Eu sou a lenda Richard Matheson

Resenhas - Eu Sou a Lenda

Elcimar.Matos 30/07/2021

Muita expectativa não funciona com esse livro.
é um bom livro, porém a falta de ação arrasta um pouco, o livro é contado de um cotidiano, mas me prendeu bastante e li bem rápido.

Nenequest 25/10/2022

Divertido
O filme eu achei mais completo, apesar do livro ter saido antes, mas um excelente obra de complemento. E também uma obra de compreensão da mente humana. Caso não tenha nenhum livro no meio ou queira espairecer entre livros esse e um bom livro para relaxar.

Jaco.Silva 09/06/2020

Eu sou a lenda
Livro super incrível,muito melhor que sua adaptação para o cinema,uma leitura fácil e muito fluída,o autor consegue fazer com que o leitor se importe com o protagonista e torcer por ele, além de momentos inesquecíveis e um final bom,em suma o livro é um bom livro de ficção pós-apocaliptica.

Cozzolindo 02/02/2022

Bad Ending
Eu sou a lenda é um clássico livro de ficção científica, com uns toques de terror, que inspirou aquele famoso filme de mesmo nome protagonizado pelo Will Smith.
Entretanto, se você viu o filme e espera que este livro seja a mesma coisa você está completamente enganado, a história que temos aqui é muito mais sombria e menos heróica que a apresentada pelo Will Smith.
Aqui iremos acompanhar um Neville muito mais mentalmente instável, egoísta e perturbado, não se parecendo em nada com o homem inteligente, sonhador e heróico do filme. Podemos dizer que este livro seria uma rota ruim para a história de Neville, enquanto o filme nos apresenta uma rota boa e alternativa.
No final, apesar de ter gostado muito do filme, acabei preferindo a história apresentada aqui, já que ela nos apresenta um personagem com muitas falhas tentando ajeitar algo que não sabe nem por onde começar, no livro eu ri, fiquei tenso, triste, torci pelo protagonista e abominei algumas atitudes dele e se está leitura me causou tudo isto, algo ruim ou mediano não deve ser né?

Alê 31/07/2020

O livro de início tem aquele tom de mistério, você tá lendo e a cada página lida quer ler mais outra, mas converso que na metade do livro acabou esfriando um pouco a leitura, o interesse não era mais o mesmo, só que o final, o FINAL, meu amigo, foi de ficar de olhos vermelhos de não conseguir parar um minuto de lê. Muito bom, recomendo!

Lucas 25/07/2021

Os mortos andam e ele acha normal
Peguei esse livro pensando que ele poderia ser minha primeira experiência com um livro de terror. Não sabia o que esperar. Como é que funciona jumpscares em um livro eu pensava kkkk. O que eu encontrei foi um outro tipo de horror, diferente do que muitas vezes vemos em filmes. Um horror psicólogico causado pelo isolamento e pela total falta de esperança.

Neste livro acompanhamos a luta de Robert Neville em tentar manter a sanidade num mundo que não faz mas sentido. Lendas do passado são reais e ele é aparentemente o último homem vivo. Eu considero este uma obra prima do suspense. Chegou um momento que eu não consegui mais parar de ler. Comecei a ler de manhã e estou escrevendo está resenha por volta das onze horas da noite kkkkk.

Não sei se eu conseguiria passar pelo que Robert Neville passou e manter a minha sanidade mental, mas felizmente Richard Matheson escreveu este livro para que todos nós pudéssemos conhecer a história.

Arthur Peixoto 07/01/2022

Um clássico interessante...
Eu sou a lenda é um livro clássico, trazendo a história de Robert Neville e sua vida de sobrevivente em meio à um apocalipse de vampiros. Achei incrível o cuidado do autor em tratar tão bem do assunto quando retratava da área da biologia. É muito bom ver quando um autor estuda um assunto para retratá-lo o mais fiel na sua obra. O livro não é igual o filme, mas ambos são muito bons a sua maneira. Recomendo.
Bruno 07/01/2022minha estante
Achei que o protagonista chamava Will Smith

Arthur Peixoto 07/01/2022minha estante
Kkkkkk não

Cássio 02/08/2021

“O mundo ficou louco, pensou. Os mortos andam por aí e eu acho isso normal.”
Meu primeiro contato com a obra, e acredito que o de muita gente, foi com o filme de 2008, estrelado por Will Smith. Acho um filme fraco, que se perde no meio de tanta produção parecida, e na minha visão, não traz nada de novo.
Anos depois, fiquei tendo conhecimento do livro, publicado em 1954, e ao ver falarem tão bem do livro, acabei comprando.
Fiquei preso ao livro durante toda leitura.
A forma com que Matheson descreve a solidão de Neville, e a forma com que apresenta aquele mundo desolador e sem esperanças me deixaram vidrados naquela narrativa, e simplesmente devorei o livro em poucos dias. Isso foi em 2015/16.
Agora, em 2021 e após anos sem ler livros, decidi reler esse livro que tinha gostado tanto para ver se acendia a chama do leitor outra vez, e mais uma vez, fui fisgado pelo livro.
Concluí que Eu sou a lenda é facilmente uma das melhores leituras que já fiz. O ritmo em que a história é contada, dando tempo para sentirmos o desespero com que Neville convive, os diversos questionamentos, e toda curiosidade de saber o que são aquelas criaturas, tudo isso me encanta de forma absurda. E saber que esse livro inspirou tanta coisa depois é a prova da sua importância. Aliás, o final do livro é um show à parte, simplesmente maravilhoso.
No mais, leitura recomendadíssima.

Mikaela 01/07/2021

Eu sou a lenda
"Um homem pode se acostumar com qualquer coisa, se for obrigado a isso". No caso de Robert Neville, o protagonista de "Eu sou a lenda", ele foi obrigado a se habituar à solidão, resultado da condição de ser o único humano saudável em meio a um mundo cercado por criaturas vampirescas.
Longe de ser mais uma estória com vampiros, o livro de Richard Matheson traz um novo frescor a essa figura que há tanto tempo povoa o imaginário coletivo, uma vez que a busca por respostas para a doença que assolou o mundo perpassa pela desmistificação do mito e pelo embasamento das conclusões na ciência. Uma premissa muito boa, mas que em certos pontos acaba se perdendo em eventos demasiadamente mal explicados/explorados.

juliabarros 06/04/2020

Uma bela surpresa.
O livro me surpreendeu muito. Além da história principal de sobrevivência de Neville, adentramos os seus pensamentos de solidão, desejos, e saudades. Deu vontade de ter até mais para ler.
O final não é esperado e é bem dos tipos que eu curto.
Entrou direto pra minha lista de favoritos, vale a pena.

Obs: não vi o filme mas pelo que entendi é tudo bem diferente.

Kess 21/02/2023

O livro conta a história de Robert Neville, um homem que acredita ser o último sobrevivente humano em Nova York. Ele passa seus dias explorando a cidade em busca de itens que possam ser usados para sobreviver, mas também se dedica a procurar outros sobreviventes. Enquanto isso, Neville descobre que há algo estranho acontecendo, algo que está transformando as pessoas em seres estranhos e monstruosos. Ele é corajoso, persistente e nunca desiste de sua busca por um meio de salvar a humanidade.

Mas ao longo da leitura a gente vê que a temática vampiresca é apenas o pano de fundo de uma história de ficção cientifica pós-apocalíptica, que acaba tendo como ponto principal a solidão e a desumanização gradativa do homem que deixa de viver em sociedade e tem suas necessidades básicas suprimidas, por ser o único sobrevivente de uma pandemia

Um dos principais motivos que nos faz conectarmos tanto com o personagem é o medo que ele sente em diversas ocasiões, fazendo-nos refletir o que faríamos caso estivéssemos lá agora, e o desespero do personagem se torna o nosso.
O final é arrebatador e é certo de que vai colocar em você um sentimento de compaixão muito humano.

Se você quis ler por causa do filme de 2007, com o Will Smith, este livro não é nada parecido.

Sara Marinho 13/07/2023

A explicação científica sobre vampiros. Simplesmente incrível! O Neville do livro é um pouco difícil de gostar, só me emocionei com a cena do cachorro. Acho que o livro é bem mais aterrorizante do que o filme de 2007 com o Will Smith. Durante o livro todo fica aquele sentimento de claustrofobia e ansiedade, e a todo momento eu me perguntava por que raios o Neville não se matava logo. Enquanto que no filme eu torcia para ele continuar vivendo porque o diretor conseguiu passar um pouco de esperança. As duas obras são bem diferentes e eu amei ambas.

Eric 30/06/2023

Atemporal
Essa é uma palavra que descreve com maestria "Eu sou a lenda" de Richard Matheson, é muito incrível um livro de 1950 falar de temas tão atuais quanto esse traz metáforas e críticas maravilhosas, comprei e comecei a ler esse livro pelo filme do Will Smith e parece que lendo eu comecei a gostar menos do filme, acho que uma decisão acertada foi trazer o Will pro papel do neville que mesmo trocando a etnia do personagem ficou muito bom ele pegou bem a ideia de um sobrevivente que foi corrompido e amaldiçoado pelo mundo a perder completamente sua sanidade, o que no filme é mostrado de maneira muito rasa com os manequins, eu achei bem legal serem obras completamente diferentes uma não tem quase nada haver com a outra além de alguns poucos detalhes.

O Neville é talvez um dos meus personagens preferidos da literatura adoro ele, como ele está só sobrevivendo isso sendo inclusive um dos pontos que eu mais amei nesse livro, como ele estuda incessantemente para achar a cura e nos é mostrado e explicado cientificamente, eu achei um charme esses termos técnicos, acho bem legal também que retrata muitíssimo bem a parte psicológica de uma pessoa sozinha no mundo, suas vontades, perca de humanidade e sanidade aos poucos cada vez mais e mais, nos é descrito um personagem branco dos cabelos loiros mas acho muito mais legal imaginar o grande Will Smith ?.

QUE FINAL FOI ESSE, Caracas veih esse é um dos melhores finais que eu já li simplesmente demais, o livro só sobe ele vai melhorando a cada página e te animando cada vez mais até chegar no bem dito final perfeito sem erros (ao contrário do final do filme), na hora eu que eu terminei já pensei "5 estrelas e favoritado".

Bom demais recomendo que quem tiver a oportunidade de ler leia ainda mais por ser um livro curtinho, essa versão da Aleph capa dura além de linda ela tem a letras bem centralizadas ocupando pouco a folha (achei bem charmoso), amei também os desenhos antes de cada capítulo mostrando alguma coisa importante do mesmo, minha única crítica é o pós facio pqp hein Aleph vamos melhorar isso aí hein chatissimo esse pós facio pelo menos a entrevista é maneira mas é curta.