O Caso dos Exploradores de Cavernas

O Caso dos Exploradores de Cavernas Lon L. Fuller...

Resenhas - O Caso dos Exploradores de Cavernas

Will 22/07/2022

Interessante
Curto, traz os votos e as discussão de juízes sobre um caso muito peculiar. Basicamente, todo aluno dos primeiros semestres de Direito deve ter lido. Tal qual um dos juízes, eu me absteria de votar nesse caso.

anna 14/08/2022

Me surpreendeu
Esse livro foi uma indicação da minha mãe, já que assim como ela, quero seguir o ramo do Direito, achei que o livro seria bem mais técnico e mais "nichado", mas ele é de fácil entendimento e me fez refletir bastante, uma ótima leitura!

@leiturasdaqueila 14/08/2018

Meu professor passou esse livro para a turma ler no primeiro semestre da faculdade. A gente tinha de ler e se posicionar sobre o caso. A história se passa no ano de 4300 e se inicia o enredo pronunciando uma sentença de morte a quatro exploradores de cavernas que foram acusados por homicídio. No ano anterior a sentença, os exploradores entraram no interior de uma caverna, e já bem distantes da entrada da caverna, ocorreu um desmoronamento de terra que bloqueou completamente a única saída. O trabalho de desobstrução foi muitas vezes frustrado por novos deslizamentos de terra e, nesse processo de resgate, 10 operários de regaste morreram. Conseguiram efetuar o resgate no 32º dia após a entrada dos exploradores na caverna. Soube-se, porém, que no 23º dia, um dos exploradores havia sido morto e servido de alimento aos seus companheiros. Foi pedido a reforma da sentença condenatória, e esse pedido foi julgado por quatro juízes. Para não serem condenados à forca, os exploradores precisarão de três votos favoráveis. O enredo relata o voto de cada juiz. Os argumentos favoráveis e contrários são interessantíssimos, você se coloca na situação dos julgadores e se pergunta se absolveria ou condenaria os acusados, pois cada detalhe do que aconteceu dentro da caverna é crucial e pode mudar a visão de cada leitor. No final, a sentença (absolutória ou condenatória) é prolatada. Não vou dizer qual foi o resultado. Alguém aqui no meu ig já leu esse livro alguma vez?

site: https://www.instagram.com/leiturasdaqueila/

Ana 22/09/2022

Eu li esse livro pra faculdade de direito. A professora passou essa leitura para analisar a nossa opinião pessoal em base de "direitos" presentes no direito. Nem queria colocar estrela nesse livro, mas pra fazer a resenha eu tenho que colocar estrela. Eu gostei do livro, trouxe muitos questionamentos para minha vida pessoal e jurídica.

Mikah 29/07/2022

Interessante
O livro é clássico para quem é do direito e traz muitas reflexões sobre há existência de um crime ou não. É bom para refletir e entender um pouco mais sobre julgamentos

Lumi Tie | @lumi.reads 11/09/2019

A leitura foi um pouco densa pra mim, uma vez que não curso direito tive que me demorar em alguns trechos pra pesquisar por fora algumas coisas ou fazer um ótimo uso das notas de rodapé.
Tirando isso é um livro curtinho e muito interessante. Faz a gente refletir como há sempre formas diferentes de interpretar as situações, dependendo da visão de mundo de que o faz.

iammoremylrds 10/09/2020

um livro essencial, vale muito a pena, ainda mais quando se estuda direito ou algo relacionado a área.

anicca 24/09/2020

Fundamental
O livro é amplamente referenciado como material de estudo por professores de Direito por apresentar a contraposição entre linhas filosóficas que guiam as decisões em tribunal (a exemplo do positivismo, jusnaturalismo e realismo jurídico) e por discutir suas limitações.

O caso acompanha um grupo de exploradores de cavernas que, em razão de um deslizamento, encontram-se detidos no interior de uma dessas cavidades rochosas. Mas haveriam de passar dias a fio confinados, então acabariam por falecer. Diante de tão desafortunado cenário, como proceder?

A situação que acarreta o julgamento e o parecer emitido pelos cinco juízes são muito pertinentes e tangem diversos conceitos. Questões morais, comportamentais e sociais são retratadas. A influência pública deve ser levada em conta durante o processo? E como funciona a dinâmica entre Estado, civis e possíveis soluções do caso em pauta?

É um texto introdutório da área, mas que por sua abrangência vale ser revisitado. Pretendo fazê-lo futuramente, contando com referências distintas.

Lauri 15/09/2022

foi minha primeira leitura para faculdade, e confesso que me surpreendeu muito. diante a leitura, tive diversos pensamentos e reflexões sobre o caso. de certa forma, foi um livro que me marcou em alguns questionamentos. foi sensacional a maneira como fiquei empenhada com a história. de longe foi uma ótima leitura.

Helô 20/10/2020

Um caso intrigante
A abordagem do autor foi bem didática e interessante, com as diferentes argumentações a respeito do mesmo caso muito bem elaboradas e fundamentadas. Eu fiquei um pouco decepcionada, porque, quando eu peguei pra ler, estava achando que o caso era real e o livro trataria sobre a influência sociológica e histórica dele, suas implicações etc. De certa forma, isso é abordado, mas o foco é a parte jurídica e legislativa, que servem de interesse pra quem está estudando esse assunto (e não é meu caso). Além disso, o caso é fictício...

Rodrigo.Rodrigo 07/11/2020

Livro essencial para a área do pensamento jurídico, mas vai bem além disso. É demonstrada, em uma excelente ficção, a antítese entre o direito positivo e o jusnaturalismo.

Lorena1059 26/11/2020

Incrível não conseguir definir qual seria minha posição sobre o caso: culpar, absolver ou me abster... Pena que não fiz essa leitura quando ainda estudava Direito.

Marcus Klinger 05/12/2020

Uma história muito interessante abordada por princípios morais em bases históricas e sociológicas aplicado ao curso de direito. Senti falta de uma abordagem ética acerca do assunto