O Iluminado

O Iluminado Stephen King...

Resenhas - O Iluminado

Dhewyd 10/02/2022minha estante
Esse tenho também... o livro e o filme compensam muito.

Aninha.Costa 10/02/2022minha estante
O filme eu nunca vi, mas tenho interesse em ler Doutor Sono que me parece ser uma continuação com o Danny adulto

Rainy Rangel 08/07/2020

"Tirem as máscaras! Tirem as máscaras!"
''O mundo é um lugar duro. Não se importa com a gente. Não odeia você nem a mim, mas também não morre de amor por nós.''

Após sérios problemas com o alcoolismo e ter perdido seu emprego por não conseguir controlar seu instinto violento, Jack se vê diante do que podemos chamar de uma grande chance de mudar o futuro da sua família. Ele consegue emprego como zelador temporário no grande Hotel Overlook, no período de inverno, onde o hotel fica fechado e isolado na neve.
Mas o que Jack não sabe é que o Hotel foi cenário de muitas mortes misteriosas e pelo que parece, nenhum dos mortos quis sair de lá.

REDRUM

''Tirem as máscaras! Tirem as máscaras!''

Uma história cheia de mistérios e acontecimentos marcantes. Um pai com personalidade difícil, um menino iluminado, uma mãe que só quer proteger o filho e um hotel faminto por poder e destruição. Quem vai cair primeiro? Quem vai se entregar aos acontecimentos malignos do Overlook?

''Alucinações, às vezes, podiam ser contagiosas.''

Me vi imersa na historia e presa aos personagens logo no início. Me encantei pelo menino Danny e tive um apreço muito grande pelo seu pai, Jack Torrance, que me pareceu um bom homem capaz de fazer o melhor para o bem da família, porém o Hotel não quer isso, e é a lenta mudança de Jack para seu completo estado de loucura que faz a história do Overlook, com suas referências macabras de Edgar Allan Poe ser uma das mais incríveis que já li.

site: @umlivrodepoisoutro

Loyrane0 23/11/2023

O iluminado
?As lágrimas que curam são também lágrimas que escaldam e castigam.?

Esse livro foi surpreendente, assustador e brilhante ao mesmo tempo.
Por mais que até quase a metade da leitura, tenha sido meio arrastada, a construção da história e dos personagens, foi me envolvendo demais, em momento, eu senti medo, arrepios e raiva.
O Hotel Overlook assim como todos os personagens, foram bem construídos, um lugar aterrorizante, que só mostrou toda a confusão de existia entre eles, ver Jack perdendo o controle, a cada página, foi angustiante. E Danny, tendo passar por tudo isso, com apenas 5 aninhos.

Minha primeira leitura do Stephen King, e digo que valeu muito a pena mergulhar nessa história. (Agora é dar continuidade a essa história, com Doutor Sono).

SG1 08/02/2014

Hotel sombrio querendo se iluminar
Que livro emocionante e surpreendente!

Tive vontade de ler este livro por causa de uma resenha que li no skoob. Nela estava escrito mais ou menos assim: "Incrível como o autor conseguiu fazer do hotel uma personagem da história". Isto me deixou muito curiosa, e, então, após ganhar o livro de presente não perdi tempo para começar a sua leitura.

Hoje, após ter lido essa magnífica obra, e sem desmerecer aquela resenha que me deixou tão curiosa, posso dizer que o hotel Overlook não só é uma personagem, como também manipula com grande maestria as demais, tornando-se uma criatura terrivelmente viva.

Danny é o sonho de consumo do Overlook. O hotel precisa dele para ficar mais forte. Fazer com que seu poder lhe renda mais seguidores fiéis. Deixar de ser apenas um hotel mal-assombrado.

Mas como fazer para que Danny escolha ficar do seu lado? Usando seu amor pelo pai contra o menino, e a fraqueza de Jack com relação à bebida (a Coisa Feia) contra toda sua família.

Jack, contudo, não aceita ser a ponte. Ele quer fazer parte do Overlook. E é por isso que faz tudo o que Ele manda. Quer conhecer tudo sobre o hotel, chegando até a pensar sobre um livro. Jack é o Overlook. Com todas as suas forças. Com toda a sua fraqueza.

Surpreendeu-me, no início, o imenso amor que os Torrence sentiam um pelo outro. Chamou-me a atenção a força de Jack para se ver longe da bebida. Tinha horas que me via lendo as páginas d'O iluminado esfregando a mão contra a boca, de tanto que Jack assim fazia.

Impressionei-me, também, o modo como Stephen King escreve. O livro é todinho em terceira pessoa, mas o narrador alterna sua fala de acordo com o pensamento de cada personagem (Jack, Wendy, Danny e Hallorann). Quando o narrador penetrava na vida de Wendy, por exemplo, o fazia não apenas contando o que esta estava sentido ou pensando, mas também como se fizesse indagações a personagem e interagisse com ela, sendo a própria personagem no momento em que narra a história.

Não é um livro para se ler e entender cada um de seus detalhes. Mas este se encaixam ao longa da história. São muitas alucinações e sentimentos de culpa tão pesados, que você nem sabe se o personagem possui um coração bom ou ruim. E é isso que faz com que eles sejam tão humanos, pois ninguém é inteiramente bom ou ruim. Muito pelo contrário, somos uma avalanche de sentimentos confusos.

Os problemas que Jack enfrenta são tão aterrorizantes para ele que este não aceita sua situação de impotência. O Overlook fica lembrando Jack o tempo todo o quanto ele é inútil e como tudo pode mudar se ele se juntar ao Hotel, servindo-o eternamente. Aplicar um bom corretivo em seu filho e na sua mulher seria uma ótima saída, no pensamento de Overlook. Impor respeito, dar o remédio, gota por gota, assim como o pai de Jack fez com sua mãe. E Jack, assim o aceita.

Por fim, só tenho a dizer que o livro é maravilhoso. Nada comparado ao filme, que, a meu ver, é extremamente fraco. Esta obra lida com sentimentos e com a falta de controle, bem como suas consequências.

O amor fui fundamental para que se chagasse à loucura, mas também foi essencial para que se pudesse expulsá-la. Um poder extraordinário, que somente um iluminado poderia conter.
amanda.magalhae 27/11/2014minha estante
terminei de ler o livro ha menos de uma semana e lendo sua resenha, me deu vontade de ler de novo. Compartilho da sua opinião assim como também me peguei várias vezes esfregando a mão na boca. :)

SG1 02/12/2014minha estante
Oi Amanda! Que bom que compartilhamos dos mesmos sentimentos com relação a este maravilhoso livro! Além disso, fico muito feliz que você gostou da minha resenha, obrigada! ^^

lucasrespindola 27/02/2020

Não sei qual o meu problema com alguns livros do King, mas enquanto eu AMO alguns, eu acabo não gostando de outros. Aqui eu achei que teve seus momentos ótimos, mas muita explicação desnecessária, infelizmente...
Bell 27/02/2020minha estante
King costuma ser prolixo. Em alguns livros mais que em outros. Gosto mto de O iluminado, li mtos anos atrás, na minha adolescência.

FalaLud 27/02/2020minha estante
Eu nunca li nada de King, mas não sei pq tenho essa impressão (de que tem obras ótimas e outras mais ou menos). Quais você gostou mais?

Samanta.Godoy 27/02/2020minha estante
Tem obras do King que eu arrastei na leitura por conta do excesso de explicações, mas eu sempre acabo gostando da leitura no final ?. O iluminado é meu favorito dele ??

Bell 27/02/2020minha estante
Um autor com TANTOS livros, acaba tendo uns melhores. Eu já li praticamente tudo dele. Amo Cujo, Trocas Macabras e Zona Morta dos antigos.

Andrea 27/02/2020minha estante
Não estou sozinha no mundo!!! \o/

Eu tenho tendência a gostar dos que não são bem avaliados e não curtir muito os com maiores notas. XD

lucasrespindola 27/02/2020minha estante
Olha, eu gosto muito de Carrie, Misery e Sob a Redoma.

Andrea 28/02/2020minha estante
Dos citados: Cujo tá na minha meta depois de ter lido Trocas Macabras; Zona Morta eu pretendo reler (porque não curti na primeira); Carrie eu nunca tive vontade de ler; Misery ainda tá na minha listinha e Sob a Redoma eu abandonei. XD

Como ninguém citou A Torre, gente... :P

lucasrespindola 28/02/2020minha estante
hahahahha da torre eu só li os dois primeiros infelizmente, mas pretendo continuar

Thaiza.Vianna 15/11/2023

Perfeição de obra
Construção perfeita dos personagens e a descrição minuciosa do ambiente do hotel Overlook em que a maior parte do enredo se passa, faz desse livro uma obra de arte.
A família é composta por Jack, que tem um passado obscuro composto pelo alcoolismo e comportamentos violentos, Wendy uma mãezona que visa sempre o bem estar de sua família e Danny, um garoto de 5 anos com peculiaridades sobrenaturais. E os 3 precisarão passar um longo período de inverno isolados do resto do mundo, tomando conta de um hotel antigo e misterioso em que Jack ficará como zelador enquanto está fechado para a temporada de neve. E este hotel está rodeado de cargas fantasmagóricas e um passado assustador de suicídios e assassinatos e essa experiência em total isolamento poderá mexer com a sanidade e humanidade deles.
Demorei bastante pra ler (até porque não é um livro com poucas páginas) e essa versão do kindle tem um extra de "antes do ato" e "após o ato" que completou mais ainda a imersão do universo do Overlook.
Recomendo muito e este livro ficou marcado e com certeza, virou um dos favoritos da vida!

Dany 19/11/2021

Livro de terror psicológico muito bem escrito
Jack Torrance é um alcoólatra em recuperação, decidido a colocar a vida nos eixos e ser melhor para a mulher Wendy e seu filhinho Danny, Jack consegue um emprego de zelador em um hotel que fica isolado nas montanhas durante o inverno.
Danny o menininho de cinco anos que tem ''dons especiais'' logo percebe que tem algo errado, o Overlook não é um hotel comum, ele está possuído por forças malignas.
Stephen King sabe criar uma boa história esmiuçando o perfil psicológico dos personagens o que torna o ritmo meio lento mas bem desenvolvido e o final eletrizante faz valer a pena a leitura.Se você é fã de livros de terror torna-se obrigatório conhecer os fantasmas do hotel Overlook e o ''Iluminado'' Danny Torrance.

Thais 13/04/2020

Exatamente o que eu esperava de um livro de Stephen King! História envolvente, que se intensifica aos poucos até chegar ao momento de maior emoção.

Samuel7890 19/11/2021

Não sabia que era tão bom assim, se soubesse tinha lido antes.
A história toda foi sensacional, do início ao fim. Os personagens são muito envolventes e o enredo prende demais.

Dessa Piccinini 12/11/2021

Meu Deus do céu, tô impactada com esse livro. Eu li sem muitas informações, sem ver o filme, sem saber o que REDRUM significa, como Jack iria espiralar e qual seria o desfecho. Na realidade, ler o livro assim foi ruim/bom. Ruim pq é leeeeeeento, muuuuito lento. E não fosse um audiobook do yt eu n sei se eu teria conseguido aguentar os parágrafos que o King viaja.

Mas bom pq realmente me levava a encarar o livro querer entender como tudo acontecia.

Mari 17/12/2020

Até o momento o melhor livro do Stephen king que já li
Que livro gente!!! Em alguns momentos angustiante, em outros interessantes. Imagine um hotel te controlar?! Um hotel ser vivo e te possuir?! Recomendo!!

Jessé 19/06/2020

Sensacional
A primeira vez que li esse livro, foi no início dos anos 2000 através de uma coleção de livros do King que estava sendo lançado nas Bancas. Naquela época eu tinha uns 13 mais ou menos e detestei esse livro.

Quase 20 anos depois, resolvi fazer uma releitura, e com o amadurecimento, esse livro me surpreendeu demais.

King fez um trabalho sensacional em todos os sentidos. Desde a história extremamente bem elaborada, até a construção perfeita dos personagens. O livro não possui coadjuvantes, pois todos tem igual importância na trama. Até o Hotel Overlook é um protagonista no livro.

Falando em Overlook, o que distingue essa estória de várias outras que falam sobre casas assombradas ou mansões, é que normalmente nesses livros as mansões em si não são propriamente o vilão, mas sim o que habita nelas. Já em o Iluminado, o vilao é o próprio hotel, e o que habita dentro dele são apenas seus serviçais.

As 200 paginais finais desse livro são tão boas, que eu quase li tudo de uma vez, pois eu tinha a necessidade de saber o que ia acontecer ao virar a próxima página.

Jack e Wendy, com certeza são a melhor coisa do livro, e protagonizaram inúmeras cenas memoráveis, em especial a Wendy. Vou sentir falta desse casal.

E pela primeira vez, eu posso dizer que realmente gostei de um livro do King, já que os outros que li nunca me impressionaram.

Vale muito a pena a leitura desse livro, e recomendo essa edição especial da suma, que contém uns extras bem interessantes contando a história da origem do Hotel Overlook, e de alguns hóspedes que passaram por ele.
Gilberto Alves 19/06/2020minha estante
Esse livro é realmente espetacular!

ANDER CELES 20/06/2020minha estante
Meu segundo favorito do King!

Jessé 20/06/2020minha estante
Verdade?! E qual seria o primeiro?

ANDER CELES 21/06/2020minha estante
It...sem dúvidas!

Beatriz 24/11/2021

Meu primeiro contato com Stephen King e só posso dizer que estou viciada! Que leitura envolvente, King consegue nos fazer sentir através das linhas o que cada um dos personagens está sentindo, seus medos, angústias, amores, tudo. A profundidade com a qual ela entra na vida dos personagens é sem igual, nos faz refletir sobre o que levou cada um a estar onde está, inclusive nos faz pensar isso até mesmo do Hotel Overlook, toda sua construção e história que faz ser aquilo que é! Simplesmente fantástico.

Caroline.Martins 28/03/2021

Foi tudo esse livro, o puro suspense psicológico, me peguei querendo ler cada vez mais.
Sabemos que o King tem a fama de ser proxilo e que isso cansa, isso acontece aqui também, mas é para um bem maior, eu prometo kkkk. É necessário tudo o que ele descreve, cada canto do hotel, cada sentimento dos personagens é importante.
Eu amei acompanhar cada personagem aqui e o hotel se infiltrando em cada um de um modo diferente, o final foi o desfecho perfeito para os acontecimentos, valeu a pena insistir no começo a nas partes descritivas.

Danilo sm 14/08/2020

A história de uma família no lugar errado na hora errada.
De uma maneira bem calma, mas com um suspense crescente, esse livro mostra por que King é chamado de mestre.

Comecei a ler as obras de Stephen King por esse livro e desde então já o considero bastante. Uau, que história!

Desde o drama da família Torrance (com o vício de Jack e a tristeza de Wendy em relação ao seu marido e seu filho com a iluminação), passando pelo isolamento no Hotel Overlook - como se realmente o leitor estivesse trabalhando lá de zelador durante o inverno - até o terror sobrenatural tomar conta, a história tem um bom desenvolvimento e termina muito bem. Da quarta parte em diante o terror psicológico domina e o sobrenatural é um acabamento para essa obra.

E quando a loucura começa, toda a carga de desenvolvimento da família envolveu e surpreendeu bastante, me fez apreensivo pelos personagens. Realmente, pode classificá-lo como um grande clássico do autor.