Divergente

Divergente Veronica Roth

Resenhas - Divergente

Duda 08/06/2021

Livro perfeito, história perfeita
Se você já assistiu qualquer filme da saga Divergente, por favor delete imediatamente de sua mente porque meu caros o livro literalmente soca o filme. Eu li gostando do filme terminei odiando kkkkk. Enfim super recomendo favoritado e Quatro é o amor da minha vida ??
mah 08/06/2021minha estante
o meu livro tá de canto, vou dar uma chance vamos ver neh...

Acsa 27/05/2021minha estante
Tive uma ressaca gigante quando terminei a trilogia!!
Perfeita!

isabel 08/05/2021

amando os personagens e a história, ansiosa p saber como isso vai funcionar agora que tá tudo um caos, e chorando por não ter um Tobias na minha vida ??
Ludiii 10/05/2021minha estante
EU AMO essa trilogia, principalmente os personagens principais ???

Neto 06/07/2021

Incrível
?"A razão humana é capaz de justificar qualquer mal; é por isso que não devemos depender dela"?

O mundo foi dividido em facções que prezam as qualidades pelas quais levaram o nome para que a paz fosse mantida, são elas: Franqueza, Erudição, Audácia, Abnegação e Amizade.

Ao completar 16 anos você tem uma decisão a fazer: qual facção escolher?

Um pequeno detalhe, sua facção é mais importante que a sua família, mas qual a solução se você não se encaixar nos padrões desse sistema? E se você não se encaixasse em um única facção?

Agora você entende o drama que Beatrice Prior vive, sua Divergência mostra que o sistema é falho e ninguém aceita um sistema falho. Por isso, Beatrice deve escolher com sabedoria pois uma escolha errada pode destruí-la.
Cecilia.Araujo 06/07/2021minha estante
Que saudade desse livro, ele é tudo de bom. Melhor distopia que já li

arth 29/06/2021minha estante
500 paginas em um dia COMO?!?!?

nina 27/04/2021

um livro muito gostosinho de ler, a escrita é fluida e prende muito o leitor. eu adorei conhecer esses universo e esses personagens. adoraria ter vivido o hype
Jupbruno_ 27/04/2021minha estante
Este, definitivamente, é o meu livro favorito da adolescência!

Natalie.Biancovill 23/07/2021

?? OPINIÃO
Faz tempo que eu li esse livro, mas lembro de ter devorado ele. Eu li ele em 1 tarde.
Na verdade a historia foi assim:
Estava eu com a minha mãe no shopping, quando ela simplesmente falou ?vamos na livraria? - primeiro erro dela, mas ela não sabia disso na época tadinha hahaha. Na época ela ainda estava empolgada com a ideia de me incentivar a ler. - Chegando na livraria eu dei de cara com esse livro. Estava em quase todas as prateleiras e com um anuncio bem grande ?BEST SELLER?, e eu na época ia direto nos livros que eram best seller por ser mais provável de gostar. Pedi pra minha mãe o livro e ela, feliz da vida, comprou. Lembro que lemos a sinopse e achamos super legal a historia e tudo mais. Saindo da livraria passamos no cinema e adivinha o que estava passando? DIVERGENTE. Eu surtei - na época ainda preferia ver o filme do que ler rs - e implorei pra ela pra gente ir ver esse filme, tinha horário ate a noite, que era quando ela podia ir. E então fizemos um combinado. A gente iria no cinema só quando eu acabasse de ler o livro??.. pra que né?!
O final da historia vocês ja devem ter adivinhado. Acabei o livro em uma tarde e fomos no cinema a noite. A partir dai ela nunca mais ?apostou? nada desse tipo comigo.
Mas voltando pra opinião sobre o livro? Eu achei esse livro incrível. Adorei desde o começo e confesso que - por mais que seja beeem diferente - adoro o filme também.
Acho o universo de divergente muito legal, extremamente diferente de tudo o que ja tinha lido até aquela época.
O livro me prendeu desde o comecinho e tive vários surtos com o Four hahaha.
É um livro fácil e gostoso de ler. A leitura flui tranquilamente e a gente mergulha na historia de uma forma muito gostosa.

?? Acho que é um livro incrível de distopia, um dos melhores que já li e super recomendo pra quem gosta desse gênero.
Clara 23/07/2021minha estante
Eu amei a história aaa lssk

Tarciso.Rodrigues 09/08/2021

Mais do que esperava
Assisti os filmes antes de ler o livro, e não dei muita atenção a alguns detalhes ou eles não foram muito bem expostos. Com a leitura, pude atentar ao fato de que, apesar de não ter propósito de exposição de fé ou teologia, ela flui no livro em detalhes.

Divergente é uma distopia, e a história se passa numa Chicago (EUA) em que a sociedade é dividida em facções, determinadas por virtudes que fundadores das facções apreciavam na humanidade, com propósitos de manter a paz; as facções são: abnegação, amizade, audácia, franqueza e erudição. Mas essa divisão não funciona, como vemos na história. Há uma supervalorização de determinada virtude, em detrimento de outras, causando rixas entre facções.

A cosmovisão que flui, descompromissadamente, do livro, tem um ponto chave, que explica a falha das facções, mesmo exaltando virtudes: o homem é naturalmente mau, é totalmente depravado, e fracassa em tentar consertar a humanidade e o convívio, enquanto sociedade, por seus próprios meios e conhecimentos. Mesmo agindo virtuosamente, o homem é mau.

?Eles concluíram [?] que a culpa estava na personalidade humana, na inclinação humana para o mal, seja qual for a sua forma.? (p. 48)

?A razão humana é capaz de justificar qualquer mal; é por isso que não devemos depender dela.? (p. 111)

?Os seres humanos, de uma maneira geral, não conseguem ser bons por muito tempo antes que o mal penetre novamente entre nós e nos envenene.? (p. 454)

?quando nos livramos de uma coisa ruim, outra a substitui? (p. 418)

Entretanto, há nessa história pessoas que não se encaixam em uma facção, não são manipuláveis, controláveis, possuem aptidão para mais facções, são os divergentes. É muito interessante, porque somos apresentados a uma característica dessas pessoas: além das facções, de suas virtudes idolatradas, está a capacidade delas a praticar o amor sacrificial.

Curiosíssimo. Encontramos, numa distopia, uma história que prende do começo ao fim, mas que a grande lição é mostrar como deve ser o verdadeiro amor: disposto a dar a vida em favor de outros.
@apilhadathay 12/08/2021minha estante
Excelente análise!

Clara_Galaxia_ 18/04/2021

Apresento à vocês meu verdadeiro amor, hahaha, fiquei impressionada que depois de tanto tempo da primeira leitura, eu continuo apaixonada por divergente.
Lara 18/04/2021minha estante
Fico pensando se vale a pena começar a leitura se só ouço falar mal do final do último livro kkk

Manodirlah 16/08/2021

Melhor que o filme
Não acredito que vou falar isso mas ter visto o filme não impediu de eu ter uma experiência maravilhosa com esse livro. Antes de começar a ler eu estava com um pé pra trás, achando que ia ser só mais um livro modinha, mas sendo sincera ele é bem mais que isso.
Eu amei cada personagem com exceção de alguns que misericórdia. A escrita ficou tão boa que é possível imaginar cada detalhe. O cenário que foi feito deu super certo com o contexto de tudo. E ficou perfeito esse final pq o leitor já fica com uma expectativa de MDS VEM TRETA POR AÍ. A historia PRENDE MUITO e eu amo quando isso acontece. Já vou começar insurgente.
Bya 18/08/2021minha estante
Para de me influenciar??

Fábio 09/08/2021

livro x filme
Achei o livro perfeito muito bom mesmo, mas senti que o filme foi mais divergente que o livro. Embora no cinema tudo seja meio adaptado a cronologia dos acontecimentos ficou bom, algumas partes do filme ficaram melhores outras nem tanto.
O livro demonstra muito mais a afetividade da Tris com seus novos companheiros de facção, a crueldade de Eric, o enigma que é o Quatro, a cumplicidade de Tori e todo o universo que no filme não dá para ser explorado de maneira coesa.
Peter no filme só é chato e seu mau caratismo é leve no livro ele é muito pior sanguinário, competitivo e bastante safo.
Jeanine no livro aparece pouco, mas é bem explorada na filme.
As simulações no livro me pareceram meio toscas, no filme com toda a ação necessária permitiram que elas fossem menos toscas. Enfim...
É o mesmo mundo contados de ângulos diferentes, como o filme não segue as regras do livro em linhas de tempo ele é mais divergente.
Pra mim ambos são ótimos, mas é claro que o livro é melhor pq sem ele não haveria o filme.
ROBERTO468 14/08/2021minha estante
minha distopia favorita, mas não sou fã dos filmes, acho a genialidade dos livros única

Triz 05/10/2021

Sério, 10/10
Esse livro é simplesmente perfeito, cada momento dele me deixou presa, acho a leitura boa, e não é cansativo, recomendo muito
lu 05/10/2021minha estante
divergente tem meu coração todo

Luiza 20/09/2021

Perfeito!!?
Esse livro é simplesmente perfeito....
Por mais que seja um livro um pouco grosso, a narrativa é super fluida e te instiga a ler cada vez mais.
Ao decorrer do livro, a gente vê várias vezes em que ele fala sobre coragem, sobre ser altruísta e sobre amizade, te deixando várias vezes com um pé atrás com cada personagem ali kkk
Gostei muito do desenvolvimento da Tris ao longo da história, em como se tornou uma pessoa foda e passo por cima de todo mundo que desmereceu ela.
O romance da Tris e do Quatro é de aquecer o coração, a forma protetora dele e o jeito que ele trata ela é muito fofo...
Tenho que admitir que fiquei surpresa em como o livro é totalmente diferente do filme, eu pelo menos vi muito mais contexto no livro do que no filme e acho que mesmo que vc tenha visto o filme, vele a pena ler o livro, pq vai ser uma experiência totalmente diferente.
lu 13/10/2021minha estante
simm, divergente é tudo, e infinitamente melhor que os filmes

Ali 29/08/2021minha estante
Supee top esse livro me deixa feliz ????????

beatrizdias0 12/07/2021minha estante
tris e quatro ficam juntos no final?