Incidente em Antares

Incidente em Antares Erico Verissimo

Resenhas - Incidente Em Antares

Luconto 25/12/2020

Ótimo livro, me surpreendi com a descrição tanto histórica da primeira parte, quanto com o incidente, nos detalhes críticos, trágico, mas cômica, absurda.
Lucas 25/12/2020minha estante
Esse livro é divertidíssimo!
Pena que poucos se dão conta disso.
A antiga minissérie que passou na Globo também foi muito boa! ;)

ovatsuG0 07/05/2023

Críticas sociais e Mortos levantando da Tumba
Que livro maravilhoso meus caros, tirando algumas páginas fora....
Essa história nos apresenta muitas reflexões, críticas, denúncias sociais e enredos bem realistas que servem até hoje.
No entanto, achei que em ambas as partes o autor se perdeu em alguns momentos.
Na Parte I - Antares, nos é apresentado como a cidade surgiu, sobre duas famílias importantes e um estudo social da cidade. É tudo bem interessante, mas temos 30 páginas em que o autor conta a história do Brasil que é totalmente dispensável e entediante. E olha que eu gosto da história do BR...
Na Parte II - O incidente, temos o que aconteceu quando os mortos levantaram numa sexta-feira 13, e aí o autor arrasa! A linguagem sempre fluída e gostosa nos prende demais. Só que, num certo ponto, achei que ele se esticou demais e desviou o foco do que realmente importava.
As partes boas são realmente MUITO boas, o que faz com que a gente releve esses momentos entediantes.
E Érico encerra bem a história de Antares, mas deixa aberta a história do Brasil [que vivia a ditadura na época da finalização do livro].
Vale muito a pena a leitura, eu não sabia em nenhum momento para onde o autor levaria aquela situação. Várias críticas servem até hoje....

Cristian Fontoura 20/04/2021

A mítica Antares
Falar que Erico Verissimo é um dos maiores escritores do Brasil é chover no molhado. Entretanto, não tem como não elogiar a obra Incidente em Antares, na qual Erico traça uma linha do tempo da história política do país, desde o período imperial até o golpe de estado que viria a instaurar a ditadura militar em 1964. Erico usa do bom humor e da ficção para escrever a trajetória da fictícia cidade, que foca em duas poderosas famílias antarenses que disputam o poder (ou sua fatia dele) ao longo das décadas. O livro é assustadoramente atual e traz o pensamento político brasileiro reaça que perdura permeado em meio à democracia, pintado de opinião e contracultura. A obra é, acima de tudo, uma história de liberdade.

Cintia (@jeitolivrodeser) 01/12/2023

É incrível que o Érico Veríssimo tenha conseguido publicar esse livro durante a ditadura militar. Ele foi simplesmente genial e certeiro em misturar todas as críticas sociais, políticas e econômicas dessa obra com elementos do universo fantástico e sobrenatural, sem falar no toque de humor nas narrativas.

Na adolescência li muitos livros do autor e fico feliz de ter deixado Incidente em Antares para este momento. Tenho certeza que naquela época não teria entendido o peso e a seriedade dos temas abordados nessa leitura.

Recomendo muito!! ? ?

Rodolfo Vilar 02/04/2020

Um livro necessário
Obra espetacular! Além de mostrar a nossa historicidade, Érico Veríssimo se mostra mestre nas palavras e na forma de narração.
Rodrigo1001 03/04/2020minha estante
Tratando-se de literatura brasileira, é um dos meus favoritos!

Rodolfo Vilar 06/04/2020minha estante
Simmmm, Érico é Maravilhoso. Amo sua narrativa!

Denise 16/08/2020

Realismo fantástico para Macondo nenhuma botar defeito
Que livro incrível!
A história é dividida em duas partes. Na primeira, temos uma breve história do Brasil (e das querelas do Sul) a partir das disputas políticas de duas famílias tradicionais e seus coronéis, contada de uma maneira genial e deliciosa de se ler. Nessa parte conhecemos os personagens que serão importantes na segunda metade do livro e como os acontecimentos chegaram àquele ponto.
A segunda parte, a do "incidente", é uma maravilha à parte. De uma forma muito bem humorada e com um domínio invejável da linguagem, Érico Veríssimo trata de situações corriqueiras dos nossos bastidores políticos sujos e conflituosos, com tramoias mil e todo o "clima" de golpe que antecedia 1964, através de uma volta de 7 defuntos do mundo dos mortos para reclamar seu direito de serem enterrados durante uma greve geral que incluía os coveiros de Antares.
A coisa toda é tão genial que me faz querer conhecer toda a obra de Veríssimo urgentemente!

* Recomendo a todos os seres viventes neste Brasil de 2020. É uma leitura necessária e tão atual que parece ter sido escrita ontem.

Marta Skoober 23/01/2024minha estante
Como sempre suas resenhas são maravilhosas.

Marta Skoober 23/01/2024minha estante
Quem me tirou da ressaca foi Detalhe menor, que leitura boa. Ali cheguei à conclusão que comigo nem sempre é cansaço mental ou coisa do gênero. Pra funcionar comigo tem que ter o livro certo, na hora certa.

Marta Skoober 23/01/2024minha estante
E ando com preguiça de fazer históricos e resenhas! ??

DIRCE 23/01/2024minha estante
Oi Marta! Comigo também é assim. Preciso do livro certo na hora certa e este do Veríssimo foi certeiro.

DeiaMolder 16/03/2020

Leitura concluída.
"...um ser humano não é uma moeda apenas, com verso e reverso. É um poliedro com milhares de faces. E há milhares de maneiras de ver uma pessoa, um ato, um fato."
Um livro excelente!
Não foi meu primeiro contato com Veríssimo.
Eu gosto de sua narrativa pelo seu sarcasmo e nesse livro ele usou profusamente.
Essa história nos leva a muitas reflexões de quem realmente somos e do que queremos que vejam de nós, digo que temos um armário cheio de máscara, nossas muitas faces, a história nos deixa isso bem claro.
E quando acontece o incidente onde são descortinadas as mazelas e vilanias dos moradores de Antares, por instantes muitas máscaras caem e começa um mau cheiro pela cidade que exala da podridão moral de seus habitantes.
Mas como "não hai bem que sempre dure nem mal que nunca acabe" passa o tempo e tudo é esquecido.
Excelente leitura!!!!

Marcos.Alexandre 04/09/2022

Uma história surreal, mas que pode ser perfeitamente adaptada ao Brasil atual. Onde estamos tapando o sol com a peneira e empurrando para debaixo do tapete os nossos erros. Será que precisaremos ser alertados pelos mortos?

Nanda 19/07/2021

Genial e atual
Livro para ler sem pressa, a primeira parte é bastante informativa, e a segunda, simplesmente genial.
Mas o melhor de tudo, é o tanto que ele fala, sem dizer. As sutilezas e as entrelinhas que o Veríssimo dominava, tornam esse livraço um clássico!
Elziana.Sousa 04/12/2021minha estante
Tive essa mesma percepção!

Ana 04/02/2020

Pra mim, Incidente em Antares é a obra-prima de Érico Veríssimo!

Laís Gonçalves 13/04/2021

Incidente em Antares
Gostei muito, acho que ninguém deveria morrer sem ler, já que mostra bastante da história brasileira, está cheio de humor e críticas. A cena em que os mortos voltam demora bastante de acontecer, mas compensa. Eu só queria que o autor focasse menos no Tibério Vacariano.

Bianca Martins 13/07/2021

Que livro incrível
Foi a minha primeira experiência lendo Erico e eu não sabia o que esperar. Minhas deusaas, eu amei!

Na primeira parte do livro ele narra todo um contexto político da cidade (que reflete o contexto do país). Essa parte é muito necessária para entendermos o pq das coisas serem como são.
Eu gosto da história do Brasil, então para mim foi uma delícia ler essa primeira parte.

A segunda parte sem todo a narração da primeira não teria a mesma intensidade e força.

Eu me emocionei com a história de alguns personagens.

Apesar de ser um livro longo tinham tantas frases e parágrafos interessantes que não tive vontade de pular nada, para não perder nenhum diálogo.

Ler ele nesse atual desgoverno de 2021 é um tanto quanto assustador. Ver que nada mudou.
A sátira que o Érico faz sobre as classes seria cômico se não fosse triste, pois na real, tudo permanece igual. Nada mudou (infelizmente).

Vale demais a leitura.

Fabio.Nunes 20/07/2022

Venha conhecer o Brasil
Sempre fui fã de romances históricos, mas, por falta de experiência literária, só conhecia autores estrangeiros: Ken Follet, Christian Jacq, Bernard Cornwell, Conn Iggulden. E pensava cá comigo: cara, seria muito maneiro se a gente tivesse um autor brasileiro que fizesse o mesmo com a nossa própria história, tão rica, complexa e conflituosa. Era óbvio que este autor já existia e eu que era o ignorante: Érico Veríssimo.
Incidente em Antares é um livro dividido em duas partes. Na primeira, o autor nos dá uma aula de história do Brasil, apresentando rapidamente história da fictícia cidade de Antares dentro do cenário nacional - da monarquia ao fim do Estado Novo. A segunda parte já narra o tal incidente.
Em todo o livro há críticas recheadas de ironia ao totalitarismo, ao coronelismo, às elites conservadoras que não enxergam as mazelas da pobreza, à polícia política e à hipocrisia. É uma crítica ao Brasil de ontem e, infelizmente, de hoje.
Um milagre ter sido publicado em 1971, em plenos anos de chumbo da ditadura militar.
Uma obra para todo brasileiro ler.
Um dos meus favoritos do ano de 2022.