Mansfield Park

Mansfield Park Jane Austen

Resenhas - Mansfield Park

accrezende 10/10/2021

O livro é interessante por explorar mais de uma história dentro do mesmo núcleo. Contudo, fiquei decepcionada por achar que enrolou muito para chegar ao desfecho. Além disso, a autora segue uma linha de raciocínio durante quase o livro todo, para nas últimas páginas mudar tudo.

julia.cout 05/10/2021

Jane Austen é sempre incrível, nunca vou me cansar dos romances dela. Me apaixonei pela fofura e sensatez da Fanny Price.

Kris 27/09/2021

Um romance manso...
Essa é uma história sensível e diferente das histórias de amor comum em alguns livros. Nesse livro, a autora traz um olhar mais realista para o amor, soube fazer com que a personagem principal Fanny Prince se encontrasse de fato e não aceitasse aquilo que ela achava errado. A evolução da personagem é muito legal e bonita de ver?

Beatriz.Bonvenuto 19/09/2021

Mais um final satisfatório e de aquecer o coração ??
"Não há como descrever os sentimentos de uma jovem ante a revelação de um amor que julgava impossível."

Obrigada Jane ???
Karen 19/09/2021minha estante
Parece que você realmente soube reconhecer o valor de Fanny Price, não é mesmo? Fico contente por isso, já que essa personagem costuma ser a mais incompreendida e, por isso, a mais injustiçada heroína austeniana.

Beatriz.Bonvenuto 20/09/2021minha estante
Ela é injustiçada simplesmente por ser tímida! Achei isso tão chato... Ela me lembrou um pouco Anne Elliot, de Persuasão, por ser mais quieta e gentil.
Mas eu me encantei muito pela Fanny! Gentil, doce e não importa quantas injustiças sofreu no livro, ela nunca foi má com ninguém.

Karen 20/09/2021minha estante
Timidez e reserva, tônicas da postura, das ideias e dos sentimentos de Fanny, são qualidades que, na vida real, incomodam, de maneira irracional, muitas pessoas, o que provavelmente explica a aversão que tantos admiradores de Jane Austen sentem pela mocinha de MANSFIELD PARK. Só para você ter uma noção do quão absurdo pode ser o raciocínio de alguns indivíduos, cito o teor de um comentário acerca da referida heroína que li, há alguns dias, em que seu autor, um fã estrangeiro de Austen, explicava que, apesar de ser inegável a retidão do caráter de Fanny, esta, em razão do fato de não ser um ser humano, mas, sim, uma personagem, deveria (sim, "deveria", em vez de "poderia") ser divertida, além de bondosa, a fim de permitir que ele a apreciasse. Em resumo, parece que o leitor em questão estava em busca de um bom palhaço, e não de uma realista mocinha, já que, para ele, rir de uma figura literária era mais importante do que valorizar seus princípios e suas ações. O fato de que a própria mãe da autora de MANSFIELD PARK considerava a srta. Price uma criatura insossa indica, contudo, que, desde 1814, quando a obra em questão foi publicada, há quem enxergue sua protagonista de modo equivocado.

Karen 20/09/2021minha estante
Timidez e reserva, tônicas da postura, das ideias e dos sentimentos de Fanny, são qualidades que, na vida real, incomodam, de maneira irracional, muitas pessoas, o que provavelmente explica a aversão que tantos admiradores de Jane Austen sentem pela mocinha de MANSFIELD PARK. Só para você ter uma noção do quão absurdo pode ser o raciocínio de alguns indivíduos, cito o teor de um comentário acerca da referida heroína que li, há alguns dias, em que seu autor, um fã estrangeiro de Austen, explicava que, apesar de ser inegável a retidão do caráter de Fanny, esta, em razão do fato de não ser um ser humano, mas, sim, uma personagem, deveria (sim, "deveria", em vez de "poderia") ser divertida, além de bondosa, a fim de permitir que ele a apreciasse. Em resumo, parece que o leitor em questão estava em busca de um bom palhaço, e não de uma realista mocinha, já que, para ele, rir de uma figura literária era mais importante do que valorizar seus princípios e suas ações. O fato de que a própria mãe da autora de MANSFIELD PARK considerava a srta. Price uma criatura insossa indica, contudo, que, desde 1814, quando a obra em pauta foi publicada, há quem enxergue sua protagonista de modo equivocado.

Gabs. A 13/09/2021

Rapaz, o que rolou aqui?
Quando tínhamos quase certeza absoluta sobre o final dessa história, dona Jane Austen vêm e muda tudo, sem dó nem piedade!

EU não esperava por esse final, realmente.
Tudo bem que a Fanny não é a personagem mais carismática do mundo, constantemente rebaixada pela tia (a velha pão duro) a pobre desenvolveu sérios problemas de baixo estima e consegue ser bem chatinha em alguns vários momentos da trama.

Gato escaldado tem medo até de água fria!

Não podemos culpa- la por desacreditar totalmente dos sentimentos do Sr Harry Crawford, não é?

Ela - e todos nós - vimos bem o quão conquistador barato ele pode ser ( o golpe está ai, cai quem quer)

Não dá pra culpa-la também por nutrir sentimentos por seu primo, o "pobre" Edmund, o único a se mostrar gentil e compreensível com seus sentimentos, desde sua chegada a Mansfield Park (tudo bem que ele dá umas mancadas, mas ninguém é perfeito né!?)

Enfim, uma história bem diferente, tantas coisas acontecem (nem tudo é só sobre amores e casamentos aqui) parece até que estamos assistindo uma novela, daquelas que a gente passa bons meses acompanhando e saboreando o desenvolvimento da trama e de seus personagens.

Uma ótima história, gostosa e bastante agradável de se acompanhar.

*: Nota para essa edição da Penguin, uma edição belíssima, porém tem uma introdução e notas gigantescas (e pulaveis), contém spoilers da trama, então sugiro passar e voltar a ler só ao termino do livro.

Indianara 07/09/2021minha estante
Amei a resenha, me deu vontade de ler!

Clara 20/08/2021

Um retrato social
Como os outros livros da Jane Austen costumam ser, esse é movido pelos personagens e suas personalidades, apesar de ter alguns momentos de ação que não deixam a leitura lenta. Aqui os personagens representam um retrato dr sua época, do lugar onde nasceram e do tratamento que receberam com seus devidos princípios.

Fanny é mais tímida, tranquila, observadora e quieta, o completo oposto da antagonista (não acredito que ela seja a vilã, esse lugar foi tomado pela Sra. Norris kkkk) Mary Crawford, que, para mim, foi a dinâmica mais interessante do livro todo. Com visões totalmente diferentes de mundo, Jane Austen consegue usar isso de forma irônica para criticar uma sociedade que está ficando cada vez mais rasa, artificial.

Tudo isso fica mais claro com os textos de apoio da edição da Penguin, cada simbolismo usado no livro é explicado, o que cada personagem representa e fala um pouco mais do caráter de cada um e pq eles agem como agem. Eu já tinha gostado do livro antes de ler os textos, mas com a ajuda deles foi mil vezes melhor, recomendo demais essa edição, com certeza o texto explica melhor o que eu tentei passar resumidamente nessa resenha hahaha enfim, um novo favoritado ??

Domino 11/08/2021

#lido
O livro mais complexo da #janeausten e que necessita de um poder enorme de reflexão sobre a leitura.
Eu escrevo essa "resenha" com a cabeça repleta de pensamentos a respeito dessa história, mas o principal deles, é que Jane era uma autora a frente do seu tempo, que realizava reflexões a respeito das relações humanas em tantos níveis que não posso deixar de tentar fazer reflexões sobre as minhas relações. O principal que tirei deste livro foi o poder de observação, a prudência, a fidelidade aos sentimentos e amor próprio, sendo explorados por Fanny em uma personalidade tímida e introvertida.
MANSFIELD PARK é um personagem a parte, sendo o cenário mais bem descrito pela autora e que realmente me transportou para local.
Um conselho para quem deseja ler este livro é deixe por ultimo, leia antes os livros da autora, leia uma boa biografia, e também saiba mais sobre o período georgiano. Ai você terá a experiência e imersão completa na história ?
E eu gostaria muito de trocar figurinhas a respeito deste livro, me mande mensagem ou deixe nos comentários opiniões a respeito ?

Lídia 31/07/2021

Complexo e maravilhoso
A escrita amadurecida de Jane Austen exige mais do que em orgulho e preconceito por exemplo. Essa mulher era genial, faz leituras impressionantes sobre a sociedade da época, e que até hoje de outras formas se refletem na nossa. É um clássico, logo temos que ler com olhos daquela época. Muitas pessoas não gostam da Fanny, mas porque sempre esperam heroínas como Elisabeth, penso que o mundo não poderia ser formado apenas por Elisabeths, seria horrível. Quem não conhece uma Fanny? Com suas qualidades e defeitos!
Confesso que fiquei com um pouco de dificuldade de discorrer a leitura durante a primeira parte, mas a partir da segunda a leitura fica uma delícia!
Amo Jane Austen ??

Simone 31/07/2021

Mansfield Park
Filha de pais humildes e com poucas perspectivas, Fanny Price é adotada por seus abastados tios, Lady e Sir Bertram, sendo levada para Mansfield Park, onde é criada com os quatro primos.

Eu fiquei curiosa no começo com o jeito quieto e passivo de Fanny, ela parecia ter medo de falar ou dar sua opinião, quando na metade do livro percebemos o motivo de Fanny agir assim, quando o primo Edward a julga por ser tão calada e ela justifica que conversou com o tio sobre o navio negreiro, só que encerrou o assunto mesmo querendo perguntar mais porque as primas ficaram caladas, com cara de burras (essa última parte é minha opinião).

Fanny sempre foi desencorajada pela tia a ficar quieta, e a tia não iria aceitar ela ser mais inteligente que as sobrinhas preferidas. Talvez Fanny tivesse medo de ser percebida e ter que retornar à casa dos pais.

Tanto que quando Fanny foi obrigada a passar alguns meses com seus pais ela percebe que Mansfield é seu lar.

Eu só achei que Fanny poderia ter dado uma chance aos cortejos do Sr. Crawford, e talvez o romance tivesse sido mais picante porque o Sr. Crawford é safado mesmo, teria galanteado a prima de qualquer forma e Fanny poderia ter tido mais de um romance na vida.

Também não concordo com o julgamento que Fanny faz de todos os outros personagens, ela se se acha superior quase o tempo todo e julga todos a seu redor, quando a meu ver a única pessoa que deveria receber um julgamento tão ruim seria sua tia Sra. Norris, as outras pessoas só tinham comportamento normal como qualquer ser humano.

Não foi meu livro preferido da Jane, mas eu gostei.

Alessa Luna 22/06/2021

Bom!
Fanny, uma prima pobre que é levada a morar com os tios para ter uma educação melhor. Fanny é extremamente submissa, faz todos os desejos de seus tios, tias e primos e, está sempre agradecida a tudo que seu tio fez por ela. Mantém uma paixão platônica por seu primo Edmund, o único a tratá-la com respeito e carinho logo após sua chegada. Foi criada para ajudar todos da casa, e sempre o fez com alegria e bondade. Seu irmão é melhor amigo, William também foi agraciado com a ajuda de seu tio e conseguiu subir postos na marinha. Mansfield Park é sua paz e toda sua felicidade e lá ela realizou todos os seus mais inatingível sonhos.

debs.lendo. 15/06/2021

Meu 1° 4? da Jane
Como sempre tem vários personagens, mas a história é mais movimentada desde o começo.

Mary e Henry tem personalidades diferente do que é costume de encontrar nos livros da Jane, eles são mais moderninhos e ácidos.

Fanny é muuiito arredia, eu como trouxa não teria resistido, ela sofre pressão de todos os lados.

Por mim, ela não ficaria com nenhum, mas o coração é dela, fazer o que?

Tem romances, intrigas, fofocas, tia chata e manipulação, adorei!

Thais.Gaspar 13/06/2021

Insosso
Acho que fui ler o livro com uma expectativa muito grande e acabei me decepcionando. Achei a narrativa insossa, sem objetivo e sem propósito. Nada se conectava muito bem. Mas, não foi um livro de linguagem difícil, o que facilitou o término do mesmo

Mano 04/06/2021

Decepcionado, fazer o quê?
Confesso que tenho um viés muito grande pela Jane Austen. O primeio livro dela que eu li foi Orgulho e Preconceito, óbvio. Eu fiquei apaixonado pela história, pela escrita, o desenvolvimento, tudo me conquistou. Passei a gostar de ler depois que conheci Jane Austen.

Até então eu não conhecia outras obras dela; não tinha lido nenhum outro livro e então resolvi pular cegamente em Mansfield Park. Cara, que tombo feio.
Vou tentar não ser chato, crítico, um porre ao resenhar, mas qual o propósito da história?
Eu entendi as críticas; considero Jane uma mestra em ser irônica, conseguir sutilmente - às vezes nem tanto - alfinetar a cultura da época e tudo o mais. Porém, eu não entendi o propósito. Não sinto que tirei nada além do óbvio e que não me acrescentou muita coisa. Jane contou a história de Fanny, escolheu um recorte no tempo da vida dela, transcorreu - com exagerado detalhismo - sobre diversas ocasiões e circunstâncias, e para onde nos levou? Eu sinto que me perdi na leitura. Diversas vezes queria terminar logo porque não aguentava mais ler nada para o nada.

É extremamente chato escrever uma resenha de um livro que não gostei, ainda mais se tratando de Jane Austen, mas eu sentia que precisava destilar toda a decepção e frustração com esse livro. Jamais iria deixar de recomendar, pois pode ser que para você esse livro seja maravilhoso, life changing. Acredito que não seria bom ir com expectativas de "é um Austen, vai ser maravilhoso". Decepções acontecem. Mas, como a própria autora escreve, cada um pode encontrar o que deseja sob a proteção de Mansfield Park.
Luh 04/06/2021minha estante
Esse livro foi sem dúvida, o pior trabalho dela.
Todo mundo é insuportável.
Queria tacar fogo em geral.

Thais.Gaspar 13/06/2021minha estante
Nossaaaaa... concordo plenamente. Achei a história insossa, sem objetivo e propósito nenhum. ???

Ceci 26/02/2021

Me desculpa por ter duvidado de vc Jane Austen
Já tinha tentado ler esse livro mas não tinha gostado porque a principal parecia muito sem graça, resolvi dar outra chance e... eu finalmente entendi a mensagem do livro e a força da Fanny, sua honestidade consigo mesma e perseverança. Todos os outros personagens são detestáveis e a ironia de Jane Austen mais uma vez é como uma facada, eu amo essa mulher, ícone feminista que já sabia desde o século 18 que a maioria dos homens não presta! Se eu não me engano esse é o maior livro da Austen e consigo entender porque muitos não gostam em comparação aos mais famosos mas se vc se abrir para a história e não tentar comparar Fanny com as outras heroínas de Jane Austen conseguirá ver a delicadeza desse livro e as críticas afiadas como sempre a uma sociedade perversa.