O Caso dos Exploradores de Cavernas

O Caso dos Exploradores de Cavernas Lon L. Fuller...

Resenhas - O Caso dos Exploradores de Cavernas

Ani 16/11/2021

Interessante
Li ele para fazer um trabalho da faculdade é curtinho e de uma leitura relativamente simples, achei a história interessante para refletirmos.

Elis.Naiara 19/06/2022

Antes de começar a ler o livro imaginei que fosse apenas um livro de literatura, porém logo no início vi que trata-se de um livro para ?estudo? jurídico. Por isso da minha nota, pois não é de meu interesse. Mas a leitura é de fácil compreensão.

rralice 19/12/2021

Esse livro é voltado para o curso de direito em si, principalmente a área penal. É uma leitura simples, direta e prende. Da pra ler em até 1 hora de relógio.

Beatriz 04/01/2023

Leitura rápida e simples que contribui para a reflexão sobre o direito na sociedade e sua legitimidade

Fernando 01/11/2021

Uma obra indispensável para estudantes de Direito.
O Caso dos exploradores de caverna é um clássico do Direito, o motivo é porque a sua narrativa se trata de um caso onde a ética, interpretação de leis e senso comum são desafiados com um caso que de início não parece ter uma resposta correta quanto o qual deve ser a sua sentença.
Em resumo, o livro (apesar de ser curto) é capaz de trazer um cenário hipotético que irá estimular o seu senso de justiça e até desafiar a sua visão quanto a situação tratada no livro.
Graças a ser um livro curto de alto valor a aqueles que estão estudando Direito, O Caso dos exploradores de caverna é uma obra indispensável a todos que pretendem ter uma carreira na área, ou até mesmo a aqueles que estão apenas tentando compreender a mesma.
Tamires.Santos 14/02/2022minha estante
Realmente, foi o primeiro livro que li na faculdade.

Eduardo1127 05/08/2020

Inquietante
Apesar de ser uma história fictícia, sem dúvida, nos faz refletir sobre o valor da vida. O debate entre os juízes é muito mais do que um debate Jurídico, vai além do direito positivo e natural.
É um debate sobre utilitarismo, sobre o que pensa a maioria, sobre a ideia de que a felicidade da maioria é mais desejada, logo, deve ser defendida. Por outro lado, a ideia categórica, do valor em si que a vida tem, o valor moral e o dever de proteção das vidas.

Pedro 06/01/2022

Excelente iniciação ao estudo do Direito. Acabo de sair do ensino médio, iniciarei a faculdade de Direito um mês após a data desta resenha, e, apesar de ser filho de advogado, me considero um leigo no Direito. Mesmo assim, esse livro foi de fácil compreensão, e abordou várias perspectivas diferentes a respeito da lei

Erica 10/12/2022

Ainda bem que não inventei de cursar direito! Apesar de ter entendido o que cada juiz relata, continuo achando que esse pessoal poderia ser menos prolixo.

De qualquer forma, o caso em si é bem interessante e não consegui decidir qual seria meu voto

Pedro 04/08/2022

Não sei...
O livro é um dos principais para estudantes de Direito para começar a entrar nesse mundo, sobre o que é legal, moral, sobre os argumentos. Foi um livro que eu achei que eu ia gostar muito, mas não sei se a tradução que escolhi foi um pouco difícil pra mim, eu não aproveitei tanto. Faz uns meses que li e fico ainda "tá... não sei...".

jose carlos 24/10/2020

O caso dos Exploradores de Cavernas
Uma excelente obra que coloca em cheque o direito a vida mediante uma situação de vida o morte, apesar de ser fictício, os votos do juízes nós levam a pensar diante da aplicabilidade da norma ao caso concreto.

duda 19/09/2022

"mais vale um juiz bom e prudente que uma lei boa"
essa frase do código geral da suécia, 1734, fala muito sobre esse livro. é uma leitura rápida, fluida e instigante.

recomendo não só a quem está iniciando o curso de direito, mas como todos aqueles que se interessam pelas diferentes percepções acerca do sistema jurídico e seus efeitos em um caso atípico como este desenvolvido na obra.

Cicero 09/12/2020

Muito bom. Confronta o direito natural e positivo, mostra as nuances das leis e como elas podem condenar ou salvar uma pessoa e, trazendo à prática brasileira, dá pra entender um pouco como funcionam algumas decisões polêmicas que o STF vez ou outra surpreende a sociedade.

Isis243 15/01/2023

O que você faria ?
Não há como fazer julgamentos.
Não se consegue dizer ou prever uma reação. O incrível para mim é: eu não queria me encontrar naquela situação.

Terrível análise. Nosso instinto mais comum é julgar. Mais como !!?

Eu gostei muito.

Ótima leitura!