O Caso dos Exploradores de Cavernas

O Caso dos Exploradores de Cavernas Lon L. Fuller...

Resenhas - O Caso dos Exploradores de Cavernas

Ana 19/04/2023

O caso dos ex....
Li para minha aula de Introdução ao direito, foi a primeira leitura da materia, rapido curto e facil de enteder com uma discussão muito valida e inteligente. a nota em estrelas e puramente ilustrativa, não sei avaliar essa leitura

Eduardo1127 05/08/2020

Inquietante
Apesar de ser uma história fictícia, sem dúvida, nos faz refletir sobre o valor da vida. O debate entre os juízes é muito mais do que um debate Jurídico, vai além do direito positivo e natural.
É um debate sobre utilitarismo, sobre o que pensa a maioria, sobre a ideia de que a felicidade da maioria é mais desejada, logo, deve ser defendida. Por outro lado, a ideia categórica, do valor em si que a vida tem, o valor moral e o dever de proteção das vidas.

wmeAman 22/07/2023

Li esse livro logo depois de aprender sobre utilitarismo e ética de Kant, o que, creio, ajudou muito. Ainda assim, mesmo sabendo da sentença desde o início, fiquei incrédula.
Acho ótimo para debater, pois não tenho conhecimentos suficientes na área.

? Flexibilidade das leis.

jose carlos 24/10/2020

O caso dos Exploradores de Cavernas
Uma excelente obra que coloca em cheque o direito a vida mediante uma situação de vida o morte, apesar de ser fictício, os votos do juízes nós levam a pensar diante da aplicabilidade da norma ao caso concreto.

Cicero 09/12/2020

Muito bom. Confronta o direito natural e positivo, mostra as nuances das leis e como elas podem condenar ou salvar uma pessoa e, trazendo à prática brasileira, dá pra entender um pouco como funcionam algumas decisões polêmicas que o STF vez ou outra surpreende a sociedade.

Fer 24/02/2022

livro que prende
muito bom, todo novo estudante de direito deveria ler, porque apresenta e explica conceitos e nos dá uma visão crítica sobre seguir ou não a lei ao pé da letra

Maria Santana 16/07/2021

Fui ler esperando outra coisa
Fui ler esperando a história dos exploradores de caverna,por exemplo : eles decidindo as coisas e tals, porém o livro é o tempo todo sobre os votos dos juízos. Apesar de ser curto foi muito arrastado e cheio de palavras difíceis.

Bruna.Toledo 06/02/2021

Muitas reflexões para poucas páginas
De modo geral achei o livro muito denso, principalmente pelos longos monólogos cheios de termos jurídicos que os personagens trazem à narração. Porém, não pude avaliar mal a obra porque o autor propõe reflexões muito interessantes sobre as linhas tênues entre o que é imoral e o que é ilegal (que nem sempre são equivalentes).

deborahburigo 10/06/2021

Interessante
Senti dificuldade em entender alguns termos, mas acredito que conforme o curso for progredindo logo estarei compreendendo tudo. No mais, foi muito instigante o caso e o voto dos juízes.

Fer 24/03/2021

Li para um trabalho da faculdade e de fato não esperava ser tão interessante! O caso apresentado divide opiniões e é muito legal ouvir os argumentos apresentados e poder concluir um lado nesse julgamento! Um livro curto, rápido e que traz conhecimento!

Aysla.Lourrana 18/05/2021

Basicamente, trata de um caso de um grupo de homens presos em uma caverna que mataram um dos colegas para se alimentar.

O enredo é voltado para o tribunal e o que as pessoa pensam a respeito disso.

Muito interessante para ver como as ações podem ter significados diferentes em situações diferentes.