Divergente

Divergente Veronica Roth

Resenhas - Divergente

Mari Vannucci 22/09/2020

Instigante.
UAU. Ainda estou sem fôlego. Não esperava uma história tão envolvente, to muito supresa.
E a leitura é super gostosinha, imersiva e sensível. Várias vezes eu estava tão nervosa quanto Tris lidando com algumas situações. É o tipo do livro que você devora.
Gostei demais! Curto muito essas criações de distopias para analisarmos o lado político da coisa.
O finalzinho que eu senti uma forçada de barra, no diálogo da Tris e do Quatro. Foi tudo muito rápido, poderia ser um pouco mais fluido.
Mas o resto, incrível!!

beatriz 02/08/2022

bom livro.
a escrita é fácil e objetiva, não tem muita enrolação, o que faz com a leitura não seja muito arrastada. a premissa é boa e o sistema distópico é muito interessante, apesar de eu achar que poderia ser mais desenvolvido nessa parte.
em relação aos personagens, não consegui me conectar com nenhum deles, os meus sentimentos em relação a maioria foi superficial. o romance também não me pegou muito, não sei, pela minha experiência eu acho que se o romance não existisse nesse livro seria indiferente pra mim.
no geral, eu gostei muito da história, nunca tinha lido os livros e faz um certo tempo que eu assisti aos filmes, mas pelo que consegui me lembrar, pelo menos o primeiro filme até que foi fiel ao livro.

Nics 16/08/2021

Eu simplesmente amei, esse livro me fez sentir muitas coisas, em alguns momentos parecia que eu estava lá de tão real os sentimentos, tanto ódio, quanto nervoso, frio na barriga, tudo. Eu consegui odiar muito alguns personagens e amar outros (Tobias), as vezes a tris me dava uma raivinha, mas ela é tudo tbm. Não sei se eu gostei por estar começando o hábito de leitura agora, mas amei.
Marina.Mazuim 16/08/2021minha estante
Aí quero tanto ler

Izabella.Dossi 16/08/2021minha estante
Tobias=tudo pra mim

Ana 16/08/2021minha estante
Queria muito ler esse livro

Alexys 03/07/2023

0 defeitos
Simplesmente amei o primeiro livro, pra quem conheceu primeiro os filmes como eu, estranha algumas partes, mas devo dizer que essa leitura me surpreendeu positivamente, tanto que li em 2 dias?(a última vez que isso tinha acontecido foi quando conheci o Verne)
É muito bom ter uma visão mais ampla do que realmente acontecia pelos corredores da Audácia, como a relação que a Tris tinha com o Al e os conflitos internos que ele enfrentava e que o levaram a fazer o que fez.
Enfim, SÓ LEIAM! ?

MissCaixeta 23/10/2022

Eu gostei muito dessa leitura, tudo me envolveu. Eu sou apaixonada no filme e resolvi ler o livro é não me arrependi, foi incrível cada página e capítulo, mesmo sabendo das coisas que ia acontecer eu fiquei apreensiva. Amei o livro

Mariana.Oliveira 13/04/2021

enfim, adorei
gostei muito do livro, eu já tinha assistido o filme diversas vezes e achei que foi bem fiel... nem tenho muito o que dizer

Ayana.Violeta 28/12/2020

PERFEITO
AMEI esse livro, eu não li o livro, eu vivi a história dele e estou muito ansiosa para terminar o 2° livro dessa trilogia

Adria47 17/01/2023

Como pode ter pessoas que apenas aceitam assistir aos filmes, mesmo sabendo da existência dos livros?

folha_mf 06/02/2023

A construção desse universo é fantástico. Eu me apaixonei completamente pelo sistema de facções, como cada uma tem seus ideais e seus defeitos, como cada uma tem um papel a desempenhar na sociedade, suas funções.
Admiro profundamente a determinação da Tris para passar pela iniciação da audácia. Sabe, eu acredito que exista uma linha tênue entre a coragem e a estupidez e a Tris pula corda com ela. Mas tudo bem, porque é isso que torna tudo mais emocionante.
As vezes eu esqueço que o Quatro tem 18 anos e é só um adolescente, esqueço que ele pode ser vulnerável, ele sempre passa um ar de determinação, de responsabilidade, é ele que equilibra a Tris para que ela não faça merda (não que ajude muito).
As intrigas no complexo da Audácia me estressaram tanto, certos personagens podiam tropeçar e cair para dentro do abismo, e eu não iria achar ruim.
A evolução dos personagens foi gratificante e o desenrolar da história foi emocionante. Muito bom.

Helder 17/04/2014

Mediano
Tenho lido diversas resenhas deste livro e muitos enaltecem a autora dizendo que ela conseguiu criar um mundo incrível e uma estória forte, porém não senti nada disso.
Achei o livro bem mediano. É fácil de ler, mas não agrega muita coisa.
Gosto de leituras que quando terminam, eu penso: Por que não sou capaz de bolar algo assim.
Aqui , ao acabar, eu sabia que nunca criaria uma estória como essa, pois não consegui encontrar grandes fundamento. O que leva uma pessoa a querer fazer parte da Audácia?? Qual a função da Audácia naquela divisão de facções?? Só conseguia ve-los como um bando de psicopatas, com suas provas terríveis.
O livro tem um ritmo bom, mas não me convenceu. Todos comparam este livro com Jogos Vorazes e para mim aquela série é muito superior a esta aqui. Aqui sabe-se que existe uma critica social, onde as pessoas são agrupadas pelas suas características e devem obedecer o sistema , mas fica difícil de enxergar isso durante grande parte do livro, que é quando Tris está sendo treinada. Não conseguia me convencer de que aquele treinamento tinha alguma função. Você precisa espancar seu amigo para ser respeitado? Para provar que tem coragem?
Ai, quase lá no final, aparece uma rebelião e uma vilã, mas já era meio tarde para que o livro ganhasse mais uma estrela.
Como sou teimoso, vou continuar a serie, mas com expectativas bem mais baixas do que quando comecei esta leitura.
oeudesalves 18/04/2014minha estante
Já não sou muito fã de futurismo. E a sinopse do livro não me cativou, por isso nem tive vontade de lê-lo. Agora, com tua resenha, só pedindo emprestado ou ganhando para ler..

Diogo 24/04/2014minha estante
Achei o livro mediano também, principalmente pela autora não ter usado o potencial crítico que o livro poderia ter, com a política e a sociedade. Mas o treinamento ficou claro que era pra "batalha" no final e fez muito sentido. Só que se prolongou demais.

Bruna Gomes 14/10/2014minha estante
O livro também não me convenceu, infelizmente não tive tanto ânimo quanto você, porque parei na metade do livro.

Gabriel 20/06/2020

Livro excelente, e uma leitura muito fluida e imersiva com mundo bem construído pela autora.
Em alguns pontos eu esperava mais, em relação da família esperava melhor desenvolvimento para seus problemas familiares, o final poderia ser um pouco mais detalhado. Mas em compensação e uma leitura muito agradável, tris não é uma personagem perfeita ela comete erros que deixa mais imersivo, foi um desenvolvimento de personagens ok. E um livro que peca em alguns pontos mais nada que atrapalhe demais estou ansioso pra ler os próximos livros da trilogia.

King Nikolai wife 10/10/2021

até que gostei
A leitura dele foi bem rápida pra mim e fiquei entretida, não ao ponto de me apegar aos personagens mas eu gostei. Espero que os próximos não decepcionem tanto.

Seven 16/08/2020

Surpreendente
Apenas em uma segunda leitura consegui admirar a escrita e a trama desse livro. Fascinante. É muito importante que tenhamos protagonistas mulheres que mostram sua força. Não só física como emocional.

Mai 11/03/2021

Você se sente diferente de todo mundo?
Divergente aborda um tema muito importante nos dias de hoje num contexto de distopia.

Vemos traços da nossa atual sociedade, manipulação, conformismo, dominação, guerra relatados nesse mundo distópico de facções. E então podemos imaginar, junto com a autora, como esses aspectos poderiam ser erradicados, caso possível.

No final percebemos que até os aspectos positivos- amor, franqueada, coragem, abnegação, entendimento - quando são isolados, eles por si acabam gerando "efeitos colaterais" que não são positivos.

No final vemos, que a diversidade, poder de escolha, adaptação, sempre será o maior triunfo do aspecto humano!

Sofi 21/12/2021

Divergente
Um universo criativo, com facções bem definidas e uma visível evolução da personalidade da protagonista, se tornando cada vez mais pertencente à facção por ela escolhida, ao longo do livro há o desenvolvimento de um romance fofo e um final mais agitado, que conta com uma descoberta importante em relação ao sistema em que estão todos vivendo.