Olhai os Lírios do Campo

Olhai os Lírios do Campo Erico Verissimo

Resenhas - Olhai os Lírios do Campo

RaquelTerezani 18/10/2023

Para refletir
Essa é uma releitura que eu estava ansiosa para fazer. Da primeira leitura, onze anos atrás, só lembro de ter finalizado impactada e muito otimista. Agora, veja só, estou com um sentimento diferente.

Ainda acho o livro muito bem escrito. Mas, dessa vez, achei um pouco lento, tanto que levei um mês e meio para ler.

O protagonista Eugênio é bastante complexo e eu adoro achar ele tão irritante na primeira parte do livro. Olivia me parece compreensiva e bondosa demais. A segunda parte da história é um pouco entediante, com uns "causos" que nem precisavam existir. Porém, é essa a parte que contém as melhores discussões morais e éticas entre os personagens.

Sim, há momentos machistas, é bom avisar, mas, vamos relevar já que o livro foi escrito na década de 30.

Em resumo, um ótimo clássico, que deve ser lido e saboreado com calma. Não espere uma história ágil, mas espere uma história reflexiva que te deixará pensando por dias.

Morgan 15/10/2023

Para mim a escrita do Verissimo é bem fluida, mas nesse livro o personagem principal é muito complexo, no começo do livro eu odiava ele, é muito sem noção, mas ao longo do tempo ele foi mudando.
É meu primeiro livro do Verissimo, o livro em si tem muito sobre o cotidiano, faz muitas vezes duras criticas de como vivemos e como podemos viver, a dura realidade de um ser humano que uma decisão pode mudar tudo.
Olivia e Ana Maria, são sem dúvidas as melhores personagens, mas é isso, o livro fala dos acertos e erros do ser humano e como um evento pode mudar toda uma trajetória de uma vida.
Vale a pena ler e se surpreender em várias partes.

Valdir 14/10/2023

Meu primeiro contato com a literatura de Verissimo não poderia ter sido mais feliz!

É verdade que a segunda parte do livro fica devendo para a primeira e torna a leitura desgostosa em muitos momentos, mas a queda do ritmo não compromete a avaliação geral da obra.

Rafaellasnt 02/10/2023

O primeiro amor literário a gente nunca esquece...
Desde pequena minha mãe sempre me incentivou a ler, livros, revistas, placas de trânsito, rótulos, etc. Li histórias de princesa, livros didáticos, clássicos infantis... até que me encontrei com Erico.

Olhai os Lírios do Campo, foi a primeira leitura com a qual me envolvi, me apaixonei, sofri e me introduziu ao mundo da leitura. Eugênio e Olívia foram minha meta de romance durante um período da minha adolescência.

A história de Eugênio e Olívia é tocante, verdadeira, daquelas que acontecem todos os dias com alguém conhecido. É como se o autor nos contasse fatos que realmente aconteceram. Eugênio é médico, mantem um casamento de aparências. Num determinado dia recebe um telefonema do hospital: Olívia está prestes a morrer. No caminho até lá, ele recorda fatos de sua infância, seu crescimento e momentos com Olívia, até o presente momento.

Liam 20/09/2023

Olhai os lirios do campo
"Mas precisamos dar um sentido humano às nossas construções. E quando o amor ao dinheiro, ao sucesso, nos estiver deixando cegos, saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do Céu."

Olhai os lírios do campo obra de Érico Veríssimo é um romance que narra a trajetória de Eugênio, um homem de família simples que ao pesar das circunstâncias acaba mudando sua perspectiva de vida.
O livro conta com perfeição e sentimento toda a complexidade de Eugênio, todos os seus complexos como ser humano, sua paixão por Olivia que para mim pode ser considerado um dos pilares da história de Eugênio.
A complexidade do livro é tamanha, vemos problemas cotidianos, pessoas mesquinhas, sentimentos puros.

Bruna 19/09/2023

Primeiro livro que li do Érico Veríssimo. Não é um favorito da vida, mas gostei muito de sua escrita e de como ele descreve os personagens de uma forma tão humana.

Eduardo Ogalves 19/09/2023

Olhai os lírios do campo
Primeiro livro de Érico Veríssimo que leio e gostei. É interessante a maneira que ele descreve e apresenta os personagens de forma tão humana, real. Não é um livro favorito da vida, porém é um livro que gera diversas reflexões sobre ética, religião, moral e faz diversas criticas a maneira como decidimos viver a vida e principalmente, as consequências dessas decisões.

Tati.Lima 19/09/2023

Senhoras e senhores, q livro perfeitooooo...FAVORITADOOOO
Noooossa, começo a escrever essa resenha ainda entre lágrimas. Um livro ABSOLUTAMENTE LINDO. E embora tenha sido escrito em 1938, pelo mestre Érico Veríssimo, não poderia ser mais verdadeiro e atual. Temos nossos protagonistas Eugênio e Olívia, q eram jovens e apaixonados, mas em nome de uma ambição q o cegou, pra conquistar uma vida confortável e conquistar o tão importante "respeito ", q se determinou a alcançar devido a uma vida de humilhações na infância. Eugênio abre mão do amor de Olívia, pra casar com a perua fútil e vazia da Eunice. Obviamente, q são anos da mais pura infelicidade com a esposa, q só é sanado por seus furtivos encontros com Olívia, q acaba se sujeitando a condição de amante, por amor ao Eugênio. O personagem do Eugênio, é um paradoxo, porq ele é uma boa pessoa, isso é inegável, mas dá raiva dele. O rancor q trouxe da infância, o moldou a se tornar obsessivo em alcançar fortuna e fama, mesmo q isso tenha custado a sua felicidade. O livro já começa com uma porrada, quando Eugênio é chamado às pressas pra se despedir da Olívia. E enquanto ele tá indo se despedir do verdadeiro e único amor de sua vida, relembrando tudo q tinha vivido até ali, ele chega a conclusão q não podia ter sido mais equivocado, e se arrepende profundamente de não ter vivido 100% a felicidade ao lado da Olívia. VÉIO, ESSE LIVRO É UMA LIÇÃO. Leiam leiam leiam, mas separem seus lencinhos, porq o babado é frenético. EU TOTALMENTE AMEEEEI!!!????

theyas 18/09/2023

Não-sei-o-que-colocar-de-título
No começo, eu criei um preconceito contra o protagonista porque ele era bem bobão, me dava raiva e tomava umas decisões horrorosas.
Mas simpatizei com a indecisão dele, o conflito entre fazer o que quer ou fazer o que é "melhor". O livro trata bastante sobre isso, o egoísmo do homem.
E a escrita do Erico, é muito boa cara, boa demais. Muito gostosa slk
Acho que o único ponto fraco, é que na primeira parte, o livro é intenso e atrai demais a atenção. Já na segunda, é mais leve, como se o próprio Eugênio (protagonista) não sentisse mais aquela intensidade o tempo todo. Não sei se interpreto isso de uma forma boa ou ruim.

Olívia é a melhor personagem, e quem discorda, discorde ai na sua casa que eu não ligo.
Beijos de luz

legolas_ 17/09/2023

O auto corre, Eugênio sofre, as estrelas cintilam.
Erico Verissimo não entendia o sucesso desse livro, e eu não entendo como esse livro não é mais conhecido do que já é.

Em Olhai os Lírios do Campo a gente acompanha um protagonista MUITO humano; Eugênio não é só uma pessoa muito frustrada, como também um cego em forma social, o complexo de inferioridade se personificado. Ele não vê as coisas boas porque está sempre sufocado pelo lado negativo da vida, ele culpa, se culpa e não cresce, não amadurece. Mesmo diante de uma realidade muito rara (uma criança pobre tendo a sorte de estudar em um colégio de elite e se formar como médico posteriormente), ele ainda não enxerga o prestígio disso e não vê o esforço de ninguém, nem o de si próprio.

Seu irmão mais novo não estuda em bom colégio e não vai pra faculdade, é uma criança abandonada pela vida e um adulto arruinado. Mas pra Eugênio, ele é um peso.

Não existem qualidades nesse protagonista, porque alguém cometeria o erro de amar ele? Pergunte à Olivia.

Olivia foi a única mulher a se formar na turma de medicina de Eugênio. Ela era apaixonada por ele, e ele não aceitava amar ela. “Porque ela era socialmente inferior, não tinha sede de sucesso, arrastaria ele para baixo”. (como se ele precisasse de alguém além de si próprio para se enterrar na lama)

Olivia era uma mulher idealizada e ela foi o ponto de ebulição durante toda a vida de Eugênio, as filosofias e os pensamentos, conselhos que ela dava ao protagonista não só impactaram sua moral, como moldou seu antro por anos. Pode-se dizer, que se não fosse por ela, esse protagonista não teria motivações.

Erico Verissimo explora muito a realidade do tempo em que escreveu esse livro, levanta questões sociais de extrema importância, cria situações e personagens que fazem o leitor pensar, se enraivecer e se lamentar. Eu me senti mais lendo um diário do que uma história montada, foi além de lindo, perfeitamente colocado.

“Precisamos, entretanto, dar sentido humano às nossas construções. E, quando o amor ao dinheiro, ao sucesso nos estiver deixando cegos, saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu.”

Nicole 12/09/2023

Livro lindo demais
Que livro bonito, poético, forte. No início sofri um pouco, não gosto de ver sofrimento por conta da pobreza, mas é a realidade nua e crua desse mundão, poucos com muito e muitos com pouco. Ao decorrer da leitura senti raiva, pena e orgulho do Eugênio. Fiquei inconformada com o destino de Olivia, que para mim, foi a melhor personagem do livro, uma mulher leve e muito sábia. Sem dúvidas, recomendarei esse livro para meus amigos, foi uma baita surpresa. Orgulho desse autor sagitariano e gaúcho (o que temos claramente em comum).
Mary2511 16/09/2023minha estante
SIMMMM, a Olivia é uma personagem incrível. Esperava um final melhor para ela ;-;

Jeff_Rodrigo 09/09/2023

Burguês sente culpa?
Talvez uma simples crítica à burguesia? À mesquinhez humana? Um romance sobre a capacidade de renovação do ser humano? Uma história sobre a busca pela paz interior? Tudo isso junto e misturado? Não sei.

O fato é que o livro conta a história de um pequeno burguês, Eugênio Fontes, que fez de tudo para se formar em medicina e prosperar na vida, abrindo mão de muita coisa que amava pelo caminho, por puro interesse.

Em um dado momento, no entanto, ele se descobre infeliz, vazio: num casamento mentiroso, cercado de pessoas falsas e fúteis.

Num dia triste e melancólico, ele é obrigado a rever toda a sua trajetória. Ao mesmo tempo, ele é abençoado pela notícia de um fruto de uma amizade colorida que teve no passado.

Assim, num gesto de renovação e tentativa de redenção pelos pecados cometidos em sua escalada social, ele decide abrir mão de todas as coisas luxuriosas que o cercam e viver uma vida de simplicidade e caridade - como um monge, inspirado no sermão da montanha.

Ps.: Burguês sente culpa? O ser humano sente. Talvez seja essa a mensagem de Veríssimo.

Myllena.Silva 06/09/2023

Primeiro livro que leio do Érico Verissimo.
Com certeza o primeiro de vários.
Que livro, meus amigos! Que livro!
Conta a estória de Dr. Eugênio Fontes com todos os seus questionamentos sobre a vida pessoal, profissional, com as dificuldades da vida com limitações financeiras, a ambição desmedida em busca de status.
Leva o leitor a refletir sobre as suas prioridades e como viver a vida de forma digna, simples e feliz.
"Olhai os lírios do campo eles não tecem, nem fiam e no entanto nem Salomão em toda seu poder se vestiu como um deles" trecho do Sermão da montanha.

Samia.Sakai 05/09/2023

Uma breve resenha
A experiência de ler esse livro é de uma leitura emocionante e que te prende, principalmente na primeira parte da obra, por causa do não saber o que vai acontecer a seguir. Recomendo que todos leiam, principalmente pela reflexão que a obra traz sobre a vida, mas também para entender que precisamos ver as pessoas como pessoas, dar dignidade a elas e a nós mesmos.
Adorei a leitura!