O Iluminado

O Iluminado Stephen King...

Resenhas - O Iluminado

Felipe.Loschi 22/02/2024

Minha opinião
Vamo lá. Primeiro de td, da pra sentir o estilo do King nesse livro, que pra mim é um começo que não me pega muito, mas do meio pro final é algo que te agarra e te faz querer ler mais e não parar até acabar. Então, de começo é meio parado, mas dps disso é absurdo atrás de absurdo.
A história em si é muito bem completa, não vejo pontos que o King tenha dado sem nó, mas coisas que poderia ter sido um pouco mais bem desenvolvidas, talvez. Como o próprio Tony, foi explicado e acho que tenha sido um ponto com nó, mas poderia ter sido mais bem desenvolvido.
Fora isso, de algumas coisas que poderiam ser mais bem desenvolvidas no livro, eu só tenho a bater palma pro King com a sua gigantesca maestria em escrever livros bons. Da pra sentir através do livro como isso ficaria absurdo em um filme fiel ao livro(sei que tem filme, mas nunca assisti) e o porquê da reputação do King vir muito desse livro.

avicka 21/02/2024

Bom, porém MT cansativo.
Queria ter dado mais estrelas, mas me demorou demais para prender, e não sei se, de fato, o fez totalmente alguma hora, porque quando achava que as coisas FINALMENTE se agitariam, voltavam ou permaneciam monótonas, a única parte que gostei por inteira foi o final, que me surpreendeu e me fez ficar um pouco eufórica(e me agradou muito). Fora o final e poucas partes antes dele, senti mais tédio do que qualquer outro sentimento no restante da leitura, que é repetitiva e detalhada ao EXTREMO(e na maioria das vezes em coisas que julgo nem serem tão relevantes assim).
Por outro lado, gostei dos personagens, e mesmo o Jack, que odiei o livro todo, achei interessante a forma como o autor o escreveu, como demonstrou saber construir bem um personagem que vai a loucura.
Foi o primeiro contato que tive com a escrita de Stephen King, e não vou julga-lá inteiramente apenas por conta desse livro, por ele ser mais antigo e, assim, consequentemente, ter um estilo de escrita um tanto diferente; pretendo ler mais obras dele no futuro.

Lucaszuccol 21/02/2024

Não é igual ao filme!
Começo a resenha deixando isso BEM claro porque eu não tinha gostado muito do filme a primeira vez que eu vi (fiquei muito confuso) e não queria ler um livro no mesmo estilo ?

Mas o livro (como sempre acontece) é MUITO melhor! Eu me considero ?anestesiado? para a maioria das histórias de terror, mas ?O iluminado? me fez parar a leitura pra respirar algumas vezes, de tanto medo que senti em algumas partes!

O livro é bem comprido, mas eu não conseguia parar de ler. A escrita do King é super fluída e parar de ler era sempre um desafio, justamente porque eu queria mais e mais.

Uma resenha que eu li antes de começar a leitura me fez ter uma perspectiva muito maluca, e acho interessante passar isso aqui também: a gente precisa sempre ter em mente que o Danny é uma criança de seis anos, então se a história se torna aterrorizante para o leitor em várias partes, imaginar que tudo aquilo estava acontecendo com um menino de seis anos coloca um horror a mais na história.

Se você assistiu o filme e, como eu, ficou meio perdido, te garanto que o livro não é assim. Tudo é muito bem contextualizado pra não fazer o leitor se perder no meio de tanta coisa. Ah, e os finais são meio diferentes, então sem medo de ler algo que você já sabe como acaba ?
Nathalia1007 21/02/2024minha estante
eu tô lendo e por enquanto tá sendo realmente bem fluida

Eduarda2519 21/02/2024

MAJESTOSO
De verdade, foi um dos livros mais longo e rápido que eu li. A obra é completa, a interação dos personagens é profunda e conectada em todos os pontos, a narrativa cresce na tensão e torna a imersão inevitável, o processo é encaixado de forma perfeita...
Ao terminar o livro, voltei para casa, pedalando, na chuva e em um apagão.

A imersão ultrapassou o livro e chegou na minha realidade.

Débora 20/02/2024

?O mundo é um lugar duro.?
?É sua obrigação, neste mundo duro, manter vivo o seu amor, e seguir adiante?.

?O iluminado? é uma obra que aborda o sobrenatural juntamente com temas sombrios reais (como o alcoolismo e a violência doméstica), o que faz como que a gente reflita muito e misture as coisas até ficar doidinha da silva RISOS. Mas vamos lá hablar...

A história: Jack Torrance se muda com sua família para o famoso Hotel Overlook para um recomeço em sua vida, longe do álcool e das frustrações que viver em uma cidade grande engloba. Porém, mal ele sabia que se isolando no hotel, sua vida estaria longe de um recomeço benigno. Palco de grandes tragédias, o hotel tenta possuir Danny, um garotinho iluminado demais para as trevas malignas do Overlook, que então, tenta um alvo mais fácil...

A escrita: foi o primeiro livro do King que eu li e no começo reconheço que fiquei confusa. O narrador é observador, porém, King tem uma excelente tática (e muito perturbadora) de colocar os pensamentos dos personagens no meio de sua narração. O que deixa tudo mais real e faz com que os personagens fiquem muito bem construídos. Depois que me acostumei com a invasão de pensamentos dos personagens RISOS, posso dizer, com tranquilidade, que o livro superou todas as minhas expectativas que já estavam muito altas!
Ler os pensamentos de uma pessoa ?possuída? me deixou bem assustada e atrapalhou meu sono de beleza por alguns dias, RISOS. Porém, não tem como não favoritar um livro desse, afinal, é um terror e cumpriu muito bem o objetivo comigo: ME DEIXOU PERTURBADA e de brinde, ME DEIXOU DOIDA. Ou seja, vale a leitura.

Leia um clássico de terror!

Matheus813 20/02/2024

Um grande ?vem aí?
O iluminado. Bem, já li outros dois livros que o autor escreveu quando já estava com a escrita mais aperfeiçoada, Misery e It A coisa, nesses dois casos, Stephen King prepara todo o terreno ao longo na narrativa e culmina em dois finais épicos! Enquanto em O iluminado, terceiro livro publicado pelo autor, até existe uma certa ?preparação de terreno? ao longo de suas quase 500 páginas, mas realmente é apenas isso, um grande VEM AÍ. Até gosto de como o autor propõe uma contraposição entre violência doméstica e o terror sobrenatural, mas de novo, é um grande VEM AÍ. Em certo momento personagem X é apresentado como a solução de todos os problemas no hotel, é detalhado sua trajetória até alcançar seu objetivo. Mas mesmo assim seu impacto na narrativa é ínfimo, um tanto incoerente. No fim, tenho que dizer, é um livro horrível? Não. É um livro incrível? Não. Mas realmente faltou propósito aqui.

isigyu 20/02/2024

Deveria se chamar O Arrastado
Não consegui enxergar a grandiosidade que todos veêm nesse livro. É mais longo do que precisava, bem previsível e os elementos de terror são bem toscos, não causa medo em nenhum momento, a não ser que você tenha fobia de topiaria.
Gostei que o autor deu a profundidade necessária aos personagens e senti muita empatia pelo Danny. Mas o resultado final foi um livro nem bom, nem ruim, tão arrastado que quase me colocou numa ressaca.

jeanvitorac 20/02/2024

Este foi o segundo livro do King que li, e infelizmente me decepcionei. Até que estava animado do começo ao meio. Porém, ao decorrer da história, senti que a narrativa se arrastou, começou a ficar tediosa. Enrolando muito para avançar na história. Além disso, achei o terror meio tosco em algumas partes (arbusto em formas de animais?). Comparando com o primeiro livro dele que li, O Cemitério, este não teve o mesmo impacto emocional e envolvimento com os personagens.

Brenda 19/02/2024

Sobre o poder do King
Eu amo a forma como o King me deixa com medo! Só tinha sentido isso em "It, a Coisa" e "Sombras da Noite". Mas nesse livro, meu amigos, King deu um show.

Atmosfera que parecia me envolver e me fazer sentir tudo;
Muitas cenas revoltantes e agonizantes;
Personagens extremas e tão bem feitas;
Terror sútil que te assusta muito;

Mesmo demorando pra ler, eu conseguia lembrar de todos os detalhes.

Mais um do mestre pra conta!

kanyesquizofofo 19/02/2024

Meu fav ????
MARAVILHOSO! INCRÍVEL! LINDO LINDO LINDO LINDO!!!!!!!!
sem sombra de dúvidas é meu livro favorito. é um clássico, tanto o livro quanto o filme; o terror e o mistério é abordado de forma excepcional, nenhum livro já me prendeu tanto quanto esse; até o mistério que criaram em torno do REDRUM (que era algo óbvio) conseguiu despertar curiosidade em mim. se você gosta de terror e mistério, vai amar o livro tanto quanto eu.

elieltoncastr_ 19/02/2024

Eu havia tentando ler O iluminado anteriormente, mas o abandonei. A experiência de uma nova tentativa mostrou-se diferente desde o início, quando me vi intrigado pela família Torrence conforme foram apresentados. Agora entendo a birra do King com o filme, pois o Jack do livro é muito mais profundo do que um mero lunático que encontrou o local perfeito pra dar vazão à loucura ? é uma evolução gradual. Wendy e Danny idem, cada um de seu jeito. O hotel também surge com um personagem a mais, e minhas partes favoritas ficaram por conta dele. Esta edição ainda contém um prólogo e um epílogo que foram cortados da versão original, e, para ser sincero, é uma pena para quem não teve acesso a elas, sobretudo o prólogo. Acredito que ele deixe alguns momentos da história futura do Overlook muito mais tensos. Inclusive, uma passagem que cheguei a achar facilmente descartável fez muito mais sentido após ter lido o prólogo (que, por alguma razão editorial, foi colocado no final do livro junto ao epílogo).

Cristiana57 19/02/2024

O iluminado
Livro perfeito sem nem uma defeito, adorei o final do livro, Stephen King tá se tornando meu autor favorito ,simplesmente perfeito quero ler mais livros dele ??????

Laisa 19/02/2024

Esperava mais
A história é realmente muito boa, gostei do enredo e dos personagens, porém não conseguiu me prender muito, acredito que seja pelo fato do Stephen King dar muitos detalhes que as vezes acabam deixando a história confusa e cansativa. Mas no geral é um bom livro