O Iluminado

O Iluminado Stephen King...

Resenhas - O Iluminado

Paula.Santos 12/03/2024

Digno de Stephen King
O livro é ótimo. Bem construído e bem envolvente. Ao melhor estilo do autor. Mas eu senti um pouco de enrolação. Acho que o livro poderia ser encurtado em pelo menos 100 páginas sem qualquer prejuízo. Ainda assim, é um mergulho na história obscura do Overlook

Marlon.Vitor 12/03/2024

Primeiro livro do King que eu leio. No começo achei uma leitura complexa, mas logo fui pegando gosto e termino o livro simplesmente apaixonado. Faz jus a tudo que já ouvi sobre ele, um mágico com as palavras! Livro espetacular!!!

Kamila347 11/03/2024

Hotel Overlook
O livro O Iluminado foi uma experiência de leitura legal, mas eu esperava bem mais do final, mais mortes etc...

lore 11/03/2024

FODA
QUE LIVRO FODA
maluco que livro bom, ja favoritei
sendo bem sincera, nao senti nenhum pingo de medo ao longo do livro, mas isso nao atrapalhou minha experiência
recomendo MUITO
milenapb 11/03/2024minha estante
Leia o cemitério, esse me deu medo kkk

Thânia Deak 11/03/2024

O iluminado
Não sei o que dizer desse livro, adorei a leitura do começo ao fim. Gostei muito do Danny

?O lugar perfeito para recomeçar?, é o que pensa Jack Torrance ao ser contratado como zelador para o inverno. Hora de deixar para trás o alcoolismo, os acessos de fúria, os repetidos fracassos. Isolado pela neve com a esposa e o filho, tudo o que Jack deseja é um pouco de paz para se dedicar à escrita. Mas, conforme o inverno se aprofunda, o local paradisíaco começa a parecer cada vez mais remoto... e mais sinistro. Forças malignas habitam o Overlook, e tentam se apoderar de Danny Torrance, um garotinho com grandes poderes sobrenaturais. Possuir o menino, no entanto, se mostra mais difícil do que esperado. Então os espíritos resolvem se aproveitar das fraquezas do pai...

Duda 10/03/2024

Bom, mas tem que insistir
Esse foi meu primeiro S. King e já fui sabendo o quanto ele é conhecido por ser prolixo, mas não imaginei que fosse tanto, que enrolação até depois dos 50% do livro, meu deus! Nota mental para os próximos: Não prestar tanta atenção nos detalhes porque as vezes são só detalhes mesmo e não vão mudar absolutamente nada na história. No mais, queria pegar o Danny no colo e proteger de tudo!

Gustavo Picinin 10/03/2024

Releitura de ?O Iluminado?
Gostei mais ainda desse livro na releitura. Agora, tendo lido o livro 2 vezes e visto o filme 4, fica mais fácil elaborar uma comparação entre eles. No livro, os personagens são MUITO mais desenvolvidos, e o SK nos mostra um lado mais vulnerável deles que não aparece no filme do Kubrick. Na verdade, o segundo terço do livro, que conta sobre o primeiro mês dos Torrance no Overlook, é completamente cortado do filme, que já pula da chegada deles no hotel para o começo dos problemas. Isso sem contar os traumas passados vividos por cada um. É difícil até imaginar os personagens do livro com a mesma cara que tem no filme? parecem pessoas diferentes! Incrivelmente natural de se criar empatia por cada um deles na versão escrita! No filme, esse sentimento é mais discreto. Por outro lado, o suspense e o mistério que compõem a ?mística? do Hotel Overlook são mais eficientes no filme, na minha opinião, e a sensação de isolamento / claustrofobia também é bem maior. Gosto da ideia de ambiguidade que o filme utiliza, algo que não é tão trabalhado no livro, para minha (leve) tristeza. No geral, acho ambas as obras incríveis de formas completamente diferentes. O ponto alto do livro, para mim, é a complexidade da personalidade e das motivações dos personagens, principalmente o Jack. Já no filme, os destaques são a construção dos sentimentos de angústia e desconforto e a montagem absurda do cenário do hotel + direção impecável.
Luíza Zappalá 11/03/2024minha estante
Já imaginou se o livro for uma das ?versões? desse jack zelador e o filme for outra? Já que você está falando que parecem pessoas diferentes?Como se fossem charles grady e o delbert grady

Gustavo Picinin 11/03/2024minha estante
Hahahahahah seria épico! Pena que as datas do filme e do livro coincidem, então isso não seria possível? acho que o que aconteceu foi que, tanto o SK quanto o Kubrick, levaram o personagem do Jack a sério demais num contexto autobiográfico, e tiveram que mudar também os outros personagens pra se encaixarem nele. Acho que vai ficar fácil de entender quando vc ler o livro! :)

otavio185 10/03/2024

Perfeito.
o livro possui muito mais detalhes que o filme. Sinto que quem leu primeiro antes de assistir vai ter uma quebra de expectativa imensa
miguelsousa_ 20/03/2024minha estante
fofo ?

Jully_ 09/03/2024

Foi uma leitura demorada mas eu amei ler, não foi tedioso, consegui me entreter do inicio ao fim, me conectei com todos os personagens, consegui sentir tensão lendo, algumas cenas me deram medo. O Danny foi de longe meu personagem favorito, mesmo sendo uma criança de 6 aninhos ele era tão inteligente e fofo. Eu me compadeci com a Wendy e conseguia entender os traumas e olhar para o Jack como um ser humano que assim como todos comete erros. Eu adorei as histórias sobre o hotel e também sobre os hospedes. Um beijo pro Dick que foi incrivel tbm, um fofo, um querido.

Thiago 09/03/2024

Uma boa surpresa
Um dos melhores livros que li no ano. Tava esperando um momento "apropriado" pra ler terror, mas vi que nunca viria, entao resolvi so começar.

Livro estupidamente bem escrito, muito muito bom. É um classico por uma motivo.

lisa 09/03/2024

"o mundo é um lugar duro, Danny."
Não tenho palavras pra descrever o quão bom esse livro é!!
mostrou como crianças traumatizadas podem amadurecer mais rapido do que deviam, como ações de mais velhos refletem em nós, e como não saber lidar com emoções é horrível.
simplesmente incrível, stephen king escreve como um deus.

João 08/03/2024

?O Overlook ficava à vontade com os mortos?
Achei essa leitura bem maçante e tediosa. Senti que a história começou a fluir melhor a partir do último terço do livro, antes disso era algo bem lento e de certa forma enfadonho. Não gostei do final, mas gostei registro de notícias referentes ao Overlook já no final do livro. Foi a primeira obra que li de Stephen King, mas pretendo ler outras.

Cristiano.Almeida 08/03/2024

Tenso?tenso
Terceiro livro em ordem cronológica do mestre Stephen King, O Iluminado apresenta terror psicológico ao extremo, fazendo com que o leitor se prenda do início ao fim do livro?um raro caso em que tanto o livro,como o filme são espetaculares.