Os Sete

Os Sete André Vianco

Resenhas - Os Sete

Rita Nunes 05/01/2013

Terror da melhor qualidade!
"Tem gente que não acredita em vampiros..."
Essa frase, logo na capa do livro, pode levar o leitor a uma ideia errada, em uma época de vampiros bonitinhos e românticos como a atual. Mas os vampiros de André Vianco são mais antigos, muito mais complexos, interessantes e assustadores que s atuais. É um livro envolvente, extremamente bem escrito, com passagens de extrema violência e outras de toque quase cômico. Os personagens são muito bem estruturados, mesmo os personagens secundários. E outro ponto alto é o fato da história se passar no Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul. Não entendo a necessidade que certos autores nacionais têm de ambientar suas histórias em outros países.
Enfim, como já ficou óbvio, amei o livro! André Vianco conquistou mais uma fã!

Raul 18/01/2013

Surpreendente
Achei que iria odiar o livro mas me surpreendi com seu ritmo acelerado e com suas cenas de ação intensas. Há algumas coisas que soam um pouco estranhas. Um vampiro falando português de Portugal, pelo menos para mim, é uma coisa um pouco bizarra. O autor também exagera em algumas descrições e capítulos poderiam ter seu tamanho diminuido pela metade sem dificuldade nenhuma. Mas é um bom livro que se deixa consumir com facilidade. Me deixou muito curioso em relação aos outros livros do autor.

Aline Basilio 25/01/2013

Vampiros me mordam ?!

Fernanda Winchester 25/01/2013

Um navio naufragado , nele é encontrado uma caixa de prata com 7 corpos , quando um grupo de estudantes começam a estudar os corpos, mal sabem eles que são Vampiros Portugueses . conforme cada um vai voltando a vida, vao mostrando seus poderes , por exemplo : Inverno, Gentil, Acordador, Espelho, Lobo e Setimo . É uma otima historia Brasileira :D

ericanna 03/02/2013

Muito divertido o livro. Achei bem interessante a forma como o André Vianco transpôs a lenda dos vampiros para nossa realidade. Os vampiros são lusitados e chegam ao Brasil em uma caravela, em 1530, presos em uma grande caixa de prata. A caravela é afundada e os vampiros passam quase 400 anos debaixo d'água, até que dois mergulhadores de Amarração, no Rio Grande do Sul, encontram a caixa que contém os portugueses. o resto, só lendo pra saber.

Luiz Alberto 09/02/2013

Fantástico
O segundo livro de Vianco, porém o primeiro publicado, extraiu o que há de melhor na escrita do autor, talvez por não haver pressão de editores, ele conseguiu fazer-me sentir frio com o "Dom Guilherme", apreensão com Manuel e euforia quando finalmente Miguel mostrou-se.
É um livro fantástico, com uma narrativa cinematográfica. Sempre o recomendo!

Karine 27/02/2013

Pessoal adorei o livro!!!

Uma história bem bolada por André Vianco, que acontece aqui mesmo no Brasil... têm suspence e eh divertida ao mesmo tempo...

Daniel Bittar 03/03/2013

História interessante mas a redação deixa a desejar
O livro conta a história de sete vampiros portugueses que vieram desembarcar por acidente em Amarração, uma cidadezinha litorânea do Rio Grande do Sul. Esse aspecto da narração bem como diversos acontecimentos posteriores contam um enredo que chega a ser hilário em vários momentos. Rendeu-me muitas gargalhadas durante a leitura.

Por outro lado a parte da ação do livro ficou a desejar. O autor repete a mesma informação diversas vezes durante a narrativa, o que entrava um pouco a leitura. Nesse aspecto a redação parece amadora e fica cansativa. Causa a impressão que a editora forçou o autor a escrever um número de páginas que ele não estava preparado para fazer e acabou repetindo a mesma informação em vários pontos apenas para alcançar alguma meta de páginas.

Apesar da narrativa cansativa em alguns momentos e alguns erros de ortografia encontrados no livro eu dou três estrelas pelas gargalhadas e pelos momentos de emoção causados pela leitura. Estou agora com vontade de ler O Sétimo e ver o que nos aguarda la.

Ricardo Santos 05/03/2013

Literatura de entretenimento brasileira

No gênero terror, não sou muito fã de vampiros. Prefiro os zumbis (isso muito antes do sucesso de The Walking Dead), por serem metáforas mais interesses para refletir sobre temas como morte, comportamento social, religião e ciência. E também porque zumbis são 100% terror. Lobisomens, vampiros e até múmias dão margem para situações de romance teen ou de erotismo fraquinho.

Não é o caso de Os Sete, primeiro romance publicado pelo já veterano André Vianco. Devo logo dizer que, independe da qualidade dos seus livros, o autor tem todo o meu respeito pela maneira pioneira e corajosa como iniciou sua carreira.

Ele publicou este romance com dinheiro do próprio bolso, correu atrás de livreiros e vendeu relativamente bem até chamar a atenção de uma editora profissional.

Na verdade, o caminho não deveria ter sido este. Uma vez que estamos falando do final dos anos 1990 para os 2000. Época em que grandes editoras estavam há muito estabelecidas no país. Não sei dizer ao certo, mas provavelmente ele mandou os originais para as editoras e foi recusado por um monte delas. Assim como tantos clássicos da literatura universal, assim como Harry Potter.

As rejeições fazem parte do mercado editorial. Mas André Vianco merece palmas porque decidiu investir numa literatura de gênero. Ele queria ser lido por centenas de milhares, ou mesmo, por milhões de leitores brasileiros. Estes sempre ávidos por romances escritos por autores nacionais que tenham uma linguagem próxima desses leitores, e que tratem de temas, pessoas e lugares mais familiares aos brasileiros. Tudo isso, claro, dentro da tradição do storytelling dos best-sellers.

Como já havia dito o crítico literário e faz-tudo das letras José Paulo Paes, faltava ao Brasil a criação de uma literatura de entretenimento. Ele acreditava que muita gente no país queria ler estórias bem contadas no gênero policial, terror, fantasia, ficção-científica, mas só encontrava isso nos livros internacionais.

Antes, autores nacionais de sucesso como Jorge Amado sofriam críticas, grosso modo, pelas razões erradas. Salvava-se um Marcos Rey, mas que ficava restrito à seara do infanto-juvenil.

Há pouco mais de dez anos, o quadro vem mudando. Essa literatura de entretenimento é uma realidade crescente e pujante. Surgem novos autores, que se tornam estrelas de suas respectivas editoras, vendendo livros que chegam aos 500 mil, 1 milhão de exemplares. Uma conquista colossal, sem dúvida. Mas aí levanta-se outra questão relevante:a qualidade do livro em si.

E nesse ponto, infelizmente, salvo exceções, autores nacionais de entretenimento precisam se esforçar mais. Seus romances acabam contando estórias da mesma forma que os best-sellers estrangeiros, apenas adaptando-os à cor local. Cometem os mesmos vícios e clichês, tendo em desvantagem um texto menos fluente. Pode-se dizer o que quiser de um autor como Ken Follet, pode-se criticar sua visão de mundo etc., mas o homem sabe conduzir uma trama de suspense como poucos, num texto limpo e agradável de ler. O mesmo não pode ser dito de muitos autores nacionais que têm uma prosa suja, sucumbindo principalmente ao mal de todos males em qualquer texto, o maldito "eco" (rimas involuntárias).

Li este romance até quase a metade. Ele tem um storytelling maduro e pesquisa apurada, tão necessária à trama, à sua credibilidade, à sua lógica interna. Li um trecho que merece todo o reconhecimento de forma e conteúdo: o momento em que um caminhoneiro mata uma garotinha atropelada, foge para casa em terror pelo sucedido, e depois algo terrível acontece nessa casa. Foi um trecho que me deu medo. Por causa do desenvolvimento, do ritmo, da tensão. Infelizmente, foi um trecho de poucas páginas.

Parei de ler o livro porque o texto mal trabalhado atrapalhava o storytelling. Fui até onde minha paciência permitiu.

Depois fui ler alguns trechos de outros livros do autor. Não me parece que ele tenha se preocupado em trabalhar melhor o texto em nenhum deles. É uma pena.

Deh 04/04/2013

Gostei muito desse livro e dos outros da série, pois segue a "lógica vampiresca" e achei bem legal a história se passar em lugares que eu conheço muito bem =)

Helaine 09/04/2013

O melhor
Esse foi o primeiro livro que eu li... Por causa dele eu me apaixonei pela leitura. è a melhor historia de vampiros que eu já vi.

Pryscilla S. 12/04/2013

Adorei
Como sou uma fã de livros vampirescos, resolvi ler Os Sete. Gostei demais e super indico.André Vianco sabe realmente como escrever uma história vampiresca.