Assim Falou Zaratustra

Assim Falou Zaratustra Friedrich Nietzsche

Resenhas - Assim Falou Zaratustra

Homem Sério 22/08/2021

Um homem e seus bigodes
Ora sábio, ora guru, ora problemático, pra tradicionalista, ora conservador, ora libertario, ora doente, ora visionário, ora ora ora quem diria ein bigodudo!

Lido numa edição piquituxinha achada numa barraca na rua.

Malice 25/01/2009

Um porre!
Leitura tremendamente pesada, eivada de citações complexas à filosofia, complexa e definitivamente para iniciados. Não recomendo a quem, como eu, gostaria de conhecer um pouco sobre o pensamento de Nietzsche.
Dourado 05/05/2013minha estante
Zaratustra é só pra quem já leu outros livros do Nietzsche. Eu pessoalmente recomendo: ''Para além do bem e do mal'' e ''O Crepúsculo dos Ídolos''.

Malice 05/05/2013minha estante
Grato Dourado, deve ser este o caminho para o pensamento de Nietzsche.

André L. Pavesi 23/01/2021

Nietzche e seu Além-Homem
Uma das obras mais comentadas e menos compreendidas da História. Diversas camadas alegóricas e metafóricas usadas para criticar, a meu ver, o senso-comum, a banalização do pensamento e a acomodação das pessoas a eles. O tipo de livro que deve ser revisitado de tempos em tempos.

Teorema Espectral 19/07/2021

Bonito, mas não é filosofia
Sendo sincero, o livro me agradou bem mais do que eu esperava. Depois de ler O Anticristo eu julgava que qualquer experiência de ler Nietzsche ia ser só pelo meme. E de fato, como filósofo, Nietzsche não tem nada demais, no sentido mais conservador da palavra.

Entretanto, é impossível não admitir que Nietzsche foi um escritor excepcional. Os parágrafos são escritos numa harmonia que não perde em nada para os grandes literários europeus. Imagino como deve ser a experiência em alemão!

Falando do livro em si, ele é uma paródia do evangelho. O que eu acho sensacional. Você pega a figura do messias que tem uma grande sabedoria e precisa falar a seu povo através de parábolas, mas com os ensinamentos contrários aos de Jesus: Uma proposta ousada, mas na minha concepção, a maestria do Nietzsche escrevendo torna a leitura tão cativante quanto ler um sermão da montanha.

No entanto, existem dois problemas no livro. O primeiro é o tamanho dele. Ele se estende muito, muito, MUITO além do que precisava. Não é que seja estritamente a mesma coisa, mas com o tempo a narrativa se torna bastante monótona. Acredito que seja uma leitura mais agradável de se ler de pouquinho em pouquinho todo dia, como a bíblia mesmo. Infelizmente não é muito meu forte, e fui devorando tudo de uma vez. Fica arrastado.

O segundo problema é um problema conceitual: É uma obra linda de tratar como literatura, mas péssima para tratar como filosofia. Filosofia não é afirmar algo que soe verdade. Isso é papel da literatura. Da poesia. Talvez da teologia. Mas a filosofia tem uma responsabilidade argumentativa. Você não joga uma tese se não tiver disposto a dissecar o argumento de maneira sincera. E é isso que Zaratustra faz durante todo o livro.

Isso faz com que todo o ensinamento de Zaratustra seja, na verdade, pautado em nada. É só uma coleção de afirmações ditas com muita convicção. Quando ele diz que Deus está morto ele não parte pra uma análise epistemológica ou vai refutar os argumentos dos filósofos pra existência de Deus. Ele diz que Deus está morto porque ele se sente assim. É bonito, mas tem pouco valor filosófico.

É possível argumentar que essa é a mesma abordagem de Jesus. Entretanto Jesus não tava fazendo filosofia. A argumentação dele era mais ou menos a seguinte:
"Olha, galera, eu tenho o WhatsApp de Deus, aqui ó, água em vinho, andando no mar, ressuscitando dos mortos, agora me escutem"
Ou seja, ele se justificava por meio dos milagres. Nietzsche não tem os milagres de Jesus nem os argumentos de um filósofo. O que sobra pra Zaratustra é um folclore de Super Homem enunciado com boa retórica.

André 03/11/2020

Zaratustra
Uns dos livros mais importantes de Nietzsche. O livro de extrema dificuldade de compreensão, aconselho a leitura de outros livros do autor antes deste. Uma crítica aos valores ocidentais, o livro mostra uma recusa dos valores e ideais do homem moderno.

Lane Lou Salomé 27/09/2009

É um livro super complexo,já está na lista dos que retornarei a ler.
Porém é bem poético,um livro onde Nietzsche sobrepuja sua insatisfação com a moralidade,às regras que são seguidas meramente e nunca questionadas.Nos aguça o estado reflexivo,no sentido em que realmente nos levam a busca disso que seja o "super homem",o superar de si mesmo.
É um livro altamente alusório e essa é uma das características que o tornam tão complexo,porém não deixa de ter um rico conteúdo.
O título do livro já é uma referência a si próprio(Nietzsche),pois Zaratustra,foi um profeta da Pérsia,fundador do "Zoroatrismo",era altamente questionador,e vivia há procura de respostas para suas indagações.Até que um dia,Zaratustra disse ter tido uma visão de um ser "divino",que o disse que as respostas que tanto procurava,poderiam ser encontradas em si mesmo e que assim como pôde saber as respostas,poderia passar aos outros.Desde então,Zaratustra começou a profetizar,e dar grandes palestras à multidões de pessoas...mas nunca era compreendido por eles...Zaratustra também chegou a isolar-se,vivendo em montanhas,longe da sociedade.E Nieztsche,assim como ele, foi tanto sozinho,quanto mal compreendido,mas a maior semelhança entre eles é a eterna busca de si mesmo e o descontentamento com o moralismo.E é justamente essa,uma das coisas que é passada através de seu livro.
E como disse Nieztzsche:"Nunca nos compreendemos completamente, mas podemos e poderemos fazer muito melhor do que compreendermo-nos."

24/08/2011

Sem palavras...
Cansativo e difícil de ler.
Desisti.

RobsonGrangeiro 28/06/2017

Recomendo ler novamente!
Se não leu, talvez seja o momento para se pensar se deve realmente lê-lo e se está no seu momento de ler este livro. Muitos o abandonam, talvez por ser o primeiro contato com o autor e Nietzsche não é tão fácil para a grande maioria. Talvez, seguir conhecendo a obra do autor em outras amostras seria o melhor caminho para decidir lê-lo no momento certo.
Se já leu, sabe que o que mencionei o ajudaria na primeira vez que decidiu ler este livro. Embora tenha lido, talvez possa dizer que o compreendeu? Se compreendeu, o fez totalmente? Ainda, seria está a intenção do autor? Incrível como a leitura deste livro nos faz pensar se realmente o lemos. Porque a sensação de ter deixado algo passar te acompanha desde o início até a última parte. Faz de você um visitante recorrente. Já que ler uma vez pode ou é difícil e ler apenas uma vez não é suficiente.
Em uma resenha espera-se a impressão que o leitor teve ao ler a obra. Mas, resenhar este aqui, (me perdoem os demais) seria um exercício de pedantismo. Não há o que dizer, embora você possa contar a pequena história das aventuras e desventuras de Zaratustra. E isso o autor o faz, melhor ou pior, quem sabe. Mas o livro não se trata disso. Trata de questões que apenas ao leitor é possível acompanhar, desde que muito atento. Questões tão particulares que te fazem pensar em que época foi escrito este livro. Resenhar algo que só é possível de se cumprir ao ler, pois o livro só existe se você o leu, é algo que foge as mãos mais hábeis.
Leia e veja o motivo de ter que reler e reler.

Débora 21/07/2023

Esse livro é um escândalo!
Desconfortável, agressivo, com metáforas belíssimas, extremamente denso, memorável.

Requer prévia bagagem cultural e simbólica, caso contrário muito se passa despercebido. Pede releitura, mas aí, como dói!

Natasha.Maia 28/01/2021

ainda não entendi Zaratustra
É uma leitura extremamente difícil e sem dúvidas foi a que passei mais tempo me dedicando. Me senti perdida em muitas partes, encontrada em outras e simplesmente admirada em outras.
Eu esperava um pouco mais pelo que me foi dito, visto que foi um presente, mas, eu sinto que irei revisita-lo em algum momento para colocar todos os pingos nos i?s.
Celsin 29/01/2021minha estante
Também li e não entendi, vou reler depois que ler as obras mais importantes dele! ?

Lara.LeAo 02/02/2021minha estante
"um livro para todos e para ninguém"

Natasha.Maia 17/02/2021minha estante
Também quero ler outras obras dele!

Maria 12/12/2022

Não tenho o que falar desse livro, ao terminar ele me enchi de lágrimas. Sempre será meu livro preferido do nietzsche e pra mim ele é muito necessário as pessoas lerem, embora ele tenha uma escrita difícil.
E um dos grandes ensinamentos que aprendi lendo esse livro é que: "Pode demorar o tempo que for pra você decidir o que você quer da vida, depois que decidir não recue anti nenhum pretexto, pois o mundo tentará te dissuadir" Não é uma frase que vc acha no livro, é o ensinamento de toda história do Zaratustra. E essa é uma frase que eu levo no meu coração pra vida toda. Espero que um dia vcs lêem ele e tenha a mesma sensação que eu tenho, eu amo demais.

Josiane PADIAR Zoch 11/08/2021

Um livro que dá um imenso trabalho ao leitor, pois exige muito cuidado na interpretação. Primeiramente, vamos nos situar na história, no momento que o livro foi escrito, entre 1883 e 1885 e, pode-se dizer que nessa obra há um grito de desespero de uma civilização que estava perdida em termos religiosos.

O que é mais percebido no livro é a preocupação com a questão moral.

Inicia-se com a informação que Zaratustra, depois de tanto tempo isolado nas montanhas, desce para a cidade para ensinar aos homens o que ele descobriu.

Temos Zaratustra solitário nas montanhas e Zaratustra entre os cidadãos. E assim ele vai identificando as adversidades que ocorrem no dia-a-dia das pessoas ali e com sua sabedoria conversa com elas.

Ao final conclui-se que o personagem título representa o que o autor explica como o "super-homem" - aquele que está a um passo da evolução, não se deixando acomodar com ideias pré-concebidas.

A famosa frase "Deus está morto" precisa ser interpretada profundamente. Significa que o homem deve encontrar seu lugar no planeta e ele é livre para pecar ou praticar boas ações, porém, será punido ou recompensado conforme a conduta escolhida.

Tudo isso é reforçado pela parábola do camelo/leão/criança. As metamorfoses humanas.

A sociedade deve se desprender da obediência condicionada (camelo) com a força do leão que afronta tudo e a todos e, por fim, chegamos a criança, um espírito livre e inocente.

Com certeza é um livro para ser lido mais de uma vez, pois outras interpretações surgirão.

Ceci 31/01/2022

"Também Deus tem seu inferno: o amor aos homens
Deus está morto, Deus morreu de sua compaixão pelos homens"
Assim também, Zaratustra.

Caetano Fischinger 02/03/2022

Um livro para todos e para ninguém
?Você tem que estar preparado para se queimar em sua própria chama: como se renovar sem primeiro se tornar cinza??
Neste livro Nietzsche abrange uma preocupação moral aos princípios do homem trazendo diversas indagações e reflexões. É um livro muito complexo porém muito interessante trazendo conceitos como o Übermensch que possuem múltiplas interpretações. Pretendo reler ele daqui algum tempo para tirar novas conclusões sobre seus pensamentos nesta obra.

Jeni 07/05/2021

"assim falava Zaratustra."
Vós olhais para cima quando desejais elevação. E eu olho para baixo, porque sou elevado.
Qual de vós pode simultaneamente rir e ser elevado?
Aquele que escala as mais altas montanhas ri de todas as tragédias e de todos os dramas. Zaratustra, do ler e escrever.
Umas das melhores obras de Nietzsche.