O Iluminado

O Iluminado Stephen King...

Resenhas - O Iluminado

NickBiel 06/03/2024

Stephen King em toda sua GLÓRIA!
Absorto. Preso em pensamentos que rodeiam e batem fortemente em meus miolos quase os esfarelando.

Vidrado, completamente obcecado. King conseguiu trazer uma história cheia de suspense e terror de uma forma tão cheia de melancolia, que te envolve de uma forma doentia.

Eu só pensava nesse livro, toda hora, 24hrs do meu dia. Uma leitura que era impossível parar. Me sentia preso ao livro. Precisava terminar, precisava saber o desenrolar.

Posso dizer que King ganhou um fã! Estou muito ansioso para ler os próximos livros do autor. Sinto que alguém que tem 'O Iluminado' como um de seus livros, jamais, em hipótese alguma, poderia decepcionar.

Com toda certeza, esse livro se tornou um dos mais novos protegidos da vida. Favoritado com gosto. Maravilhoso do começo ao fim.

Rodrigo.Nogueira 05/03/2024

Sem palavras para descrever a obra prima que é esse livro. Foi o segundo livro do Stephen King que li, só tinha lido Carrie a Estranha há muito tempo atrás. A história tem uma dose de suspense, tensão e medo na medida certa. Trama e personagens bem construídos. Essa versão da biblioteca Stephen King da editora Suma tem extras nos finais com histórias bem interessantes, desde a construção do hotel, histórias de hóspedes e da infância de Jack Torrance. Esse merece 5 estrelas e entra na lista dos meus favoritos.

Bianca.Junker 04/03/2024

Não foi minha leitura preferida do Stephen King. O começo é muito parado, eu demorei a entender as partes em que tinha o Tony.
Mas quando o Danny começa a ver o Overlook como ele é, a leitura se tornou um pouco mais fluida!
Os capítulos são curtos, o que facilita bastante a leitura.
Achei que a Wendy poderia ter sido melhor explorada.

Talles.Bhering 03/03/2024

De volta ao Overlook
Foi realmente muito difícil o processo de ler "O Iluminado (The Shinning)". Não por qualidade, definitivamente não é isso, mas por ter perco totalmente o hábito de ler por lazer, e fazer este retorno com Stephen King pode, talvez, não ter sido a melhor escolha.

Principalmente pela constante ansiedade, especialmente do início ao meio, por amar o filme de 1980 de Stanley Kubrick e ficar esperando certos ocorridos... ocorrerem.

Parece inevitável a comparação - e a clichê percepção de serem duas mídias diferentes -, realizadas por duas pessoas brilhantes. E agora consigo compreender que são também escolhas e experiência diferentes. E de grande qualidade!

Vinicius.Escorce 01/03/2024

O livro é muito bom, tendo partes que são impossíveis parar de ler. O autor nos aprofunda um pouco em cada personagem, fazendo-nos mergulhar em sentimentos conflituosos.
Analisarei metodicamente os próximos hotéis que eu for.

Luh 29/02/2024

O iluminado
Essa história do King, com cereteza é umas das melhores. Passei seis dias envolvida com essa leitura, e foi uma espécie e terror com deslumbramento!
Amei!
Não é atoa que Stephen King é considerado um dos mestres das histórias de terror!
Paulo Leitor Cósmico 29/02/2024minha estante
Esse ainda não li

Louise.Rosado 29/02/2024minha estante
Achei bem sem graça, e olha que eu sou muito medrosa

Paulo Leitor Cósmico 29/02/2024minha estante
Melhor que King só Edgar Allan Poe e HP Lovecraft

Ruffus14BRA 28/02/2024

Primeira Experiência com King
Essa foi a primeira obra que li de Stephen King e apesar de sempre dizerem que ele é prolixo vi como isso foi legal para o desenvolvimento dos personagens e fundamental para nos apegarmos a eles. Também a alternância entre ação e construção do próximo ato foi na medida. Gostei muito da experiência e vou continuar, tomara que não se torne uma louca obsessão.

Guilherme Dehon 28/02/2024

O Iluminado...
Considerado por muitos um clássico da literatura de terror, a estória é realmente muito boa, bem escrita e prende o leitor...

Apesar de ser uma obra de terror, uma espécie de drama familiar sobrenatural, não causa medo propriamente dito - aquele de falar a espinha (ao menos em mim), mas sim uma curiosidade no início, e que vai evoluindo para uma ansiedade e depois em uma crescente angustia até chegar em uma espécie de alento pacificador...

Apesar de ter alguns livros, não é a minha temática favorita, porém O Iluminado é realmente muito bom e põe o filme no bolso...

Recomendo.

Ranya. 26/02/2024

Estou fazendo o meu ranking de SK e esse está em primeiríssimo lugar. Que livro maravilhoso, a escrita porque a história é de arrepiar. Conta a história da família Torrance que se muda para o Hotel Overlook após Jack ser aceito na vaga de zelador, onde passaram a temporada de inverno isolados neste hotel já que o mesmo fica fechado neste período. Danny, filho dos Torrance, tem um “amigo imaginário”, Tony, que lhe conta e mostra coisas, que inicialmente eram mais como um alerta ou coisas boas, porém alguns acontecimentos vão ficando mais trágicas e Danny acaba recalcando as lembranças e com a mudança para o hotel a um intensificada já que o Overlook carrega uma passada um tanto sombrio.
Caso vá ler: se prepare para ler cenas fortes com descrições detalhadas e que acarretam palpitações e possíveis expressões de nojo e possíveis enjoos.

Izaah0 26/02/2024

Bom livro, mas como todo livro do King tende a ser bem enrolado em alguns pontos hehe. Mas é uma ótima história, dá até vontade de assistir ao filme.

zxsaturno 26/02/2024

?Os segredos do Hotel Overlook.?
? ?Ser esperto é saber sempre onde estão as vespas.? ? E? doido, deixa quieto.

???????? Vou escrever esse nome em um papel e colocar fogo logo após.

O iluminado, um romance de terror, terceiro livro publicado de Stephen King, lançado em 1977. A história gira em torno da Família Torrence, composta pelo pai Jack, a mãe Wendy e o filho Danny.

?O lugar perfeito para recomeçar.? E? o que pensa Jack Torrence, um alcoólatra em recuperação ao conseguir um emprego como zelador no Hotel Overlook durante o inverno. O que parece ser sua última chance para recomeçar e colocar sua vida nos trilhos. (E foi a pior merda que poderia ter feito, homem. Sua desgraça).

?Você pode fugir de um estranho, mas não pode fugir de si mesmo.?

Conforme a nevasca se intensifica, os acontecimentos no hotel majestoso vão se tornando cada vez mais sombrios e aterrorizantes. Espíritos malignos e forças inexplicáveis habitam Overlook e logo tentam se apoderar de Danny Torrance, um garotinho com grandes poderes sobrenaturais. #Bixaeufalecia.

?Este lugar desumano cria monstros humanos.? Qualquer coisa foi o Vecna.

Stephen King, um divo. Uma construção incrível da vida dos personagens. Uma história rica em detalhes. Cada cena muito bem escrita. Um terror psicológico tenso, agoniante, maravilhoso.

Indico para TODO mundo! Fiquei louca lendo, mas valeu a pena cada rivotril.

?? Todo grande hotel tem seus escândalos. Assim como todo grande hotel tem um fantasma.? Esse tem uma ficha criminal.

victoryx 27/02/2024minha estante
Como pode o king ter sido tão maluco e ter usado tão bem a loucura dele fazendo essa obra de arte né

Nathalia1007 27/02/2024minha estante
siimm! tbm amo as analogias e descrições desse livro, toda a psicologia dos personagens faz a gente entender muitas coisas

Re_Membribes 27/02/2024minha estante
"agoniante" para mim é a palavra que melhor descreve esse livro.

Najla11 27/02/2024minha estante
O primeiro livro do gênio, stephen king, que li !! Eu lia ele toda noite. Super gostei?apesar do medinho que tava ?

Manú Tristíssimo 27/02/2024minha estante
Adorei o seu estilo de escrever a resenha! Muito interessante os quotes com sua opinião!

Juan199 28/02/2024minha estante
Amei sua resenhaa!!!

Juan199 28/02/2024minha estante
Amei sua resenhaa!!!

Luå 28/02/2024minha estante
Que resenha maravilhosa! Fiquei com vontade de ler, ainda não li nenhum livro do Stephen King.

zxsaturno 28/02/2024minha estante
@Luå, obrigadaa! Os livros do King são incríveis!!

@Juan199, obrigadaa!

zxsaturno 28/02/2024minha estante
@Re_Membribes, totalmente! Muito tenso.

Nana Bastos 26/02/2024

O iluminado
? Resenha |

?? O Iluminado - @stephenking.oficial
(Livro 1)

? Livro escolhido para cumprir o 8º desafio do projeto #52semanasliterarias | @52semanasliterarias que consta em ler "um livro cujo um dos personagens tenha algum vício".

? "A própria solidão pode ser prejudicial. É melhor pra um homem estar junto de sua família."

? Publicado em 1977, o livro conta a história da família Torrance, composta por Jack, Wendy e seu filho Danny, que se mudam para o Hotel Overlook durante o inverno, na baixa temporada, onde Jack é contratado como zelador (Jack passa por um problema com o álcool e foi demitido várias e várias vezes, chegou até a agr3dir o próprio filho e Wendy morr3 de medo dele machucar ambos).

?? King traz a exploração das profundezas da mente humana e os efeitos do isolamento e da loucura da família diante da presença sinistra do hotel que começa a afetar as mentes. Eventos sobrenaturais começam a se desenrolar, especialmente em torno dos poderes psíquicos especiais de Danny, conhecidos como "o iluminado". A leitura entra na sua cabeça e você fica submersa na psique da obra.

?? Eu adorei esses quotes, são bem reflexivos e mostra o "caos" do livro.

? "- Você tem um dom - disse Hallorann, voltando-se para ele.
- Sempre chamei isto de luz interior. Era como minha avó chamava. Ela também tinha. A gente costumava sentar na cozinha quado eu era um menino da sua idade, tínhamos longas conversas sem nem abrir a boca."

? "Morr3r é uma parte da vida. A pessoa tem que se ligar nisso, se quiser tornar-se um ser humano em sua totalidade."

? Você gostaria de ter o "dom" de ler a mente? Acho que seria legal, mas se fosse pra todo mundo, nunca iria haver conversa normal. A nota foi pelo tipo leitura, achei um pouco densa. Mas, é uma obra fantástica e tem que ser lida com calma. O livro foi lido no formato físico da editora Suma e contém g4tilh0s como a perda de controle, o alc0olismo, os tr4umas passados e a dinâmica familiar disfuncional.

Miujo 25/02/2024

Um hotel renomado
Livro incrivelmente bom, a leitura de "O Iluminado" foi algo muito prazeroso, não se tornando maçante como tantos outros que já li. Sempre esperava para saber o que aconteceria depois e o livro não me decepcionou com o que entregou. O final da história foi algo sensacional que eu não havia esperado nem um pouco. Recomendo muito esse para qualquer pessoa que quer uma leitura leve e, ainda sim, instigadora e assustadora.