O Caso dos Exploradores de Cavernas

O Caso dos Exploradores de Cavernas Lon L. Fuller...

Resenhas - O Caso dos Exploradores de Cavernas

Erica 10/12/2022

Ainda bem que não inventei de cursar direito! Apesar de ter entendido o que cada juiz relata, continuo achando que esse pessoal poderia ser menos prolixo.

De qualquer forma, o caso em si é bem interessante e não consegui decidir qual seria meu voto

duda 19/09/2022

"mais vale um juiz bom e prudente que uma lei boa"
essa frase do código geral da suécia, 1734, fala muito sobre esse livro. é uma leitura rápida, fluida e instigante.

recomendo não só a quem está iniciando o curso de direito, mas como todos aqueles que se interessam pelas diferentes percepções acerca do sistema jurídico e seus efeitos em um caso atípico como este desenvolvido na obra.

Carolina 09/03/2023

Livro para ler em uma tarde
Certo dia estava eu, vendo mais um vídeo de listas de livros, e me deparo com alguns livros clássicos que já tinha lido e outros que eram tidos como essenciais para quem vai ingressar no curso de Direito. Ou seja, teoricamente em qualquer curso de Direito que vc entrar, vc vai ler esse e outros livros (como O Processo, de Kafka).

Não que esteja nos meus planos futuros cursar Direito, mas fui pesquisar sobre a história desse livro e me vi muito lendo ele um dia (risos).

Coloquei na minha lista da Amazon, meu digníssimo esposo me deu de presente e cá estou eu depois de lê-lo.

Pra falar a verdade, pra mim que não sou da área e não entendo o juridiquês, o livro é da página 27 à página 36. Antes disso é explicação, depois disso é a fala dos juízes (que muitas vezes eu num entendia era nada. Que diabos significa elucubrações? Enfim, segue a leitura com consulta ao dicionário jurídico/hiper formal).

Cinco homens vão se aventurar explorando uma caverna e acabam ficando presos lá. Depois de um tempo em que eles não voltam, suas esposas vão a polícia e uma equipe de resgate começa a ser mobilizada. É uma região difícil de resgate e 10 homens acabam morrendo tentando salvar os cinco. Depois eles conseguem comunicação por meio de um rádio e os engenheiros afirmam que demorará cerca de 10 dias mais para tirá-los de lá. Mas as provisões estão escassas. Eles pedem a um médico para dizer-lhes as suas reais situações e segundo ele, eles não resistirão mais 10 dias, provavelmente sucumbirão de inanição. De repente um deles tem uma ideia: e se matassem um dos cinco para que os outros possam sobreviver? Sem contato por um tempo, quando o resgate finalmente consegue alcançá-los descobre-se que o homem que propôs a morte de um deles foi exatamente o que mataram e comeram. O dilema a partir de então é: deverão esses homens serem condenados ou absolvidos, dadas as circunstâncias?
xaxaneto 10/03/2023minha estante
Essa história me deixou interessado em ler esse livro. Parabéns pela atitude do seu esposo ??

Fernando 01/11/2021

Uma obra indispensável para estudantes de Direito.
O Caso dos exploradores de caverna é um clássico do Direito, o motivo é porque a sua narrativa se trata de um caso onde a ética, interpretação de leis e senso comum são desafiados com um caso que de início não parece ter uma resposta correta quanto o qual deve ser a sua sentença.
Em resumo, o livro (apesar de ser curto) é capaz de trazer um cenário hipotético que irá estimular o seu senso de justiça e até desafiar a sua visão quanto a situação tratada no livro.
Graças a ser um livro curto de alto valor a aqueles que estão estudando Direito, O Caso dos exploradores de caverna é uma obra indispensável a todos que pretendem ter uma carreira na área, ou até mesmo a aqueles que estão apenas tentando compreender a mesma.
Tamires.Santos 14/02/2022minha estante
Realmente, foi o primeiro livro que li na faculdade.

Beatriz 04/01/2023

Leitura rápida e simples que contribui para a reflexão sobre o direito na sociedade e sua legitimidade

Eduardo1127 05/08/2020

Inquietante
Apesar de ser uma história fictícia, sem dúvida, nos faz refletir sobre o valor da vida. O debate entre os juízes é muito mais do que um debate Jurídico, vai além do direito positivo e natural.
É um debate sobre utilitarismo, sobre o que pensa a maioria, sobre a ideia de que a felicidade da maioria é mais desejada, logo, deve ser defendida. Por outro lado, a ideia categórica, do valor em si que a vida tem, o valor moral e o dever de proteção das vidas.

Fer 24/02/2022

livro que prende
muito bom, todo novo estudante de direito deveria ler, porque apresenta e explica conceitos e nos dá uma visão crítica sobre seguir ou não a lei ao pé da letra

Maria18897 22/03/2023

Pra pensar
Li só por causa da faculdade, mas acredito que poderia ser uma leitura obrigatória desde o ensino médio, por ter foco no pensamento crítico do leitor.

O livro não aborda o caso em si, mas as discussões do julgamento que resultou do caso.

Ele te leva a pensar e criar hipóteses e teorias sobre o caso, mostrando mais de um ponto se vista, pra ser, acredito eu, o mais imparcial possível.

Victória Catel 30/03/2023

Leitura boa
Eu li esse livro pra um trabalho da faculdade, mas fiquei bem surpresa em como os pontos de vistas sao colocados e fazem a gente mudar de opiniao em cada fala.

jose carlos 24/10/2020

O caso dos Exploradores de Cavernas
Uma excelente obra que coloca em cheque o direito a vida mediante uma situação de vida o morte, apesar de ser fictício, os votos do juízes nós levam a pensar diante da aplicabilidade da norma ao caso concreto.

Gabriela993 12/04/2023

Ponto de Vista
Li o caso dos Exploradores de Caverna devido a um trabalho no Curso de Direito que consistia em fazermos um júri simulado sobre o caso (típico de início de curso, rs)...
Bom, trata-se de um assunto polêmico que divide opiniões sendo que, ao meu ver, ambas conseguem ser bem fundamentadas no ponto de vista jurídico: de um lado temos um homicídio, do outro, temos a excludente de ilicitude pelo Estado de Necessidade e , outrossim, uma excludente de culpabilidade pela inexigibilidade de conduta diversa que destipificam o crime, além de, paralelamente, nos retomar a dicotomia entre juspositivismo e jusnaturalismo.
Para mim, além do conhecimento jurídico sobre o caso, pude refletir sobre como determinadas atitudes humanas conseguem mudar o que antes era colocado de forma imutável o nosso conceito moral e justiça, o que vai depender do ponto de vista e, obviamente, do caso concreto, portanto, recomendo a leitura.

Ana 19/04/2023

O caso dos ex....
Li para minha aula de Introdução ao direito, foi a primeira leitura da materia, rapido curto e facil de enteder com uma discussão muito valida e inteligente. a nota em estrelas e puramente ilustrativa, não sei avaliar essa leitura

Cicero 09/12/2020

Muito bom. Confronta o direito natural e positivo, mostra as nuances das leis e como elas podem condenar ou salvar uma pessoa e, trazendo à prática brasileira, dá pra entender um pouco como funcionam algumas decisões polêmicas que o STF vez ou outra surpreende a sociedade.