Divergente

Divergente Veronica Roth

Resenhas - Divergente

samilly5 29/06/2021

Divergente é um mix muito louco de jogos vorazes com harry potter, gostei dessa parte. A Tris é insuportável, ela passa o livro TODO lembrando como ela é fraca e pequena, que ódio. Não pretendo continuar a trilogia.

Fiquei com aversão a quase todos os personagens, foi osso.
Loh 29/06/2021minha estante
Se for continuar
Se prepare
A história muda completamente de rumo e objetivo

Tarciso.Rodrigues 09/08/2021

Mais do que esperava
Assisti os filmes antes de ler o livro, e não dei muita atenção a alguns detalhes ou eles não foram muito bem expostos. Com a leitura, pude atentar ao fato de que, apesar de não ter propósito de exposição de fé ou teologia, ela flui no livro em detalhes.

Divergente é uma distopia, e a história se passa numa Chicago (EUA) em que a sociedade é dividida em facções, determinadas por virtudes que fundadores das facções apreciavam na humanidade, com propósitos de manter a paz; as facções são: abnegação, amizade, audácia, franqueza e erudição. Mas essa divisão não funciona, como vemos na história. Há uma supervalorização de determinada virtude, em detrimento de outras, causando rixas entre facções.

A cosmovisão que flui, descompromissadamente, do livro, tem um ponto chave, que explica a falha das facções, mesmo exaltando virtudes: o homem é naturalmente mau, é totalmente depravado, e fracassa em tentar consertar a humanidade e o convívio, enquanto sociedade, por seus próprios meios e conhecimentos. Mesmo agindo virtuosamente, o homem é mau.

?Eles concluíram [?] que a culpa estava na personalidade humana, na inclinação humana para o mal, seja qual for a sua forma.? (p. 48)

?A razão humana é capaz de justificar qualquer mal; é por isso que não devemos depender dela.? (p. 111)

?Os seres humanos, de uma maneira geral, não conseguem ser bons por muito tempo antes que o mal penetre novamente entre nós e nos envenene.? (p. 454)

?quando nos livramos de uma coisa ruim, outra a substitui? (p. 418)

Entretanto, há nessa história pessoas que não se encaixam em uma facção, não são manipuláveis, controláveis, possuem aptidão para mais facções, são os divergentes. É muito interessante, porque somos apresentados a uma característica dessas pessoas: além das facções, de suas virtudes idolatradas, está a capacidade delas a praticar o amor sacrificial.

Curiosíssimo. Encontramos, numa distopia, uma história que prende do começo ao fim, mas que a grande lição é mostrar como deve ser o verdadeiro amor: disposto a dar a vida em favor de outros.
@apilhadathay 12/08/2021minha estante
Excelente análise!

Natalie.Biancovill 23/07/2021

?? OPINIÃO
Faz tempo que eu li esse livro, mas lembro de ter devorado ele. Eu li ele em 1 tarde.
Na verdade a historia foi assim:
Estava eu com a minha mãe no shopping, quando ela simplesmente falou ?vamos na livraria? - primeiro erro dela, mas ela não sabia disso na época tadinha hahaha. Na época ela ainda estava empolgada com a ideia de me incentivar a ler. - Chegando na livraria eu dei de cara com esse livro. Estava em quase todas as prateleiras e com um anuncio bem grande ?BEST SELLER?, e eu na época ia direto nos livros que eram best seller por ser mais provável de gostar. Pedi pra minha mãe o livro e ela, feliz da vida, comprou. Lembro que lemos a sinopse e achamos super legal a historia e tudo mais. Saindo da livraria passamos no cinema e adivinha o que estava passando? DIVERGENTE. Eu surtei - na época ainda preferia ver o filme do que ler rs - e implorei pra ela pra gente ir ver esse filme, tinha horário ate a noite, que era quando ela podia ir. E então fizemos um combinado. A gente iria no cinema só quando eu acabasse de ler o livro??.. pra que né?!
O final da historia vocês ja devem ter adivinhado. Acabei o livro em uma tarde e fomos no cinema a noite. A partir dai ela nunca mais ?apostou? nada desse tipo comigo.
Mas voltando pra opinião sobre o livro? Eu achei esse livro incrível. Adorei desde o começo e confesso que - por mais que seja beeem diferente - adoro o filme também.
Acho o universo de divergente muito legal, extremamente diferente de tudo o que ja tinha lido até aquela época.
O livro me prendeu desde o comecinho e tive vários surtos com o Four hahaha.
É um livro fácil e gostoso de ler. A leitura flui tranquilamente e a gente mergulha na historia de uma forma muito gostosa.

?? Acho que é um livro incrível de distopia, um dos melhores que já li e super recomendo pra quem gosta desse gênero.
Clara 23/07/2021minha estante
Eu amei a história aaa lssk

Victoria 18/06/2021minha estante
Amor, esse livro tem hot ?

vitu 21/05/2021

Uma história simples mas muito viciante, até hoje não entendi porque li, mas eu li e não foi ruim, porém se eu não tivesse lido, não faria falta alguma.
Ingrid 21/05/2021minha estante
Esse é o mais divertido da trilogia e o mais parecido com o filme tbm

Joane16 05/07/2021

DIVERGENTE
Esse livro é incrível de maiss. Recomendo de +++. Embora o final seja triste, bem triste eu gostei bastante. E shipo muitooo a Tris com o Tobias
Julia 05/07/2021minha estante
tris e 4 são um dos melhores casais já criados no universo literário. Eu tenho um fascínio pelo Theo James ( ator do 4 nos filmes )

bibiteodora 19/07/2021

QUE GAROTA BURRA MEU DEUS DO CEU, apesar disso eu gostei da premissa do universo, apesar de que eu achei o desenvolvimento meio bosta. mas a tris consegue ser uma bela de uma anta e isso me estressou mt
Karina 19/07/2021minha estante
Gosto muito desse livro, me marcou na época q li, diferente de vc dei 5 estrelas, mas eu ri demais com o seu comentário chamando a Tris de anta KKKKKKKKK ?????

arth 29/06/2021minha estante
500 paginas em um dia COMO?!?!?

Rafaela Tulino 02/07/2021

Ainda estou me perguntando como pude demorar tanto tempo pra conhecer essa história INCRÍVEL (a velha mania de "não vou assistir o filme enquanto não ler o livro")

Fazia tempo que um livro não me prendia de tal jeito, eu simplesmente o devorei!!!

Espero não me decepcionar com os próximos.
elle carmo 03/07/2021minha estante
achei a escrita da autora meio fraca, mas a história é ótima mesmo!

Neto 06/07/2021

Incrível
?"A razão humana é capaz de justificar qualquer mal; é por isso que não devemos depender dela"?

O mundo foi dividido em facções que prezam as qualidades pelas quais levaram o nome para que a paz fosse mantida, são elas: Franqueza, Erudição, Audácia, Abnegação e Amizade.

Ao completar 16 anos você tem uma decisão a fazer: qual facção escolher?

Um pequeno detalhe, sua facção é mais importante que a sua família, mas qual a solução se você não se encaixar nos padrões desse sistema? E se você não se encaixasse em um única facção?

Agora você entende o drama que Beatrice Prior vive, sua Divergência mostra que o sistema é falho e ninguém aceita um sistema falho. Por isso, Beatrice deve escolher com sabedoria pois uma escolha errada pode destruí-la.
Cecilia.Araujo 06/07/2021minha estante
Que saudade desse livro, ele é tudo de bom. Melhor distopia que já li

TrizDosAnjos 22/07/2021

Comprei por causa do filme e GRAÇAS A DEUS QUE EU FIZ ISSO!
Tinha séculos que eu não me divertia tanto com um livro! Comprei esse tem uns 4 anos, pura e exclusivamente porque eu amava os filmes (e talvez pelo preço do livro que estava top). Enfim, fui ler só agora na Maratona literária de inverno e foi a melhor decisão da minha vida!
No início estranhei um pouco alguma coisa no livro, não tenho certeza absoluta se foi a escrita (?). Mas provavelmente deve ter sido. E também tive um pouco de problema em comprar as situações que aconteciam. Como eu acredito que tudo isso aconteceu porque fazia muito tempo que eu não lia um livro com essa faixa etária, achei que não merecia perder nenhuma estrela. Além disso, esses problemas só duraram umas cinquenta páginas.
Pra mim foi tiro atrás de tiro, todo capítulo tinha alguma coisa acontecendo e eu simplesmente não conseguia parar de ler! Amei os personagens, principalmente a Tris ??
Enfim, não sei como serão os outros livros, mas esse foi tudo o que eu precisava nesse momento. Se você está pensando em ler, CONFIA E VAI QUE É MUITO BOM!!!!!
p.odw 22/07/2021minha estante
tenho medo de começar essa série por causa do que falam do último livro, mas um dia sai ??????

Fábio 09/08/2021

livro x filme
Achei o livro perfeito muito bom mesmo, mas senti que o filme foi mais divergente que o livro. Embora no cinema tudo seja meio adaptado a cronologia dos acontecimentos ficou bom, algumas partes do filme ficaram melhores outras nem tanto.
O livro demonstra muito mais a afetividade da Tris com seus novos companheiros de facção, a crueldade de Eric, o enigma que é o Quatro, a cumplicidade de Tori e todo o universo que no filme não dá para ser explorado de maneira coesa.
Peter no filme só é chato e seu mau caratismo é leve no livro ele é muito pior sanguinário, competitivo e bastante safo.
Jeanine no livro aparece pouco, mas é bem explorada na filme.
As simulações no livro me pareceram meio toscas, no filme com toda a ação necessária permitiram que elas fossem menos toscas. Enfim...
É o mesmo mundo contados de ângulos diferentes, como o filme não segue as regras do livro em linhas de tempo ele é mais divergente.
Pra mim ambos são ótimos, mas é claro que o livro é melhor pq sem ele não haveria o filme.
ROBERTO468 14/08/2021minha estante
minha distopia favorita, mas não sou fã dos filmes, acho a genialidade dos livros única

Manodirlah 16/08/2021

Melhor que o filme
Não acredito que vou falar isso mas ter visto o filme não impediu de eu ter uma experiência maravilhosa com esse livro. Antes de começar a ler eu estava com um pé pra trás, achando que ia ser só mais um livro modinha, mas sendo sincera ele é bem mais que isso.
Eu amei cada personagem com exceção de alguns que misericórdia. A escrita ficou tão boa que é possível imaginar cada detalhe. O cenário que foi feito deu super certo com o contexto de tudo. E ficou perfeito esse final pq o leitor já fica com uma expectativa de MDS VEM TRETA POR AÍ. A historia PRENDE MUITO e eu amo quando isso acontece. Já vou começar insurgente.
Bya 18/08/2021minha estante
Para de me influenciar??

beatrizdias0 12/07/2021minha estante
tris e quatro ficam juntos no final?

Duda 08/06/2021

Livro perfeito, história perfeita
Se você já assistiu qualquer filme da saga Divergente, por favor delete imediatamente de sua mente porque meu caros o livro literalmente soca o filme. Eu li gostando do filme terminei odiando kkkkk. Enfim super recomendo favoritado e Quatro é o amor da minha vida ??
mah 08/06/2021minha estante
o meu livro tá de canto, vou dar uma chance vamos ver neh...