Pássaros Feridos

Collen Mccullough

Resenhas - Pássaros Feridos

Fimbrethil Call 04/10/2014

Épico
Gostei muito desse livro, um épico sobre a Austrália.

sonia 20/08/2014

para contar a história de uma época e de um país...
... nada melhor que uma saga, do tipo tres gerações, envolvendo escolhas ambiciosas, personalidades fortes, desastres naturais, uma grande soma de dinheiro, algum episódio histórico de plano de fundo, e, se levar a história ao cinema, um artista charmoso como o Richard Chamberlain, na primeira versão.
Hoje, 40 anos depois de ter visto o filme, leio finalmente o livro, revejo o filme e choro...
Percebo hoje o que a história e o filme tem de comercial - de como específicos aspectos da Austrália foram explorados da maneira como o foram, os carneiros, as inundações, os incêndios, as secas, até as relações entre as etnias.
No conjunto, um bom livro.

site: http://escritoraporvocacao.blogspot.com.br/

Cyntia Bandeira 19/07/2014

Lindíssimo
Este livro é genial, lindo demais!
A série também é maravilhosa!
Eu tenho um grande xodó pelo Dane, Stuard, Rainer e Frank!
Amo o Dane pela sua pureza de alma! Stuard eu gosto porque era um menino meigo e amoroso. Frank era destemido e corajoso. E Rainer lutou pelo amor de Justine por anos, com paciência e inteligência.
O casal central do enredo, Meggie e Ralph eram ótimos, mas tinha horas que dava vontade de socar a cara do padre!
Uma personagem que não suporto é a Fee. Ela descarregou na pobre Meggie toda sua frustração. Outra que detesto é irmã Agatha(eita freira mais nojenta).
O Alistair era um cavalheiro nato!
Um casal que conquista a simpatia do leitor é a Anne e o Luddie. São uns fofos!
Justine eu preferi na série. No livro ela é cruel e muito agressiva.
Esse livro é completo e cheio de criatividade!

Renata 30/06/2014

Romance inesquecível
Apesar de ter lido há mais de 15 anos, lembro como se fosse hoje quando peguei o livro da prateleira da minha avó e ela disse “o começo é cansativo, mas depois você não vai querer parar de ler”. E foi exatamente assim. Pássaros Feridos é um clássico, uma saga que se passa na Austrália, no início do século XX. Como todo romance épico o livro é recheado de descrições e faz cada detalhe parecer muito real, ou seja, o leitor ri, chora, torce e sofre junto.

Pássaros Feridos conta a história de três gerações da família Cleary, que originalmente da Nova Zelândia resolve mudar-se para a Austrália em busca de uma vida menos difícil. Por toda essa mescla de ambientação histórica com abordagem de sentimentos reprimidos, ambição, amor, romance proibido, ódio, bondade, dificuldades e bons momentos, este é o livro número 1 da minha lista.

Li em algum lugar que ele não é recomendado para qualquer pessoa e concordo com isso, especialmente porque ele explora valores religiosos e suas proibições. Para aqueles que como eu conseguem “desprender-se” desses valores, o livro é excelente.

Dizem que o primeiro livro que nos faz chorar verdadeiramente a gente nunca esquece, e acho que é verdade. Li-o há muito e muito tempo (eu tinha 14 anos) e foi ele que realmente iniciou minha paixão por sagas.

Enfim, leitura mais do que recomendada para quem gosta de romances densos e épicos! Ah, mas leia-o com um lencinho por perto...

“Existe uma lenda acerca de um pássaro que só canta uma vez na vida, com mais suavidade que qualquer outra criatura sobre a terra. A partir do momento em que deixa o ninho, começa a procurar um espinheiro-alvar e só descansa quando o encontra. Depois, cantando entre os galhos selvagens, empala-se no acúleo mais agudo e mais comprido. E, morrendo, sublima a própria agonia e despede um canto mais belo que o da cotovia e o do rouxinol. Um canto superlativo, cujo preço é a existência. Mas o mundo inteiro pára para ouvi-lo, e Deus sorri no céu. Pois o melhor só se adquire à custa de um grande sofrimento... Pelo menos é o que diz a lenda.”

Maria Izabel 06/07/2014minha estante
Querida com certeza vou ter que ler novamente, é um livro onde deve ficar sempre na cabeceira e vou ler novamente, obrigada por compartilhar.

Tuiza 24/05/2014

Valeu a pena a re-leitura!
Tinha lido este livro há décadas! Lembrava-me de pouca coisa, apenas das linhas gerais da história e de uma grande queimada. Para minha surpresa, fui me lembrando da história e apreciei mais o livro agora do que na primeira vez que o li. Vale a pena! É muito bem escrito.

Kleber.Tiago 13/11/2013

A saga triste e real dos Cleary
Os Cleary não sabiam que a partir do momento em que aceitaram o convite de sua terrível tia Mary Carson para morar na Austrália estariam, ao mesmo tempo, garantindo o seu futuro numa terra de planícies secas e extensas, e também abrindo as portas para toda a dor e sofrimento que qualquer ser humano possa suportar.

No livro a história mostra que quando algo bom acontece a eles, exatamente em pouco tempo algo de muito ruim está para acontecer.

O livro é um retrato cruel da vida como ela é.

Mamy 04/10/2013

Romance.
Apesar de tudo (literariamente falando), a minha síndrome de Cinderela quer sempre finais felizes do tipo "e eles viveram felizes para sempre" (com os personagens ainda jovens) e enredo de comédia romântica.
Mas os bons livros sempre são reflexos da realidade.
Lendo livros ambientados no início do século XX faz a gente pensar por quê ainda há muitas pessoas que acreditam que "antigamente era muuuuuito melhor"? A natureza humana em nada mudou, o que mudou foi como a sociedade encara um determinado fato, mas continua a julgar da mesma forma quem não estiver dentro dos padrões e condenando da mesma forma: a natureza humana não mudou.

sonia 21/06/2014minha estante
Em minha opinião, se tem uma história de fadas escondida no enredo, é a de Fee e Paddy, a princesinha mimada que não percebe que levou para casa o sapo que na realidade era príncipe...

Mari 11/09/2019minha estante
Sonia, preciso concorda com você.

Ba 22/02/2013

Não tenho. Emprestei de minha mãe.

Aline 03/02/2013

Uma história de amor, inesquecível!
Um dos clássicos que eu jamais esquecerei... Li o livro em 2009, esta semana assisti a minissérie, simplesmente Uma história de amor, sem igual.

O amor proibido de Maggie pelo padre Ralph de Bricassart. Uma história de amor fantástica, envolvente, forte e significativa. Sem dúvida um amor que sobreviveu a distancia, aos sofrimentos, as ambições e tragédias humanas. Um amor verdadeiro.

"Existe uma lenda acerca de um pássaro que só canta uma vez na vida, com mais suavidade que qualquer outra criatura sobre a terra. A partir do momento em que deixa o ninho, começa a procurar um espinheiro-alvar e só descansa quando o encontra. Depois, cantando entre os galhos selvagens, empala-se no acúleo mais agudo e mais comprido. E, morrendo, sublima a própria agonia e despede um canto mais belo que o da cotovia e o do rouxinol. Um canto superlativo, cujo preço é a existência. Mas o mundo inteiro pára para ouvi-lo, e Deus sorri no céu. Pois o melhor só se adquire à custa de um grande sofrimento".
Flávia 02/03/2018minha estante
A minissérie é boa?

Flávia 02/03/2018minha estante
Já estou sentindo tragédia no ar. Acalma meu coração. Tem um final feliz?

Kleber.Tiago 23/12/2012

Meu livro favorito. Li a primeira vez e chorei, na segunda vez também chorei. Quero ler uma terceira vez mas ainda não achei tempo. Mas esse livro por demais.
Vale muito a pena ler.

naniedias 22/10/2012

Pássaros Feridos, de Colleen McCullough
Sinopse:
Os Cleary viviam da Nova Zelândia e por lá ficaram algum tempo. Mas quando uma irmã do patriarca - que havia fixado sua residência na Austrália e era viúva de um homem de muitas posses - o chama para trabalhar com ela na grande fazenda onde reside, os Cleary chegam à Austrália.

Pássaros Feridos acompanha a vida dos integrantes dessa família.

O que eu achei do livro:
É praticamente impossível fazer uma sinopse decente para esse livro. Acredite em mim, todas que você encontrar por aí estarão, no mínimo, incompletas.
De maneira geral, é correto dizer que o livro conta a vida da família Cleary: pais, filhos e netos. Mas é muito mais do que isso e apenas a leitura do livro poderá fazer o leitor entender o que eu quero dizer. É uma história muito bonita, triste e complexa.

Esse livro me foi muito bem recomendado por muita gente. Junte a isso o fato de que eu já havia lido a autora antes e me apaixonado por sua maneira linda de contar uma história e irá entender porque as minhas expectativas quanto a Pássaros Feridos eram tão altas.
O livro de forma alguma é ruim, mas tampouco é tudo aquilo que eu esperava dele.

A narrativa de Colleen McCullough é uma delícia - a mulher consegue explorar sua história de forma magnífica! Os personagens são muito bem construídos, as situações são bem narradas, os sentimentos pungentes dilaceram o coração do leitor. É realmente encantador acompanhar essa história!

Mas algumas coisas contribuíram para que eu não gostasse dela tanto quanto achei que gostaria.

O que mais me decepcionou durante a leitura foi a má qualidade do livro. Não estou dizendo quanto a autora em si - o trabalho dele foi, como eu já disse, maravilhosamente realizado -, mas quanto a editora.
A tradução/revisão do livro ficou horrível. Cheio de erros - até mesmo misturando ele com ela nas frases - coisas abomináveis que fizeram com que a leitura ficasse travada em alguns pontos.
A escrita de Colleen McCullough é lenta, demorada e poderia ser muito melhor apreciada se tantos não fossem os problemas nesse livro.
É uma pena que uma história tão famosa tenha sido tratada com tanto descaso (desculpem, mas eu acho mesmo que é descaso publicar um livro com um trabalho tão mal feito assim).
Não quero ficar jogando pedras, até porque sei o quanto é difícil trabalhar em um livro: traduzir e revisar não são trabalhos fáceis, mas ainda assim acho que a qualidade de Pássaros Feridos ficou muito aquém do desejado.

O livro nos mostra a saga dessa família, que se torna tão querida para o leitor, durante o passar de muitos anos. Nesse ínterim, a autora não se esqueceu de colocar os momentos cruciais da humanidade em sua trama - e eu achei isso uma sacada genial! É muito interessante ver como os inevitáveis acontecimentos do cenário mundial influenciam a vida desse pessoal.
A história, como eu já apontei, é bastante lenta e em alguns momentos isso pode desagradar ao leitor. Até mesmo leitores que, como eu, são fãs de descrições mais prolongadas e pouca ação podem se ver entediados em alguns passagens. Sei que muitos não gostam de fazer isso, mas no caso de Pássaros Feridos é bom ter alguma outra leitura concomitante para que o leitor possa dar uma pausa com os Clearys.

Ainda assim, eu diria que vale muito a pena acompanhar essa grandiosa saga!
Pássaros Feridos é um livro gostoso, que deve ser apreciado com moderação e muito tempo. Os leitores que se aventurarem nas páginas dessa grandiosa trama, certamente irão se deleitar.

Nota: 6

Leia mais resenhas em www.naniesworld.com
sonia 21/06/2014minha estante
Sinopses, são, por definição, incompletas, do contrário seriam análises ou monografias. Talvez com uma outra tradução, ou lido no original, fosse tivesse uma impressão melhor. Alguns tradutores são, realmente, traidores.

Mel 26/09/2012

É uma história bonita, gostei da escrita.
Começa na infância de Meggie Cleary, que fazia parte de uma família pobre, composta por seus pais e seus muitos irmãos. À medida que a história de Meggie vai se desenvolvendo, paralelamente, Mary Carson (que revela-se irmã mais velha, e riquíssima de Paddy Cleary - pai de Meggie) vai envelhecendo e decide trazer seu único parente de sangue para viver junto dela, tencionando deixar-lhe seus bens quando partisse. Assim, a família Cleary muda-se para Drogheda, a fazenda de Mary Carson.
Recomendo a leitura.

Audrey. 25/09/2012

Amo-o !
Simplesmente amo este livro, é um daqueles onde julgam pela capa e perdem uma história realmente linda ! Eu senti os temores de Meggie, seu amor pelo Padre Ralph, a frustração que sente pela sua filha (filha de Luke O'Nell) que não expressa nenhum sentimento à mãe, à o amor e o desespero de manter Dane (filho de Ralph) perto dela e não conseguir, as tristezas com a morte de Dane e de perder seu amor à igreja... Há tanta coisa no livro, tanta coisa a explorar que não se deseja ler uma única vez, mas sim , várias e várias vezes.
Recomendo à pessoas que gostam de romances intensos e platônicos!

Valeria 22/09/2012

LIVRO FANTASTICO
Maravilhoso, historia fantastica que te prende do começo ao fim, muito bom adorei. mesmo.

Marcia Lopes 10/08/2012

Uma verdadeira história de amor...
Esse livro fala de sonhos, lutas,ambição e principalmente de um amor proibido.
Meg é filha única da geração fazendeiros Clearys e quando eles se mudam para casa da irmã mais velha , viúva , autoritária e maquiavélica, Meg não tem ideia que o destino iria lhe pregar uma dolorosa peça.
Meg ainda é criança e sozinha pois os pais sempre atarefados , acaba tendo como melhor amigo padre Ralph que de cara se apegou a menina e nasce aí o amor proibido mas Ralph ambiciona se tornar Cardeal e por causa da igreja acaba sendo preso na "intriga " de Mary , irmã de Paddy pai da Meg , que depois da morte dela passa a ter maiores condições financeiras.
Durante a leitura você vive com Meg sua infância, adolescência e velhice e do Padre também que sempre está com ela nos momentos mais difíceis ... E muita coisa rola nesse meio tempo com os irmãos , Fiona sua mãe, ambas com seus segredos e sofrimentos guardados.
Uma linda e emocionante história de amor que não deu certo por causa de uma paixão, Ralph pôs Meg acima do amor de Deus , mas não conseguiu supera sua ambição e paixão pela igreja, o que a levou casar com outro só pela semelhança física , o que trouxe grandes decepções , desse casamento teve teve dois filhos.
Justine que veio a ser tornar uma mulher extremamente determinada e fascinante , o oposto da mãe, o que gerava alguns conflitos entre as duas e Dane.
Dane era o amor que Meg não podia expressar, o filho não era proibido amar, porém todo pecado é castigado e ela fora avisada...
Uma vida se passou, muitas coisas ficaram só nas lembranças, mas as escolhas e esse amor ficaram para sempre.
Eu tenho que fazer releitura desse livro , muitos fatos da história não lembro, o que ficou marcante mesmo foi o amor dos dois e seus sofrimentos ao longo dos anos , na época foi bem polêmico o fato do amor se dar com um sacerdote.
Agora não se baseiam pela série na TV (não gostei) Não faz jus a grandiosidade do livro.
Da autora eu li Tim uma linda história também.