O Caso dos Exploradores de Cavernas

O Caso dos Exploradores de Cavernas Lon L. Fuller...

Resenhas - O Caso dos Exploradores de Cavernas

Fer 24/03/2021

Li para um trabalho da faculdade e de fato não esperava ser tão interessante! O caso apresentado divide opiniões e é muito legal ouvir os argumentos apresentados e poder concluir um lado nesse julgamento! Um livro curto, rápido e que traz conhecimento!

Maria18897 22/03/2023

Pra pensar
Li só por causa da faculdade, mas acredito que poderia ser uma leitura obrigatória desde o ensino médio, por ter foco no pensamento crítico do leitor.

O livro não aborda o caso em si, mas as discussões do julgamento que resultou do caso.

Ele te leva a pensar e criar hipóteses e teorias sobre o caso, mostrando mais de um ponto se vista, pra ser, acredito eu, o mais imparcial possível.

Gabriela993 12/04/2023

Ponto de Vista
Li o caso dos Exploradores de Caverna devido a um trabalho no Curso de Direito que consistia em fazermos um júri simulado sobre o caso (típico de início de curso, rs)...
Bom, trata-se de um assunto polêmico que divide opiniões sendo que, ao meu ver, ambas conseguem ser bem fundamentadas no ponto de vista jurídico: de um lado temos um homicídio, do outro, temos a excludente de ilicitude pelo Estado de Necessidade e , outrossim, uma excludente de culpabilidade pela inexigibilidade de conduta diversa que destipificam o crime, além de, paralelamente, nos retomar a dicotomia entre juspositivismo e jusnaturalismo.
Para mim, além do conhecimento jurídico sobre o caso, pude refletir sobre como determinadas atitudes humanas conseguem mudar o que antes era colocado de forma imutável o nosso conceito moral e justiça, o que vai depender do ponto de vista e, obviamente, do caso concreto, portanto, recomendo a leitura.

Aysla.Lourrana 18/05/2021

Basicamente, trata de um caso de um grupo de homens presos em uma caverna que mataram um dos colegas para se alimentar.

O enredo é voltado para o tribunal e o que as pessoa pensam a respeito disso.

Muito interessante para ver como as ações podem ter significados diferentes em situações diferentes.

deborahburigo 10/06/2021

Interessante
Senti dificuldade em entender alguns termos, mas acredito que conforme o curso for progredindo logo estarei compreendendo tudo. No mais, foi muito instigante o caso e o voto dos juízes.

@jurdanwr 01/06/2023

Não tenho muito o que falar sobre o livro, é uma leitura meio que obrigatória para a faculdade de direito

JoAo.Victor 03/07/2021

Vade Mecum
Apesar de não ter a mínima ideia de como funciona um tribunal, pois não sou estudioso na área, o livro se torna um grande aliado para que repensemos o nosso senso de justiça.

ferbrito__ 14/07/2021

É um livro muito bom com um caso muito curioso e nos induz a desenvolver senso crítico e ético. Muito interessante, só não dei cinco estrelas porque - por mais q eu soubesse a maioria - tiveram uns termos jurídicos que difucultaram a leitura de certos períodos, mas nada que atrapalhasse a compreensão do todo.

Maria Santana 16/07/2021

Fui ler esperando outra coisa
Fui ler esperando a história dos exploradores de caverna,por exemplo : eles decidindo as coisas e tals, porém o livro é o tempo todo sobre os votos dos juízos. Apesar de ser curto foi muito arrastado e cheio de palavras difíceis.

Leillane.Barbosa 29/07/2021

Imprescindível para estudantes de Direito
Cada vez que se lê, se revela um novo prisma ao caso. Leitura rápida, porém profunda na questão legalidade e positividade versus defesa da vida

Lifey4R 02/06/2022

Uma introdução aos princípios do Direito...
Como alguém que em breve irá iniciar a faculdade de Direito, esse livro foi uma ótima leitura! Apresenta alguns ramos dessa ciência de forma natural, não dando margem para interpretações "corretas" ou "incorretas", demonstrando as mais variadas interpretações possíveis para um mesmo caso.

lis 27/04/2024

O livro possui uma linguagem fácil, ele é altamente formativo. Todas as concepções demostradas fazem um ótimo uso da persuasão. Gostei bastante.

Amós 25/11/2013

Essencial aos Estudantes de Direito
Uma obra clássica de grande proveito - positivo e filosóficos - para os estudantes de Direito. Não apenas leia, mas apreenda os entendimentos, decisões e doutrinas contidas na obra (de forma interna e externa).

gabrielle720 26/06/2022

??????
Informativo.
É um bom artigo, nos traz vários questionamentos sobre o assunto. Conheci através de outro livro que estava lendo, eu curti.

Lumi Tie | @lumi.reads 11/09/2019

A leitura foi um pouco densa pra mim, uma vez que não curso direito tive que me demorar em alguns trechos pra pesquisar por fora algumas coisas ou fazer um ótimo uso das notas de rodapé.
Tirando isso é um livro curtinho e muito interessante. Faz a gente refletir como há sempre formas diferentes de interpretar as situações, dependendo da visão de mundo de que o faz.