Kyoto

Kyoto Yasunari Kawabata

Resenhas - Kyoto

Samylle 21/02/2021

?-Se no mundo não existíssemos nós, humanos, não existiria a cidade de Kyoto e, em vez disso, haveria bosques naturais ou campos cobertos de capins. Aqui onde estamos não teria sido território de cervos e javalis? Por que surgiu o homem no mundo? O ser humano é uma criatura terrível, não acha??

Matheus945 10/06/2020

Definitivamente, Kyoto
Nessa minha segunda leitura de Kawabata, tudo que eu gostei de ler no primeiro livro ainda está presente. A escrita delicada, personagens no meio de conflito interno, descrições singelas do ambiente...

Nesse livro o autor nos apresenta uma declaração à cidade de Kyoto, com seus INÚMEROS festivais, tradições que ainda continuam fortemente presentes e muitos detalhes sobre a produção de kimonos na cidade. A cada palácio, praça, região que ele descrevia eu acaba procurando na internet pra ter imagens do lugar e, se alguém me desse uma passagem de avião pra ir pra lá eu iria sem pensar duas vezes. Um lugar tão lindo que inclusive tem uma história de que a cidade foi poupada dos ataques com as bombas que atingiram Hiroshima e Nagasaki justamente por ser uma cidade bonita.

Mas o resto da história, sobre Chieko e sua origem, não é tão forte assim. Ela quase perde seu protagonismo pra própria Kyoto e outras subnarrativas como a da decadência da loja da família, o conflito interno do pai, entre outros. Gostaria que a presença dela fosse maior na história e por isso avaliei com 3 estrelas, mas não é jamais um livro ruim.

Juno.Cruvinel 06/05/2023

Interessante pela cultura
Muito diferente as culturas, a forma de escrever, de descrever as flores, as cores etc. a história em si achei um pouco fraca, mas vale a pena a leitura

bella 16/10/2013

Curti demais a leitura, embora, de início, seja um estilo de escrita muito diferente para mim. Também há um certo excesso de descrições que, pelo menos pra mim, cansam um pouco - talvez por serem descrições de roupas, festas e costumes, os quais eu já conheço.

Ainda assim, é uma história interessante e as duas irmãs cativam.Deu vontade de ler os próximos.

vanessaxclementino 30/05/2023

A narrativa é extremamente bonita em relação a todos os pontos culturais e artiticos, tem uma delicadeza a sensibilidade do enredo que nos faz entender porque ele é tão reconhecido

Juca Fardin 02/10/2020

Pintura Literária
Kawabata é um daqueles escritores que pintam um belíssimo e valioso quadro com as mais poderosas palavras. Um dos melhores escritores de todos os tempos!!!!!