A casa das belas adormecidas

A casa das belas adormecidas Yasunari Kawabata

Resenhas - A Casa das Belas Adormecidas

Paulascrap 08/07/2023

Boa leitura
"Não faça nenhuma brincadeira de mau gosto, por favor. Não vá, por exemplo, enfiar o dedo na boca da menina adormecida- recomendara insistentemente a mulher da hospedaria ao velho Eguchi"

📌📖 A narrativa da história se concentra no personagem Eguchi, um senhor de 67 anos que freqüenta a "casa das belas adormecidas", uma hospedaria com caracteristicas de uma local de prostituição, na qual idosos que não possuem mais ereção passam a noite com meninas virgens dopadas, não sendo permitido contato sexual.

📌📖 O período de visitas se tornava cada vez mais frequente, às vezes Eguchi chegava até sem avisar, aborrecendo a anfitriã. Durante sua passagem traz a tona memórias do passado entre o momento que permencia ali acordado ao lado da escolhida da noite, as jovens evocam nele recordações de sua vida, mulheres que ele conviveu: sua filha caçula, sua última, amante, a mãe a esposa.

📌📖 A leitura pode gerar um certo desconforto com a naturalização dos atos praticados , mas podemos encarar tal comportamento como o espelho de alguns traços da cultura japonesa, portanto, a posição de subjugação da figura feminina da época, emborao não tenhamos a certeza de quanto esse costume é presente na cultura oriental.”Eguchi nega veeentemente a imoralidade de seus atos , se convencendo de que sua visita a casa seria apenas por curiosidade, e continua assim mesmo após presenciar a morte de uma das garotas.

“Dormir calmamente com uma garota como aquela seria um consolo fugaz para quem persegue os prazeres da vida que já não tem mais”.

📌📖 A leitura é rápida mas gera muita discussão e reflexão sobre os atos do protagonista, uma prostituição disfarçada, meninas utlizadas como objetos por homens que não aceitam sua nova condição na velhice e consideram uma situação absolutamente normal utilizá-las dessa forma, uma certa manipulação do leitor em criar uma empatia com Eguchi, uma novela que sem dúvida gera um desconforto intencional, mas esse não impede de querer chegar ao seu desfecho e admirar a o contexto da obra .

Arthur Vaz 07/07/2023

Um livro estranho.
Difícil falar do livro sem spoiler, já que ele todo é bizarro. Toda a lógica do funcionamento da casa e os personagens são de revirar o estômago. Mas a "jornada" do protagonista em se transformar (ou aceitar) o que é realmente é desperta um pouco de interesse. No entanto, eu esperava muito mais só livro.

Camila0831 04/07/2023

Diálogo de uma pessoa com seu próprio ser
Kawabata tem o poder de tecer ficções que nos fazem refletir profundamente sobre as questões da vida, com os mais diversos, aparentemente comuns, ou inusitados pontos de partida. Aqui, o que mais me cativou foi ter encontrado numa personagem que a mim se mostrou odiosa e reprovável, em uma situação igualmente repulsiva, com uma escrita poética, reflexões profundas sobre sexualidade, velhice, juventude e morte, numa visão em retrospecto de toda uma vida e um diálogo de uma pessoa com seu próprio ser.

Iolanda 27/06/2023

Um homem, 67 anos, procura uma casa discreta em que meninas adormecidas são oferecidas para acompanhá-lo no sono.
Algumas regras devem ser obedecidas, entre elas, não pode haver contato sexual.
Durante a leitura, descobrimos que as belas adormecidas são garotas, algumas aparentando serem adolescentes. Estão totalmente adormecidas, no que se entende, através do uso de drogas.
Os idosos frequentadores do local, são homens sexualmente impotentes que através da meninas, vivenciam seu erotismo na terceira idade.
Acompanhar Eguchi em suas visitas a casa, revela a percepção de que as mulheres estão a disposição dos homens. Mulheres que estão vulneráveis, sem nome ou qualquer informação sobre aqueles que dormem ao seu lado.
O livro de leitura fluída e que causa repulsa a forma como essas garotas são tratadas.

Haryadne.Moreto 18/06/2023

Monótono
Não foi um livro que me prendeu e me conquistou.
Conta as idas de Eguchi em uma casa de "Belas Adormecidas" e por momentos fiquei brava com algumas coisas que acontece por lá, mas no geral são páginas muitas repetidas.

arqueofarias 18/06/2023

A premissa prometia muito, mas eu achei a narrativa muito simples, parada? o tema é extremamente complexo e asqueroso - naturalmente intencional, por isso o desenvolvimento poderia ter sido mais contundente e mais forte. Achei bom, mas esperava muito mais.
Mas o que eu posso falar de um Nobel, não é mesmo?! Kkkkk

umbookaholic 15/06/2023

Sem sombra de dúvidas uma das leituras mais sensíveis desse ano. esse livro abordar temas sobre os quais eu, pessoalmente, sou extremamente sensível: morte, passagem do tempo e masculinidade. não consigo organizar meus pensamentos agora pq eu tô bastante emotivo, mas acho q basta dizer que gostei mt e q pretendo ler toda a obra traduzida do Kawabata.

Léo 09/06/2023

Kawabata e a miséria da velhice
Como afastar a miséria e a solidão que acompanham a velhice? Como encarar o fato de que, olhando para trás, há muitas coisas que não mais se consegue fazer?

Essas são questões que passam pela cabeça do velho Eguchi em suas visitas à casa das belas adormecidas. Ao ver aqueles corpos jovens e completamente vulneráveis, o protagonista rememora momentos do passado, bem como imagima situações em que poderia "quebrar as regras", sentindo-se, ao menos por um momento, vigoroso novamente.

Leitura estranha, mas prazerosa, a obra permite interpretações várias e não se encerra na primeira leitura. Recomendo.

Vini Laux 06/06/2023

Estranho
É bizarro e dá até um desconforto explicar sobre o que é o livro, por mais que ele aborde bastante filosofia. As reflexões não me atingiram com muita profundidade, o livro não é difícil de se ler (linguagem não rebuscada), mas sim de se entender. Possui bons momentos pra pensar. Escutei que é parecido com um livro do Gabriel García Márquez, mas nunca li nada do colombiano.

Cristiane 18/05/2023

A casa das belas adormecidas
A decrepitude da velhice... A falta de sentido da vida... A carência afetiva da pessoa idosa... O triste destino das jovens prostitutas
Eguchi é um senhor de 67 anos que descobriu um bordel específico para idosos, para homens que não mais possuem o vigor sexual.
Nesse bordel as mulheres são jovens ou adolescentes entre 14 a 20 anos, que são induzidas ao sono. O senhor dorme com elas. Nada sabe das meninas, sua idade, nome, sim da voz, nada. Ao adentrar no quarto Eguchi encontra uma menina, nua dormindo à base de soníferos. Ele mesmo, após admirar a menina, toma soníferos e dorme.
As visitas ao bordel se tornam frequentes e com um intervalo pequeno entre elas. É como se o senhor ficasse dependente delas.
As jovens evocam nele recordações de sua vida, mulheres que ele conviveu: sua filha caçula, sua última, amante, a mãe a esposa...
O autor descreve de forma sensível, poética e plástica as memórias desse homem.
O fim é trágico, perturbador...
V_______ 18/05/2023minha estante
Estou com esse livro, pretendo ler em breve, já li outros do Kawabata e gostei

Philipe 12/05/2023

Livro intenso , e bastante tocante ! O envelhecimento é suas reflexões ... Um dos melhores livros da literatura japonesa!

brufaber 22/04/2023

"A Casa das Belas Adormecidas" por Yasunari Kawabata
"A Casa das Belas Adormecidas" é um livro com uma escrita intensa e profunda. Não é uma narrativa fácil de engolir, ela é pesada e um tanto que perturbadora, principalmente por causa do ponto de vista masculino. Porém é uma história interessante, por isso gostei bastante dessa leitura.

Fernanda 22/04/2023

Que bom que é curto, pq...
A escrita é muito boa. Mas é basicamente isso: uma boa escrita. Pretendo dar um dia outra chance a esse autor, já que tanto esse personagem, quanto as discussões presentes no enredo não me interessaram e nem me empolgaram durante a leitura.

Oscaraujo 21/04/2023

Estranhíssimo, e mesmo eu sabendo desse fato antes de ler, quando o fiz, entrei numa atmosfera totalmente diferente da que imaginei. Interessantíssimo ler as palavras que o autor junta para detalhar as percepções do personagem. Achei singular, sensível, esquisitíssimo, às vezes um pouco problemático, mas com certeza uma ótima experiência

Martony.Demes 21/04/2023

Eu vi o livro com nota abaixo de quatro (sempre desconfio), mas resolvi dá uma chance e o comprei! Arrependi-me!

Livro bobo, com uma ideia nova, mas boba e os desdobramentos o tanto quanto enfadonho!

Não recomendo esse livro! As reflexões são rasas, o contexto é pífio e eu perdi meu tempo lendo-o!