O Caso dos Exploradores de Caverna

O Caso dos Exploradores de Caverna Lon L. Fuller...




Resenhas - O Caso dos Exploradores de Cavernas


440 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Pedro 04/08/2022

Não sei...
O livro é um dos principais para estudantes de Direito para começar a entrar nesse mundo, sobre o que é legal, moral, sobre os argumentos. Foi um livro que eu achei que eu ia gostar muito, mas não sei se a tradução que escolhi foi um pouco difícil pra mim, eu não aproveitei tanto. Faz uns meses que li e fico ainda "tá... não sei...".
comentários(0)comente



Victor Acadêmico 30/07/2022

Maravilhoso
Conheci na faculdade por recomendação de um professor, leitura que o tempo passa que nem percebemos, após terminar ainda deixa reflexivo, muito bom
comentários(0)comente



Mikah 29/07/2022

Interessante
O livro é clássico para quem é do direito e traz muitas reflexões sobre há existência de um crime ou não. É bom para refletir e entender um pouco mais sobre julgamentos
comentários(0)comente



Letícia 28/07/2022

Se fosse me passado como obrigação na universidade não estaria fazendo a resenha ?.

Livro interessantíssimo para os entusiastas do mundo jurídico. Caso fictício de 5 exploradores de cavernas, que em uma de suas jornadas se depara com um desmoronamento e ficam presos em uma caverna, sem qualquer alimento para sobrevivência. Após 20 dias de um longo resgate sem sucesso, com a morte de 10 homens neste meio-tempo, é feita a seguinte pergunta de um dos exploradores à equipe de resgate:
Qual a possibilidade de sobrevivência caso um de nós fosse sacrificado e servido de alimento para os demais? De imediato ninguém ousou responder, atônitos.

Passados mais 12 dias conseguem resgatar 4 integrantes. Um deles foi sacrificado para subsistência. A partir daí, os 4 exploradores respondem pelo crime de homicídio e são condenados à morte. Após ser impetrado um recurso de apelação, a Suprema Corte passa a julgar uma situação incomum.

O livro propõe uma reavaliação de se pensar o Direito. Traz reflexões filosóficas, correntes sociológicas, história, e embates de magistrados que assumem a complexidade do que está sendo tratado de maneira a assumir um posicionamento coerente na exata medida do que achamos ser coerente. O livro aflora nossa linha de raciocínio diante do que é justo e traz clareza quanto ao fato de que nem sempre a justiça permeará, mas o Direito precisa estar alinhado com as situações da sociedade, de modo que este só existe de forma simultânea à sociedade.
comentários(0)comente



Grabas 24/07/2022

Mais um livro que subestimei, curto porém muito reflexivo; a melhor parte é não direcionar o leitor a uma decisão e sim faze-lo tomar consciência de seus próprios preceitos e reflexões.
comentários(0)comente



Myy 23/07/2022

Que realidade?
Uma obra bastante reflexiva e interessante. Vim por ter visto o livro em outra obra, achei o conceito interessante e no livro essa sensação se intensifica a medida do desenrolar.
comentários(0)comente



Will 22/07/2022

Interessante
Curto, traz os votos e as discussão de juízes sobre um caso muito peculiar. Basicamente, todo aluno dos primeiros semestres de Direito deve ter lido. Tal qual um dos juízes, eu me absteria de votar nesse caso.
comentários(0)comente



gabrielle720 26/06/2022

??????
Informativo.
É um bom artigo, nos traz vários questionamentos sobre o assunto. Conheci através de outro livro que estava lendo, eu curti.
comentários(0)comente



Leila171 20/06/2022

Releitura.
O Caso dos Exploradores de Caverna é uma experiência de leitura interessante pra caramba. Depois de sofrerem um imprevisto, cinco espeleógrafos amadores ficam presos em uma caverna e precisam tomar uma decisão radical para sobreviver: o canibalismo.
O texto foca nos discursos dos juízes durante o julgamento dos sobreviventes.
O marcante desta leitura não é o veredito final, mas as argumentações e interpretações distintas que cada um dos juízes faz, de modo coerente e justo, sobre um mesmo fato.
Leiam!!!!
comentários(0)comente



Elis.Naiara 19/06/2022

Antes de começar a ler o livro imaginei que fosse apenas um livro de literatura, porém logo no início vi que trata-se de um livro para ?estudo? jurídico. Por isso da minha nota, pois não é de meu interesse. Mas a leitura é de fácil compreensão.
comentários(0)comente



izabelgbeltrao 14/06/2022

tive que ler para a escola e achei confuso muitas vezes, porém os argumentos e ideias propostas no livro (apesar de breves) são interessantíssimas para entender o que acontece no meio jurídico.
comentários(0)comente



maria 04/06/2022

interessante!! não é meu tipo de livro afinal ele é destinado às pessoas que estudam direito mas é uma boa leitura mesmo pra quem não estuda, as argumentações são ótimas desde a escolha dos nomes do juízes às suas palavras, todo meu apoio ao juiz foster e ao juiz handy entregaram tudo
comentários(0)comente



Lifey4R 02/06/2022

Uma introdução aos princípios do Direito...
Como alguém que em breve irá iniciar a faculdade de Direito, esse livro foi uma ótima leitura! Apresenta alguns ramos dessa ciência de forma natural, não dando margem para interpretações "corretas" ou "incorretas", demonstrando as mais variadas interpretações possíveis para um mesmo caso.
comentários(0)comente



Isabella.Souza 02/06/2022

Divergência
É muito legal, porque mostra a divergência de opiniões no contexto citado, super recomendo uma vez que nos leva a pensar profundamente.
comentários(0)comente



ydecassia 14/05/2022

Ultrapassou minhas expectativas
Esse livro é muito bom, de verdade. A primeira vez que ouvi falar dele foi num vídeo da Débora do "Olá Bocós" e depois de uns dias a professora de "Introdução ao Estudo do Direito" o recomendou na sala. Admito que enrolei um pouco a leitura e só comecei mesmo quando essa mesma professora falou de um trabalho (estilo júri/peça) e entrei na equipe deste.
O fato de ser um livro curtinho me deixou ainda mais "ansiosa" pra terminar a leitura e saber em que conclusão os ministros iriam chegar, porque sinceramente eu não saberia o que fazer na situação dos ministros ou na situação dos próprios exploradores. Me identifiquei um pouco com o ministro tatting justamente porque ele não se sentiu capacitado para opinar contra ou a favor da sentença.
Achei incrível a forma que o autor abordou o direito natural e direito positivo nessa situação e como realmente, alguns casos que podem surgir não teram sua resposta bonitinha dentro do que está escrito nas leis.
Esse sim é um livro que super recomendaria no início do curso de direito.
comentários(0)comente



440 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |