O Iluminado

O Iluminado Stephen King...

Resenhas - O Iluminado

Guilherme Dehon 28/02/2024

O Iluminado...
Considerado por muitos um clássico da literatura de terror, a estória é realmente muito boa, bem escrita e prende o leitor...

Apesar de ser uma obra de terror, uma espécie de drama familiar sobrenatural, não causa medo propriamente dito - aquele de falar a espinha (ao menos em mim), mas sim uma curiosidade no início, e que vai evoluindo para uma ansiedade e depois em uma crescente angustia até chegar em uma espécie de alento pacificador...

Apesar de ter alguns livros, não é a minha temática favorita, porém O Iluminado é realmente muito bom e põe o filme no bolso...

Recomendo.

Ranya.Fernandes 26/02/2024

Estou fazendo o meu ranking de SK e esse está em primeiríssimo lugar. Que livro maravilhoso, a escrita porque a história é de arrepiar. Conta a história da família Torrance que se muda para o Hotel Overlook após Jack ser aceito na vaga de zelador, onde passaram a temporada de inverno isolados neste hotel já que o mesmo fica fechado neste período. Danny, filho dos Torrance, tem um “amigo imaginário”, Tony, que lhe conta e mostra coisas, que inicialmente eram mais como um alerta ou coisas boas, porém alguns acontecimentos vão ficando mais trágicas e Danny acaba recalcando as lembranças e com a mudança para o hotel a um intensificada já que o Overlook carrega uma passada um tanto sombrio.
Caso vá ler: se prepare para ler cenas fortes com descrições detalhadas e que acarretam palpitações e possíveis expressões de nojo e possíveis enjoos.

Izaah0 26/02/2024

Bom livro, mas como todo livro do King tende a ser bem enrolado em alguns pontos hehe. Mas é uma ótima história, dá até vontade de assistir ao filme.

zxsaturno 26/02/2024

?Os segredos do Hotel Overlook.?
? ?Ser esperto é saber sempre onde estão as vespas.? ? E? doido, deixa quieto.

???????? Vou escrever esse nome em um papel e colocar fogo logo após.

O iluminado, um romance de terror, terceiro livro publicado de Stephen King, lançado em 1977. A história gira em torno da Família Torrence, composta pelo pai Jack, a mãe Wendy e o filho Danny.

?O lugar perfeito para recomeçar.? E? o que pensa Jack Torrence, um alcoólatra em recuperação ao conseguir um emprego como zelador no Hotel Overlook durante o inverno. O que parece ser sua última chance para recomeçar e colocar sua vida nos trilhos. (E foi a pior merda que poderia ter feito, homem. Sua desgraça).

?Você pode fugir de um estranho, mas não pode fugir de si mesmo.?

Conforme a nevasca se intensifica, os acontecimentos no hotel majestoso vão se tornando cada vez mais sombrios e aterrorizantes. Espíritos malignos e forças inexplicáveis habitam Overlook e logo tentam se apoderar de Danny Torrance, um garotinho com grandes poderes sobrenaturais. #Bixaeufalecia.

?Este lugar desumano cria monstros humanos.? Qualquer coisa foi o Vecna.

Stephen King, um divo. Uma construção incrível da vida dos personagens. Uma história rica em detalhes. Cada cena muito bem escrita. Um terror psicológico tenso, agoniante, maravilhoso.

Indico para TODO mundo! Fiquei louca lendo, mas valeu a pena cada rivotril.

?? Todo grande hotel tem seus escândalos. Assim como todo grande hotel tem um fantasma.? Esse tem uma ficha criminal.

victoryx 27/02/2024minha estante
Como pode o king ter sido tão maluco e ter usado tão bem a loucura dele fazendo essa obra de arte né

Nathalia1007 27/02/2024minha estante
siimm! tbm amo as analogias e descrições desse livro, toda a psicologia dos personagens faz a gente entender muitas coisas

Re_Membribes 27/02/2024minha estante
"agoniante" para mim é a palavra que melhor descreve esse livro.

Najla11 27/02/2024minha estante
O primeiro livro do gênio, stephen king, que li !! Eu lia ele toda noite. Super gostei?apesar do medinho que tava ?

Manú Tristíssimo 27/02/2024minha estante
Adorei o seu estilo de escrever a resenha! Muito interessante os quotes com sua opinião!

Juan199 28/02/2024minha estante
Amei sua resenhaa!!!

Juan199 28/02/2024minha estante
Amei sua resenhaa!!!

Luå 28/02/2024minha estante
Que resenha maravilhosa! Fiquei com vontade de ler, ainda não li nenhum livro do Stephen King.

zxsaturno 28/02/2024minha estante
@Luå, obrigadaa! Os livros do King são incríveis!!

@Juan199, obrigadaa!

zxsaturno 28/02/2024minha estante
@Re_Membribes, totalmente! Muito tenso.

Nana Bastos 26/02/2024

O iluminado
? Resenha |

?? O Iluminado - @stephenking.oficial
(Livro 1)

? Livro escolhido para cumprir o 8º desafio do projeto #52semanasliterarias | @52semanasliterarias que consta em ler "um livro cujo um dos personagens tenha algum vício".

? "A própria solidão pode ser prejudicial. É melhor pra um homem estar junto de sua família."

? Publicado em 1977, o livro conta a história da família Torrance, composta por Jack, Wendy e seu filho Danny, que se mudam para o Hotel Overlook durante o inverno, na baixa temporada, onde Jack é contratado como zelador (Jack passa por um problema com o álcool e foi demitido várias e várias vezes, chegou até a agr3dir o próprio filho e Wendy morr3 de medo dele machucar ambos).

?? King traz a exploração das profundezas da mente humana e os efeitos do isolamento e da loucura da família diante da presença sinistra do hotel que começa a afetar as mentes. Eventos sobrenaturais começam a se desenrolar, especialmente em torno dos poderes psíquicos especiais de Danny, conhecidos como "o iluminado". A leitura entra na sua cabeça e você fica submersa na psique da obra.

?? Eu adorei esses quotes, são bem reflexivos e mostra o "caos" do livro.

? "- Você tem um dom - disse Hallorann, voltando-se para ele.
- Sempre chamei isto de luz interior. Era como minha avó chamava. Ela também tinha. A gente costumava sentar na cozinha quado eu era um menino da sua idade, tínhamos longas conversas sem nem abrir a boca."

? "Morr3r é uma parte da vida. A pessoa tem que se ligar nisso, se quiser tornar-se um ser humano em sua totalidade."

? Você gostaria de ter o "dom" de ler a mente? Acho que seria legal, mas se fosse pra todo mundo, nunca iria haver conversa normal. A nota foi pelo tipo leitura, achei um pouco densa. Mas, é uma obra fantástica e tem que ser lida com calma. O livro foi lido no formato físico da editora Suma e contém g4tilh0s como a perda de controle, o alc0olismo, os tr4umas passados e a dinâmica familiar disfuncional.

Miujo 25/02/2024

Um hotel renomado
Livro incrivelmente bom, a leitura de "O Iluminado" foi algo muito prazeroso, não se tornando maçante como tantos outros que já li. Sempre esperava para saber o que aconteceria depois e o livro não me decepcionou com o que entregou. O final da história foi algo sensacional que eu não havia esperado nem um pouco. Recomendo muito esse para qualquer pessoa que quer uma leitura leve e, ainda sim, instigadora e assustadora.

Thais645 25/02/2024

Simplesmente impressionante a forma como Stephen King consegue descrever os personagens a ponto da gente literalmente se sentir dentro da mente deles, entendendo o modo de pensar, as motivações. Adorei a experiência!

itslecca 25/02/2024

Overlook e seus mistérios.
Assim como todos os livros do universo Stephen King, o livro é repleto de detalhes e chega a ser um pouco entediante até começar a se movimentar.
O que eu achei mais interessante é a capacidade que o autor teve de dividir o nosso ódio com a maioria dos personagens kk. Ora eu odiava a Wendy, ora o Jack, depois o Al e por aí vai kk. Só é impossível odiar Dick e Danny.

Pela quantidade de detalhes eu com certeza não terei coragem de assistir o filme, a trama me deixou extremamente angustiada e ansiosa por mais. Eu consegui visualizar cada situação e sentir o desespero de todos os envolvidos.

Eu sofri muito para terminar o livro, porque achei muito enrolado no começo. Pensei sinceramente em desistir, mas descartei a possibilidade pela fama que o livro tem, queria entender o motivo de tanta euforia.

Longe de ser um livro preferido do Stephen, com certeza é compreensível o favoritismo deste por outras pessoas.

Gregory.Faguaga 25/02/2024

AAAAAAAA
" como vão as coisas tudo bem?
" Sim ainda não matei minha esposa vou deixar para fazer isso depois do feriado de Natal quando as coisas estiverem entediantes"

DANNY EU TE AMO PELA CRIANÇA EU DOU MINHA VIDA

geovanamarques 25/02/2024

Brilhante!
King sendo verdadeiramente um rei! Apesar do livro ter muitas descrições, elas enriquecem muito a história. Que obra! ??

Bruno.Davi 24/02/2024

Mortal, cativante e o mais perigoso?. Viciante.
Bom finalizei esse livro, eu não poderia imaginar o quanto esse universo de O iluminado, poderia ser tão cativante, me apaixonei pelo Danny uma criança fofa, altruísta que faz de tudo para manter a família unida, Wendy a mãe preocupada que ama o filho e tenta compreender a mente do marido como esposa e Jack um homem que ama sua família e luta bravamente para vencer seus demônios do passado, os 3 juntos lutão contra um inimigo que os deixa imponentes fronte o mal, esse livro desmembra muito mais que os eventos sobrenaturais do Overlook, ele demonstra o quanto de máscaras nós podemos usar para esconder nós mesmos, nossas trevas e depois mais tarde voltam-se contra nós, Danny é um menino iluminado mas também fora amaldiçoado, esse é um dos melhores livros que já li. Overlook cumpre bem seu papel de hotel mais amaldiçoado. E se ler por favor, jamais vá ao quarto 217!! Não tem nada lá para ver?

Ps: Danny não possui dom interior só por ler os pensamentos, mas sim pelo seu coração valente e puro, o qual só uma criança tem pra enfrentar esses monstros essa é sua maior luz interior. (Personagens que você vai ficar extremamente apegado)
yasminrcris 25/02/2024minha estante
livro maravilhoso!

Ranne 24/02/2024

Clássico
Não tem muito o que falar de um clássico do terror, foi a minha primeira vez lendo King e eu me senti extremamente imersa na história, principalmente depois dos primeiros 40% do livro.

Entretanto, apesar de compreender que este é um livro publicado nos anos 70, algumas situações me deixaram desconfortáveis ao ler, o que prejudicou a MINHA experiência com o livro.

Continuo achando o livro excelente e muito bem trabalhado, não é de brincadeira que o S.K é conhecido como rei do terror

Kellen.Priego 23/02/2024

A festa acabou
Quando Jack é expulso de seu trabalho por ter se alterado com um de seus alunos, ele se vê em uma rua sem saída, sábia que devia parar com a bebida e achar um emprego, seu filho Danny tinha apenas 5 anos quando presenciou uma ou algumas crises do pai, mesmo tendo previsto algumas dela o menino amava muito seu pai.
King narra uma história de uma família onde os pais passam por problemas no relacionamento, ao mesmo tempo que seu filho Danny desenvolve uma espécie de "dom", podendo ler mentes, ver o futuro e as vezes o passado.
O livro é rico em detalhes, uma história muito bem escrita e estruturada no tempo certo, mesmo com a história do hotel em si eu senti falta de um aprofundamento para saber de muitos outros detalhes, Danny é incrível e me conquistou entre os personagens pois uma criança tão pequena conseguiu carregar uma responsabilidade enorme, Wendy se mostrou forte mas em situações extremas e gostaria que ela tivesse sido mais ativa em alguns momentos.