Pássaros Feridos

Collen Mccullough

Resenhas - Pássaros Feridos

Lucileide3 05/02/2020

Bom!
O que não me agradou, foi esse final, e como o autor descrevia tanto as paisagens, isso me deixava um pouco intediada.. mais a história é boa.

Andre.28 27/01/2020

Uma história de amor que ultrapassa gerações
[ALERTA, RESENHA EXTENSA!]

[Uma novela australiana com toques de descrição proustiana, uma história de amor bastante extensa, de grande duração. Um enredo que alerta para responsabilidades emocionais, a polêmica relação do celibato na Igreja Católica e uma série de más escolhas ante um amor ardente.]

Pássaros Feridos é o segundo romance da autora australiana Colleen McCllough publicado no ano de 1977. Nessa História de longa duração temos a narração da vida da família de Paddy Cleary, as relações familiares e de convívio entre os membros da família, em especial Meggie Cleary. A narrativa descreve toda a mudança da família da Nova Zelândia pra a Austrália, logo após a tia megera de Meggie, a Sra. Mary Carson, convidá-los para tomar conta da fazenda, incluindo-os como trabalhadores e futuros herdeiros de sua enorme fortuna australiana. Meggie acaba crescendo na Austrália, em meio às intempéries do clima e as dificuldades de um amor impossível pelo “bonitão” padre Ralph De Bricassart.

Logo após a morte de Mary Carson, o enredo dá uma reviravolta. O Padre Ralph e a jovem Meggie, após declararem o amor mútuo. Eles acabam por fazer más escolhas, perturbados pelos fantasmas do pecado e pelas ambições do jovem padre. Os dois expõem os seus conflitos emocionais numa luta entre a razão e coração, seguindo caminhos opostos, aceitando (parcialmente) seus destinos.

A História toda vai de 1919 a 1969 (50 anos) e que nos levam, na segunda metade da história, aos filhos de Meggie e um “segredo de sangue”, as relações com a fazenda na Austrália e ascensão de Ralph aos altos postos da Igreja Católica. Enfim, a narrativa é uma verdadeira novela com refino literário de descrição aos mínimos detalhes, principalmente das paisagens. (Digamos que é um estilo “proustiano” de escrita).

A minha crítica está na extensão da história. Até a metade eu consegui ter empatia pela Meggie e pelo Padre Ralph, mas depois da separação e das complicações dos dois, a segunda metade meio que “se estende” para a velhice deles, nas histórias de amor, dos conflitos dos filhos de Meggie, de forma a cansar o leitor desgastando a figura de ambos e a leitura. Ou seja, por mais que os filhos de Meggie fossem personagens construídos ao longo da narrativa, faltou-lhes o carisma dos personagens iniciais (o Padre e Meggie).

Outra crítica ao livro está no tamanho da história. A autora poderia ter; ou enxugado a história (o que no final das contas eu acharia um erro), ou simplesmente dividir a história em dois livros. Em minha opinião ficaria menos cansativo se a historia tivesse divida em 2 livros. Até metade da história eu daria 5 estrelas, mas pra mim decaiu na parte final ficando entre 4 e 5 estrelas. Honestamente, teve momentos que achei que a narrativa parecia que não teria um final. As lamentações de Meggie pela escolha horrorosa em se casar com o podre do Luke O’Neill pareceram-me enfadonhas, até certo ponto irritantes. Justificativas voláteis, impossibilidades esdrúxulas e o amor ali ao lado em uma relação de “vida e morte”.

Enfim, a narrativa tem um apuro magnífico, ótima pesquisa histórica sobre a Austrália, Europa, período Entre Guerras, recursos novelísticos interessantes e etc. Pássaros Feridos é uma história de ficção moderna, um romance em longa duração que exige paciência do leitor.

Kekeu 02/01/2020

Biblioteca escolar
Cheguei a ler Pássaros Feridos na biblioteca da escola estadual. Foi minha primeira leitura extensa, 611 páginas na época era muita coisa para uma pré-adolescente. Tempos depois vi o seriado no SBT.

Mari 16/09/2019

Pássaros feridos, engana-se pensar que este livro se trata de um romance convencional. Oh! Que ledo engano, uma estória com uma carga emocional alta devido ao realismo franco.
Cheguei muitas vezes a questionar aonde isto tudo levaria pois existe momento cansativos e muitas vezes até parados, mas se há uma palavra na qual descreve a leitura esta é: resignação, tanto ao leitor e também para os personagens.

Se me perguntar, valeu a pena ler 611 páginas? Eu direi: SIM.

“... - Cada um de nós tem dentro de si alguma coisa que não pode ser negada, ainda que nos faça gritar, até o fim. Somos o que somos, e pronto. Como a velha lenda celta do pássaro com o espinho no peito que canta até morrer. Porque precisa fazê-lo, porque é levado a isso. Podemos saber que vamos errar antes até de cometer o erro, mas o conhecimento de nós mesmo não afeta nem muda o resultado. Cada qual entoa o seu cantozinho, conhecido de que é o canto mais maravilhoso que o mundo já ouviu. Você não vê? Criamos nossos espinhos e nunca nos detemos para avaliar o custo. A única coisa que podemos fazer é sofrer a dor e dizer intimamente que vale a pena.”

_Gabs_ 23/08/2019

Recomendo
Esse livro é muito bom, somente acho que em certos pontos da narrativa, a autora detalhou com certo exagero cenas e personagens que não tinham tanta relevância para a história (partes que eu mesma admito ter pulado pois em nada contribuiam para o desenrolar da história, tornando-a massiva e cansativa), enquanto em outras partes, como se tomada por um impulso, essa mesma autora corria na narrativa e cenas verdadeiramente importantes eram tratadas como se fossem simplesmente só mais um acontecimento comum, nada demais.
O que me deixou levemente decepcionada também foi o não aprofundamento do romance entre Meggie e Ralph. Porém, podemos entender perfeitamente os motivos que levaram os personagens a tomarem determinadas decisões, pensarem e agirem de tal maneira e é isso que torna a história tão boa e envolvente. Sua pureza.
Este não é mais um daqueles livros que terminam com um final feliz, mas sim realista. Os personagens são cativantes e, principalmente, HUMANOS. Eles sofrem, passam por experiências boas e ruins e cada qual lida com eles à sua maneira. Podemos facilmente nos colocar no lugar destes personagens, sentir suas dores, sentimentos e dúvidas.

Tata 19/08/2019

Foi o primeiro romance que minha mãe leu para mim e depois eu li sozinha!

Clara 29/07/2019

Emocionante
Fazer parte da história de Drogheda foi um prazer. Apesar dos momentos em que me cansei por algumas descrições que para mim pareciam não ter tanta importância, e da decepção que senti por não ver mais de Ralph e Meggie juntos, eu pude compreender ao fim que fiz parte de uma história que em nada difere da realidade, que mostra a vida em sua forma mais pura.
Pássaros feridos me fez ver as coisas e a vida de uma forma diferente, e eu acredito ser uma pessoa diferente da que começou a leitura há quase uma semana atrás.
Ver a vida se passar por três gerações diferentes foi um prazer. Foi poder ver a evolução de cada personagem de perto e poder acompanhar cada nova fase.
Para entender a importância e o amor dentro dessa história não basta apenas conhecê-la, ?Precisaria ter feito parte dela?.

Felipe.Mizael 23/01/2019

Singular
Eu já tive muitas experiências literárias, mas essa obra é descomunal. Um belo romance com uma bela história de amor.
Sem dúvidas um clássico para ser lido e relido até o fim da vida.

Leila de Carvalho e Gonçalves 17/07/2018

Amor Proibido
Se você gosta de uma boa história de amor e ainda não leu "Pássaros Feridos", aconselho incluir o romance na lista de suas próximas leituras.

Publicado em 1977, trata-se de um best-seller de quase seiscentas páginas que tirou do ostracismo a escritora Colleen McCullough. Apresentando a dura rotina numa fazenda de ovelhas no Outback australiano, a narrativa cobre 55 anos dos Cleary e no centro da trama está a paixão proibida entre a jovem Meggie e o ambicioso padre Ralph de Bricassart.

Com uma narrativa muito bem construída, reserve uma caixa de lenços, pois nenhuma personagem é poupada de sua cota de infelicidade. A autora afirma que alguns acontecimentos foram inspirados nas suas tragédias familiares e o livro foi a maneira que ela encontrou para expiar a dor.

Seu título caí sob medida e foi inspirado "na lenda de um pássaro que canta apenas uma vez na vida, com mais suavidade que qualquer outra criatura sobre a terra. A partir do momento em que deixa o ninho, começa a procurar um espinheiro-alvar e só descansa quando o encontra. Depois, cantando entre os galhos selvagens, empala-se no acúleo mais agudo e mais comprido. Ao morrer, sublima a própria agonia e despede-se com um canto mais belo que o da cotovia e do rouxinol. Um canto superlativo, cujo preço é a existência. Mas o mundo inteiro pára para ouvi-lo, e Deus sorri no céu. Pois o melhor só se adquire à custa de um grande sofrimento".

Para finalizar, a obra deu origem a um seriado premiado, estrelado por Richard Chamberlain e Rachel Ward. Ele já foi várias vezes apresentado pelo SBT desde 1985, quando foi líder de audiência, desbancando a Rede Globo, que não quis comprá-lo. Literalmente, ele parava o Brasil durante sua exibição. Por sinal, você pode encontrar dublado no YouTube com "9 horas de duração".

Carla Costa 29/05/2018

Triste, mas lindo.

Nay C 26/02/2018

Singular, cotidiana e belíssima
Pássaros feridos não trata somente sobre o romance entre um homem e uma mulher, no caso, entre Meggie Cleary e o Padre Ralph de Bricassart. A história envolve a trajetória de três gerações da família Cleary, desde que saem da Nova Zelândia e chegam à Austrália. É uma história de amor? Sim. Mas também é uma história sobre alegrias e tristezas, dor e sofrimento, envolve culpa, inocência, ambição, ignorância, religião, arrependimentos, orgulho e obrigações.

Uma história que mostra que a falta de diálogo entre pais e filhos, segredos, podem fazer com que os filhos tenham a mesma atitude que os pais, cometam os mesmos erros sem saber. Tal pai, tal filho e a história se repete.

Uma história que mostra que nossas atitudes e onde vivemos fazem quem nós somos, porém ao mesmo tempo mostra que muitos fatos não dependem de nós, não podemos controlar, e ficamos a mercê do que irá acontecer.

Uma história que mostra que às vezes precisamos de ajuda para enxergar alguns aspectos da nossa vida e tomarmos a decisão correta, e essa ajuda pode vir em forma de uma sacudida de quem não esperamos.

Esse livro transmite muito bem os sentimentos dos personagens, ao ponto de nos colocarmos em seus lugares, e entendermos porquê fazem o que fazem, mesmo que aquele personagem não nos agrade muito e condenemos suas atitudes. Entendemos isso porque a história em Pássaros Feridos é sobre pessoas normais, podendo ser sobre qualquer um de nós, sobre o cotidiano, erros e acertos, e transmite a realidade.

Patrícia 16/01/2018

Pássaros Feridos - Ótimo!!!
Ótimo!! Muito bem escrito!!! O livro narra a saga de uma família, seus amores e seus pecados!! O centro da narrativa é a história de amor entre Maggie e Ralph, padre Bricassart, que passa a vida no dilema de seguir na vida religiosa ou abandoná-la e viver plenamente seu amor por Maggie, que conhece desde criança, quando ela foi morar numa fazenda na Austrália de propriedade de sua tia Mary Carson, apaixonada por Ralph. Maggie, depois de crescida, acaba se casando com Luke O'Neill, Ralph segue em sua escalada rumo ao papado, e são infelizes. O livro foi adaptado para o cinema, mas para os que leram o livro e assistiram a minissérie, observam, algumas diferenças entre o livro e a adaptação, mas nada que comprometa o conteúdo central da história do livro.

Geovanna.Marcitell 09/01/2018

Livro antigo
Quem me deu este livro foi a minha mãe, e achei ele muito bom, a história e realmente emocionante.