Os Sete

Os Sete André Vianco

Resenhas - Os Sete

Duda França 18/08/2023

Resumo do livro Os Sete, de André Vianco
? Olá Guardiões da Leitura, o resumo de hoje é do livro Os Sete, de André Vianco. É incrivelmente bom! Tem tantas referências interessantes, os personagens são maneiros e o caos todo se passa no Rio Grande do Sul. Preparem seus agasalhos e vamos ao resumo:

? Há mais de quatrocentos anos, um grupo de pessoas se tornou vampiro e foram caçados de um jeito inimaginável. Sete deles foram aprisionados numa caixa de metal (vampiros são sensíveis a esse material) e o compartimento foi depositado numa caravela portuguesa que naufragou muitos anos depois. Quem deu o azar de encontrá-la foi uma dupla de amigos mergulhadores.

? Pensando em enriquecer, contataram a faculdade de história da região pra estudar aquela caravela. Uma grande equipe chegou para analisar a embarcação e, melhor que isso, abriram a caixa de metal pra estudar os sete cadáveres que mais pareciam carne seca. Seus nomes horripilantes estavam gravados em cada espaço: "Inverno", "Acordador", "Tempestade", "Lobo", "Espelho", "Gentil", "Sétimo". Tudo piora quando um deles acorda após uma aluna, a Eliana, derramar um pouco de sangue no defunto.

? Um vampiro foi acordando o outro, com uma força descomunal, poderes sobre-humanos e uma facilidade em aprender as coisas da nova era, tomaram toda a cidade tentando voltar para seu castelo em Portugal e tentaram levar a moça que os acordara.

? Gentil ainda guardava um restinho de humanidade em seu coração morto e travou o tempo para ajudar Thiago, que transformara em vampiro e a sua amada Eliana. Mas, em troca, ele deveria despertar o Sétimo, o irmão traído. Assim, o homem fez. E Sétimo acordou furioso, diferente dos irmãos, ele era uma besta fera. Thiago sentou-se ao lado do monstro e começou contar-lhe tudo...

????? Esse livro mostra o que é ser um vampiro de verdade. O leitor vai sentir medo, horror e pavor durante toda a história, recomendo muito. E tenham cuidado com seus pescoços...
Dominic.George 17/09/2023minha estante
Pensei a mesma coisa que você, isso sim é vampiro de verdade

Camila.Dias 09/10/2022

Achei que não ia terminar nunca
Pela quantidade de meses que levei pra ler, já da pra saber que o livro não é dos melhores.
O livro fala sobre um grupo de amigos que descobre uma caravela no fundo do mar, que contém o corpo de 7 vampiros, aprisionados ali há séculos. O desenrolar da história acontece à partir da jornada desses vampiros após libertados, quase que "acidentalmente".
O livro é cansativo, parece que roda, roda e fica na mesma coisa, não evolui, não emociona, não cativa.
Li até o final pra saber onde ia dar, mas o final, parece que foi feito pra encerrar algo que nem o autor sabia onde ia dar. Final xoxo, sem emoção nenhuma. Além disso, os personagens são muito desinteressantes e sem carisma.
Carmen 17/11/2022minha estante
SIM! Li na força do ódio só para terminar. Falou tanto tanto do sétimo e não senti nada dele. Pensei que ia ser O personagem mas não mostrou nem a sombra do que era. Não me empolguei, não me motivou - li no ônibus pra passar o tempo. Preguiça até de criticar.

Carlo 22/01/2011

Surpresa!!!
Surpreendente!
A história começa envolvente, deixando o leitor na expectativa no desenrolar da trama. Fiquei atraído no detalhar dos cenários, a visualização das cenas é certa!!!
Parecia que na primeira metade, a obra estava perdendo a cadencia. Engano meu!!! Pois, aí é que o grande André Vianco, nos apresenta na narrativa do Vampiro Gentil ((Miguel)), fundamentos que alicerça a história.
Então, gajos!!! Podem viajar nessa caravela, a coragem é sua única arma!!!
_Du_ 25/01/2011minha estante
Tenho que ler isso!!! Gostei muito de sementes no gelo! Abraço!

Grazi 24/06/2022

Uma das leituras mais entediantes do ano, a história só foi ficar menos chata na página 300, não me deu a mínima vontade de ler.

A narrativa da história vai trocando de personagem pra personagem conforme os capítulos oq deixou tudo muito confuso pq as vezes trocava pra um personagem aleatório que nunca mais apareceria no livro. A versão que eu li tinha 535 páginas de pura enrolação.

Pra não dizer que foi totalmente ruim, a história de como eles foram parar no Brasil é muito legal.
Jhon 11/09/2022minha estante
Pena que não gostou. Você tem essa edição? Gostaria de vender?

Leitura e . 29/05/2020minha estante
Oii.. boa tarde, tudo bem? Desculpa interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar para seguir meu instagram literário e me acompanhar em minhas leituras... E vai rolar sorteio de um livro no Domingo!! Te espero la! Obrigado ?

@leituraeponto

Junior 27/07/2020

É um bom livro, mas parece que não vai acabar nunca
Apesar de uma historia de vampiros muito bem aclimatada ao nosso contexto, é um livro arrastado. Do meio pro fim parece que não vai acabar nunca. Muita coisa poderia ter sido cortada da versão final e agilizada. Os personagens que não são vampiros tbm poderiam ter sido mais profundamente desenvolvidos. A Eliana e o Tiago, mesmo, são mocinhos sem força. Mas, considerando que é o primeiro do autor e foi concebido la nos anos 1999 ele tem seus méritos pelo bom trabalho com a linguagem e por ser precursor no gênero, além de se preocupar com a diversidade racial entre os personagens.
leosilva 07/08/2020minha estante
Também achei a leitura arrastada a partir de certo ponto. Estou quase terminando, mas, é uma leitura difícil de digerir...

Leo Ferreira 14/07/2023

Péssimo!
Não tem enredo, não tem trama.
É apenas uma infinita descrição de lutas, viagens e revivamentos.
Não desperta nenhum tipo de sentimento no leitor, nem amor, nem ódio, nem repulsa, nem afinidade, nada.
É simplesmente insosso, sem relevância.
É péssimo.
É fraco.
É história inventada, contada e escrita por crianças de 5ª série.
Sabe aquelas histórias que a gente inventa quando criança? É uma dessas nossas histórias.
Não recomendo a ninguém.
Dominic.George 17/09/2023minha estante
Nós lemos o mesmo livro?

mayagraciele 29/08/2023

A premissa do livro é bem interessante, vampiros de antes da época do descobrimento do Brasil e portugueses. Histórias de vampiros tem várias, mas que se passa em terras tupiniquins foi a primeira que eu li. Os sete vampiros, cada um com um poder, são cruéis e implacáveis. Curiosa para ler o próximo.
Dominic.George 17/09/2023minha estante
Esse livro é muito bom...

Silvio 11/10/2011

Um livro sobre vampiros que se distancia bastante do tradicional e não são vampiros bonzinhos, como têm aparecido recentemente. É cheio de ação, suspense, fatos muito inesperados. Os vampiros não são romenos nem ingleses ou americanos, tampouco são da Transilvânia, são portugueses!!!! A história se passa no Brasil, eles não temem crucifixos, não morrem com estaca no coração nem com balas de prata; armas de fogo não os matam, mas os prejudicam. Como estão fora do tempo, impressionam-se com a tecnologia atual. Não são criados novos vampiros através de suas mordidas, ao contrário, só se torna vampiro quem receber seu sangue. Um vampiro-lobisomem que se transforma em lobo somente quando quer e um vampiro que só pode usar seus poderes uma vez por mês.

Apesar disso tudo, o autor se empolga com a história em si e se esquece de várias informações, causando diversas incoerências!
Por que a caixa onde estão presos é de prata se a prata não os incomoda?

O professor de Biologia, Diaz, cai no esquecimento logo no início do livro; mais adiante, desaparecem o de História e o padre. Encontram um vegetal desconhecido semelhante a um rabanete, também esquecido.

Os vampiros só tinham cinquenta reais, dados por Donato, o dono de uma van. Mais à frente, eles deixaram um maço de dinheiro no banco da van. Deixaram também a espingarda no veículo e mais tarde usaram tal arma em um humano.

Quatro cadáveres foram enviados à USPA e tiveram os crânios radiografados, no entanto falaram da radiografia de cinco crânios; tais radiografias foram interpretadas por um professor de História e um padre, não por um médico, biólogo, etc. e tal.

O episódio do garoto no túnel do trem só serve para engordar o livro.

Não explica como os vampiros foram aprisionados na caixa.

O "Lobo" foi alvejado com uma bala de prata e ficou "inconsciente" por várias horas; depois foi atingido por duas balas de prata que nenhum mal lhe causaram.

Tiago cravou uma estaca no peito de Miguel, um vampiro, quando este dormia. Depois pediu a seu amigo que retirasse a estaca. Por quê, se ainda não sabia qual era o poder especial de Manuel?

São alguns exemplos de "erros"; há vários outros.
Jossi 12/10/2011minha estante
Silvio... algumas perguntas podem ser respondidas e algumas das "incoerências" que você cita podem ser explicadas.

->Por que a caixa onde estão presos é de prata se a prata não os incomoda?
R.: Pelo que entendi, a prata os incomoda, mas não os mata. Ou seja, a bala de prata mata o lobisomem, não o vampiro. Por isso o "Lobisomem" morreu na forma de "lobo" e regenerou-se depois, na forma de homem (ou vampiro).

->Vladimir, Terezão e a garota morta pelo caminhão ressuscitam e depois não se sabe o que aconteceu com eles, nem por que ou para que ressuscitaram, além de a garota estar no necrotério com a cabeça esmagada e sair falando.
R.: Fica claro que eles foram "reerguidos dos mortos" para ajudar o "Acordador" a instalar o caos. Depois todos, inclusive a menina, foram assombrar os vivos... a função dos zumbis era justamente essa, vingar-se dos que lhes tinham feito mal. Ou de quem eles imaginavam terem lhe feito mal.

->Tiago diz que nunca teve medo do sobrenatural, tinha medo de armas, da violência, no entanto foi o primeiro a ficar com medo e fugiu.
R.: Tiago não tinha medo do sobrenatural, mas queria proteger sua namorada a qualquer custo. Se nao fosse por ela, talvez ele mesmo não tivesse fugido.

->Tiago cravou uma estaca no peito de Miguel, um vampiro, quando este dormia. Depois pediu a seu amigo que retirasse a estaca. Por quê, se ainda não sabia qual era o poder especial de Miguel?
R.: Pelo que entendi, Tiago não queria matar o "amigo vampiro", apenas imobilizá-lo por algum tempo. Talvez quisesse sua ajuda qualquer que fosse ela, fosse qual fosse seu poder.

E algumas de suas perguntas ficam mesmo sem resposta. A tal planta (que eu imagino fosse uma mandrágora)... os professores, cujo destino não foi mencionado... o padre, que também não é mais mencionado...

No todo, porém, é um excelente livro. Eu adorei.

Caderno de botas 09/10/2018

Conhece aquela do português que acordou numa terra estranha depois de dormir por quase 500 anos?

Pois bem. Uma antiga caravela portuguesa é encontrada no nosso litoral brasileiro. Dentro dela, uma caixa enorme de prata guarda sete corpos e uma advertência: são bruxos, não devem ser libertados. Alguém dá atenção ao aviso? É claro que não. E durante a abertura do sarcófago, um dos vampiros é reanimado por acidente.

Continua no blog...

site: https://cadernodebotas.blogspot.com/2018/10/os-sete-andre-vianco.html
Deacon 16/01/2019minha estante
Cara, só no Blog?? Zoação isso.

Yuri > @yurib19 24/04/2020

Surpreendente
Infelizmente a gente não dá muito crédito ao livros nacionais, principalmente quando são de fantasia ou ficção científica. Mas esse surpreende demais! A trama nos prende do início ao fim, a mitologia é redondinha e o fato de tudo se passar no Brasil deixa tudo mais familiar. E são vampiros de verdade!
Man 24/04/2020minha estante
Esse livro é muito bom. Gosto demais da escrita do autor.

Paco 19/12/2011

Recomendo
Esse livro me fez virar fã nº1 do André Vianco. Acho que esse livro é tudo que se espera quando você quer ler algo relacionado a vampiros, ainda mais que se passa em SP e faz vc imaginar tudo aquilo perto da sua casa ou de algum lugar que vc já passou na sua vida.
Recomendo a todos que querem um bom livro de vampiro sem aquele romantismo que está na moda atualmente.
Silvia 24/03/2013minha estante
Tbm fiquei fã de André Vianco, depois que li a série vampiresca dele.

ShirleyStortLeite 26/01/2022

Você acredita em vampiros? Deveria!
O primeiro nacional do ano.
Indicado por um fã, resolvi me arriscar com o André Vianco mais uma vez.
Já li outros títulos e havia gostado bastante, nesse livro, o início foi bem arrastado, não estava conseguindo me apegar a história, até que deu um click e as coisas andaram e gostei bastante.
Chega ser engraçado muitas vezes. De terror pra mim nada teve.
Foi uma boa experiência apesar de ter algumas críticas com relação a escrita arrastada do início.
Mas valeu tanto a pena que estou partindo para o segundo: SÉTIMO!
Que venham os vampiros, já estou curiosa pra conhecer o desfecho dessa história nacional.
Felippe Araujo 26/01/2022minha estante
Excelente indicação desse fã! Esse livro é muito bom!

Tatita 16/12/2012

Genial. Não esperava que um escritor brasileiro pudesse escrever uma história tão boa e que te prende do início ao fim. Devorei esse livro, perdi muitas estações de metro e trem de tão coloda na leitura que eu ficava. Muito bom.

Café & Espadas 17/03/2017

Não Abra a Urna! Mas eles sempre abrem...
Os Sete é um derivado do primeiro romance de André Vianco "O Senhor da Chuva" publicado em 1998 e mais tarde republicado pela Editora Novo Século.

Apesar do que pode se pensar, Andre não começou explorando a imagem do vampiro logo de início. Anjos e demônios é que estão na raiz do que viria posteriormente. Mas a consagração do autor só viria realmente com a história dos vampiros do D’Ouro.

No enredo, acompanhamos a história do descobrimento de uma caravela naufragada no litoral do Rio Grande do Sul. Thiago e César, dois mergulhadores amadores, foram os responsáveis pelo achado, que logo atraiu a atenção do departamento de história da fictícia USPA, Universidade Soares de Porto Alegre.

Em meio a várias relíquias encontradas dentro da caravela, a mais enigmática é uma urna feita de prata datando do século XVI (por volta de 1500) contendo 7 corpos mumificados.

Essa múmias logo se revelam ser os vampiros ao qual o título se refere. Um a um eles vão despertando e causando o caos por onde passam.

A história evolui a partir desse ponto. E aí começam os problemas da obra de André Vianco.

- Leia a resenha na íntegra no site do Café & Espadas. Link abaixo:

site: https://cafeespadas.com/os-sete/