O Iluminado

O Iluminado Stephen King...

Resenhas - O Iluminado

Joao Renato 03/02/2017

Ler um livro apenas pelas páginas finais?
Eu li até pouco mais da metade e tive que largar, a leitura é completamente chata e monótona com descrições desnecessárias, não sei como alguém pode chamar esse livro de obra prima ou colocar no top 5 do Stephen King.
Não posso dizer que a história não me prende, afinal, até a metade do livro NÃO HÁ HISTÓRIA, coisas acontecem mas nenhuma delas ruma para lugar nenhum, o livro não dá vontade de continuar lendo, e não é apenas por ser grande, Christine é ainda maior e prende muito mais a atenção, ou Carrie, até mesmo Jogo Perigoso com seu final arrastado.
Só posso concluir que esse livro tem mais fama do que qualidade, me decepcionei ferrenhamente com ele. Talvez em uns anos eu tente ler, mas até lá tenho obras com menos enrolação para ler.
Atila Guilherme 05/09/2017minha estante
Nossa, estou passando por isso agora. Que livro chato e que história besta. Detestei

Renata.Reis 19/12/2017minha estante
É uma das características do Stephen King, ser muito prolixo ao narrar. Mas os personagens são bem ricos, e a história é um drama e tanto. Tô terminando de ler, vale a pena, cara. Tenha paciência. kk.

Victoria.Regia 16/08/2018minha estante
Muito chato! Nao entendo como todo mundo idolatra esse livro. To quase abandonando a leitura. Decepção

Nimrod Serrano 01/11/2019minha estante
Isso que você falou resume o livro quase todo. É o famoso NÃO ACONTECE NADA! Se tem uma coisa que me irrita é isso, virar páginas e mais páginas e a história não andar. Decepção do ano.

Alana N. 03/01/2022

"Todas as eras do hotel estavam juntas agora, só faltando a atual, a Era dos Torrance. E esta estaria junto com o resto muito breve. Isso era bom. Isso era muito bom."
“O iluminado” não foi meu livro favorito do King. (Mas isso não quer dizer que ele é ruim.)
Bem, como já comentei por aqui, tenho um projeto pessoal de ler, pelo menos, um livro do autor por ano. (E como ele tem uma explosão de livros lançados, tenho conteúdo até o fim dos meus tempos.) Então, obviamente, o livro de 2021 foi essa belezinha e as expectativas estavam no TALO.
Muita gente favorita esse livro, quase todo mundo elogia e tudo mais, então, como estava bem fraca para leituras, achei que ele seria a melhor opção para tentar cumprir essa meta comigo mesma. Mas foi um grande balde de água fria. (Foi por muito pouco que não deixei o livro na metade e faltou menos ainda para não conseguir termina-lo em 2021. Tanto que o terminei no dia 30/12. Basicamente aos quarenta e cinco do segundo tempo.)
Mas o que não me agradou?
Para ser sincera, foi, principalmente, a história em si. O livro começa bem, se estabelece de forma satisfatória, nos introduz na família Torrance bem rápido, mas no corpo do livro, entre o meio e o fim, a coisa não sai do lugar, fica chovendo no molhado, só desempacando nas últimas cinquenta páginas. (E ainda assim não desempacou muito não.)
Só que com “empacado” não quero dizer que a trama não ia para algum lugar, mas sim que algumas situações eram repetidas tantas vezes que a leitura travava. Por exemplo: um personagem vê uma coisa em um corredor. Ao invés de, na próxima cena, a coisa ir além disso, quando o personagem voltava ao corredor ele fazia a mesma coisa que da vez anterior, o que faz com que sejam duas partes basicamente iguais. E as vezes essa repetição acontecia mais de duas vezes, o que transformava o todo em algo maçante.
Já disse por aqui mais de uma vez que gosto da escrita usual do King. Gosto em como ele se demora nos dando detalhes e como esmiúça os traços de personalidade de seus personagens. E, oficialmente, esses foram os pontos altos que me impediram de abandonar a leitura. Mas, mesmo gostando dessas características do autor, o problema citado não deixou de ser um problema, pelo menos para mim.
Como é uma leitura que muita gente ama ou tem curiosidade, não vou dar spoilers, nem me aprofundar sobre. Posso dizer que não foi uma experiencia ruim, mas também não foi das melhores, principalmente se tratando do King. Outros livros dele me empolgaram infinitamente mais e espero que a leitura de 2022 seja muito melhor.
Se alguém me perguntar se concordo com o hype em cima da obra, com certeza vou dizer que não, mas também não seria capaz de dizer que a mesma é ruim ou coisa semelhante. Não me agradou. Ponto.
(Nunca assisti a famosa adaptação dessa belezinha, porque queria me guardar para a obra, então não tenho como analisar a respeito. Vi, pelas internet da vida, que a produção do Kubrick não é completamente fiel, e justamente por isso o King não gostou, mas acredito que se for assistir alguma coisa, vai ser ela.)
Helena 03/01/2022minha estante
quais outros do King vc gostou?

Alana N. 03/01/2022minha estante
"A espera de um milagre", que é simplesmente PERFEITO. "Sob a redoma" e "It", que são muito bons.

Helena 03/01/2022minha estante
a adaptação de a espera de um milagre é incrível tbm! se não tiver visto o filme vejaa

Dan 04/01/2022minha estante
Já vou colocar esse a sob redoma na minha lista, parece ser bem bacana

Alyson.Fagner 23/06/2021

não foi o que eu esperava, mas foi fabuloso
eu AMO a escrita do King mas cofesso que ele enrolou um pouco em algumas partes. só que em algumas dessas partes, foi BOM, porque segurava a tensão do momento, uma breve pausa torturante. mas benéfica, por que a vontade e de ler logo tudo!

e a trama: INCRÍVEL. o Stephen King traz à tona, numa sequência genial, presente e passado. violência, horror, segredos... mal.

os traumas da Wendy e do Jack estão profundamente enraizados neles, e embora tentem fugir, no Hotel Overlook eles vêm com mais força.

o Danny, tadinho, só teve o azar de nascer iluminado. e essa parada, o Tony, a iluminação do Dan, é muito interessante e muito bem trabalhada o livro todo.

uma obra-prima.

tenha cuidado, não vá esperando bastantes cenas de ação (eu fui e em outra época talvez tivesse abandonado). claro que tem (rsrs) mas a mais pro final, moreh. calminha que tem muita roupa pra lavar antes da dedaria no cool.

recomendo SIM, só tenha paciência e aprecie os detalhes sksksksksks
Fabiana873 23/06/2021minha estante
Eu sempre achei O Iluminado um livro fraco em relação às outras obras do King, ele sempre é tão WOOOOW mais intenso. Esse ficou morno.
Já leu Misery?

Alyson.Fagner 23/06/2021minha estante
ainda não! mas vou ler kkkkk

Fabiana873 23/06/2021minha estante
Misery é muito muito muuuuuito fera! Lá tem muita emoção rs

Nathan @nathan.deus 28/06/2021minha estante
Eu gosto muito de O Iluminado, e não acho que o ritmo dele diminua a maestria, a intenção do autor era exatamente te levar lentamente à loucura junto com o Jack, eu sou completamente apaixonado por esse livro

Elane48 27/03/2022

DETESTEI
Li por absoluta curiosidade, pq vejo muita coisa de Stephen King por aí e aqui no Skoob tbem. Desde o início não curti pq o autor usa crianças para justificar sua inclinação mórbida por terror psicológico e sou sensível a isso. Esse livro é inconsistente e apelativo demais. Por que expor uma criança à cena de sexo oral entre dois bonecos em um relógio? Qual o sentido disso? Li o livro todo e não achei resposta que justificasse essa passagem. Dois pais que quebram o braço de seus filhos. Pra quê? Por quê? Ah estavam bêbados... Muito apelativo e de extremo mau gosto. E o Hotel Overlook amaldioçoado desde o início, desde sua construção. Por quê? Qual a razão??? Sinceramente, não sei por que Stephen King é tão aclamado. Essa edição que eu li não trouxe nada que me deixasse impressionada quando ao estilo King de fazer romances de terror. Um lixo editorial e eu poderia ter vivido muito bem sem ter lido essa porcaria. Entretanto, considerando que sou leitora voraz e que gosto de conhecer, de ler um livro todinho para depois poder falar mal dele, fico aqui pensando: tem que ter a mente muito doentia para curtir "O iluminado".
Jonas 31/03/2022minha estante
O livro faz uma construção da própria história do autor (Stephen king), seja pelos caso de possíveis agressões na infância ou a dependência química, como colocado no livro: o álcool. Não acho q seja uma "porcaria", eu li e algumas passagens foram muito boas e o King sabe construir uma tensão no final de seus livros de forma interativa que deixa o leitor e até o incita como autor, como foi em "O Cemitério". Não tente trazer o livro pra um contexto atual, até traga, porém para atiçar seu pensamento crítico. Eram outros tempo e outros fatos que como disse, não faz o livro ser uma "porcaria". Acho que você só não começou bem e não tem o costume da escrita desse autor que tem esse livro "O iluminado" na lista de leitura de clássicos para ler antes de morrer, coisa que muitos outros não chegam nem perto disso.

Elane48 04/04/2022minha estante
Provavelmente vc tem razão. Realmente foi impactante para mim o jeito King de cobrar história de terror. Acostumada com o estilo Stocker e Poe, acabei sendo intransigente com O Iluminado.
Obrigada por ter comentado.

Elane48 05/04/2022minha estante
*contar

Elane48 05/04/2022minha estante
*contar história de terror

Janaina 03/12/2014

muito bom
cometi um crime lendo, mas as lembranças de Harry eu ví que não tinha muito importancia para o desenrolar da história e dei aquela lida de correr os olhos. Porque? Eu cometi o erro de comprar o filme (que nunca havia assistido) e ver só quando terminasse a leitura. Trabalhando fora, em casa e fazendo Free nos fins de semana, consegui termina-ló em 15 dias, pra mim um dos record de minhas leituras. Gostei muito mesmo do livro, mas o Filme eu estou tentando descobrir até hj por que dizem ter feito tanto sucesso?, será que porque na época do lançamento os filmes eram tudo nesse estilo mesmo? Estilo de filmes mais ou menos e agradava e pronto?
Decepção total com o filme, mataram o livro, não fez jus a ótima história do livro... como sempre, não é?
mariana.molina. 11/12/2014minha estante
Você não é a única que não gostou do filme. O Stephen King (autor do livro) ODIOU! Rs

Janaina 17/12/2014minha estante
kakakaka Não sabia mariana.molina o filme é quase um trash pra mim

Cacau 08/01/2015minha estante
Realmente! Tive essa mesma reação. Esperei terminar o livro pra assistir o filme que tanto me recomendaram e fiquei de cara no chão. Eu simplesmente odiei, e tem muita gente que fala super bem. Como podem gostar tanto de um filme assim, tão sem nexo? :l

mariana.molina. 20/02/2015minha estante
kkkkk Eu gosto do filme Janaina, mas acho que é mais porque tenho uma história de família com esse filme rs.

Rafael 21/12/2014

Uma obra prima de um Rei até no seu sobrenome.
O Iluminado é o primeiro livro do autor que leio. Mas já assisti a muitos filmes baseados em seus livros. O Iluminado é um deles, obviamente. Assisti tanto a versão cinematográfica de Stanley Kubrick, lançado em 1980, quanto a versão produzida para a TV de 1997. Assisti ambas as versões em DVD. As duas versões, a meu ver, são adaptações maravilhosas. E foram elas que me instigaram a ler o livro, juntamente com a minha namorada que sempre me falou sobre o livro.
Francamente, não me arrependi. De todos os livros que poderia ler do autor, O Iluminado, com certeza foi uma ótima escolha. Nele você encontra todos os elementos que consagraram Stephen King como o maior e o melhor escritor de terror/horror de todos os tempos.
Em O Iluminado você vai encontrar: suspense (muito, mas muito suspense do começo ao fim, principalmente quando as coisas começarem a acontecer no Hotel Overlook); terror (tanto psicológico quanto sobrenatural, e em alguns momentos, até surreal); drama (a situação vivida por Danny, o filho de Jack Torrance, e sua mãe é triste, antes do hotel, e desesperado, no Hotel); mistério (envolvendo a construção do Overlook, as muitas celebridades que se hospedaram lá ao longo das primeiras décadas do século XX, e as tragédias que as envolveram); miticismo, panormalidade, renúncia, ódio, perdão, amizade, amor. São outros elementos que podemos encontrar nessa magnífica obra.
Stephen King sabe trabalhar com o nosso inconsciente. Sabe perfeitamente onde deve tocar para nos causar medo. King usa arquétipos do nosso subconsciente, os nossos medos mais recônditos, e os recria em sua obra.
Para você que ainda não conhece as obras de Stephen King, O Iluminado é uma ótima e imperdível iniciação. Uma obra indispensável para os amantes do terror sobrenatural. Um prato cheio para os fãs do autor.
Fica aqui minha resenha para esse livro incrível.
Leiliane R. Falcão 22/12/2014minha estante
"Stephen King sabe trabalhar com o nosso inconsciente."
Perfeito amor! Fico feliz que tenha gostado da minha recomendação :)

Rafael 22/12/2014minha estante
Obrigado, vida, com certeza adorei a recomendação, te amo.

Leiliane R. Falcão 30/12/2014minha estante
Te amo maaais

geo 01/01/2015minha estante
E o pior é que tem muitos John Torrance no mundo. É um livro que para quem é pai ou mãe faz refletir: como está meu relacionamento com meu(s) filho(s)? Faz-nos refletir como nosso comportamento de pais pode influenciar na índole, no comportamento futuro de nossos filhos. O comportamento do Jack com suas fraquezas, fúria descontrolada nasceu do mau exemplo dado pelo pai bêbado dele. E este mau comportamento aderiu a sua alma e o transformou em um cara de gênio difícil, cheio de traumas e que pensa que os outros só o querem prejudicar. Livro genial que junto de It, À espera de um milagre, Duma Key, O Apanhador de Sonhos, Talismã, Saco de Ossos, A Maldição e Desespero um de seus melhores livros.

Kira 29/03/2021

King é o precursor das histórias de terror, muito do que ele criou se tornou base para vários que vieram depois e acredito que com este livro não é diferente.
De 1977 o Iluminado, em sua época, acredito eu, deve ter sido chocante e apavorante, mas lendo agora e com uma experiência de alguém que adorava filmes de terror (vi umas centenas dos anos 90/2000) realmente achei muito fraco, carregado de clichê, não conseguiu me assustar em momento algum.
A narrativa carece muito de mais elementos e desenvolvimento para preencher melhor seu alicerce.
Enquanto falta de uma base sólida, sobra de pontos completamente irrelevantes para a história, tornando a leitura extremamente enfadonha, prolixa e arrastada.

Contudo não posso deixar de dizer que o autor escreve bem, principalmente a personalidade dos personagens que é bem desenvolvida.
Considero que para alguém que não conhece nada ou pouca coisa do gênero é um livro mais interessante.
Nimrod Serrano 29/03/2021minha estante
Esse livro é muito influente no gênero terror/horror, porém King reutiliza vários elementos já apresentados nos velhos romances góticos (clichês). Tbm fiquei incomodado com a prolixidade do romance, apesar de todo o resto ser mt bem desenvolvido.

Kira 29/03/2021minha estante
Pois é até perdi um pouco a vontade de ler os outros livros, considerando que vi outros comentários sobre as outras obras dele serem enroladas hahaha

Nimrod Serrano 29/03/2021minha estante
Aí depende, alguns livros como Salem e O concorrente são frenéticos. Os livros de contos também são ótimos. O próprio It, a Coisa é menos maçante que O Iluminado, tem mais ação etc.

Kira 29/03/2021minha estante
Ah entendi vou dar mais uma chance então, obrigada pelos comentários

Clio0 03/05/2024

Uma das mais populares obras de Stephen King é um relato pessoal ficcionado para ficar mais palatável para ambos, escritor e leitor.

Jack é um pai de família tentando se firmar novamente após anos como dependente quimíco. O surgimento de uma vaga de emprego como zelador de um hotel é uma ótima saída, infelizmente os fantasmas que lá habitam provocarão a recaída e todo o terror sobre a esposa e Johnny, o filho sensitivo.

A leitura é rápida justamente por ser compassada com a deterioramento do personagem. Há poucas inferências de outros pontos de vista, e tais não fazem falta. Não é propriamente um livro para deixar alguém insone, mas o clima de opressão e catástrofe iminente são ótimos.

Outra raridade na escrita de Stephen King: o final é bom.

Recomendo.
Danilo 03/05/2024minha estante
Esse eu tenho.

LEITOR31 04/05/2024minha estante
Já leu o cemitério de Stephen King?

Clio0 04/05/2024minha estante
Já sim. É bom também.

ivy! 05/05/2024minha estante
Resenha sincera kkkkkk quero ler em breve ?

Alexsandro 09/12/2020minha estante
Bibi, me diz uma coisa: é bom mesmo O iluminando? Dá medo?

bibicortez 09/12/2020minha estante
O melhor livro do King na minha opinião, não sou de me assustar fácil, mas tem cenas que me deixaram com medo .

Alexsandro 09/12/2020minha estante
Legal. Obg pelo feedback... O terror sobrenatural é o único que realmente me deixa assustado e, na verdade, espero me assustar com O iluminado ??

bibicortez 09/12/2020minha estante
De nada ??

Isabella1509 12/03/2023

Bem-vindos ao Overlook
Genteee, o que é a história desse livro?!!
Eu fico realmente impressionada com a facilidade que o King tem de me fazer acreditar tanto na história do Overlook ao ponto de achar que ele realmente existiu. rs

A história do hotel, dos persongens principais, tudo é contado com uma riquesa de detalhes que te faz mergulhar real nessa trama, se vê parte da historia, dentro do hotel e sentir tudo junto com os personagens.

O Danny é um amor de criança. Não tem como não favoritar esse carinha. Ele e o Hallorann são as estrelas dessa história.

Aah, não sei vocês, mas eu senti uma pontadinha de vontade de entrar nesse hotel.

A experiência fica ainda mais completa com esse prólogo e epílogo inéditos. Saber como tudo começou desde a fundação do Overlook, a primeira morte bizarra no local, as reportagens após o desfecho da história foi sensacional.

Enfim, o King sendo o King, macabro, perturbado e brilhante.

???????????
Pedro 12/03/2023minha estante
Sério que você teve vontade de entrar no Overlook? Kkkkkk
Excelente resenha!

Isabella1509 14/03/2023minha estante
Siiim! ? Isso faz de mim um pouco perturbada tbm?! ?

Pedro 15/03/2023minha estante
Com certeza. Nunca mais falo com você...kkkkkk

Isabella1509 16/03/2023minha estante
Hahahahaaa

Lukas_Gabriel 03/02/2023

Jesus acende a luz!
Imagina você ainda estar no inicio de sua carreira e lançar um dos maiores trabalhos dela?! E para além disso a estória ser imortalizada e sempre referenciada, envelhecendo como vinho no terror da cultura pop! Clássico e atemporal, essa é a história do sucesso extraordinário de O Iluminado, que mostrou ao mundo o poder diferencial que o King tem em sua criatividade e escrita, firmando-o não somente como um escritor, mas O Escritor, nosso Mestre do Horror.

No Colorado habita um dos vilões mais memoráveis de todos os tempos, o Hotel Overlook. Ele definitivamente é um personagem, e banhado em um mistério sedutor ele espontaneamente me hipnotizou. Foi difícil largar e superar cada acontecimento ocorrido no Overlook, tem várias cenas que ficaram tão cravadas na minha mente que dificilmente serão apagadas. Esse hotel conhece suas fraquezas e vai usa-las contra você diretamente no seu psicológico.

E falando dos personagens: impecáveis. A família Torrance é incrível, mas o Danny é apenas um dos meus personagens favoritos de todos os tempos. Quem é essa criança?! A que deu origem ao que chamamos de Iluminados nas histórias do King. Eu sinceramente não tenho palavras para hablar sobre ele, só consigo dizer que ele é tudo pra mim, e é isso.

Muitas pessoas podem não curtir tanto este livro pelo Stephen ter deixado o desenvolver da história fluir mais lentamente, e eu entendo, mas quando estive lendo eu simplesmente não consegui segurar minha ansiedade no crescimento do suspense e da tensão emanada pelo Overlook. Eu fiquei imerso, a descrição do King me fez sentir como se estivesse lá com eles, desconectado do meu corpo e da minha mente, apenas disfarçado observando de dentro do hotel.

É inegável que, com as mudanças aplicadas na adaptação, a história tenha desagradado e assim ter sido envolta de muitas críticas, mas sendo realista ela foi substancial para o sucesso estrondoso do King. Além de ter marcado e mudado a história do cinema para sempre.

Eu te amo O Iluminado, eu te amo.
Joao366 21/07/2023minha estante
comprei esse livro hoje, mas antes vim aqui ver uma resenha sua pra ver se valia a pena kkKkkkkkk

Lukas_Gabriel 22/07/2023minha estante
aaaaah ???? EU AMO ESSE! só de reler minha resenha da vontade de reler também o livro.
mal posso esperar para ver vc nessa experiência ^^

Joao366 22/07/2023minha estante
em breve vem aí!!! mas tô indeciso se leio esse ou Salem

Lukas_Gabriel 22/07/2023minha estante
recomendo mt os dois livros, e embora eu ame mais o iluminado acho q vai mais da sua preferência =) ou do seu momento atual qnd for decidir, mas amo os dois ??????

estherdeos 28/07/2021

Demorei bastante a me apegar ao livro e a leitura, mas, como sempre, depois que os acontecimentos começam a se desenrolar mais você não quer mais parar de ler
Jakevocelêtanto 28/07/2021minha estante
É um dos meu livros preferidos do King, e a continuação é tão incrível quanto

estherdeos 28/07/2021minha estante
Tem continuação? Hahahah

Jakevocelêtanto 29/07/2021minha estante
Tem sim, chama-se Dr.sono

estherdeos 29/07/2021minha estante
Bom saber hahaha

Taty Almeida 14/06/2021

Um hotel como vilão e uma criança como herói
Creio que esse foi o primeiro livro do King em que eu realmente senti algum medo! Algumas cenas envolvendo o Danny (uma criança super fofa e especial) me deixaram muito agoniadas!
A história é muito bem construída. Ver como o personagem do Jack vai mudando e enlouquecendo ao longo da trama é bem triste e também apavorante!
Recomendo a leitura! Apesar de todo clima de tensão, o enredo é muito bom, e chegar ao final nos tranquiliza rs.
Fabiano133 14/06/2021minha estante
Agora parta para o Doutor Sono. Continuação.

Taty Almeida 14/06/2021minha estante
Sim, está na minha lista! Mas não tenho certeza se precisava de uma continuação....

Fabiano133 14/06/2021minha estante
Olha, você vai se surpreender com a continuação então. Muito boa mesmo

Taty Almeida 14/06/2021minha estante
Tomara que entre em promo no prime day. Aí eu animo a passar na frente das outras leituras rsrs

T.N.T.Rock 08/12/2022

Romance vs Filme.
Tudo o que tinha a ser dito sobre O Iluminado já foi dito, não adianta ficar discorrendo aqui sobre os personagens, ou como o livro se tornou um clássico do terror ou mesmo falar da genialidade de seu escritor, vou está falando mais do mesmo e me repetindo.
Mas uma curiosidade permeia quase todo leitor dessa obra, a comparação com o filme de Stanley Kubrick, não vou me alongar nessa comparação, muito menos ficar buscando minúcias é mais um olhar direto e seco entre as duas obras.
Em um primeiro momento tanto os personagens do filme quanto do livro são semelhantes, não tem nada de novo, mas ao correr das páginas Jack se torna um personagem muito mais complexo, óbvio que em um filme é impossível descrever todos os detalhes do livro e isso torna o Jack do romance uma figura mais enigmática apesar de Jack Nicholson ter feito um trabalho fantástico no longa. Wendy é em minha opinião quem mais se difere entre as obras, enquanto no filme ela muitas vezes se torna uma personagem assustada e submissa a Jack, no livro ela tem uma personalidade forte, em diversos momentos contesta o marido além de ser apresentada como uma mulher atraente e gerar em diversos momentos um tensão sexual curiosa e interessante. E finalmente para me restringir apenas aos três personagens principais das obras o filho deles, Danny dialoga muito bem entre as obras, o garoto que fez o filme está fantástico e consegue despertar no espectador a mesma emoção e sensação de proteção que criamos pelo personagem durante a leitura, além disso as saídas cinematográficas criadas por Kubrick para enaltecer o dom de Danny tornam até hoje o filme esse clássico e cada cena é estuda em detalhes.
A comparação entre as obras é mais um exercício divertido, lembremos que são mídias diferentes, o que funciona para o cinema nem sempre vai funcionar em um romance e vice e versa, as opções que um diretor faz quando faz um filme baseado em um livro é que vai tornar um filme tão interessante quanto o livro ou não, felizmente nesse caso O Iluminado é uma adaptação tão boa quanto a obra original.
Magda Tainy 09/12/2022minha estante
Sinto que por conseguirmos "saber" o que os personagens pensam ao ler esse clássico, consegue aprofundar os personagens e ser mais íntimo; Os pensamentos suicidas do Jack, os medos do menino e da mãe, os problemas na relação do casal tornam eles humanos, quase reais. Já no filme, realmente não temos acesso ao interior deles e a maioria das cenas tensas ficam por conta das expressões dos atores (sensacional) e situações estranhas.
Sobre a sensualidade do livro, os pensamentos sexuais normais em um relacionamento de casal ou o próprio desejo sexual, não existe no filme e como terror geralmente flerta com o erotismo, faz falta as sensações que são despertadas no livro.

T.N.T.Rock 10/12/2022minha estante
A tensão sexual é interessante no livro, me surpreendeu...

T.N.T.Rock 10/12/2022minha estante
A tensão sexual é interessante no livro, me surpreendeu...

Maria.Printes 27/01/2023minha estante
Amo o livro, amo o filme!
Obras fantásticas!