Olhai os Lírios do Campo

Olhai os Lírios do Campo Erico Verissimo

Resenhas - Olhai os Lírios do Campo

Reh 11/01/2023

Que livro incrível, me fez pensar em tantas coisas. Mostra o quanto somos egoístas ?em uma viagem nós normalmente pensamos se a viagem está sendo boa pra nós, mas deveríamos pensar se nós estamos sendo bons companheiros de viagem?. Nota 10 pra esse livro.

Ana 11/01/2023

Foi muito bonito ver o amadurecimento de Eugênio através das palavras de Olivia, e o meu próprio amadurecimento também! Olivia faz a gente refletir sobre tantas coisas. O quanto a gente se entrega a vaidade, o quanto a gente almeja a riqueza e se esquece do próximo! Demorei pra ler mas é uma leitura maravilhosa, recomendo para todos. A cada capítulo eu ficava 10min refletindo. São livros assim que devemos ler.

Maria 10/01/2023

demorei pra ler, mas é um livro muito bom, toca em assuntos importantes. segue uma leitura atual, mesmo antigo

Tina 10/01/2023

Belo e marcante
?Olhai os Lírios do Campo? é realmente um primor. Sempre escutei o zum zum acerca dessa obra, e finalmente posso dar meu parecer. O zum zum é válido! Acompanhamos a vida de Eugênio, um menino humilde que sonha em sair da pobreza, escalar socialmente para uma vida mais confortável e esquecer as mazelas e as dificuldades pelas quais passou durante a infância e adolescência. Seu pai, um alfaiate, e sua mãe, uma lavadeira, trabalham arduamente para que seu filho possa realizar o sonho de cursar medicina. Durante o curso ele conhece Olivia, por quem cultiva uma amizade que se torna amor após a morte. Eugênio é inseguro, tímido, sem personalidade marcante, um tanto quieto e taciturno, sem expressividade. Casa-se com Eunice, a fim de ascender socialmente e viver confortavelmente na casa do sogro, Cintra, dono de uma riqueza invejável. Mas será que fez a escolha certa casando-se por interesse? E todos os anos de amizade com Olivia? Ela agora está em uma cama de hospital, morrendo, e Eugênio é chamado às pressas. Entre os capítulos que relembram a vida do médico, temos passagens da ida de Eugênio a Porto Alegre para um último adeus à amiga. Chegará em tempo? Ao longo da história, entramos profundamente na mente de Eugênio, que busca compreender a si mesmo, a Deus e aos homens. Com passagens belas, uma escrita fluida e uma história marcante, Erico Veríssimo nos dá essa obra de presente, embrulhado e tudo. Adorei!

lua 08/01/2023

É muito bom acompanhar a vida e o processo de amadurecimento, evolução, de um personagem como o Eugênio.
Gostei muito mais da primeira parte do livro, onde presente e passado se desenrolam de forma dinâmica na agonia do protagonista. Já na segunda parte, senti a história mais arrastada, com tantos questionamentos relevantes que fiquei baqueada.
Apesar de ter sido escrito há 85 anos, a história continua com problemáticas muito atuais. E ainda que seja considerado um clássico, não achei a leitura difícil.

Thai 07/01/2023

Até aonde vai a sua ganância?
Olhai os lírios do campo vai te contar a história de Eugênio, personagem de origem humilde mas que odeia à pobreza e tudo que remete a ela. Toda essa vergonha de sua origem acaba tornando-o um ser humano egoísta e desprezível capaz de fazer tudo para alcançar prestígio social.

Diante desse cenário o que podemos aprender com esse livro é que não importa o quanto vc ganhe, se vc não estiver feliz e confortável com as pessoas ao seu redor a sua vida tende a ser vazia e sem sentido. Porém cabe dizer tbm que não é errado buscar crescer desde que faça isso com honestidade.

Camille.Pezzino 04/01/2023

RESENHA #230: VALORES E ESCOLHAS
Você já quis ser rico? Pelo menos ter conforto financeiro? Provavelmente, sim. Ou conhece alguém que já disse isso em voz alta diversas vezes? Quem nunca pensou como seria legal ganhar na loteria? A maioria pensa que ter dinheiro representa felicidade. Será que isso é verdade?

Esse é o primeiro e principal tema abordado em Olhai os lírios do campo, do escritor gaúcho Erico Verissimo. Um livro que, como o escritor comenta, é uma parábola moderna, pois traz um “sabor evangélico”. Não somente isso, mas ao acompanhar a vida de Eugênio Pontes, o protagonista, também vislumbramos a história do Brasil e do mundo.

Ambientado na década de 30, Olhai os lírios do campo aborda aspectos históricos passados, como a Primeira Guerra Mundial e suas consequências, bem como de seu tempo de criação (1938) através dos movimentos ultranacionalistas e a Era Vargas. Inclusive, esse enlace entre passado e presente é importantíssimo para a formação social, psicológica, econômica e estrutural dos personagens e do cenário.

É essencial destacar que essa narrativa se assemelha muito aos romances de formação, pois retrata o início da vida até a maturidade do protagonista. Com isso, também acrescenta características históricas que fomentam nossa conexão com o período narrado. No entanto, essa é uma história que intercala tempos. O fluxo temporal não é contínuo, pois estamos acompanhando, na primeira parte, um momento de ação narrativa que ora está no passado, ora está no presente; e, na segunda, um tempo linear que trata sobre aspectos filosóficos e religiosos.

QUER SABER MAIS? ACESSE EM: https://gctinteiro.com.br/resenha-230-valores-e-escolhas/

site: https://gctinteiro.com.br/resenha-230-valores-e-escolhas/

Camila.Queiroz 04/01/2023

Gostei mais ou menos
Eu já havia lido Erico Verissimo nos tempos de colégio - lembro especialmente de Ana Terra, que amei -, mas esse é meu primeiro contato com suas obras na vida adulta. Ao longo da leitura, alternei entre momentos que gostei e outros nem tanto. Achei que ia me envolver mais com o enredo, por ter sido um grande sucesso na época, mas na verdade bateu um desânimo ao perceber que as críticas e reflexões trazidas pelo livro, publicado em 1938, ainda são tão atuais. Terminei concordando com o Dr. Seixas: “Tudo em conversa é muito fácil. Mas na vida, seu Genoca, é um buraco.”.

Juliana 03/01/2023

?Olhai as estrelas. Enquanto elas brilharem haverá esperança na vida. As estrelas eram um símbolo de pureza, qualquer coisa inatingível que a mão dos homens não haverá conseguido poluir.?

Sté.Souza 31/12/2022

Último livro lido do ano e não poderia ter sido um melhor.
Esse foi meu primeiro contato com Érico Veríssimo e já estou apaixonada pela escrita dele. Em relação ao livro em si, algumas partes para mim pareceu um pouco de divagação demais, contudo, não atrapalhou a minha experiência.
Eu recomendo.

Andreza.Lima 30/12/2022

Não costumo destacar trechos de livros com frequência, mas nesse livro foi inevitável. Um verdadeiro convite a reflexão do que significa felicidade e do nosso papel como indivíduo perante a sociedade. Recomendo!

gabriel.a.brumatto 25/12/2022

Seja simples, assim como os lírios do campo.
Bem, vamos falar sobre este livro divino que é Olhai os Lírios do Campo (título divino), do escritor brasileiro Érico Veríssimo!
Este é um livro divino, que conta a história de Eugênio, um jovem que tem o sonho de adquirir fama, dinheiro e notoriedade, com uma futura profissão de médico. Este menino sofre muito ao longo de sua vida, devido à falta de dinheiro até para coisas básicas, como a compra de um uniforme escolar novo, tendo que ir à escola com um uniforme velho e rasgado, do qual vira motivo de chacota na mesma escola.
No meio do caminho da vida, ele conhece Olívia, uma jovem que tem o sonho de ser médica, sonho esse que acaba conseguindo também. Os dois viram grandes amigos desde então.
Eugênio começa, depois de formado, à trabalhar no Hospital do Coração, como médico. Para sua enorme surpresa, Olívia também trabalha lá. Os dois começam a trabalhar juntos e à dividir suas histórias, seus sonhos, suas realizações e suas vontades.
Em um dado momento, quando Eugênio sai do Hospital do Coração, ele perde grande parte do contato com Olívia, o que o deixa bem triste. Ele até arranja uma namorada, a Eunice, grande leitora de Freud, filha de um boêmio da high society. Mas, parece-se que o amor não é algo constante nesse casamento.
De repente, Olívia volta para sua vida, para procurar Eugênio para dizer uma informação gigantesca, que muda completamente o rumo da história.
Enfim, é um livro maravilhoso, com personagens bons e profundos, enredo divino, ambientação impecável e escrita simples, porém lindíssima.
Recomendo à todos a leitura!!!!!

Martony.Demes 25/12/2022

Um livro bem reflexivo
Olha os lírios do campo! Que história emocionante e nos faz refletir sobre diversos contextos em nossa vida! É de fato um livro om sobre cujo ouvi falar muito bem!

Não precisa eu contar o resumo, pois já tem na página principal! Quero trazer apenas algumas reflexões que podemos tirar, dentre várias:

1. Os amores e amigos do passado que marcaram nossa vida e que às vezes trocamos por outros que são artificiais ou pueris!
2. Nunca é tarde para mudar, para tentar corrigir alguns erros;
3. A ganância por uma vida de poder e luxo nos cega em relação aos nossos verdadeiros valores;
4. Podemos ser felizes vivendo o simples, o ajudar o próximo e fazer disso nosso mantra.

Há muitas outras mensagens na obra! E sim, é um dos livros marcantes em minha vida!

@adriana_ lerlivros 24/12/2022

?Tuas mãos que eu beijei, estão cheias de perdão só para mim?

Ao ouvir esta música do cantor, Moacir Franco lembrei desta leitura, dos personagens Olívia e Eugênio, me emocionei.
Um clássico escrito em 1930.
LC de novembro com @blogliteraturese

Eugênio, um protagonista ambicioso e covarde, cheio de remorsos, de medo do futuro. Um personagem nem bom e nem mau. Colecionador de escolhas erradas. Alguém que sempre deseja ter além do horizonte e não enxerga os valiosos tesouros em suas mãos. Esta é a nossa primeira impressão de Eugênio. Ele repugna a pobreza, cresceu acreditando que ser rico é sinônimo de felicidade.
Desprezou seus entes queridos, sacrificou seu verdadeiro amor, pois ter dinheiro era algo que ele almejava desde a infância, nada mais era tão importante quanto conquistar isso. Durante toda a sua vida sentiu-se inferior por ser pobre, sentia-se vítima da vida, sentia ódio.
Neste romance entramos em contato com os pensamentos mais íntimos e infames do protagonista. Sua covardia, vaidade e egoísmo, o devoram e ele tem consciência disso.
A narrativa é dividida em duas partes. Inicia-se com Eugênio rememorando o seu passado enquanto corre para vê, talvez pela última, uma pessoa muito importante pra ele. No seu devaneio enquanto viaja ele relembra a sua infância muito pobre, sua vida na faculdade de medicina, sua amizade com Olivia...
Na segunda parte da narrativa, vislumbramos sua redenção, o amadurecimento deste personagem que sofre intimamente com suas escolhas.
Fico fascinada com a complexidade das emoções humanas. Ao mesmo tempo que Eugênio deixa sua vaidade tomar conta, ele demonstra ter potencial para sentimentos nobres, que por imaturidade e covardia não deixa vir à tona. Existe uma briga interna nessa dualidade que todos nós enfrentamos.
Ele sabe que o certo é amar sua família e demonstrar sua gratidão...
Uma leitura muito filosófica que nos convida a reflexão, combina muito com esse clima de fim de ano.

Aqui deixo os questionamentos que essa leitura me trouxe:
Até onde o nosso egoísmo nos leva a decidirmos sermos bons?
Ser bom para termos redenção?
Ser bom para salvarmos a nós mesmos?