Viagem solitária

Viagem solitária João W. Nery

Resenhas - Viagem Solitária

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ivan 23/01/2012

Achei viagem solitária uma obra espetacular, não consegui parar de lê-lo até chegar ao fim. Além de contar a história de sua vida desde a infância até os dias de hoje o autor acrescentou também no inicio de cada capítulo citações de vários autores ou poemas de sua autoria deixando a leitura ainda mais atrativa. Se fosse para escolher um trecho favorito escolheria o livro inteiro. Todo mundo deveria ler.

Vitória 10/01/2021

esse livro foi a minha segunda leitura de 2021 e entrou na minha meta de me aproximar mais de histórias não fictícias. nunca me atraí muito por biografias, mas depois de no ano anterior ter lido "a ridícula ideia de nunca mais te ver", me sensibilizei sobre como a vida de alguém real pode ter uma importância singular em ser contada.

comprei viagem solitária por acaso, num desses quiosques que vendem livros ao preço único de 10 reais, e foi uma grata surpresa. engoli a leitura em 3 dias (o que é bastante rápido para o meu ritmo), a história de joão me ensinou sobre sensibilidade, empatia e coragem. os pensamentos que tinha enquanto criança e adolescente são um belo ensinamento sobre enxergar as pequenas coisas no outro, sobre captar o não-dito e criar um espaço seguro.

muitas as situações relatadas, apesar de terem acontecido há muito, me remetem a comportamentos que enxergo ainda nos dias de hoje: o preconceito, a resistência ao que é diferente, a burocracia e os empecilhos do dia a dia para coisas que tecnicamente poderiam ser mais simples. muita, muita admiração pela perseverança de joão.

a única coisa que me incomodou profundamente foi o uso do nome feminino tantas vezes (costumam chamar de nome morto), o que me leva a questionar se isso aconteceu por joão não ter problemas com sua antiga identidade enquanto ele mesmo conta sua história, ou se esta era simplesmente uma forma mais simples e didática de fazer com que o público cis compreenda melhor sua trajetória.

senti falta de mais informação acerca de algumas coisas citadas rapidamente, mas que não foram aprofundadas: como joão lidou com o período ditatorial no Brasil e como isso afetava sua busca pelo reconhecimento e liberdade de expressão, o início das lutas LGBT da época, o término com amanda.

de qualquer forma, isso não enfraquece o relato! recomendo para todos e torço pelos que estão na luta.
Thais Toledo 11/01/2021minha estante
Gostei muito também! Incrível sua história, sua luta.. recomendo!

Nando 11/12/2020

Boa leitura. Essencial para auxiliar a compreender nós mesmo e o outro. Pela temática da transexualidade, mergulhando nas memórias de João W. Neri, um homem trans, vamos conhecendo, aprendendo e nos desvencilhando de preconceitos e aprendendo que a vida é diversa e múltipla, e que o binarismo homem x mulher já não é (nunca foi) suficiente para tratarmos de gênero.

Pericinoto 28/05/2022

Viagem solitária
Quanta angústia e solidão ao tentar entende o que era e depois ter que provar para os outros o que vc é

Raquel.Fernandes 04/07/2020

Sobre identidade, gênero e aceitação.
Um relato corajoso e humano escrito por um indivíduo de uma sensibilidade notável.

Se você gosta de leituras que te tiram da zona de conforto e te convidam a ver a vida da perspectiva e dos desafios de outra pessoa, esse livro vale muito a pena.

Um livro muito importante também pelo seu papel social, de esclarecer tantas questões vistas como tabus e que podem ajudar outras pessoas que enfrentam os mesmos desafios que o João.

"João W. Nery é uma referência nacional não só por ter sido o primeiro
trans-homem do Brasil (como aparece na mídia) mas também por sua generosidade e sua coragem em compartilhar sua experiência singular, mostrando-nos que é possível sermos o que desejamos, sem cedermos às constrições sociais que nos são impostas pela sociedade e pela cultura."

Manu 30/03/2022

Uma visão sobre a transexualidade
Mesmo acompanhando a trajetória de João, ao final do livro a leitura é ainda mais enriquecida com o ponto de vista de seus colegas sobre o assunto da gravidez transexual
Angel's Roses 17/05/2022minha estante
gravidez transexual???? LOL

A Livradora @_fabialivradora 25/01/2022

Belíssimo
Uma história linda, emocionante, de persistência, sofrimento, de luta, aprendizado e libertação.
Um livro que todas as pessoas deveriam ler a título de informação e conscientização.
João foi um farol que trouxe luz sobre a transexualidade. Sobre não se reconhecer quanto pessoa, sobre se olhar e se sentir um estranho no próprio corpo.
Que exemplo de vida!

Karina 14/04/2013

De mulher para homem: a construção de uma identidade
A autobiografia de João Nery é um livro desafiante porque mexe com os nossos conceitos do que é gênero, o que é sexualidade, e como se dá a relação os dois termos na compreensão humana.
Sua leitura nos faz entender que a complexidade que é a sexualidade humana e como não há nada absoluto nesta área da vida.

Camila.Nunes 03/02/2021

Leitura maravilhosa e essencial para entendermos o outro além do gênero! Que sua memória continue viva através de seus escritos!

Amanda 24/02/2022

Estou encantada com esse livro. Uma autobiografia que mais parece um diário de viagem. Que força, que coragem e que determinação teve João W. Nery em sua vida, e nesse livro ele mostra com leveza a cada página que é possível ser quem se deseja ser, mesmo com as dificuldades impostas pela sociedade. Leitura extremamente necessária.

Bernardo :) 13/07/2021

A vida de um homem, pai, irmão e filho
Eu, que estou me entendendo como ser humano, encontrei conforto nesse livro, a realidade dos meus irmãos de luta, necessário e essencial para todos.

Marja 13/01/2016

Além das barreiras...
Encantador! João traz o relato de sua vida antes e depois das cirurgias, hormônios e todo o processo que faz parte da transição. Não há tom de vitimismo, mas sim de força para se chegar onde se quer, apesar das dificuldades impostas ao longo do caminho. A história ultrapassa barreiras de "uma história de minorias", trata-se de uma história de persistência, de coragem, de garra! Recebemos uma lição a cada capítulo, e conhecemos mais sobre esses seres humanos ainda tão ignorados diante da sociedade. Parabéns à João W. Nery pela delicadeza na escrita, obrigada pelos ensinamentos em vários âmbitos durante essa leitura (criação dos filhos, machismo, transexualidade, homossexualidade, diferenças, cirurgias de resignação, separação de casais e etc.), e parabéns a todxs os amigos e amigas trans pela coragem de assumir quem são, mesmo diante de uma sociedade ainda tão conservadora.

Ju 05/02/2021

Doloroso
Eu senti uma tristeza imensa diante de alguns relatos narrados desse livro. É quase palpável a dor de um homem que teve que transcender o mundo para poder apenas ser ele mesmo, em suas infinitas particularidades.

Rafa 22/12/2016

Um livro encorajador!
Este livro, além de contar a história de vida dessa grande pessoa, nos mostra o quão importante é irmos em busca da nossa realização pessoal e que a vida é justamente isso, lutar pela nossa liberdade emocional! Foi livro revelador para mim e que me ajudou muito com questões que se relacionam a minha sexualidade. Só tenho a agradecer ao autor por dividir conosco a sua história.

Yuri Capi 20/10/2020

O título é perfeito para descrever está história.
Foi uma transformação impensável num momento da história política do país e numa era de acesso à informações dispar dos dias de hoje. João W. Nery fez o que sentia que deveria ser feito e contou com a ajuda de poucos disponíveis para quebrar a barreira do legal e convencional. Mais fabuloso de tudo foi João generosamente ajudar outras pessoas que seguiram o mesmo caminho que ele. Nada como contar com alguém que verdadeiramente vivenciou aquilo que tu planejas. Para fechar, este é um livro leve que reforça a necessidade de tolerância.

1 | 2 | 3 | 4 | 5