A casa das belas adormecidas

A casa das belas adormecidas Yasunari Kawabata

Resenhas - A Casa das Belas Adormecidas

Aline Naiara Melo 18/05/2021

"...o tempo, o longo tempo em que ele supervisionou e teve poder sobre a vida dessas mulheres, ou até mesmo reformando suas personalidade.."

Lôh 04/05/2021

Estranhamento
Tem uma escrita fluida e boa. Mas o enredo traz uma sensação de estranhamento. De forma bem diferente o autor traz reflexões sobre: vida e morte; juventude e velhice. Nos levando a questionar alguns padrões também do que é correto? O que é a luxúria? Quais são as capacidades humanas de fuga da própria realidade, no sentido de se deparar com a velhice e as limitações físicas ante a sexualidade. E questionamentos como: Como é vista e usada a feminilidade e o corpo feminino? Como é ser homem? O livro descreve uma visão japonesa de todos os temas. Mas se trouxessemos para nossa cultura e região, seria diferente?

Margallyne 03/05/2021

Estranho. Trechos interessantes, mas eu esperava mais informações que o autor não revela porque não quer.. Ok, mas eu esperava ?

Mayara 02/05/2021

Estranho
É um tipo de livro, que você para de ler para pensar, "por que estou lendo ?".

Mas, ao mesmo tempo, a sua curiosidade é aguçada. E você quer descobrir o que irá acontecer.

É um livro estranho. Com um final esquisito!

Hera 25/04/2021

Bem simples
Narrativa simples e com doses de sensibilidade. Um velho conhece e frequenta uma casa em que é possível passar a noite com jovens que estão em sono profundo. A narrativa tem uma aura misteriosa, reflexões sobre a passagem do tempo mas poucos avanços.

Diego Almeida @diegoalmeida999 20/04/2021

A fugacidade da vida e sua efemeridade
Uma história muito bem narrada, com personagens cativantes e um desenvolvimento característico da escrita de kawabata, aqui vemos como pensar sobre a própria vida e ver os caminhos tomados pode nos levar a questionamentos. Nota para o fato do personagem central não se considerar apenas mais um. Destaco aqui as particularidades das moças e como isso afeta nosso caro senhor. Agora sobre a conclusão do livro adorei ficar pensando sobre o final ou melhor finais, pois pelo menos em minha visão cabe muita interpretação ali. Simplesmente adorei.

Lilian 11/04/2021

Sobre velhice
O livro é curto, bastante descritivo, a leitura segue rápida. O tema é a velhice e as coisas com as quais nos confrontamos no fim da vida
Luara.Carolina 11/04/2021minha estante
Legal, vou adicionar na lista. Nossa cultura só valoriza a juventude mas todos iremos envelhecer e temos que nos preparar para entender essa fase

Adriana 05/04/2021

É um livro estranho...mas com uma ótima escrita.
Trás especialmente reflexões de da vida de um homem diante de sua velhice e do fim da vida em relação a vida e juventude das "Belas Adormecidas".
Em certos momentos do livro a vida, morte, decrepitude, vivacidade, e tbm a luxúria e a inocência se misturam de um jeito interessante.
B.norte 07/04/2021minha estante
Gostou? Foi o primeiro livro que li do kawabata ?
Outro livro que li dele foi País das Neves, também é curtinho, com mais referências da cultura japonesa.

Adriana 07/04/2021minha estante
Oi Lorena,
Eu gostei desse livro sim.
Em alguns momentos é incomodo em outros é tocante essa relação entre juventude e velhice.

B.norte 13/04/2021minha estante
Eu entendo, penso do mesmo jeito! ?
Mas é a característica de muitos autores da literatura japonesa ser tocante e incômodo em suas obras ?

Erick457 19/05/2024minha estante
Nem mesmo o próprio Eguchi se aceita, lá no fundo ele se acha decadente, por isso ele está sempre tentando imaginar os outros clientes como velhos decrépitos da pior natureza tamanha a decadência quebeke sente de si e precisa imginar que tem gente em situação pior.

Felipe 27/03/2021

?A mulher é infinita?
Confesso que no início achei o livro meio monótono, porém os detalhes que o autor utiliza ao descrever as passagens do velho no bordel, no qual passava as noites em companhia de mulheres adormecidas que não acordavam de forma nenhuma e o retorno de lembranças da sua vida, fazem com que a obra alcance um outro nível de contemplação.

Carolina.Melo 23/03/2021

Um livro excelente para refletir sobre a condição humana e sobre o feminino e principalmente o masculino. É um livro pra ser ler com atenção, caso contrário fica difícil entender as mensagens que ele passa.

Paula.Moreira 16/03/2021

Incomodo
Eu não consigo dizer nem que gostei e nem não gostei desse livro. Porém, não é como se eu fosse indiferente a ele ou o considerasse "meh"...minha inconclusão parte do fato de ser um livro que ao mesmo tempo que incomoda (e muito), ele intriga!
O enredo é basicamente a história de Eguchi, um homem de 67 anos, que vai em um bordel "diferenciado" onde as meninas (16-20 anos) estão completamente sedadas com algum sonífero muito forte. A partir daí, você acompanha as percepções do personagem, o que é extremamente incômodo e perturbador.
TODAS as mulheres da história (Seja as meninas... Seja a família... Seja as conhecidas do passado...) são tão reduzidas às suas funções/papéis, que nenhuma tem nome... não são pessoas. O livro nomeia apenas os homens.
Enfim... O autor escreve muito bem, mas não sei se recomendo a leitura. Não sei se vale a pena.
Guilherme 17/03/2021minha estante
Êêêê véio Eguchi safado... Acho que foi o último livro antes do Kawabata cometer suicídio... Tive a mesma sensação que você, de que o livro não me disse muita coisa; mas não deixou de ser uma leitura interessante, porque, parando para analisar, tem muita coisa ali, muito pano para manga, de estilo e de contexto. Não havia reparado esse detalhes dos nomes, das meninas eu compreendo, já que são anônimas aos clientes, mas de resto, não me dei conta... Espero que você tenha o marcador do livro também, ele é muito lindinho.

Paula.Moreira 17/03/2021minha estante
Poxa, não tenho! Nem o livro eu tenho para falar a verdade... Peguei emprestado de uma amiga. Haha
Mas quanto a história... Acho que fala muito sobre envelhecer! Envelhecer sob um aspecto masculino... De fato o livro levantou questões que eu não costumo pensar muito, mas mesmo assim tem que ter estômago para controlar o asco!

Elane.Medeiross 09/03/2021

A escrita é ótima, bem narrado, no entanto a temática forte perturba um pouco, é difícil para um mulher lê um livro como esse e se sentir a vontade com ele, não sei se compreendi o intuito do autor nessa obra, se foi incomodar, ele conseguiu, como também conseguiu entregar uma excelente escrita.
Emi 08/02/2022minha estante
Nossa, é isso! Peguei aleatoriamente na biblioteca e gostei da escrita, mas o tema me deixou tão incomodada que não consegui continuar

Emi 08/02/2022minha estante
Então vim ver a opinião de outras pessoas

Janaina 08/03/2021

O que faz um homem deixar de ser homem?
A noção de que ao envelhecer e passar a ter dificuldades em manter a performance sexual, essencialmente, de sustentar uma ereção, signifique "deixar de ser homem" é uma coisa que me incomoda tremendamente.
Ainda assim, gostei de ter um personagem idoso falando sobre isso.
Dei três estrelas apenas pelo final, que achei abrupto e inconclusivo.

Karol 07/03/2021

Um livro para adultos - Não é sobre ser +18 e sim + VIVÊNCIA
O que levo em conta para decidir se um livro é bom ou não, é o poder dele causar algum sentimento, alguma sensação, alguma coisa que fique ressoando na minha mente, e esse livro de um jeito sutil e forte ao mesmo tempo, me causa muitas reflexões, sobre velhice, sobre sexo, sobre passado, sobre os segredos que carregamos...

O que carregam nossos avós em seu silêncio?

Existem tantos segredos, existe um passado mais próximo e o futuro é um buraco negro levando tudo o que se viveu.

Por trás dos nossos velhos, ainda vive um homem e uma mulher

Creio que esse livro só fará sentindo para as pessoas de uma idade mais adulta e madura, a "galere" xovem só vai ver problematização, chatisse pela repetição de cenas e falta de ação. Esse livro é feito de sensações quem espera tudo mastigado e precisa de doses vigorosas de ação, sexo e um gran finale não vai ter o que deseja

Se você está numa vibe de reflexão e deseja um livro que te faça sentir a vida, é um prato cheio. Esse é um daqueles livros "infinitos" pode ler mil vezes e ele sempre vai te dar um novo ponto de vista.

Eu gostei e pretendo reler no futuro