Olhai os Lírios do Campo

Olhai os Lírios do Campo Erico Verissimo

Resenhas - Olhai os Lírios do Campo

@Estantedelivrosdamylla 12/04/2023

Um livro agridoce
Érico Veríssimo é um dos grandes autores da literatura brasileira, e não poderia deixar de escolher um de seus livros para ler este ano. Como é muito popular no bookstagram, resolvi ler "Olhai os lírios do campo".

O livro conta a história de Eugênio e sua trajetória de vida. Eugênio, de origem pobre, só tinha como objetivo "crescer na vida" ,porém mal sabia ele que o crescimento deve ser de dentro pra fora antes de ser financeiro. Acompanhos ele e seus dilemas (que não são poucos nem fáceis de digerir).

Ao decorrer da leitura, não consegui me conectar com o personagem principal pois o achei deveras "humano", uma pessoa difícil de ter qualquer simpatia. Já conheci pessoas como ele e me afastei, é difícil conviver.

Enfim, a história é boa, mas não acho que passe disso, os capítulos são longos (o que eu não curto muito), e a narrativa mtas vezes é cansativa. Sinto que a segunda parte foi a que mais me pegou.

É isso. Recomendo, mas com ressalvas.

@estantedelivrosdamylla

Tamy 09/04/2023

#?.#
Mesmo a leitura sendo bastante cansativa. Érico Veríssimo aborda questões importantes sobre o ser humano. O desejo desenfreado pelo sucesso e a ganância. O personagem Eugênio que nasceu em uma família pobre descobre no meu da riqueza que a felicidade que tanto buscava não vem a partir dos bens materiais e uma vida em meio ao luxo.

?Felicidade é a certeza de que nossa vida não está passando inutilmente. São estes intervalos entre um trabalho cansativo e outro trabalho cansativo, estes momentos em que a gente pode conversar com um amigo, brincar com os filhos , ler um bom livro? O erro é pensar que o conforto permanente, o bem-estar que nunca acaba e o gozo de todas as horas são a verdadeira felicidade. É preciso o contraste? ?

Susana 07/04/2023

Lendo brasileiros!????
Sensível, comovente, Olhai os lírios do campo é um convite à reflexão sobre os valores autênticos da vida.

Nati 28/03/2023

Olhai os lírios do campo é um romance de formação (pelo menos na primeira parte), porque vamos acompanhar, por meio dos flashbacks, desde do jovem Eugênio com suas roupas remendadas servindo de chacota na escola, seus anos de formação na faculdade, seu início de vida profissional, até chegar nos dias que o romance está sendo narrado.

Na verdade, Eugênio na primeira parte do livro está sentado no carro indo de encontro a Olívia, que no início não sabemos ainda bem quem é, só se sabe que ela tem uma relação íntima com nosso protagonista casado.

Nessa viajem, que ele não sabe se chegará a tempo de vê Olívia com vida, visto que essa se encontra extremamente mal, em sua cabeça vai se passando todo o filme de sua vida, desde a infância, sua relação com os pais e o irmão, seu caminho até virar médico e até está na posição que se encontra. Ele divide esses momentos com o leitor por meio desses frashbacks que quebra a narrativa e que eram meus momentos preferidos do livro.

OPINIÃO

Como todas as pessoas que me indicaram esse livro o leu na adolescência, no colégio, eu imaginei ser uma leitura leve, mas não é.

Nesse livro mergulhamos profundamente nos acontecimentos da vida de Eugênio, que nos mostra tudo que aconteceu antes como uma tentativa de se justificar acerca das suas atitudes no presente.

Eugênio, que narra em primeira pessoa a história, está nessa busca de se justificar dos caminhos escolhidos, buscando o acolhimento do leitor para suas falhas.

Eugênio é um personagem que já se perdoo, na realidade ele nunca se julgou, ele coloca a culpa de tudo sempre nos outros mesmo vivendo essa angústia toda com todas as suas escolhas. E se esconde atrás da compassividade da mãe e depois de Olívia.

É uma leitura que você vai ficar com raiva do Eugênio, principalmente, para mim, quando ficamos somente com a narrativa presente, porque até o momento que ele ainda está lutando por algo melhor, suas atitudes ruins são até passíveis de ser relevadas, mas quando ele simplesmente para de fingir para si que se importa com o mundo a sua volta, vemos pior dele.

Mas torcemos pela redenção dele e no final há uma grande esperança que ele tenha encontrado a sua retenção e só vai saber do que estou falando quem ler.

Dani 28/03/2023

A vida começa todos os dias
Livro que nos faz pensar no que realmente importa na vida, nos faz parar e olhar pra dentro. A leitura fluiu melhor na segunda parte do livro, e a personagem da Olivia foi de longe a melhor parte da leitura.

Charleees 27/03/2023

Sabe aquela velha e conhecida relação de amor e ódio que você vez por outra nutre por um livro? Olhai os lírios do Campo é um romance que tinha tudo para ser perfeito e genioso (não fosse a segunda parte do livro).
O próprio Erico Veríssimo reconheceu que acabou se perdendo um pouco da idéia proposta na primeira parte, mas nem por isso temos um mau livro. A história de Eugênio (Genoca) e Olívia me encantou desde a primeira página, Erico vai narrando desde a infância de Eugênio passando pela juventude e fase adulta, vamos acompanhando seu crescimento como ser humano e as muitas mudanças que ele escolhe fazer durante esse amadurecimento. As histórias paralelas se atrelam a história de Eugênio e Olívia deixando a história ainda mais harmoniosa.
A linguagem usada por Erico na parte I é extremamente poética, o que já não se percebe na parte II (nesta sessão nota-se também alguns capítulos totalmente desnecessários que não acrescentam em nada a história). Um bom livro, um clássico que o próprio Erico não entendia o motivo de tanto sucesso (humildemente afirmo dizer que isso pode se dar devido ao carisma de seus personagens tão bem construídos e o romance do casal principal bem como das tramas paralelas).
Sobre a leitura:
Acabei enrolando bastante na parte II o que acarretou no atraso das minhas leituras mensais 🙈 (mas antes que desistam da leitura pela minha insistência em falar dessa sessão digo logo que tudo muda de figura já perto do fim. Vale a pena leitura, Erico Veríssimo sempre vale a pena)
Leitura super recomendada!

* Resenha Outubro de 2015

Lore 26/03/2023

Eu realmente gostei da lição de vida que esse livro trás,ensina muitas coisas porém eu achei a leitura bem arrastada e cansativa mas de modo geral eu gostei

Sofi 26/03/2023

Olhai os lírios do campo
Romance clássico. Pra mim, as melhores partes são os devaneios e reflexões, a parte "filosófica". Além disso, é gostoso de ler porque ele é bem escrito. Palavras bonitas, bem estruturado, poético.

Jymaria 22/03/2023

Lindo! Maravilhoso! Eugênio é um personagem muito bem desenvolvido e crescemos junto com ele ao decorrer os capítulos.
Olívia, para mim ela é uma das melhores poetisas.

femdrs 11/03/2023

O sacrifício da paz externa...
?Tu uma vez comparaste a vida a um transatlântico e te perguntaste a ti mesmo: estarei fazendo uma viagem agradável? Mas eu asseguro que o mais humano seria perguntar: estarei sendo um bom companheiro de viagem??

Acho injusto julgar o Eugênio e ainda mais injusto nos compararmos com Olívia, uma personagem quase inumana de tão inspiradora.

Eugênio é, sobretudo, um fruto das circunstâncias que o cercaram desde a juventude e é um produto de uma sociedade falida, como todos nós.

Me enxerguei muitas vezes nele até o ponto de até mesmo encontrar conforto nas palavras de Olívia, que antes de dar o conselho, dá o exemplo.

Excelente obra! Erico segue atemporal.

asisoynara 08/03/2023

"Só foge da solidão quem tem medo dos próprios pensamentos"
O primeiro contato que tive com Olhai os lírios do campo foi no ensino médio, quando a escola doou um kit contendo três livros clássicos da literatura brasileira para cada aluno. Eu não poderia hoje me considerar uma leitora mais sortuda e grata por este acontecimento : Olhai os lírios do campo se tornou o meu livro favorito e segue sendo até hoje, mesmo após uma década e tantos outros livros devorados desde então; talvez pela carga emocional que me remete à nostalgia da época em que li e fiquei profundamente tocada com a história e seus personagens, ou porque o livro é, de fato, estupendo.

Erico Veríssimo dotou seu protagonista Eugênio de questionamentos vários, de uma humanidade sem par, tornando o leitor cúmplice de suas crises existenciais, de seus dilemas, desejos, decepções e remorsos - essa é a receita que torna Olhai os Lírios do Campo um livro fascinante. Eugênio é real. É você, sou eu, somos nós, com nossos medos e segredos mais íntimos revelados por uma narrativa de vários trechos que emocionam o leitor por fazê-lo se identificar, em maior ou menor grau, com a situação retratada, pois é uma narrativa sobre relacionamentos, de decisões certas e erradas que moldam uma vida que se vê diante de um impasse, em uma encruzilhada. E o que falar sobre Olivia? Descrita de forma bem humanizada, representando o núcleo feminino com louvor. Sua bondade e candura somadas à sua inteligência, independência, determinação fazem dela a melhor e mais cativante personagem dessa história, e seu relacionamento com Eugênio o grande ápice da trama.

Olhai os Lírios do Campo é uma história de superação contada de forma magnífica - a história de alguém que descobriu que para encontrar o verdadeiro sentido da vida é preciso coragem e determinação; e a sensação ao terminar a leitura é a de termos adquirido uma visão mais nítida sobre o que merece ser prioridade em nossas vidas, uma mensagem de esperança de que apesar de todos os percalços que a vida proporciona, a jornada vale a pena se trilharmos os caminhos corretos.

Gabriela 06/03/2023

?A bondade não deve ser uma virtude passiva?
Este romance conta a história de Eugênio, um médico de origem pobre que, averso à sua condição social, casa-se por interesse com o intuito de ascender socialmente, já que a medicina por si só não estava fazendo tanta diferença neste aspecto.

No entanto, apesar dessa atitude, Eugênio possui uma dualidade interessante. Ao mesmo tempo em que demonstra horror à pobreza, se compadece com a realidade da condição humana. O Eugênio ganancioso está constantemente em contraste com o Eugênio solidário, o egoísta com o altruísta, o enraivecido com o sereno. Eugênio é, muito provavelmente, um dos personagens mais humanos que já vi.

O resgate de sua essência bondosa se dá através da figura de Olívia, em especial de suas cartas e das lembranças dos bons momentos partilhados. É Olívia quem planta em Eugênio o versículo da Bíblia que diz ?olhai os lírios do campo?; e é a partir desse versículo que Verissimo constrói o livro, a partir desse versículo que Eugênio encontra sua redenção e, no exercício de sua profissão, começa a fazer jus ao título desta resenha, retirado do livro.

A primeira parte do livro é de uma dinâmica fascinante, intercalando momentos do presente com lembranças. A segunda parte, entretanto, não é tão envolvente e por vezes se torna repetitiva, por isso não marquei 5 estrelas.

Ainda assim, é um grande livro! Um livro sobre a importância de fazer o bem, de abraçar a vida, de se lembrar que ?a vida acontece todos os dias?.

Leila171 05/03/2023

Releitura.

Olhai os Lírios do Campo foi relido em 2023, depois de um intervalo de quase trinta anos.

Apesar de me lembrar dos principais plots da narrativa, o encantamento que tenho por esse texto continua o mesmo, principalmente, pelas reflexões que Veríssimo faz sobre o homem e sobre o sentido da vida. Coisa de quem ama Filosofia.??

Nosso protagonista, Eugenio, ao longo de sua vida, nos apresenta a crueldade e a miséria humana e o quanto ele próprio é humano, demasiado humano. Ainda assim, Olhai os Lírios do Campo tem uma alma otimista.

Érico Veríssimo é incrível!

RaquelC_Torres 28/02/2023

A vida começa todos os dias
O livro é dividido em duas partes, antes e depois de Eugênio, o personagem principal, saber de fato o que aconteceu com Olívia, pessoa com grande força transformadora na sua vida e que está entre a vida e a morte.
A história é incrível, com descrições de ambiente muito boas e personagens complexos. Tive muita identificação com Eugênio, com suas inseguranças, seus traumas e seu pessimismo. É muito bonito ler sobre a sua evolução como pessoa, até porque a história debate muito sobre o ser humano ser bom e mau simultaneamente, porém cabe a ele escolher qual das partes vai se sobressair. Pra mim, assim como para o Eugênio, a Olívia é um mistério. Uma mulher forte, com uma visão de mundo muito otimista e, além de tudo, generosa.
Ao final do livro consegui ver porque essa é a história mais vendida e famosa do Erico Verissimo.

Babi 23/02/2023

Refletivo
Este é um livro que nos leva a refletir sobre a vida. A aprender a admirar as pequenas coisas, valorizar o próximo, perceber que a riqueza e os status social não são sinônimos de felicidade. É muito lindo ver o amadurecimento e a mudança do personagem.
" A bondade não é uma virtude passiva".