sua mãe uma mulher doce também, mas que esconde uma fibra muito intensa por baixo da resignação para com o marido, fiquei muito surpresa!

Ela conhece Bernardo e depois de muito tempo o reencontra, um belo domador de Cavalos e descobre que ele também tem o mesmo sentimentos que o seu: ser livre! Unindo a fome com a vontade de comer, Caroline persuadis o moço a seguir seu plano de fuga. E eles vivem uma história emocionante. Resumindo é isso, mas eu podia comentar do amor secreto da Antonelle mãe de Caroline, da irmã Elisabeth que enfrenta seu marido mesmo sendo educada para abaixar a cabeça para tudo e como isso dá tão certo... Como o Enézio me fez sentir uma raiva tão grande dele e como me senti sufocada com toda essa pressão de homem pomposo perante a sociedade... Um falso.

Com um final surpreendente em que eu esperava um momento clichê. E o que veio foi uma certeza e um tapa na minha face (positivamente) de que nada é da maneira que queremos ser, nada é da maneira que planejamos, a Samanta escreveu em linhas o que nós já sabemos e no mínimo desconfiamos de que a vida segue o curso natural dos sentidos e não adianta querermos mudar o curso, que não é e pronto!

O Pássaro para mim foi um livro muito gostoso de ler, passa a sensação de querer lutar pelo o que é nosso, de viver sem medo, de não refrear o que sente. De lutar pelo seu amor, pelo seus ideais. E isso é muito importante. Caroline consegue o seu objetivo de uma forma linda. E mesmo que não seja do jeito que eu queria que fosse, ou até mesmo do jeitos que os personagens queriam que fosse. O final foi perfeito!

Agradeço por ter lido esse livro e por estar lendo coisas boas que me trazem mensagens boas...

Irinia Zachello - Meu blog: http://livroseuquerolersempre.blogspot.com.br
Samanta 11/03/2013minha estante
Querida Irinia,

Muito obrigada por dividir sua opinião sobre o livro aqui no Skoob!!! Que delícia ler palavras tão lindas sobre o meu livro :)

Um beijo enorme!!!

Samanta




Gia Oliver 21/12/2012

Intenso, inesquecível e emocionante!
Sempre gostei muito de livros que se passam em outros séculos, pois sou uma fã de história, gosto de livros no século XVIII ou XIX , pois a ideologia das pessoas vai se aproximando a que temos atualmente , e acho admirável aqueles cenários e belos vestidos e cavalheirismo.

O que não deixa de estar presente no livro O Pássaro, Caroline é muito impulsiva, teimosa, mas doce, uma criança, que se tornou uma mulher em busca de um sonho que todos nós em nosso íntimo de certa maneira também temos, a almejada LIBERDADE!

Conseguimos observar a mentalidade dos homens da época: Eles tinham que dominar as mulheres, como se elas fossem bichos , sua autoridade estava acima de qualquer sentimento que pudesse haver.
Ainda existem alguns "Enézios Mondevideu" por ai, muitas mulheres como Antonelle.

O livro é cheio de conflitos, como também momentos emocionantes, como o casamento de Caroline com Bernardo , um dos momentos em que fiquei presa no livro, imaginando-a naquele vestido sendo mirada por todos os ciganos e o olhar apaixonando de Bernardo a esperando logo a frente.
Chorei muito também quando ela não pôde ficar ao lado do amado por uma peça dura do destino.

É intenso! Inesquecível com certeza! E emocionante do começo ao fim.
Traz a nós uma lição: Não fiquemos pensando no " E se eu fizesse" , mas sim que o façamos a fim de realizar nossos sonhos.

Preparem-se, alcem seu voo e conquistem!

Samanta 03/01/2013minha estante
Querida Gih,

Você está certa ao dizer: "Ainda existem alguns "Enézios Mondevideu" por ai, e muitas mulheres como Antonelle"

Infelizmente, não é???

Muito feliz que tenha gostado tanto do meu livro!!! :)

Um beijão!




Renata 01/12/2012

Uma boa suspresa
O Pássaro é um livro especial para mim. Primeiro porque me surpreendeu muito e, segundo, porque eu tive a oportunidade de conhecer Samanta Holtz e falar com ela sobre a história de Caroline Mondevieu.
Sobre a escrita de Samanta, não tenho muito o que dizer. É leve, fácil de ler. É o tipo de livro que você não se dá conta de que já leu tantas páginas. A história é bem construída e nos evolve do começo ao fim.
Quando ganhei O Pássaro, confesso que esperava um romance meloso e ingênuo. É exatamente o oposto.
Caroline é valente mas, ao mesmo tempo, inocente. Ela não tem a intenção de causar uma revolta feminista nem nada do gênero. A garota simplesmente quer fazer o que acha digno: decidir sozinha o seu destino. O barão Enézio, por sua vez, é o retrato do pensamento masculino da época e, vale dizer, um péssimo pai. Os diálogos entre ele e Caroline são valiosos para o contexto do livro.
Bernardo, o domador de cavalos, vem para mostrar que os sonhos quase nunca são fáceis de realizar, mas que não se deve desistir. É interessante vê-lo evoluir como homem ao longo da história. Mas além dele, Caroline e Enézio, também há personagens secundários com histórias riquíssimas (Elizabeth é a minha favorita), mas não vou falar sobre elas para não me empolgar e dar spoilers.
Quanto ao desfecho, eu entendo a causa de todos que não gostaram, mas garanto que amei. Poderia sim ter sido diferente, mas tinha que ser desse jeito. Foi uma decisão à altura de Caroline Mondevieu e marcou os leitores.
Samanta 04/12/2012minha estante
Querida Rê

Muito obrigada por postar aqui sua resenha e dividir sua opinião!!!! Adorei a forma como interpretou os personagens e os acontecimentos ^^

Um beijo enorme!




Paula 14/11/2012

O preço da liberdade....
Uma menina quer alçar voo e ser feliz do jeito que deseja... O problema é que a época do século 13, onde barões dominavam as terras e suas filhas tem seus maridos escolhidos e a única função da mulher é providenciar filhos homens para o futuro.

É nesse mundo que vive Carolina, uma jovem muito diferente de sua época. Sua história se passa com um pai controlador, frio e autoritário, uma mãe submissa e um futuro preso e submisso como de sua mãe e irmã. Apesar de tudo, Carolina conhece Bernardo, e com isso descobre que seu mundo não é de flores e que existem diferenças sociais que nem a mente mais inocente pode negar. E assim começa a história fantástica que a doce Samanta Holtz criou!

Eu não preciso dizer que amei a história, porque isso está completamente implícito! E, por ser alguém que detesta romances água com açúcar, posso dizer com toda a certeza que O Pássaro não se encaixa nessa categoria! A evolução dos personagens é forte e coerente, toda a história tem mistério, ação, romance e aventura e Carolina é uma protagonista para se apaixonar!

E, no final, Carolina alça seu voo, sendo livre de verdade...

Fantástico e surpreendente! Recomendo completamente! *_* Parabéns, Samanta, pela história linda que me fez chorar! ;)
Samanta 14/11/2012minha estante
Querida Paula,

Uau!!! Nem sei o que dizer após ler palavras tão lindas sobre meu romance :)

É bem isso que você falou, "O Pássaro" não é nada água com açúcar!! Não tenho nada contra romances desse tipo - confesso até que, hora ou outra, me rendo a alguns rs... mas eu também não conseguiria classificar meu livro assim! Fico feliz que a sua interpretação também seja essa ^^


Um beijo enorme!!! Obrigada pelos elogios e por dividir sua opinião aqui!!!




spoiler visualizar
Samanta 27/11/2012minha estante
Olá, Dayana :)

Que delíciaaaaa receber uma resenha tão positiva!!! OBRIGADA!!!!! Fico muito feliz que O Pássaro tenha sido uma surpresa positiva em suas leituras de 2012 ^^

Um grande beijo, querida, e tudo de bom!!!!




Letícia Kartalian 04/12/2012

O melhor livro do ano: O Pássaro, de Samanta Holtz
O Pássaro foi a minha grande surpresa do ano! Não por achar que a história, vista apenas pela sinopse não fosse boa, não, mas por que eu não esperava que eu fosse me prender tanto na trama e me envolver tanto com os personagens.

A história se passa num tempo onde o status era tudo, riqueza, ter joias, terras, um patrimônio, significava que você era importante!
Como era muito comum naquela época, o homem deveria ser visto e tratado como rei pela família e se possuísse riquezas, deveria ser respeitados por todos à sua volta. Enézio era assim, para ele, sua reputação era algo de extrema importância e sua mulher, Antonelle, e sua filha mais velha, Elizabeth, aceitavam isso, sem questionamentos, sempre obedecendo as ordens do barão. Só que Caroline não era assim, ela era geniosa, atrevida para a sua idade.

Se você que está lendo essa resenha ainda não leu O Pássaro, prepare-se para uma avalanche de emoções e surpresas.

Leia a continuação da resenha no blog Literature Diary: http://literaturediary.blogspot.com.br/2012/11/resenha-o-passaro-samanta-holtz.html
Samanta 04/12/2012minha estante
Querida Letícia

Estou lisonjeada com sua resenha (conforme já comentei lá mesmo, no blog) e ainda mais com este título rs rs... Que orgulho ter meu livro considerado o melhor do ano por você!!!

OBRIGADA!!




Viviane 17/11/2012

"Quando a tristeza cresce dentro da gente, ela precisa sair. Senão não sobra espaço para a felicidade."
Narrada em um mundo de completa submissão feminina -O Pássaro- conta a história de uma menina chamada Caroline, mas não somente dela (deixemos claro!) esse livro vai muito além de qualquer expressão como "apenas", "somente" e "só". Incontáveis mistérios e segredos acompanham essa narrativa incrível.

Vinda de uma família de muitas posses, filha do grande e frio barão Enézio, Caroline vivia exatamente como tinha que viver. Até que, ao conversar com um dos criados de sua propriedade se dá conta da injustiça que vem vivendo na mansão. Não somente a falta de conhecimento do que há por trás da relação riqueza-pobreza, mas o que há fora de sua casa, a realidade externa as paredes do seu quarto. Mesmo sem saber, o menino que conversou com ela foi o responsável por uma mudança completa no seu comportamento. A partir dali, Caroline deixava de ser a menina-submissa para se tornar a criadora do seu próprio destino.
Os anos passam mais a vontade de Caroline de sair de sua casa e viver uma vida diferente, não diminui. Mesmo sem apoio algum, ela luta para que sua vida não seja apenas um baixar de cabeça. Com o passar do tempo, mãe e irmã irão compreender o que liberdade significa e descobrir da forma mais dolorosa (porém, mais eficaz) o seu lugar no mundo.

Preciso dizer: que livro! Eu ganhei de presente e amei a história na hora que li a sinopse (amante de romances históricos nata) mas eu não esperava, de modo algum, um história tão complexa como essa. Samanta conseguiu criar um universo em que cada personagem representa uma parte da narrativa e não pode ser substituído. Cada um tem um segredo que se liga a outra pessoa e faz todo sentido no livro. Quando você pensa que finalmente vai ver a felicidade de alguém "BOOM" uma revira-volta acontece e te deixa de boquiaberta. Uma escrita maravilhosa, por vezes me pequei olhando o nome da autora pra ter certeza que era brasileira (não desmerecendo a literatura brasileira) mas Samanta é com certeza uma jóia pra literatura nacional. Se você ainda não leu, leia! Está mais que recomendado! Virou um favorito
Samanta 19/11/2012minha estante
Querida Viviane

Estou lisonjeada com tantas palavras lindas sobre mim e sobre meu livro!!! OBRIGADA por dividir com os outros leitores a sua opinião, e que bom que o livro a encantou tantoooo :)

Um beijo enorme!




Elissandro 21/08/2012

O Pássaro - Samanta Holtz
Uma obra literária esplêndida, este romance de Samanta Holtz me fez navegar para lugares nunca antes pisados ou sonhados, uma magia sem descrição, simplesmente extasiante, um história que me prendeu do começo ao fim, e com certeza vai conquistar cada leitor que abrir este livro. Com uma linguagem simples e direta, o que em minha opinião é um dos pontos fortes do livro, Samanta nos leva numa viagem de magia e sentimentos pelos tempos remotos do feudalismo, época essa em que predominava os mandos e desmandos do coronelismo exacerbado.
Ela nos conta a história de uma jovem destemida, que desde cedo descobriu que não podia se submeter as tradições de sua época e luta para alcançar aquilo mais deseja, sua liberdade. A obra é narrada na terceira pessoa, mas conta com diálogos fortes e impactantes que nos prendem cada vez mais a sua leitura. A história se desenvolve espontaneamente pelos capítulos, sempre com algo ou alguma ação inovadora e reveladora, traduzindo todas as sensações e sentimentos dos personagens de forma clara e concisa. A trama está centrada em algumas personagens principais como Caroline, uma jovem sonhadora, uma contestadora de sua época, o que a deixou com muitas marcas, como Bernardo, no início um jovem bronco e amargurado pela submissão e pobreza, mas que se rendeu ao poder e a paz dos sentimentos, como o Barão Enézio Mondevieu, um homem frio, calculista, com coração seco de maldade e crueldade, um homem temido por todos, como a Baronesa Antonelle, mulher frágil, indefesa, submissa, mas que se transforma numa mulher destemida na luta por seu amor eterno, como a jovem Elizabeth, carinhosa, sempre amável, tímida e obediente, como Dinamene, uma serva fiel e guardadora de grandes segredose e como a bisa Antonieta, uma personagem chave da história, precurssora em questões de liberdade e que é tem papel fundamental no desfecho da trama.
Esta história realmente me surpreendeu, muito bem escrita, cativante e com um final transformador e diferente que foge totalmente aos scripts dos melhores folhetins e dos contos de fadas, um final que nos mostra o grande valor e o esplendor de ser livre, é essa a mensagem que autora quer nos passar, a liberdade não tem preço, é um valor inestimável, e que vale a pena lutar com todas as forças para ser o dono de sua própria direção e viver como os pássaros que voam livre pelos ares deste mundo, buscando sempre novos horizontes. Como a própria personagem descobriu na bíblia, Deus nos deu o livre arbítrio, cabe a nós as escolhas.
Samanta 22/08/2012minha estante
Olá, Elissandro!!!

Muuuuuito obrigada por me presentear com uma resenha tão linda sobre o meu livro......!!!

Fiquei muito feliz com o quanto você captou tão perfeitamente a mensagem do final, além de interpretar muito bem meus personagens!! A essência do livro é exatamente essa que você explorou aqui!

Obrigada por dividir com seus leitores :)


Um abraço!




133 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 2 | 3 | 6 | 7 | 8 | 9


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR