O Iluminado

O Iluminado Stephen King...

Resenhas - O Iluminado

eaiale 16/04/2021

PERFEITO!
não dá, os livros do King sempre são muito perfeitos e bem desenvolvidos, eu acho incrível! estava amando Jack Torrance e me apeguei muito ao Danny. vou ter que reler Doutor Sono. ?
Dhany.Reis 16/04/2021minha estante
Sério! Estou lendo it a coisa . Estava gostando , mas já estou achando chato

eaiale 16/04/2021minha estante
já li it e é cansativo pela quantidade de páginas, mas, você já leu o King antes?

Dhany.Reis 16/04/2021minha estante
O primeiro é esse!

eaiale 16/04/2021minha estante
não recomendo que você comece por It, é realmente muito cansativo pra uma primeira leitura do King. tenta ler O Iluminado primeiro, é uma leitura bastante fluida. uma amiga também recomenda O Cemitério.

Ray 24/01/2022

"Este lugar desumano cria monstros humanos."
QUE LIVRO INCRÍVEEEL!!!
Simplesmente não consegui parar de ler, passava a madrugada toda lendo e mesmo quando os olhos já estavam cansados e pesados de sono, eu dizia: "Só mais um capítulo".

A leitura foi muito fluída e envolvente, o Stephen King em alguns capítulos utilizou uma escrita mais descritiva, recheada de informações e sem diálogos. Porém, não foi um incômodo para mim.

Os personagens são muito bem elaborados, o King trouxe ao leitor características bem marcantes de cada personagem, abordando o passado de cada um deles e delimitando o seu papel na estória.
Sem dúvidas o meu personagem favorito foi Danny (MEU AMORZINHOOO) uma criança extremamente iluminada, o King conseguiu abordar a inocência e a pureza que as crianças tem, e colocou no Danny características de uma criança madura, justamente pelo seu dom e por tudo que acabou vivenciando em casa com sua família.

O livro teve sim um terrorzinho e um suspense no ar, há partes que consegue mexer com o imaginário do leitor, principalmente pelos assuntos que são abordados, mas não senti medo lendo o livro.

Enfim, amei a leitura. Favoritado!!
vitor 24/01/2022minha estante
Esse livro realmente é muito bom mesmo, e ficou ótima essa sua descrição dele, mais o personagem que mais me impressionou foi o Dick Halloran, esse cara é realmente um herói, gosto muito quando ele aparece nos livros do King ??. E em minha opinião o Doutor Sono é ainda melhor!

Ray 24/01/2022minha estante
Sim, com certeza! Gostei muito do Dick Halloran e estava com medo de que alguma coisa ruim acontecesse com ele kkkk mas ainda bem não houve nada. Não sabia que ele aparecia em outros livros do King, estou ansiosa para vê-lo em outras estórias. ??

Dhewyd 06/02/2022minha estante
Esse eu tenho... muito bom... o filme embora tenha ficado aquém do livro, mas é bom também.

Ray 06/02/2022minha estante
Ainda não assisti o filme, fiquei sabendo que não é tão bom quanto o livro, mas tenho vontade de assistir mesmo assim, para tirar minha conclusão. Sobre o livro, é ótimo!!

Elane48 27/03/2022

DETESTEI
Li por absoluta curiosidade, pq vejo muita coisa de Stephen King por aí e aqui no Skoob tbem. Desde o início não curti pq o autor usa crianças para justificar sua inclinação mórbida por terror psicológico e sou sensível a isso. Esse livro é inconsistente e apelativo demais. Por que expor uma criança à cena de sexo oral entre dois bonecos em um relógio? Qual o sentido disso? Li o livro todo e não achei resposta que justificasse essa passagem. Dois pais que quebram o braço de seus filhos. Pra quê? Por quê? Ah estavam bêbados... Muito apelativo e de extremo mau gosto. E o Hotel Overlook amaldioçoado desde o início, desde sua construção. Por quê? Qual a razão??? Sinceramente, não sei por que Stephen King é tão aclamado. Essa edição que eu li não trouxe nada que me deixasse impressionada quando ao estilo King de fazer romances de terror. Um lixo editorial e eu poderia ter vivido muito bem sem ter lido essa porcaria. Entretanto, considerando que sou leitora voraz e que gosto de conhecer, de ler um livro todinho para depois poder falar mal dele, fico aqui pensando: tem que ter a mente muito doentia para curtir "O iluminado".
Jonas 31/03/2022minha estante
O livro faz uma construção da própria história do autor (Stephen king), seja pelos caso de possíveis agressões na infância ou a dependência química, como colocado no livro: o álcool. Não acho q seja uma "porcaria", eu li e algumas passagens foram muito boas e o King sabe construir uma tensão no final de seus livros de forma interativa que deixa o leitor e até o incita como autor, como foi em "O Cemitério". Não tente trazer o livro pra um contexto atual, até traga, porém para atiçar seu pensamento crítico. Eram outros tempo e outros fatos que como disse, não faz o livro ser uma "porcaria". Acho que você só não começou bem e não tem o costume da escrita desse autor que tem esse livro "O iluminado" na lista de leitura de clássicos para ler antes de morrer, coisa que muitos outros não chegam nem perto disso.

Elane48 04/04/2022minha estante
Provavelmente vc tem razão. Realmente foi impactante para mim o jeito King de cobrar história de terror. Acostumada com o estilo Stocker e Poe, acabei sendo intransigente com O Iluminado.
Obrigada por ter comentado.

Elane48 05/04/2022minha estante
*contar

Elane48 05/04/2022minha estante
*contar história de terror

May 27/12/2021

Normal
Confesso que achei bem normal a leitura, nada que me apavorasse e eu n conseguisse dormir de noite (só a descrição da cena do Jack no quarto q deu uma aflição)
Gusta . 16/01/2023minha estante
qual cena??? já esqueci

May 16/01/2023minha estante
ele indo la no quarto proibido

Gusta . 16/01/2023minha estante
acho q lembrokkkkk com o george né? q ele vê o george

May 17/01/2023minha estante
acho q sim

akami 22/01/2022

Um clássico que merece ser lido
Um dos pontos fortes dessa obra, são seus personagens cativantes, que se deve ao fato de ter quase 500 paginas, tendo um ótimo desenvolvimento em cada um deles. A historia é cercada de mistérios que te faz querer ler mais e mais. A historia tem suas falhas em alguns pontos mas não é algo que me atrapalhou. No entanto, há partes bem desnecessárias como o capitulo dedicado ao álbum de recorte, poderia ter sido feito de outra maneira. O desenvolvimento da historia foi em uma velocidade ideal pois estava propondo a tensão no final. Uma coisa que achei que poderia ter sido mais trabalhada é a iluminação, não conta quase nada sobre, e os personagens não a usam tanto. O final me agradou muito e agora definitivamente entendo porque é um clássico. Adorei.
Mike Vinum 22/01/2022minha estante
Muitoo bom

Damien 23/01/2022minha estante
Espero q tu goste de Doutor Sono ksksksk

akami 23/01/2022minha estante
Comecei agora e to amando!

Damien 23/01/2022minha estante
Yaaaaaaayyyy!!! ???

Jessé 19/06/2020

Sensacional
A primeira vez que li esse livro, foi no início dos anos 2000 através de uma coleção de livros do King que estava sendo lançado nas Bancas. Naquela época eu tinha uns 13 mais ou menos e detestei esse livro.

Quase 20 anos depois, resolvi fazer uma releitura, e com o amadurecimento, esse livro me surpreendeu demais.

King fez um trabalho sensacional em todos os sentidos. Desde a história extremamente bem elaborada, até a construção perfeita dos personagens. O livro não possui coadjuvantes, pois todos tem igual importância na trama. Até o Hotel Overlook é um protagonista no livro.

Falando em Overlook, o que distingue essa estória de várias outras que falam sobre casas assombradas ou mansões, é que normalmente nesses livros as mansões em si não são propriamente o vilão, mas sim o que habita nelas. Já em o Iluminado, o vilao é o próprio hotel, e o que habita dentro dele são apenas seus serviçais.

As 200 paginais finais desse livro são tão boas, que eu quase li tudo de uma vez, pois eu tinha a necessidade de saber o que ia acontecer ao virar a próxima página.

Jack e Wendy, com certeza são a melhor coisa do livro, e protagonizaram inúmeras cenas memoráveis, em especial a Wendy. Vou sentir falta desse casal.

E pela primeira vez, eu posso dizer que realmente gostei de um livro do King, já que os outros que li nunca me impressionaram.

Vale muito a pena a leitura desse livro, e recomendo essa edição especial da suma, que contém uns extras bem interessantes contando a história da origem do Hotel Overlook, e de alguns hóspedes que passaram por ele.
Gilberto Alves 19/06/2020minha estante
Esse livro é realmente espetacular!

ANDER CELES 20/06/2020minha estante
Meu segundo favorito do King!

Jessé 20/06/2020minha estante
Verdade?! E qual seria o primeiro?

ANDER CELES 21/06/2020minha estante
It...sem dúvidas!

Kira 29/03/2021

King é o precursor das histórias de terror, muito do que ele criou se tornou base para vários que vieram depois e acredito que com este livro não é diferente.
De 1977 o Iluminado, em sua época, acredito eu, deve ter sido chocante e apavorante, mas lendo agora e com uma experiência de alguém que adorava filmes de terror (vi umas centenas dos anos 90/2000) realmente achei muito fraco, carregado de clichê, não conseguiu me assustar em momento algum.
A narrativa carece muito de mais elementos e desenvolvimento para preencher melhor seu alicerce.
Enquanto falta de uma base sólida, sobra de pontos completamente irrelevantes para a história, tornando a leitura extremamente enfadonha, prolixa e arrastada.

Contudo não posso deixar de dizer que o autor escreve bem, principalmente a personalidade dos personagens que é bem desenvolvida.
Considero que para alguém que não conhece nada ou pouca coisa do gênero é um livro mais interessante.
Nimrod Serrano 29/03/2021minha estante
Esse livro é muito influente no gênero terror/horror, porém King reutiliza vários elementos já apresentados nos velhos romances góticos (clichês). Tbm fiquei incomodado com a prolixidade do romance, apesar de todo o resto ser mt bem desenvolvido.

Kira 29/03/2021minha estante
Pois é até perdi um pouco a vontade de ler os outros livros, considerando que vi outros comentários sobre as outras obras dele serem enroladas hahaha

Nimrod Serrano 29/03/2021minha estante
Aí depende, alguns livros como Salem e O concorrente são frenéticos. Os livros de contos também são ótimos. O próprio It, a Coisa é menos maçante que O Iluminado, tem mais ação etc.

Kira 29/03/2021minha estante
Ah entendi vou dar mais uma chance então, obrigada pelos comentários

Janaina 03/12/2014

muito bom
cometi um crime lendo, mas as lembranças de Harry eu ví que não tinha muito importancia para o desenrolar da história e dei aquela lida de correr os olhos. Porque? Eu cometi o erro de comprar o filme (que nunca havia assistido) e ver só quando terminasse a leitura. Trabalhando fora, em casa e fazendo Free nos fins de semana, consegui termina-ló em 15 dias, pra mim um dos record de minhas leituras. Gostei muito mesmo do livro, mas o Filme eu estou tentando descobrir até hj por que dizem ter feito tanto sucesso?, será que porque na época do lançamento os filmes eram tudo nesse estilo mesmo? Estilo de filmes mais ou menos e agradava e pronto?
Decepção total com o filme, mataram o livro, não fez jus a ótima história do livro... como sempre, não é?
mariana.molina. 11/12/2014minha estante
Você não é a única que não gostou do filme. O Stephen King (autor do livro) ODIOU! Rs

Janaina 17/12/2014minha estante
kakakaka Não sabia mariana.molina o filme é quase um trash pra mim

Cacau 08/01/2015minha estante
Realmente! Tive essa mesma reação. Esperei terminar o livro pra assistir o filme que tanto me recomendaram e fiquei de cara no chão. Eu simplesmente odiei, e tem muita gente que fala super bem. Como podem gostar tanto de um filme assim, tão sem nexo? :l

mariana.molina. 20/02/2015minha estante
kkkkk Eu gosto do filme Janaina, mas acho que é mais porque tenho uma história de família com esse filme rs.

Bia 29/04/2021

Minha irmã falou tão bem desse livro durante tantos anos que inventei de ler. Eu, a maior medrosa do Brasil, inventei de ler. Como se não bastasse, eu, a maior medrosa do Brasil, inventei de ler quando estava internada num hospital. Ficava pensando no Overlook de noite e cada barulhinho que eu ouvia, eu pensava "é agora, o hotel veio me pegar!!!!", ainda que isso não fizesse o menor sentido. Ainda assim, acho que uma das medidas para avaliar o quão bom é um livro, é o quanto ficamos pensando nele durante a leitura e depois, e nisso Stephen King tirou de letra (tudo bem que eu pensava com muito medo, mas e daí?). Além disso, né impossível não se encantar pelo Danny, pela sua mãe (Jack o que tenho a ver?) e pelo cozinheiro do hotel, que é a melhor pessoa (e olha que na maior parte do livro ele nem tá). Os poderes do Danny são encantadoramente envolventes, e você fica viajando a respeito do que é ser um iluminado, mais ou menos do mesmo jeito que fica na expectativa de receber a sua carta de Hogwarts, mesmo aos 20 anos, só que de um jeito um pouco mais macabro. Recomendo demais a leitura!
Gigi 29/04/2021minha estante
Foi sua primeira leitura do king?? Queria ler mas vi gente que recomenda começar com joyland para ir se acostumando com a escrita dele

Franklin Moreno 29/04/2021minha estante
Muito bom mesmo. A melhor parte desse livro eu acho é quando o Jack chega no salão do hotel eu acho, e ele começa a ter visão das pessoas dançando e tals, pra mim a melhor parte kkkkk

Bia 29/04/2021minha estante
Foi minha primeira sim!! E depois nunca mais li nada kkkkkk acho que dá pra começar por esse de boa!

Bia 29/04/2021minha estante
Nossa, também acho massa demais essa parte do hotel!! Foi uma das que mais gostei também, porque até pra nós que nem estamos vendo nada é tão real e tão estranho ao mesmo tempo! Achei genial

Rafael 21/12/2014

Uma obra prima de um Rei até no seu sobrenome.
O Iluminado é o primeiro livro do autor que leio. Mas já assisti a muitos filmes baseados em seus livros. O Iluminado é um deles, obviamente. Assisti tanto a versão cinematográfica de Stanley Kubrick, lançado em 1980, quanto a versão produzida para a TV de 1997. Assisti ambas as versões em DVD. As duas versões, a meu ver, são adaptações maravilhosas. E foram elas que me instigaram a ler o livro, juntamente com a minha namorada que sempre me falou sobre o livro.
Francamente, não me arrependi. De todos os livros que poderia ler do autor, O Iluminado, com certeza foi uma ótima escolha. Nele você encontra todos os elementos que consagraram Stephen King como o maior e o melhor escritor de terror/horror de todos os tempos.
Em O Iluminado você vai encontrar: suspense (muito, mas muito suspense do começo ao fim, principalmente quando as coisas começarem a acontecer no Hotel Overlook); terror (tanto psicológico quanto sobrenatural, e em alguns momentos, até surreal); drama (a situação vivida por Danny, o filho de Jack Torrance, e sua mãe é triste, antes do hotel, e desesperado, no Hotel); mistério (envolvendo a construção do Overlook, as muitas celebridades que se hospedaram lá ao longo das primeiras décadas do século XX, e as tragédias que as envolveram); miticismo, panormalidade, renúncia, ódio, perdão, amizade, amor. São outros elementos que podemos encontrar nessa magnífica obra.
Stephen King sabe trabalhar com o nosso inconsciente. Sabe perfeitamente onde deve tocar para nos causar medo. King usa arquétipos do nosso subconsciente, os nossos medos mais recônditos, e os recria em sua obra.
Para você que ainda não conhece as obras de Stephen King, O Iluminado é uma ótima e imperdível iniciação. Uma obra indispensável para os amantes do terror sobrenatural. Um prato cheio para os fãs do autor.
Fica aqui minha resenha para esse livro incrível.
Leiliane R. Falcão 22/12/2014minha estante
"Stephen King sabe trabalhar com o nosso inconsciente."
Perfeito amor! Fico feliz que tenha gostado da minha recomendação :)

Rafael 22/12/2014minha estante
Obrigado, vida, com certeza adorei a recomendação, te amo.

Leiliane R. Falcão 30/12/2014minha estante
Te amo maaais

geo 01/01/2015minha estante
E o pior é que tem muitos John Torrance no mundo. É um livro que para quem é pai ou mãe faz refletir: como está meu relacionamento com meu(s) filho(s)? Faz-nos refletir como nosso comportamento de pais pode influenciar na índole, no comportamento futuro de nossos filhos. O comportamento do Jack com suas fraquezas, fúria descontrolada nasceu do mau exemplo dado pelo pai bêbado dele. E este mau comportamento aderiu a sua alma e o transformou em um cara de gênio difícil, cheio de traumas e que pensa que os outros só o querem prejudicar. Livro genial que junto de It, À espera de um milagre, Duma Key, O Apanhador de Sonhos, Talismã, Saco de Ossos, A Maldição e Desespero um de seus melhores livros.

ArthurAlves 04/01/2021

Entre os melhores!
Com certeza está entre os melhores que já li - que não foram muitos - mas o mestre do terror consegue apresentar a história de uma maneira incrível que me afetou como nenhum outro livro. Esse contém epílogo e prólogo inéditos que não tem na versão anterior, aconselho até a quem já leu o livro a procurar esse conteúdo, é um excelente conteúdo adicional e que te mostra melhor o espírito do Overlook.

Ansioso para começar a continuação e também por Mr Mercedes.
Clarinha 04/01/2021minha estante
Quero começar a ler terror, vc recomendaria que eu começasse por esse livro ou outro seria melhor?

ArthurAlves 05/01/2021minha estante
Recomendo muito esse. Comecei por Carrie, mas esse é de longe muito melhor. Ele trata de um terror psicologico de uma forma incrível! Pelo o que eu pesquisei tem outros do Stephen King que abordam um terror, terror mesmo kk por exemplo Salem.

Clarinha 05/01/2021minha estante
Obrigada!

ArthurAlves 05/01/2021minha estante
Por nada! Boa leitura!

Alana N. 03/01/2022

"Todas as eras do hotel estavam juntas agora, só faltando a atual, a Era dos Torrance. E esta estaria junto com o resto muito breve. Isso era bom. Isso era muito bom."
“O iluminado” não foi meu livro favorito do King. (Mas isso não quer dizer que ele é ruim.)
Bem, como já comentei por aqui, tenho um projeto pessoal de ler, pelo menos, um livro do autor por ano. (E como ele tem uma explosão de livros lançados, tenho conteúdo até o fim dos meus tempos.) Então, obviamente, o livro de 2021 foi essa belezinha e as expectativas estavam no TALO.
Muita gente favorita esse livro, quase todo mundo elogia e tudo mais, então, como estava bem fraca para leituras, achei que ele seria a melhor opção para tentar cumprir essa meta comigo mesma. Mas foi um grande balde de água fria. (Foi por muito pouco que não deixei o livro na metade e faltou menos ainda para não conseguir termina-lo em 2021. Tanto que o terminei no dia 30/12. Basicamente aos quarenta e cinco do segundo tempo.)
Mas o que não me agradou?
Para ser sincera, foi, principalmente, a história em si. O livro começa bem, se estabelece de forma satisfatória, nos introduz na família Torrance bem rápido, mas no corpo do livro, entre o meio e o fim, a coisa não sai do lugar, fica chovendo no molhado, só desempacando nas últimas cinquenta páginas. (E ainda assim não desempacou muito não.)
Só que com “empacado” não quero dizer que a trama não ia para algum lugar, mas sim que algumas situações eram repetidas tantas vezes que a leitura travava. Por exemplo: um personagem vê uma coisa em um corredor. Ao invés de, na próxima cena, a coisa ir além disso, quando o personagem voltava ao corredor ele fazia a mesma coisa que da vez anterior, o que faz com que sejam duas partes basicamente iguais. E as vezes essa repetição acontecia mais de duas vezes, o que transformava o todo em algo maçante.
Já disse por aqui mais de uma vez que gosto da escrita usual do King. Gosto em como ele se demora nos dando detalhes e como esmiúça os traços de personalidade de seus personagens. E, oficialmente, esses foram os pontos altos que me impediram de abandonar a leitura. Mas, mesmo gostando dessas características do autor, o problema citado não deixou de ser um problema, pelo menos para mim.
Como é uma leitura que muita gente ama ou tem curiosidade, não vou dar spoilers, nem me aprofundar sobre. Posso dizer que não foi uma experiencia ruim, mas também não foi das melhores, principalmente se tratando do King. Outros livros dele me empolgaram infinitamente mais e espero que a leitura de 2022 seja muito melhor.
Se alguém me perguntar se concordo com o hype em cima da obra, com certeza vou dizer que não, mas também não seria capaz de dizer que a mesma é ruim ou coisa semelhante. Não me agradou. Ponto.
(Nunca assisti a famosa adaptação dessa belezinha, porque queria me guardar para a obra, então não tenho como analisar a respeito. Vi, pelas internet da vida, que a produção do Kubrick não é completamente fiel, e justamente por isso o King não gostou, mas acredito que se for assistir alguma coisa, vai ser ela.)
Helena 03/01/2022minha estante
quais outros do King vc gostou?

Alana N. 03/01/2022minha estante
"A espera de um milagre", que é simplesmente PERFEITO. "Sob a redoma" e "It", que são muito bons.

Helena 03/01/2022minha estante
a adaptação de a espera de um milagre é incrível tbm! se não tiver visto o filme vejaa

Dan 04/01/2022minha estante
Já vou colocar esse a sob redoma na minha lista, parece ser bem bacana

Um leitor aleatório 12/04/2021minha estante
Esse livro é perfeito. Sensacional. Eu tbm fiquei com um pouco de medo em algumas partes kkkk amei a resenha ?

Flávia Menezes 12/04/2021minha estante
Acho que o único dele que não dá medo é Joyland ??

Um leitor aleatório 12/04/2021minha estante
Verdade kkkk mas mesmo assim, Joyland é um dos meus favoritos dele ?

Flávia Menezes 12/04/2021minha estante
Meu também!! Joyland foi o primeiro livro do King que eu li e já me apaixonei ??

Laís 07/01/2022

?Você tem um dom ? continuou Hallorann, virando-se para ele. ? Sempre chamei isto de iluminação.?

Que delícia reencontrar essa história depois de tantos anos. Lembro de quando li pela primeira vez, ainda na escola, e do quanto me apaixonei pela história.
Sem sombra de dúvidas é uma das melhores história do Mestre.
Kah.Ximenes 07/01/2022minha estante
Sou doida pra ler esse livro!!

Laís 07/01/2022minha estante
Leia! Sei que sou meio suspeita por ser muito apaixonada pela escrita do King mas vale muito a pena!

Kah.Ximenes 07/01/2022minha estante
Eu tenho o livro dele Sobre a Escrita e a forma como ele conta de alguns livros dele... A minha vontade é de ler tudo kkkkkkk

Kah.Ximenes 07/01/2022minha estante
Imagino e super, King tem uma narrativa muito instigante!!