Olhai os Lírios do Campo

Olhai os Lírios do Campo Erico Verissimo

Resenhas - Olhai os Lírios do Campo

JoAo366 08/02/2023

O pior arrependimento é a falta de coragem
Um amor não vivido, uma decisão não tomada ou uma situação jamais experenciada. Muitas vezes essas coisas não têm volta. Arrependam-se daquilo que fizeram e não passem a curta existência remoendo aquilo que a vida poderia ter sido e nunca foi. Não vivam como Eugênio, jamais deixem que as mazelas da vida mudar a sua essência.

"Quando o amor ao dinheiro, ao sucesso nos estiver deixando cegos, saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves no céu"

A vida é um sopro.

Cinthia 05/02/2023

?A vida começa todos os dias.?
Não sei nem por onde começar para falar sobre esse livro. Foram muitas emoções sentidas, muitas reflexões. Fala sobre como somos sucetíveis á mudanças e ao amadurecimento e que nunca é tarde demais. Foi escrito em 1938 e possui críticas que ainda são atuais. Eugênio se arrepende de muitas coisas e abre os olhos para a vida. Confesso que passei um pouco de raiva lendo, com a mesquinhez de Genoca e a parte que se recusa a ajudar Dora. Olívia foi uma personagem maravilhosa que me marcou muito, com falas precisas e extremamente importantes que eu queria deixar aqui nessa resenha.

?De que serve construir arranha-céus se não há mais almas humanas para morar neles??

?E quando o amor ao dinheiro, ao sucesso, nos estiver deixando cegos, saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu.?

?Só a vida ensina a viver, Genoca. É preciso a gente ver primeiro tudo que a vida tem de mau e de sórdido para depois podermos descobrir o que ela tem de belo e de profundamente bom.?

Alberto.Tisbita 01/02/2023

O modernismo romântico
Olhai os Lírios do Campo é um livro composto pela soma de duas seções distintas. Na iminência do clímax, a parte 1 é narrada retrospectivamente, ao contrário do fragmento subsequente (e sim, o ápice está no meio, não no final). Tal variação contribui para a dinâmica da narrativa, causando aflição e fluidez, ou tensão e progressivo alívio, respectivamente.

É possível enxergar grande lucidez e maturidade do autor na autocrítica que tece ao prefaciar, tardiamente, a própria obra. A intensa carga sentimental atribuída ao passado do protagonista, em linha com a infalível abnegação de seu par, podem causar ao leitor desavisado a impressão de se estar perante um romance oitocentista: algo que, sob o viés da escola modernista, pode soar como demérito.

Resta incólume, entretanto, a perspicaz capacidade de leitura social de Erico Verissimo na conjuntura de seu tempo. Às vésperas da Segunda Guerra Mundial, o autor não se furta de abordar pontos sensíveis, a exemplo das paixões totalitaristas que arrebanha[va]m multidões, e da crise sanitária que se prolongou por mais cinquenta anos e ainda não foi completamente resolvida. Dos dramas narrados, talvez o único obsoleto seja a existência de médicos que não nadam em dinheiro.

Lara.Belvis 31/01/2023

Não gostei, trata de um relacionamento entre um homem que só pensa em seu futuro e em sua carreira e logo percebe a besteira q ele fez.

Lívia.Carmo 26/01/2023

Livro surpreendente
Esse livro realmente me surpreendeu. Pensei que seria uma romancezinho meia boca, porém me iludi feio. Repleto de críticas sociais, super reflexivo, várias vezes me peguei refletindo e até chorando imaginando se não cometia os mesmos erros que o protagonista. Super recomendo este livro!

Cecilia 23/01/2023

meu livrinho de velho favorito
um dos melhores clássicos que conheço, muito emocionante. a escrita é linda e me fez chorar igual um bebê.

Paulo Freitas 18/01/2023

?Olhai os Lírios do Campo? traz uma mensagem, como na passagem bíblica de que a verdadeira felicidade está nas coisas simples e não no apego aos bens materiais. Embora contenha certa dose de sentimentalismo e alguns clichês televisivos, vale a pena ler esse livro, pois como bem sabemos a literatura imita a vida. De alguma forma o romance nos faz refletir sobre a condição humana e nos traz uma espécie de celebração à vida,  fazendo bastante sentido, principalmente, agora nesses dias difíceis como os que estamos vivendo.

Malu115 16/01/2023

Entendo o motivo pelo qual o Érico Veríssimo passou a desgostar deste livro (o "excessivo sentimentalismo" e tudo mais). Não direi que simplesmente "não me identifico", mas direi que frontalmente discordo de algumas inspirações do Eugênio pró-humanidade na parte 2, contudo, outras caíram como uma luva em um momento deveras decisivo e transformador da minha vida. De toda maneira, e embora tenha ficado abaixo das minhas expectativas, tenho muito respeito pelo gigante gaúcho que foi Érico, e lê-lo é sempre um prazer.

abibliotecadamica 15/01/2023

Érico sempre sublime.
Olhai os lírios do Campos é um romance urbano que narra a história de Eugênio Fontes, um porto-alegrense de origem humilde, filho de um alfaiate e uma lavadora de roupas, que viveu uma infância infeliz, cercado por sua família pobre, e cresceu com muitas dores e conflitos internos, atormentado por um enorme complexo de inferioridade. Não aceitava a carência material em sua vida, sentia vergonha e rancor de sua família, especialmente de seu tão humilde pai, e guardou na alma todas as humilhações provocadas pela pobreza. A fim de livrar-se de tudo que o constrangia, Eugênio formou-se em medicina e decidiu casar-se por interesse com uma herdeira para fugir do passado, ascender socialmente e finalmente se sentir aceito. Para isso, deixou para trás Olívia, a mulher que amava, mas que era tão pobre quanto ele. Aos poucos, porém, Eugênio começa a perceber que nenhum casamento é capaz de curar conflitos internos ou problemas de auto estima ou falta de aceitação. E assim, Érico inicia a exploração do lado psicológico do personagem, suas angústias, reflexões, medos, complexos e traumas, até a sua evolução e transformação. Escrito em 1938, foi a obra que deu projeção nacional a Érico e uma das minhas obras favoritas da literatura nacional, que eu recomendo fortemente.

Rauenna.Oliveira 13/01/2023

Espléndido
Um dos melhores livros que tive o privilégio de ler. Os clássicos, em sua maioria, tem esse caráter de atemporalidade, de tocar o leitor de forma reflexiva e amável, e este livro consegue alcançar essa proeza.
Um livro que versa sobre o amor e ambição e demonstra a linha tênue entre o desejo de ser melhor e tornar-se melhor que o outro.
Recomendo o livro para todos àqueles que apreciam um belo romance, que mesmo com uma ?pitada? de drama e tragedia não deixa de explorar o poder transformador do amor.

Samy.Ogawa 13/01/2023

Idealista
Obra lindissima, Verissimo possui mesmo o dom da escrita, a historia toda é desenvolvida de forma extremamente natural e coesa. Otima historia, apesar de ser um pouco idealista demais

Fernando 13/01/2023

Esperança
Que linda história acerca da mudança, da transformação de uma pessoa que esteja disposta a ouvir a vida.

Uma trajetória aos poucos alterada de acordo com os sinais que surgem ao longo da caminhada.

Um livro para ser relido várias vezes e que a cada releitura trará novas lições.

Lorayne.Stinguel 13/01/2023

Dá uma nova perspectiva
Ler este livro foi uma experiência incrível. Me vi muitas vezes no pobre Genoca, e amei ver a transformação pela qual ele passou. Não tive muito sucesso com leitura de clássicos, sempre acho muito chato e acabo abandonando a leitura, mas desta vez senti que é um livro que eu não poderia passar a vida sem ler. Espero que todos possam ter uma grande transformação na vida? eu estou passando pela minha.

Fabi 12/01/2023

Nossa!!! Que espetáculo de livro, que lição de vida. Terminei essa leitura muito grata pelo feliz dia que eu abri essa obra para ler. Gratidão por todos os sentimentos que ela aflora, por todas as reflexões que ela proporciona e, principalmente, por toda atitude que ela inspira. Tem de tudo um pouco. Comecei apaixonada por Olívia e terminei orgulhosa do Eugênio, apesar de tudo. Não somos perfeitos e nunca seremos. Evolução é a benção da vida. Certeza que sempre lembrarei do Sermão da Montanha ao ver lírios do campo. Sempre lembrarei da sabedoria e da serenidade de Olívia ao ver que "as estrelas ainda estão lá" no céu. Eu já estou com muita saudade.
"A vida começa todos os dias".

Reh 11/01/2023

Que livro incrível, me fez pensar em tantas coisas. Mostra o quanto somos egoístas ?em uma viagem nós normalmente pensamos se a viagem está sendo boa pra nós, mas deveríamos pensar se nós estamos sendo bons companheiros de viagem?. Nota 10 pra esse livro.