Olhai os Lírios do Campo

Olhai os Lírios do Campo Erico Verissimo

Resenhas - Olhai os Lírios do Campo

Renata1004 29/01/2024

Comovente
Nem me lembro como cheguei a essa leitura, mas tive uma boa surpresa.

A história acontece em duas partes, que foram totalmente distintas pra mim (como se fossem dois livros), o que me incomodou um pouco. Mas a leitura foi muito boa, principalmente na primeira parte. É um livro tão atual, apesar de ser dos anos 30. Muitas das questões e reflexões são super válidas para os dias de hoje.

Enfim, a primeira parte acabou comigo, página a página, não foi só em um momento que caíram lágrimas dos meus olhos (coisa não tão comum pra mim), mas a riqueza e exatidão de escrever e fazer-se sentir, Erico Verissimo com certeza alcançou em ?Olhai os lírios do campos?.

Eugênio, homem muito pobre, buscou por muito tempo mudar sua vida através do dinheiro. Em determinado momento, quando aparentemente conseguiu chegar lá, um acontecimento o faz questionar-se sobre o que é ser feliz, bem sucedido e satisfeito de fato. E assim começa, então, uma transformação interior que o faz tomar atitudes que nunca pensaria em antes fazer.

Recomendo.

Vitu.. 23/01/2024

Uma mistura de vida e morte
Depois de 1 ano e 4 meses, enfim a leitura acabou. Demorei a engrenar, o início começou confuso e difícil de me agradar(em minha opinião), fui deixando de lado, e postergando sua retomada. Mas que livro, engrenei nesse último mês, e a história do Eugênio, da Olívia,do Seixas, e todos os outros, se insere em nossa mente, de forma perspicaz. Um clássico, e um ótimo livro, leva a gente a pensar em todos os dramas, e nas dificuldades e felicidades que regem a vida, e da metade para lá, se torna uma leitura estupenda, com alguns cenários tristes acontecendo, porém diálogos e confrontos bem escritos e envolventes.. Um belo livro, e se soubesse teria terminado, muitooo antes..apreciem a leitura..

Dafneness 23/01/2024

Olhai olhai olhai?
Esse livro é tão bom que eu mal terminei de ler e já estou decidindo pra quem vou entregar de presente. Realmente uma experiência e tanto!
As duas partes têm ritmos muito diferentes. Na primeira, a coisa se arrasta, mas isso é essencial pra você aproveitar bem a segunda, por isso não desista! É difícil criar empatia com um personagem tão cheio de defeitos logo de cara, mas é justamente isso que faz dele humano. O título já dá algum spoiler, a mensagem que ele traz dá toda a tônica da segunda parte. Eu amei tanto. Queria que todo mundo lesse e realmente olhasse os lírios do campo.

Giann0 22/01/2024

Um bom exame de consciência?
Um livro que nos faz pensar na vida e no tempo que temos dentro dessa vida. O que realmente queremos, buscamos? e tudo aquilo que deixamos passar, que deixamos de viver para alcançar alguns sonhos.

Driely 17/01/2024

Uma surpresa
Comecei a ler por indicação da Isa do canal "ler antes de morrer", ela é uma das minhas booktubers favoritas por isso confio nas indicações dela. Vi ela falando tão bem desse livro que me deu vontade.

Pois bem, comecei e não estava achando tão interessante, a leitura não estava me agradando, mas continuei esperançosa, e sério, que bom que continuei!

Quando cheguei na parte dois do livro, simplesmente fiquei encantada e comecei a amar esse livro, os personagens e tudo que os envolve.

Esse livro dá esperança, calor no coração, vontade de viver sendo a melhor pessoa possível. Tem alguns acontecimentos e ideias meio irreais, mas mesmo assim aprendi muito e me senti inspirada.

Obrigada Isa pela indicação maravilhosa, ainda bem que li! ??

Gabriel.Almeida 15/01/2024

"A paz interior se conquista com sacrifício da paz exterior"
Indisposto para escrever uma resenha impessoal sobre esse livro quando eu só penso nos pontos altos dele que mexeram comigo.
Sobre o livro: resumo que o enredo é bem-estruturado, com ápices distribuídos de modo que não cansa o leitor, e a linguagem é fluída. Essa questão da linguagem é interessante porque ele é contemporâneo do período escrito, então serve bastante também como documento histórico e retrato sociopolítico da época.
Sobre o efeito do livro em mim: senti como se tudo que eu tento falar sobre a vida fosse contado através da história de Eugênio - o médico protagonista. Por isso, me senti o próprio autor escrevendo as frases de efeito. Me senti exposto, descrito, envergonhado tal qual Eugênio, em todos os momentos em que me distanciei de Jesus.
Me senti, em todas as vezes que olhei os lirios dos campos, orgulhoso e realizado, também igual Eugênio em seus momentos que deu ouvidos a Olívia - a médica que, em muitos aspectos, li como uma representação do próprio Jesus.
Me senti o escritor e o personagem ao mesmo tempo, e por não ter conhecido tantos livros do gênero, estou inseguro de julgar se estamos diante de uma obra digna de 5 estrelas; mas como meço a qualidade de uma produção por sua capacidade de me tocar, seria injusto qualquer elogio menor que o êxito máximo.

Davi.Paiva 15/01/2024

Ótima escrita
Link Amazon: https://amzn.to/3O1f0MM

Mais um livro que li graças a uma doação na Geloteca (geladeira adaptada para troca de livros em algumas estações de trem)!

Já faz um tempo que eu queria ler algo do Erico Fernando Veríssimo, visto que li um conto de seu filho (Luis, no conto "Lixo", para ser mais exato) e achei a escrita muito boa ao ponto de teorizar se o talento da escrita não era comum na família.

A princípio, começando "Olhai os Lírios do Campo" eu reconheci uma boa técnica de escrita pela abertura que prende e a trama in media res, intercalando passado do protagonista e presente do mesmo.

Mas com o passar leitura eu fui tendo um certo desgosto, pois Eugênio, o tal protagonista, é um personagem que gera amor e ódio no leitor. Ter uma vida difícil lhe deixou cicatrizes que o fizeram levar uma vida errante e questionável, com ações que vão do casamento por interesse ao adultério.

Para a minha sorte, Eugênio passa por momentos em que aprende com seus erros e tem uma evolução tão boa no final que quando eu terminei o livro eu pensei "uau! Já acabou?"

Outros pontos que merecem ser destacados na obra: mostrar como foi a época na qual a obra se passa (primeira metade do século XX) e também como os coadjuvantes são trabalhados e têm peso na trama.

Concluindo, "Olhai os Lírios do Campo" é uma obra com uma ótima escrita cuja crescente no aspecto virtuoso do protagonista é bem perceptível.

Recomendo!
Ana 15/01/2024minha estante
Mds amei sua resenha!!!

Giovanna Capeli 14/01/2024

Somos todos Eugênio, nem se for só um pouquinho
Você começa esse livro um pouco espantado com a honestidade brutal que o Eugênio retrata seu ponto de vista para a vida, a primeira reação pode até ser uma certa raiva do personagem, mas vamos percebendo que nesta raiva na verdade se esconde uma revolta contra nós mesmos por nos identificarmos com o Eugênio.
O livro é lindo, a história é emocionante.
Só a carta das páginas 152-153 já faz a leitura valer a pena.
Chri5tiane 14/01/2024minha estante
Eu li este livro na adolescência (tenho 46 anos) e nunca me esqueci dessa carta, mexeu muito comigo na época.
Vim dar uma olhada nas resenhas e a sua só reforçou a minha vontade de rele-lo.

Maria.Barreto 11/01/2024

Olhai os lirios do campo
Esse livro nos ensina principalmente que os bens materiais de nada valem sem ter família, amigos,amor.

Vanessa.Masfely 10/01/2024

"Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?"

"Olhai os lírios do campo" vai contar a história de Eugênio que por ter uma origem muito humilde via na carreira médica a possibilidade de ascender socialmente, sair da pobreza, ter confortos e luxos, não ser visto como inferior e ser reconhecido como uma figura notória. O fim da faculdade e o início da vida na medicina mostrou para ele que a profissão não era tudo que ele imagina (realmente não é); mostrou que ser chamado de "doutor" não faria com que ele deixasse de se sentir menor entre os outros.
Nesse momento ele também conhece Olívia, que se formou na mesma turma, mas que não enxergava a vida como ele e nem mesmo a profissão. Tudo que ela exerga sobre a vida Eugênio se interessa em ouvir. De certo modo, mesmo que não concordem em alguns pontos, ela conduz ele por outros caminhos que vão moldando sua forma de pensar.
A primeira parte do livro mostra uma Eugênio que pode deixar o leitor um pouco escandalizado. Ele tem vergonha da família e certa repgnância à pobreza. Mas verdade é que o autor, ao mostrar seus pensamento desnuda também os nossos sobre a inveja, ambição, luxúria, más intenções, egoísmo... Eugênio, ao ter tudo que desejava e perceber que não se sente como imaginava e ao viver algumas sofrimentos, se transforma em outro ser humano e com outro olhar sobre a vida e sobre o outro. Ele passa a ter contentamento e é bonito ver essa transformação no seu caráter.
Indico muito essa leitura!

CLARA DANIELA 05/01/2024

Olhai os lírios do campo, de Erico Veríssimo
O romance é considerado um livro clássico da literatura brasileira, escrito na segunda fase modernista por Érico Veríssimo, em 1938. A obra gira em torno da trajetória (infância, juventude e presente) do personagem Eugênio Pontes, conhecido como “Genoca”, rapaz de origem humilde que as custas do sacrifício dos pais têm uma boa educação, conseguindo se forma em medicina. Como forma, de ascender socialmente se casa por interesse com Eunice Cunha, e abandona seu interesse amoroso por Olívia, moça simples e humilde. Este fato permeia toda a obra uma vez que contribuirá para o debate constante do personagem de Eugênio, sobre as escolhas que fez para a sua vida.
Opinião: O livro é dividido em duas partes. Na primeira parte da obra está não apresenta uma narrativa linear, sendo os fatos mesclados entre passado e presente dos personagens. A linguagem narrativa é bastante dinâmica mesmo nos trechos onde apresentam nomenclatura técnicas da área de medicina e descrições secundárias a trama principal. Um dos personagens secundários mais cativantes para mim foi Olívia. A personagem é a que mais se destaca em relação ao núcleo feminino, sendo caracterizada por sua inteligência, independência, determinação e humanização.
Na segunda parte da obra é explorado reflexões que reforçam pontos e argumentos já explorados pelo autor. Logo, nas paginas finais do desenvolvimento da obra pode mostra-se um pouco arrastada para os leitores. Uma vez que, o tema exposto já foi trabalhando pelo autor anteriormente. Contudo, indico o livro acho que é uma leitura que pode agregar uma vez que nos levar a uma reflexão do que fazemos com a nossa vida e com o nosso tempo. Por último, gostei bastante da obra e pretendo ler outras publicações do autor.

Gab 03/01/2024

Indispensável!
Que leitura!
A primeira vez que li eu estava no Ensino Médio, lembro que tinha gostado muito do livro e quis relê-lo para ter essa experiência mais uma vez. Que bom que fiz isso, que prazer redescobrir e se apaixonar pelo talento e obra do Érico Veríssimo.

Olhai os lírios do campo me fez rir, chorar, refletir, me fez ficar um dia inteiro presa à essa história que tem tanto a ensinar sobre humanidade. Embora a gente viva numa sociedade mais moderna e avançada, ainda carregamos a velha insatisfação da vida e a vontade de ?ser alguém? a qualquer custo.

Erico, obrigada por Eugênio e Olívia.
Por Seixas, Ângelo, sua esposa e também por Ernesto. Por Dora e Simão, por todos os personagens tão carregados das vivências que fazem todo brasileiro se identificar. Por ser uma voz em favor da classe oprimida na década de 30, por se opor ao Nazismo e ao Fascismo quando se fez necessário.

Tanta coisa pra dizer dessa leitura, mas por enquanto vou só sentir.

?E se perguntasse a qualquer um deles: ?Homem, por que trabalhas com tanta fúria durante todas as horas de sol?? ? ouviria esta resposta singular: ?Para ganhar a vida?. E no entanto a vida ali estava a se oferecer toda, numa gratuidade milagrosa. Os homens viviam tão ofuscados por desejos ambiciosos que nem sequer davam por ela. Nem com todas as conquistas da inteligência tinham descoberto um meio de trabalhar menos e viver mais.?

Nara.Carriel 27/12/2023

Ganhou meu coração
Um dos primeiros livros que eu li esse ano ( demorei dms pra fazer resenha, eu sei ) amei, tô apaixonada nessa história, e qnd vc terminar q vc entende o título, é incrível, uma sensação de outro mundo.

Paula 26/12/2023

Resolvi reler esse livro após mais de 10 anos, pois não tinha nenhuma lembrança dele, apenas que gostei bastante.
Porém não foi o que aconteceu dessa vez.
A primeira parte do livro, gostei bastante da história, me revoltei com o Eugênio, mas ainda estava bem animada, porém depois da morte da Olívia, senti que tudo desandou, ficou bem entediante de ler e tive que me forçar muito para chegar ao final.