Os Sete

Os Sete André Vianco

Resenhas - Os Sete

Ingrid Laís 04/07/2022

Livro que estava anosss na minha estante, e resolvi ler agora. É interessante, porém um pouco enrolado.
Gostei dos poderes de cada vampiro, como cada um é diferente e tudo mais, eles aprendendo as coisas do século atual, chega a ser engraçado.

Foi um livro bom, mas nada que me prendesse para ler tudo logo. Aquele livro que quero saber o final, mas me enrolei pra ler haha Vi que tem continuação, até despertou um pouco minha curiosidade no final, mas nada exagerado. Não tenho certeza se irei ler o segundo.

Enfim né, acho que foi bem razoável haha mas um razoável legal!
Washington24 29/09/2022minha estante
Olá. Gostei bastante da sequencia. O Bento também é muito bom.

Ingrid Laís 29/09/2022minha estante
Legal, não conheço esse, vou pesquisar sobre

Kelly Brandão 11/01/2016

Pense em uma história incrível ! Os sete é um livro que me surpreendeu, nunca duvidei que seria bom, mas não acreditava que gostaria tanto !
Os sete conta o que aconteceu depois que uma caravela de cinco séculos é resgatada de um naufrágio no litoral brasileiro. Dentro desta caravela foi encontrada, além de alguns tesouros, uma caixa de prata com estranhas inscrições, inclusive advertências para que a caixa jamais seja aberta ! Mas ela foi, e dentro dela haviam sete cadáveres. E é aí que a coisa fica ótima !
Amei os vampiros, todos eles. Vampiros portuguêses que nunca viram luz elétrica, geladeira, carros, trens ... Gente, é hilário ! Dei muitas gargalhadas !
Mas não se enganem, pois eles sabem ser muito cruéis. O autor mescla está " inocência " de quem nunca teve contato algum com a tecnologia e coisas atuais, e a crueldade e o desejo de sangue dos vampiros !
No meu ponto de vista, os vampiros são os protagonistas, pois os personagens que os encontraram não são tão interessantes.
Comecei o ano com uma excelente leitura !
ricardo.machado 17/01/2016minha estante
Boa resenha. Também já li esse livro é gostei bastante na época.

Kelly Brandão 29/01/2016minha estante
Obrigada Ricardo !

Vitor 22/12/2010

Agora já temos nossos próprios vampiros!
Acho que estou meio atrasado, não? Vianco já publicou diversos livros desde que começou a escrever e só agora estou dando realmente uma chance para os livros do escritor. Comprei esse e a seqüência, “Sétimo”, há meses numa promoção bacana do submarino. Só agora houve uma boa brecha nas minhas leituras e posso fazer essa resenha.

Vianco é o escritor de fantasia nacional que mais vendeu até hoje, ultrapassando a marca de 700 mil exemplares vendidos (algumas fontes dizem 300, mas enfim...). Seu best-seller, “Os Sete”, já vendeu mais de 55 mil cópias. Ele é talvez o único brasileiro que conseguiu algo perto da grande fama no ramo de ficção fantástica. Essa estatística parece estar sendo quebrado aos poços por autores como Eduardo Spohr e Raphael Draccon, mas esse papo fica pra depois.

Vamos falar do livro, que é bom: o romance trata da história dos sete vampiros do Rio D’Ouro, em Portugal, que são encontrados por mergulhadores no litoral brasileiro depois de cerca de 400 anos aprisionados. Depois de despertos, dificilmente serão contidos.

Primeiramente: não é um livro de terror, nem de longe. É, sim, de aventura, ação, fantasia (urbana...?). As cenas de ação são um ponto alto do livro, que as retrata muito bem. O autor soube dar o clima cinematográfico necessário, possibilitando que você visualize mentalmente a pancadaria.

A caracterização do cenário marca muito, pois nosso Brasil está finalmente sendo palco de espetáculos tão emocionantes. O leitor sente um verdadeiro gosto de reconhecer cantos conhecidos onde os vampiros passam e fazem das suas. Esse é um chamariz bacana de Vianco: jogar essas criaturas no cenário brasileiro, seja na praia ou na cidade... É seu diferencial, digamos.

Quanto ao resto, como personagens e narrativa, não há grandes falhas, exceto algumas expressões meio ridículas como “bom pra tosse...”, que eu pessoalmente não usaria num livro. Algumas atitudes dos personagens são meio inverossímeis e um ou outro vampiro não tem tanto destaque quanto outros. A batalha final do livro me decepcionou um pouco, mas foi mais um a questão pessoal, então não acho que conte como falha.

Há a questão dos poderes dos vampiros, ainda mais poderosos que em outras histórias. Vejo isso como um diferencial da história, mas alguns podem achar ruim e outros podem adorar. Ainda sobre os vampiros: é bem legal ver esses seres tentando entender as mudanças e tecnologias do mundo moderno. Outro acerto de Vianco, que poderia até ter explorado melhor isto.

Concluindo: Os Sete é um promissor início de carreira para Vianco, que hoje já tem mais de 10 livros publicados e um amadurecimento profissional bem maior. Percebemos erros que um escritor mais experiente não cometeria, e que Vianco não deve repetir. É um bom livro, que entretém todas as idades, que diverte e que, talvez, choque em algumas passagens. Nossa literatura precisa de mais talentos como esse.
João Pedro 22/10/2010minha estante
Interessante saber que há esse tipo de literatura no Brasil.

Lucas 24/10/2010minha estante
Parece interessante!

DAbora311 15/07/2019

Decepcionante
Clei 17/07/2019minha estante
Nossa que pena, eu acho ele livro muito bom hahahhajaja mas tem outro melhor sangue de lobo de duas escritoras brasileiras.

DAbora311 17/07/2019minha estante
Achei a narrativa muito arrastada e as coisas demoram a acontecer, esperava mais.

Dominic.George 17/09/2023

Os Sete - André Vianco
Imagina só, você ter uma idéia que ninguém no Brasil inteiro teve e na hora de executar essa idéia, encher o livro de longos capítulos que não levava a lugar nenhum.

Assim fez André Vianco.

Confesso que o que me fez continuar a leitura não foi a história, foram os personagens muito bem construídos e a evolução que tiveram diante do caos instalado. Nisso dou nota dez para o autor, pois nos dias de hoje é tão difícil você encontrar um livro, até mesmo séries ou filmes, em que fica dividido se torce para o vilão fazer o mocinho ir de arrasta pra cima ou se torce para que o mocinho finalmente faça o vilão pagar por tudo o que fez. E assim eu fiquei, principalmente nas cenas em que Miguel (Gentil) mostrava que o lado bom e justo dele não havia desaparecido assim como sua humanidade.

Outro ponto positivo da história era o modo como Vianco usava pequenas doses de realidade e ficção com muita maestria, me deixando confuso em alguns momentos se aquilo realmente havia acontecido e o exército realmente conseguiu ocultar toda a informação.

Em suma, Os Sete é, sim, um livro com muitos furos e erros, mas não posso negar que André Vianco é um marco para nossa literatura nacional.
Cacauzinha1 17/09/2023minha estante
Tentei terminar esse livro por duas vezes e não consegui, a ideia da história é realmente maravilhosa porém arrastada que só.

Dominic.George 17/09/2023minha estante
Uns capítulos longos que não levam a lugar nenhum.

Laura Nepomuceno 05/07/2012

Os Sete - André Vianco
Que livro surpreendente! Amei o fato do autor ter escrito por meio de vários "lados" mostrando um pouco de cada personagem, os que eu mais gostei foram o Gentil, Miguel ( a gente eu me derreti por ele ser um vampiro tão... Gentil, pena que... Bem leiam para saber o que acontece) e o Inverno, Guilherme ( fazer o que eu gostei da força de vontade dele) a história é incrível, pessoal tem coisa mais incrível do que você descobrir uma caravela de 497 anos atrás no fundo do mar, achar nela uma caixa que contém "demônios" que foram aprisionados nela e sem querer algo desperta um deles? Então ele começa um série de assassinatos para encontrar os outros que foram mandados para Porto Alegre, depois de todos acordados eles voltam para buscar a caravela e ir de volta para o seu castelo, mas o que eles não sabem até certo ponto foi que ficaram presos durante tanto tempo. Isso é o que acontece em Os Sete quero logo ler Sétimo, creio que irá ser mais emocionante ainda.
Fabio 09/08/2012minha estante
Entrei na Livraria Saraiva a procura de 1 livro da Anne Rice para dar de presente, vi Os Sete na estante e o peguei pra dar uma olhado, li quase 30 paginas lá mesmo, simplesmente não da para para de ler.

Laura Nepomuceno 12/08/2012minha estante
Pior que é esse livro é um livro que prende a pessoas.

bort0 19/06/2014

Primeiro livro do André Vianco que leio e sinceramente não gostei nada.
Achei a narrativa fraca, os diálogos fracos e o desenrolar previsível. Mas não sou um expert, eh minha humilde opinião.
JF 20/11/2016minha estante
undefined

Krishna 14/01/2013

Incrível como é bom ler um romance assim , contemporaneo , escrito em nossa terra , retratando algumas cenas e locais familiares e com uma qualidade que não deixa nada a perder a Anne Rice ou Sthephen King .
Recomendo a leitura da série completa
Aline 31/01/2015minha estante
Cruzes, comparar André Vianco a Stephen King. Enquanto o senhor King saber escrever e envolver o leitor, Vianco precisa aprender muita coisa ainda...

Bruno 10/03/2020

Promissor
Ideia excelente, boa ambientação e... Bom é isso. Sabe quando você pensa, nossa forçou a barra? Infelizmente o livro está cheio dessas situações, cada uma quebra a sensação de realidade e te faz torcer o nariz, fora as muitas barrigas e desvios que te levam do ponto A ao ponto A, e tu pensas, por que raios li as últimas cinquenta páginas? Foi difícil terminar a leitura, o fiz pois o livro sucessor aparentemente teve uma ótima evolução do autor na seu escrita. Só espero que não seja só mais um piada ruim de português.
Sel 18/03/2020minha estante
Hahahaha! É exatamente isso! Não vou escrever muito pois também tenho a minha resenha a fazer, dessa palhaçada, disfarçada de livro!

Leitura e . 29/05/2020minha estante
Oii.. boa tarde, tudo bem? Desculpa interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar para seguir meu instagram literário e me acompanhar em minhas leituras... E vai rolar sorteio de um livro no Domingo!! Te espero la! Obrigado ?

@leituraeponto

Adriana 02/10/2012

Este foi meu primeiro contato com a escrita de André Vianco, autor nacional que faz sucesso com suas obras de terror, principalmente de vampiros. Justamente por isso, Os Sete foi o meu escolhido para o mês de Agosto do Desafio Literário 2012, cuja proposta era ler algo de terror.

O livro narra a saga de Tiago, César, Olavo e Eliana. Quatro moradores da pequena praia de Amarração, no litoral Rio Grandense, que na infância foram um grupo de sete jovens unidos pela amizade: os sete de Amarração. Agora, depois de adultos, cada qual seguiu seu caminho e só sobraram os quatro para dividirem suas aventuras.

Tiago e César trabalham na parte administrativa da prefeitura de Amarração, enquanto Olavo fica a serviço do IML da cidade. Já Eliana está estudando história em uma faculdade de Porto Alegre.

Em um de seus habituais mergulhos pela costa, Tiago e César encontram uma caravela portuguesa, naufragada há centenas de anos. Depois de muita exploração e com a ajuda do departamento de história da faculdade de Eliana, eles conseguem retirar a caravela do fundo do mar para descobrir os possíveis tesouros nela encerrados.

Porém, eles não imaginavam que uma das descobertas traria a tona o MAL encarnado. Seres demoníacos criados pelo próprio satã, que foram aprisionados por séculos na caixa e que agora estão a solta.

Chupadores de sangue que, além de sugarem a vida humana, ainda possuem talentos especiais. Cada um dos Sete vampiros é responsável por algum dom incrível. Seus nomes os explicam ou não: Inverno, Espelho, Lobo, Gentil, Acordador, Tempestade e Sétimo. Cada um destes vampiros portugueses traz na alma a sede de vingança e de sangue fresco.

E soltos neste mundo moderno e diferente, eles estão dispostos a fazer muito estrago… Poderiam os humanos conter tais feras bestiais? Isso só lendo para descobrir.

O livro é bem escrito e mostra grande potencial de André Vianco. Porém, em diversos momentos senti que faltou pesquisa do autor para construir sua trama no Rio Grande do Sul. Vianco não é daqui (é natural de São Paulo), mas para inserir toda a trama em determinado lugar é indispensável que se conheça os costumes e trejeitos do mesmo. Além do clima.

Por que digo isso? Existem inúmeras passagens do livro onde é citado mais ou menos assim: o Rio Grande do Sul tem fama de ser frio. Não, não e não. O RS não tem “fama” de ser frio, ele é frio. Muito frio. Não é só porque uma cidade é litorânea que deixa de ser frio. Acreditem, isso é fundamental na obra, já que Inverno é o primeiro dos vampiros a ser solto e espalha um frio glacial. Mas daí nenhum personagem tem roupa de frio porque mora na praia. Vê se pode um gaúcho de verdade morar na praia (ao sul, onde chega a ser mais frio do que na cidade) e não ter roupas térmicas!!!

Mas claro que não é só isso. Os “bás”, “tchês” e “barbaridades” inseridos a torto e a direito só para mostrar que estamos no RS não me convencem! Já falei várias vezes que esse tipo de expressão não é usada o tempo todo aqui. Já está na hora do resto do país entender isso e parar de caricaturar o gaúcho de uma forma tão absurda!

Sei que o autor queria ambientar a história em um local onde não houvesse muita exploração do mergulho e o RS é um ótimo exemplo disso. Mas daí faltou ligar o resto da história. Por que aqui???

Tirando estes questionamentos que seguiram comigo ao longo da leitura, posso dizer que gostei muito do livro. É daquele estilo de terror que não é tãããão assustador quanto a Trilogia da Escuridão, por exemplo. Algumas passagens chegam a ser bastante cômicas, inclusive.

O legal é observar um autor nacional de sucesso em sua primeira obra “famosa”. Aliás, Os Sete é apenas o primeiro de uma série. Depois dele temos Sétimo e os livros da trilogia O Turno da Noite, que é uma espécie de continuação.

Quem gosta de terror, suspense e seres sobrenaturais, com certeza deve dar uma chance a algo deste estilo escrito por um brasileiro.

Resenha em http://mundodaleitura.net/?p=4498
Gui 23/10/2012minha estante
então,sou casado com uma gaucha, e tudo que voce disse do RS procede, só discordo de um comentario seu:

"Além disso, ainda me resta a dúvida: o que uma caravela portuguesa estaria fazendo em águas Rio Grandenses se não foi aqui que os portugueses chegaram por via marítima? Não entendi o.O"

simples, Brasil recem descoberto, via nordeste, estão "povoando" o Brasil, ai querem despachar 7 demonios,vão despacha-los bem no local onde estão "povoando" a nova terra? não seria muito esperto né, por isso "desceram" parao RS pra despachar os demonios bem longe da onde eles estariam. por isso que faz sentido terem naufragado no RS.

Café & Espadas 17/03/2017

Não Abra a Urna! Mas eles sempre abrem...
Os Sete é um derivado do primeiro romance de André Vianco "O Senhor da Chuva" publicado em 1998 e mais tarde republicado pela Editora Novo Século.

Apesar do que pode se pensar, Andre não começou explorando a imagem do vampiro logo de início. Anjos e demônios é que estão na raiz do que viria posteriormente. Mas a consagração do autor só viria realmente com a história dos vampiros do D’Ouro.

No enredo, acompanhamos a história do descobrimento de uma caravela naufragada no litoral do Rio Grande do Sul. Thiago e César, dois mergulhadores amadores, foram os responsáveis pelo achado, que logo atraiu a atenção do departamento de história da fictícia USPA, Universidade Soares de Porto Alegre.

Em meio a várias relíquias encontradas dentro da caravela, a mais enigmática é uma urna feita de prata datando do século XVI (por volta de 1500) contendo 7 corpos mumificados.

Essa múmias logo se revelam ser os vampiros ao qual o título se refere. Um a um eles vão despertando e causando o caos por onde passam.

A história evolui a partir desse ponto. E aí começam os problemas da obra de André Vianco.

- Leia a resenha na íntegra no site do Café & Espadas. Link abaixo:

site: https://cafeespadas.com/os-sete/
Bruna Araujo 13/10/2017minha estante
undefined

Halanda.Debossan 31/05/2019

Quase desisti de ler o livro, achei que no fim ele poderia melhorar, mas foi só decepção. A história tinha tudo pra ser boa, mas acho que foi muita enrolação e o final não teve uma conclusão o que me deixou ainda mais frustrada.
leosilva 12/10/2021minha estante
É pra você comprar o próximo livro ! rsrsrs

Yuri > @yurib19 24/04/2020

Surpreendente
Infelizmente a gente não dá muito crédito ao livros nacionais, principalmente quando são de fantasia ou ficção científica. Mas esse surpreende demais! A trama nos prende do início ao fim, a mitologia é redondinha e o fato de tudo se passar no Brasil deixa tudo mais familiar. E são vampiros de verdade!
Man 24/04/2020minha estante
Esse livro é muito bom. Gosto demais da escrita do autor.

Caderno de botas 09/10/2018

Conhece aquela do português que acordou numa terra estranha depois de dormir por quase 500 anos?

Pois bem. Uma antiga caravela portuguesa é encontrada no nosso litoral brasileiro. Dentro dela, uma caixa enorme de prata guarda sete corpos e uma advertência: são bruxos, não devem ser libertados. Alguém dá atenção ao aviso? É claro que não. E durante a abertura do sarcófago, um dos vampiros é reanimado por acidente.

Continua no blog...

site: https://cadernodebotas.blogspot.com/2018/10/os-sete-andre-vianco.html
Deacon 16/01/2019minha estante
Cara, só no Blog?? Zoação isso.