A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (eBook)

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (eBook) Washington Irving

Resenhas - A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça

@tigloko 04/10/2023

Clássico da ficção gótica
Pensei que o conto que dá título à coletânea seria o meu preferido. Mas A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça foi bem arrastado, valendo a pena mesmo no seu terço final e o desfecho enigmático. Rip Van Winkle foi a minha história favorita, fala sobre a noite de bebedeira do personagem principal em um local misterioso e ele acordando 20 anos no futuro sem saber o que aconteceu. É uma história que vai para um lado cômico, achei inesperado esse conto perdido no meio desses outros.

Talvez a história que define essa coletânea, ainda que não tenha gostado muito, é o Diabo e Tom Walker. Foi a única que eu consegui sentir aquele clima sinistro e gótico proposto pelo autor. Ao menos as ilustrações dão um certo charme, pois as histórias não me cativaram tanto.

Leticia.Liesenfeld 03/10/2023

Apenas Frases
Se eu quisesse encontrar um retiro para onde eu pudesse fugir do mundo e suas distrações, e pudesse sonhar tranquilamente longe de uma vida conturbada, não conheço outro lugar que seja mais promissor do que este pequeno vale. Devido à tranquilidade do lugar e ao caráter peculiar de seus habitantes, todos descendentes da colonização holandesa, este vale ficou conhecido pelo nome de Sleepy Hollow (Vale Adormecido), e seus rapazes são chamados de Garotos de Sleepy Hollow nas cidades vizinhas. Uma influência sonolenta e sonhadora parece pairar sobre a terra e permear a própria atmosfera.

Brunão 22/09/2023

Ameiiiii
No livro "A lenda do cavaleiro sem cabeça" do autor Irving Washington, nas primeiras páginas, eu gostei e consegui saber um pouco sobre a vida dele, a vida dele é um pouco triste, a lenda eu achei muito top, não conhecia nada desse autor, falava sobre habitantes nativos etc, não quero dar spoilers, gostei muito eu do livro, recomendo ?

Jô Santos 11/09/2023

Não é pra mim
Fizeram tanto alarde por essas histórias e elas são bem sem graça pra mim. A história em si é sem graça e o tipo de escrita também não me agradou.

*A lenda do cavaleiro sem cabeça*
3/5

São 64 páginas bem monótonas. O personagem principal é chato de da dó e o cavaleiro sem cabeça aparece muito brevemente ao final da história. O tom cômico não funcionou comigo, talvez uma história verdadeiramente de terror tivesse aproveitado mais o plot.

*Rio Van Winkle*
Nota 3/5

Eu esperava bem mais dessa história, a premissa de um homem que dorme ao pé de uma árvore e acorda anos depois me animou. Achei que ele ia acordar um século depois, algo assim. Mas na verdade o cara só dorme 20 anos. E quando acorda nem liga que perdeu todo esse tempo de vida, só fica feliz que a esposa "tiranica" morreu. Tiranica pra ele né, pq na vdd ela só pedia o básico, já que o cara era um preguiçoso auto indugente.

Nezuminos0 20/08/2023

Promete um e apresenta outro.
Achei que ia falar sobre o cavaleiro, mas foi só pelo medíocre professor que desapareceu, não tão, misteriosamente. Além de focar muito nos detalhes que poderiam ser resumidos em uma linha.

Avyla 11/08/2023

Boa leitura.
Leitura muito gostosa.
Livro curtinho e rápido de ler.
A história é muito boa, indico a leitura.
É importante salientar que esse autor inspirou os escritos de outros autores do terror clássico, como Edgar Alan Poe.

Talita Hanna Cabral 09/08/2023

A lenda do cavaleiro?
A impressão é de que esse livro (conto) é apenas uma introdução. Descreve bastante Ichabod Crane, seus anseios e dia a dia em Sleep Hollow.
Aqui não irão encontrar muita coisa sobre o cavaleiro sem cabeça e lerá brevemente sobre os costumes e mitos da época. O filme do Tim Burton é bem melhor em todos os aspectos.

SauloBtista 03/08/2023

É um conto que existe
É sempre interessante ver esses primeiros/clássicos de terror (ou de outros gêneros) pq da pra ver as bases sendo estabelecidas. O cavaleiro sem cabeça é um bom exemplo disso, todos os elementos básicos do terror (narrador suspeito, espaço propenso a superstição, aura de mistério, etc) e embora sejam bem feitos são meio óbvios (mas pela época é aceitável).
No fim todos os elementos são bem executados no básico, mas sem nada de extraordinário.

_Du_ 30/07/2023

Ótimo conto
A forma da narrativa lembra aquelas histórias de fantasmas que costumávamos contar em rodas de amigos sob a luz da lua em tempos mais simples. Uma narrativa com pontos divertidos, cômicos e muito fluida. Extremamente bem construída. Vale muito a leitura.

Ingridh.Weingartner 26/06/2023

Contos favoritos: o noivo espectral e o diabo e Tom Walker

Foi uma leitura agradável, mas nada muito interessante.

Escrita 3
Diagramação 4
Personagens 3
Enredo 3

Lena 25/06/2023

Interessante, mas esperava algo totalmente diferente
São contos interessantes, não considero assustador, acho que no geral mesmo eu esperava mais. Todos os contos tem uma vibe de história que os avós contam alguma vez na vida. Parecem lendas locais...

Ana 06/05/2023

Contos góticos americanos que são "ok"
É uma seleção com quatro contos bem fáceis de ler em 1 dia (alguns mais fluidos que outros), o meu favorito foi "o noivo espectral" apesar do desfecho ter deixado a desejar assim como todos os outros :/ porém curti a ambientação gótica colonial e a escrita também é ótima. Me pareceu o tipo de lenda rural que contam no interior.

A edição da Wish é belíssima, o papel usado tem uma gramatura excelente, conta com ilustrações e boa tradução, mas notei 2 erros ao longo do texto infelizmente.

Anne 19/04/2023

Nada assombroso
Os contos são considerados um terror, mas é bem leve e o que mais diferencia esses contos dos demais é o fato de que é sempre revelado no fim uma razão lógica para os acontecimentos e não espere que tenha algo de parecido com o filme estrelado por Johnny Depp, pois, são 99,9% diferentes.

Jaddy Schneider 22/03/2023

O título é um erro
Se você espera conhecer a lenda do Cavaleiro sem Cabeça, esse não é o livro. Devia se chamar "a medíocre vida de Ichabod Crane e seu sumiço". O livro é exatamente sobre isso. O cavaleiro sem cabeça é meramente citado no início, como quem cita uma roupa abandonada no arame, e no final, bem no final, ele "aparece". É bem escrito, mas consegue ser bem ruinzinho. A capa é linda, mas o enredo é fraco. Não recomendo.

Everton 06/03/2023

Ainda que o conto original do Cavaleiro sem Cabeça não siga à risca o filme que tanto nos lembramos, foi interessante conhecer a versão original.