Cidade dos Anjos Caídos

Janie 22/06/2021

Ah como eu amo J??C
Ah como eu amo A??M
Ah como eu amo S??I
Pra ser sincera, eu amo todo mundo, até os vilão kkkkk nesse livro já tem casal formado, Jace e Clary estão mais próximos, e tem muito drama, do jeito que eu gosto ;)
Bora pro próximo, pra mim ficar mais derretida ?

12/10/2012

ATENÇÃO! SPOILERS SE VOCÊ NÃO LEU OS OUTROS LIVROS DA SÉRIE!

A guerra acabou e Caçadores de Sombras e integrantes do submundo parecem estar em paz. Clary está de volta a Nova York, treinando para usar seus poderes. Tudo parece bem, mas alguém está assassinando Caçadores e reacendendo as tensões entre os dois grupos, o que pode gerar uma segunda guerra sangrenta. Quando Jace começa a se afastar sem nenhuma explicação, Clary começa a desvendar um mistério que se tornará seu pior pesadelo.

Depois dos acontecimentos e da luta contra o exército de Valentim, que acabaram por forjar uma aliança entre os do Submundo e a Clave ideia de Clary, e com um feitiço dela), Clary e cia. estão novamente em NY, enquanto a cúpula da Clave se reúne em Alicante para discutir um novo Acordo.

Clary agora treina para se tornar Caçadora de Sombras (com ninguém menos que Jace, nham!), está feliz da vida e bem atarefada, ajudando sua mãe nos preparativos para o casamento com Luke. Clary continua a mesma, mas amadureceu, e não é mais aquela menininha frágil do primeiro. Mas claro que as coisas não duram, e quando alguém começa a matar Caçadores, tudo vem a baixo. Para piorar, Jace começa a se afastar sem motivo aparente, fica mais distante e não consegue olhá-la nos olhos. Ela sabe que ele a ama, e o sentimento é mútuo, mas ainda assim, não consegue evitar as dúvidas. Só que ela não é garota de ficar remoendo as coisas, e parte para investigar o que anda matando Caçadores, bem como outras aberrações que aparecem. Mas como ela não pode contar totalmente com Jace, ela parte para a ação, mas aprendeu a lição e chama Isabelle.

Jace também aproveita os momentos que tem antes de começar a se afastar. Ele tem seus motivos: começou a ter pesadelos em que mata Clary, ou a machuca de alguma forma. E ele tem medo que venham a se realizar. E ele volta a achar que talvez seja mais como Valentim do que gostaria. Ele teme se tornar mais um Valentim, e só por isso já mostra como ele é diferente do homem que o criou até os 10 anos. Só que ele não vê dessa forma, e, sendo Jace, prefere se atormentar como forma de punição. Mas por Clary ele é capaz de tudo. E na tentativa de evitar Clary, ele se junta a Simon, porque é o que ele acha que a deixa mais perto (mas eles não são amigos, viu! ;D). Uma coisa não muda (ainda bem): ele continua sarcástico e com um humor afiado delicioso.

Simon é que está numa enrascada, se equilibrando para manter duas namoradas: Maia e Isabelle.Simon ainda tenta de tudo para parecer normal. Continua ensaiando com sua banda, que sabe que ele é vampiro, mora com sua mãe e fazendo as mesmas coisas de sempre. Só que por ser Diurno, ele é disputado por Rafael e uma nova personagem: Camille, a antiga chefona dos vampiros de NY antes de deixar Rafael no comando. E tem mais gente atrás dele também, por sua combinação única de vampiro com sangue de Nephilim .Esse livro é mais centrado nele, mas Clary também tem sua parte. Mas Simon agora é mais forte e aguenta bem os trancos, menos o de ter duas namoradas ao mesmo tempo.

Outro personagem novo aparece: Kyle, o novo vocalista da banda de Simon. Kyle é um jovem prestativo e simpático, mas que tem um segredo (que eu não vou revelar, pra não estragar). Gosto de Kyle, ele é um bom contraponto em relação aos outros personagens masculinos do livro. E acho que ele retorna no próximo (eba!). Só posso dizer que ele é mais um ser fantástico que eu gostei (esse ser já existe, mas não sou muito fã deles. Quem me segue há algum tempo pode ser que já tenha sacado ;D).

Não posso falar muito do inimiga deste livro, porque senão vou dar spoiler. Mas que assistiu a terceira temporada (e melhor) de Supernatural não vai se decepcionar. Posso dizer que agora Clary, Jace e cia estão para enfrentar os grandes mesmo. Valentim perto desses é fichinha. E também há a volta de alguns personagens. De novo, não vou revelar.

O livro é novamente bastante ação, o romance está presente, mas é elemento secundário, e a trama está ficando cada vez mais intrincada. E, como sempre, Cassandra Clare deixa um excelente gancho para o próximo volume. O livro tem um ritmo bom, dá para ler bem rápido e a trama é envolvente. Não dá vontade de soltar o livro. E ele vai virar filme, estrelando a nossa bitch favorita, Queen Cersei. E também o lindo, maravilhoso, gostoso e um Henrique VIII sexy pra burro, Jonathan Rhys-Meyers (be still my heart!), previsto para agosto do ano que vem. Confira na página do filme do IMDB, aqui. Não tem muitos detalhes porque ainda estão filmando. Mas digitando o nome da série no Google dá pra ver um monte de fotos e se você quiser mais informações sobre a série, veja em Mortal Instruments Brasil, site oficial reconhecido pela autora. Enquanto isso, aproveite os livros.

Trilha sonora

Sympathy for the devil, do Guns ´n´Roses. Stand my ground, do Within Temptation bate direitinho com Simon. Good enough, do Lifehouse cai como uma luva para Jace, e não só neste livro. Mess of me, do Switchfoot, Running blind, do Godsmack e Send the pain below, do Chevelle.

Se você gostou de Cidade dos Anjos Caídos, pode gostar também de:
•série Os filhos do Éden – Eduardo Spohr;
•coleção Percy Jackson – Rick Riordan;
•coleção Os heróis do Olimpo – Rick Riordan;
•série House of Night – P. C. e Kristin Cast;
•Jogos Vorazes – Suzanne Collins.

caroline 15/10/2020

"O passado sempre importa ..."
"... Não pode esquecer o que fez no passado, ou jamais aprenderá com ele."

Aqui há crescimento e evolução das personagens. O amadurecimento deles ocorre justamente ao lidar com as consequências de seus atos. Encarando de frente os erros e buscando não repeti-los e/ou consertá-los.

Quero abrir alguns parênteses aqui para falar que acho a relação de Jace e Clary um tanto estranha e tóxica. E também para dizer que nem Simon agindo como "boy lixo" me faz deixar de amá-lo. (Sou totalmente parcial quando se trata dele!)

Não consegui me prender ao livro (como aconteceu nos anteriores) e demorei 4 meses (!!!) para finalizar a leitura.

Mas, não estou pronta para dizer adeus, e ainda habitarei nesse universo mágico, criado pela Cassandra, por mais algum tempo...

Que venha o próximo livro da série!

Gabriel 27/07/2021

Ruim, Pessimo, radiação....
Nunca na minha vida achei que diria isso de um livro, inda mais um da Cassandra Clare, que é uma das minhas escritoras favoritas. Mais esse livro é ruim, radioativo e tóxico.

Literalmente não tem o que falar bem desse livro. Quase tudo nele foi horrível. Só algumas coisas foram legais. O enredo era parado, não acontecia nada, parecia simplesmente um livro de contos adicionais sobre personagens que não tiveram seus destinos finalizados corretamente no livro anterior, principalmente o Simon. Uma coisa tenho que reconhecer, Simon não é nem de longe meu personagem favorito, mas ele e a Izzy carregaram esse livro nas costas, sem eles dois, eu abandonaria esse livro, com toda certeza.

Eu queria saber o que a Cassandra Clare estava pensando nesse livro. A maioria dos personagens tiveram suas personalidades alteradas. Pareciam que tinham entre 8 a 10 anos e não 16 a 18. Comportamentos infantis, mimados e mal educados.... Minha nossa senhora, chegava a dar Ranço de ler. Principalmente a Clary. Tipo... Mano? O que aconteceu? Que personalidade irritante foi essa que a Cassandra colocou nela? Ela está irritante, mimada e mal educada gratuitamente, parece que depois do terceiro livro, onde ela salvou todo mundo, criou um ego enorme na cabeça dela, onde ela pensa que pode fazer qualquer coisa, e que as coisas são feitas para ela, para a satisfação dela. Ahh! Vai cagar!! Se liga! O mundo não gira ao seu redor, não. Estava desejando que o vilão matasse ela no final pois estava merecendo e fazendo hora extra, já. Só atrapalhava. E esse romance de Clace... Que coisa nojenta. Acredito no amor da parte dele, agora da parte dela, me pareceu capricho, como se ele fosse um prêmio que ela conquistou e as outras garotas não. Isso fora esse fetiche escancarado que a Cassandra tem em músculos, toda hora que eles chegam perto um do outro, ela faz questão de descrever os músculos. Isso fora essa devoção que eles sentem um pelo outro, onde praticamente ela iria aceitar fazer um pacto com ele para provar que se amam, isso com 16 anos. Mano, que coisa tóxica. E quando ela fala com as pessoas, sempre ela está certa, sempre ela está com o coração apertado ou quebrado quando as coisas não saem como ela quer. Me pergunto como ela não está morta, de tanto que o coração dela foi quebrado. Isso quando não pensa que o amor é mas forte que tudo e blá, blá, blá. Toda hora a Cassandra reforça isso, chegava a ser insuportável, foi nojento. Até o Alec foi péssimo nesse livro.

Resumindo: A Cassandra pego todo o desenvolvimento dos personagens na trilogia anterior e jogou no lixo. Especialmente da Clary. Muitas das atitudes que eles tomaram eu entenderia se fosse no primeiro livro da série, nesse aqui, não. Outros personagens, parece que a Cassandra recriou eles do 0, com personalidades completamente diferentes e infantis. Mal reconhecia.

Livro ruim, péssimo, horrível, uma radiação...
Vou continuar a leitura com muito pé atrás, pois amo esse universo. Mas se não melhorar, eu vou abandonar.

Jesus cristo.... Muito ruim. Horrível, horrível!

Atualização: 13/08/2021
Estou fazendo essa atualização pois eu estava com tanto ódio acumulado desse livro quando fiz a primeira parte que não raciocinei direito. Praticamente eu só expressei o que eu sentia e não usei de argumentos coerentes. Agora que não estou mais emocionalmente envolvido com esse livro vou expressar minha opinião com argumentos. Mas a parte inicial se mantém pois é verdade.

Esse livro, inicialmente, teve como foco dar um desfecho mais digno aos personagens secundários que foram meio que deixados de lado em cidade de vidro. Podemos perceber isso pois o destaque fica mais no Simon, embora ainda tenha um foco maior em Clace. Portanto podemos perceber que a parte inicial não acontece nada de interessante, só histórias aleatórias para deixar o Simon mais independente como personagem, tirando ele de trás da sombra da Clary. Isso foi legal, mas para um livro ligeiramente logo, isso é chato. Pois os acontecimentos são pouquíssimos e a Cassandra enche linguiça com descrição de cenário e o Drama de Clace. O livro só foi ficar ligeiramente interessante de verdade no final. E de novo, não estou sendo irônico.

Agora o meu grande problema com esse livro. Clary. Sim, a nossa protagonista. Nos primeiros livros da saga ela já vinha apresentando algumas atitudes meio "estranhas", mas eu passava pano pois os acontecimentos me passava um ponto de vista diferente da realidade. Ou seja, minha interpretação do livro. Agora nesse livro, onde a Cassandra manteve esse aspecto de personalidade da personagem, eu descobrir que o problema, na verdade, é ela. Primeiramente, não temos desenvolvimento pessoal nos personagem da Cassandra Clare. O que seria isso? Personagem que aprende com seus erros e evoluem para virar pessoas mais descentes, podendo ser com algum sermão de outro personagem mais sensato ou ele mesmo refletindo suas atitudes e percebendo que errou. A Cassandra ela não faz. O que é, realmente, uma pena, pois ajuda a história a ter uma camada extra, ajudando a passar uma mensagem a quem está lendo e torna a história mais dinâmica. O grande enredo dessa trilogia de extensão aconteceu por causa de uma atitude que a Clary tomou no terceiro livro. Porém, isso com certeza trouxe consequências pois já foi explicado no livro que gera um desequilíbrio, e obviamente mexer com esses assuntos mais cedo ou mais tarde voltaria para atormentá-la. O que mais me irritou foi que todo mundo explicou isso para ela, e ela simplesmente caga e anda, pois na cabeça dela, ela fez certo pois fez pela sua felicidade. Não foi nem para dar uma segunda chance ao menino, foi pela felicidade dela (sim!! Ela é mimada e egoísta). Ela fez pela felicidade e, em nenhum momento, ela reflete sobre suas atitudes ou sobre as consequências que pode acontecer. Ela simplesmente ignora e bate o pé em uma teimosia que chega a ser insuportável. E o pior de tudo, é que a Autora justifica essas ações egoístas em nome do amor. Ou seja, fazendo isso ela cria todo um drama e um romance tão forçado que é justificado com atitudes totalmente erradas, que, simplesmente, estraga. Você não consegui simpatizar com o romance pois os argumentos utilizados são egoístas e mimados e, em vez de se apaixonar, você sente ranço. Por isso é nojento e, por isso é insuportável. E o que me deixou com ódio foi que ela estraga o meu gênero literário favorito que é o romance. Isso fora algumas situações em que ela mais atrapalha do que ajuda, pois ela se recusa a ficar de fora, mesmo sabendo que seria melhor. Enfim, essa ultima observação só quem leu vai entender.

Isso foi só uma avaliação mais racional do livro, pois a primeira eu estava no puro ódio e não resenhei direito. Agora eu expressei tudo que me irritou no livro com argumentos. Então, por isso só dei 1 estrela.
oteatrodosvampiros 27/07/2021minha estante
caraca, tu odiou mesmo? KKKKKKKKKKK

Gabriel 27/07/2021minha estante
Pois é. Até eu estou surpreso com isso kkkkkkkkk

oteatrodosvampiros 27/07/2021minha estante
Ninguém pode dizer que tu omitiu a tua opinião crítica sobre o livro? KKKKKKKKKK!

Nana 25/08/2021minha estante
Eu concordo plenamente, pq mano chegava as partes da Clary eu ja queria fechar o livro de tanto ranço q eu criei da menina, comecei o 5 mas to com medo de ser ruim kkkkk

Gabriel 25/08/2021minha estante
Pois é. Queria saber o que a Cassandra estava pensando escrevendo a personagem assim e achando que estava legal. Não faz sentido.

booksmaria 02/12/2021

Pulem pro final
Minha nossa que livro CHATO
insuportável
Tudo que tem nesse livro poderia ter sido resumido em 150 páginas, é uma enrolação DO CARAMABA PRA NADA
Eu literalmente pulei pro final do livro de tão chato.
Povs e Capítulos extremamente desnecessários.
ESSE LIVRO É CHATO

Notas da Leitora 24/03/2021

Emocionante
Como todos os outros livros da série, foi um turbilhão de emoções. Fiquei brava, suspirei, xinguei, comemorei e depois tudo de novo.
Ansiosa para a próxima história!!

Melissa.Luccas 20/06/2021

muuito legal
Já é o quarto livro da série, e o quarto livro com 5 estrelas.

Barbara Prass 20/03/2021

Cassandraverse e eu sofrendo!
Foi uma leitura muito gostosa. Com certeza foi o livro que mais fluiu da série até agora, mas me incomodou muito o fato de tudo estar indo maravilhosamente bem e de repente eles "leigos" caírem em armadilhas. Mas tinha que acontecer.

O Simon FINALMENTE entendeu o poder da marca, e o plot do final me surpreendeu muito, já quero ler o próximo!