Vida roubada - memórias

Resenhas - Vida Roubada

1 | 2 | 3 | 4

_mvtl_ 06/03/2024

Vida Roubada
Em 1991, Jaycee Dugard, uma menina de 11 anos, caminhava em direção à espera de um ônibus que a levaria à escola. Contudo, antes que isso acontecesse, ela foi sequestrada por Phillip Garrido, um pedófilo, junto à namorada dele, Nancy. Jaycee foi colocada dentro do carro e levada até a casa dele

Assim, dava-se início aos 18 anos em que Jaycee seria mantida em cativeiro, sendo violentada por Phillip e obrigada a suportar tudo o que ele fazia contra ela

Escrito pela própria Jaycee, "Vida Roubada" são os relatos dela a respeito do que enfrentou ao longo dos anos em que foi mantida prisioneira. Os estupros, as duas gravidez, o medo, a solidão... É um livro que mostra um caso que pode ser chamado de pesadelo ou inferno, ou os dois juntos

Diferentemente de uma obra ficcional, que até pode causar reações similares, ler um livro que fala, de fato, algo real - e assustador, doloroso, horrível... - é completamente diferente; e mesmo com notícias 24h que falam de tudo quanto é merda que acontece no mundo, é impossível não se sensibilizar, ainda mais quando é contra crianças

Mesmo com as descrições postas no papel, ao ler e imaginar o que ela, ainda uma inocente criança, sofreu... Senti como se um abismo fosse me engolir. Pensar na dor, no desespero, na angústia, na agonia, na confusão, em tudo o que Jaycee sentiu e foi obrigada a lidar, ainda sendo uma garotinha... Particularmente, me fez continuar a pensar e ter certeza do quão bosta esse mundo é, e o quanto de lixos imundos habitam este planeta

Ela foi libertada em 2009, e os dois vermes que a roubaram da família e dos amigos dela; que a roubaram da própria vida dela, foram presos.

Jayce, apesar de tudo, por amor às filhas, mantinha-se forte, pois sabia que precisava estar com elas. Outro aspecto que a ajudou foi ter alguns pets (gatos, e até uma ave). Isso a confortava em meio ao caos

Após ser salva, Jaycee narra os eventos posteriores à libertação. O reencontro com a mãe e irmã; com as amigas... A possibildade de, enfim, ter a liberdade para viver a própria vida. Ela também conta, ainda, das dificuldades de voltar à vida, mas é gratificante ler que ela, aos poucos, foi conseguindo suportar tudo o que enfrentou

Gaby Santos 25/10/2023

Que livros meus amigos!!! Jaycee conta em detalhes o que viveu durante os 18 anos que viveu com os Garridos, e voce sente tudo que aquela garotinha de 11 anos passou até se tornar uma mulher e mãe de duas meninas. É incrível ver o amor que ela tem pelas suas filhas e sua mãe, que foram os pilares para ela continuar lutando diariamente. Jaycee é uma mulher incrível e que merece um mundo repleto de felicidade.

Paty Paty 30/09/2023

A resiliência de uma mulher extraordinária
Sem dúvida um dos livros mais excruciantes, dolorosos, incômodos e agonizantes que já li. Muitas vezes me peguei aflita e julgando as decisões da Jaycee em não tentar fugir e tentar agradar os Garridos, ou seu modo de ver as coisas. Por vezes caí no erro de esquecer que ela era só uma criança. Mas a força e resiliência que ela apresenta durante seu crescimento nos seus relatos é inspirador e comovente. Uma ótima leitura para aprendermos sobre a empatia e resiliência na prática. Recomendo, com as ressalvas sobre determinados assuntos e seus possíveis gatilhos.

Mariana Matias 12/07/2023

Uma das histórias mais chocantes que já li. Os relatos verdadeiros de uma vida de cativeiro. Uma menina que tinha uma vida pela frente e, de repente, vê tudo mudar numa manhã.
Recomendo para quem gosta de casos de crimes reais.

rigmore 07/07/2023

O que você faria para sobreviver?
Eu não recomendo esse livro para quem não consegue se colocar no lugar do outro.
Esse é um tipo de livro que te obriga a pensar o que você faria. Jay não teve escolhas, para NADA. Foi sequestrada com 11 anos e tudo o que ela aprendeu até os 29 foi como ser invisível e submissa.
Espero que os garridos apodreçam! ?

skuser02844 25/05/2023

Retrato da sobrevivência
Essa menina tinha o suficiente pra morrer todos os dias, a inimaginável dizer o que ela passou pq mesmo com tudo o que ela conta nós não temos ideias em que tipo memórias ela se afogou. Ela falando sobre o assunto hoje, em entrevistas, nos vemos o quanto ela tinha um extinto de sobrevivência que não era de luta. Era diretamente tentar sobreviver a cada dia. Como dói.

WendyCris 04/01/2023

Superação
É extremamente triste e frustrante tudo que ela passou, mas ver que ela conseguiu dar a volta por cima, de certa forma, me deu um gás que eu precisava na minha vida pessoal. Me vi muitas vezes nela e ver que ela conseguiu, mesmo que aos poucos, superar percebi que também consigo.

Laura.Bircke 12/12/2022

Cruel
Quase chorei lendo esse livro. A historia sendo narrada com a inocência de uma menininha que só queria ir para a escola me quebrou. O ser humano pode ser cruel. A Jo foi extremamente forte escrevendo e se livro sobre os seus 18 anos de puro pesadelo.

Carla839 28/09/2022

Um livro com uma historia pesada e encharcado de temas delicados e difíceis. Gostei principalmente das descrições das terapias de Jaycee e suas filhas e li com pesar as dificuldades que ainda precisam passar por conta da Midia.

julianaesn 21/07/2022

Ainda digerindo tudo
Vida rouba foi o primeiro cinco estrelas do ano, eu confesso que pensei em parar nas primeiras páginas porque me senti muito mal mas a história me prendeu, eu precisava saber como Jaycee saiu daquele lugar. Foram 18 anos de @bus0s físicos e psicólogos, foram 18 anos sem dizer seu próprio nome, sem ver sua mãe e irmã. Ela tinha apenas 11 anos quando tudo aconteceu, imaginar o pavor que ela passou me faz querer chorar, ninguém deveria ter que passar por isso. Jaycee conseguiu sair daquele quintal, e eu torci a cada página que passava para que isso acontecesse.
Leitora Bibliotecária 21/09/2022minha estante
Vc leu em PDF?

julianaesn 12/10/2022minha estante
Li o físico, amiga

Eduarda 15/07/2022

Vida roubada
Cara, esse livro é muito pesado, mas muito foda, a forma em que ela descreve, e vc vai se chocando com a forma em que as coisas vai acontecendo, como ele manipulou ela, e cara, ela tem muito força para se manter pelas filhas e ter aguentado tanto tempo ?

Eduarda 15/07/2022

Vida Roubada
o livro é muito bom, gostei que logo quando ela conta sobre o dia a dia dela ela coloca uma reflexão do ponto de vista dela atualmente. E ela foi muito forte e corajosa pra passar por tudo que passou.

lila 09/06/2022

Biografias estão longe da minha zona de conforto. Não gosto nada desse gênero, acho um tédio e muito "didático". Contudo, esse livro é uma excessão. Por se tratar de uma história real, de crimes violentos cometidos contra uma menina de 11 anos por muito tempo que feriram sua alma e lhe deixaram memórias materiais (filhos frutos do abuso) e imateriais (psicológicas), mexeu muito comigo. De fato é um relato denso, que dilacera a alma do leitor ao imaginar um pouquinho do que a jovem sofreu. Com 17 já estava dando a luz pela segunda vez. A análise psicológica que a própria autora faz dela mesma é incrível, exerga coisas que na época não entendia. Até mesmo sua mentalidade, antes achando que deveria ser grata por ter teto e alimento, mesmo estando em cativeiro. História forte e pesada, mas com muitos ensinamentos.

1 | 2 | 3 | 4