A Dança da Morte

Stephen King
Stephen King

Resenhas - A Dança Da Morte

Blasfemya 16/09/2023

O que falar sobre "A dança da morte"?
Se eu estivesse fadado a passar o resto de minha miserável vida em uma ilha deserta, e só pudesse levar em minha bagagem um único livro dentre todos os que já li e pretendo ler, eu definitivamente levaria esse sem pensar duas vezes.

(Não contém spoiler, mas uma sinopse talvez meio longa)
____

Uma doença criada em laboratório como arma biológica escapa e contamina os militares da base em que reside. O sistema detecta a fuga do vírus e aciona um sinal vermelho, que deveria colocar a base em quarentena na mesma hora, onde nenhum ser vivo entraria e principalmente, sairia. Por falha na segurança, a suposta quarentena, que deveria ser imediata logo detectada a saída do vírus, demora 40 segundos para ser acionada. Um militar percebendo as luzes vermelhas sabendo que iria ser trancafiado e provavelmente morto, aproveitou a falha na segurança e fugiu para buscar sua família que residia nos arredores, em propriedade militar.

Com sua mulher e filho, ele percorre um longo caminho de carro, o mais longe possível, para aproveitar seus últimos momentos de vida na presença daqueles que ama. Um egoísta desesperado. Sabe que o vírus é mortal e condena a humanidade para passar alguns dias com o filho, que verá morrer com a garganta inchada, cheia de catarro produzida em grande quantidade, e com sintomas de várias doenças misturadas, de algo que mais tarde seria conhecido como "capitão viajante"

O Capitão Viajante é altamente contagioso. Não demora a se espalhar em cada pessoa que o militar teve contato, gerando uma teia que cresceu cada vez mais. Logo os sintomas se tornaram claros para todos. A mídia tentou abafar com medidas ridículas sob a mira do governo irresponsável, que insistia que não era nada demais.

99.99% da população morre

Observamos a partir do expurgo da sociedade algumas narrativas e tramas. Uma garota grávida. Um vocalista a beira da falência. Um surdo-mudo. Um prisioneiro preso em sua cela. Um caipira texano. E os personagens que interagem com eles durante sua jornada, desde suas vidas antes do Capitão Viajante, durante, e após, onde, por um motivo que não sabemos, eles continuam vivos, imune ao virus.

Os sobreviventes passam a ter 2 sonhos, um com uma senhora de 108 anos que reside em uma cabana no meio de um milharal, e outro de um ser obscuro carnalizado em um homem que manifesta os seus piores pesadelos.

O objetivo dos sonhos é claro. Duas sociedades serão formadas, uma envolta da senhora, que podemos colocar como sendo o lado bom "os bonzinhos. E outra, envolta do mal do homem escuro, que seria o lado ruim. E todos os sobreviventes pendem a balança para algum desses lados, e iniciam uma jornada longa ao encontro de seus novos lares.

______

Eu senti muitas coisas lendo esse livro. Eu não faço resenhas e aqui estou eu, não pude aguentar. Esse é o melhor livro que eu já li na minha vida e eu estou maravilhado. Os personagens são muito bem escritos, o antagonista é tenebroso e os cenários são arrebatadores.

As pessoas simplesmente começam a morrer pelo vírus altamente contagioso e isso declina a sociedade, todos se encontram enfraquecidos e consequentemente morrem. Em carros, em comércios, no meio da rua no meio da sala no meio da lanchonete. Corpos por todos os lados.

Esse livro traz várias sensações. Desolação, perda, esperança, alegria, tristeza, angústia. São 1200 páginas, mas meu Deus, eu já quero reler!!!

Eu encontrei, eu encontrei aquele livro que recomendaria a todo mundo até o dia da minha morte

Não vou fazer análises técnicas por que não sou bom nisso, eu só leio, curto a história, e é isso. E essa história, meu Deus-----

Enquanto eu lia eu acabei gripando durante 2 dias, juro que tive mini surtos esperando minha garganta inchar igual os mortos de "A dança da morte" KKAKAKKA help

Sei que ninguém vai ler mas me sinto muito bem escrevendo isso, quero marcar esse momento por aqui, fico extremamente feliz de ter atropelado todas as outras leituras e entrado nessa aventura.

O Stephen King escreveu no começo que diversas pessoas, após anos do lançamento do livro, ainda perguntavam para ele como estavam os personagens, como se eles mandassem cartas ocasionalmente a ele e não fossem personagens fictícios. E eu entendo essas pessoas. A gente se conecta tão profundamente com os personagens desse livro que 1200 páginas é coisa pouca, eu quero saber mais sobre cada um. Eu sei que eles enviam cartas pra você King, me diga onde eles estão ?

Não superei este livro. Muito bom, muito bom mesmo.

E é isso

Tchau
Gustavo Casemiro 16/09/2023minha estante
Melhor definição, impossível!

Leituras da Thata 15/11/2023minha estante
Me deixou com muita vontade de ler !!!

Nicolas.Jacob 14/04/2022

No aguardo do vol. II - Brasil edition
Eis a maior caminhada até hoje. Não precisa falar muito sobre persistência e paciência pra vencer essa obra né?! As mais de 1000 páginas falam por si só. Pessoalmente, tirando os fatores externos da vida que me fizeram levar mais de 3 meses pra terminar a leitura, consegui manter uma fluidez ok, sem me cansar e ficar de saco cheio da história.

Creio que o segredo para chegar aos 100% de leitura sem uma experiência traumatizante é basicamente conhecer o nosso King. Aqui ele se delicia no que ele mais sabe fazer, detalhar cenários, personagens, ambientações... E se você chega preparado pra isso, vai ser mole mole superar esse calhamaço.

Falando sobre a história, é Stephen King né. Eu acho impressionante o talento dele de construir personagens maléficos de MUITA qualidade. conhecer Rendall Flagg foi incrível, e arrepiante com certeza! Ansioso pra reencontrar nosso homem escuro. Confesso que não criei aquela conexão absurda com os personagens aqui, como me ocorreu em Salem' por exemplo, o que não prejudicou a leitura mas também é um fator que não permite um 5 estrelas. O personagem fora da curva foi o Tom, gostei muito dele, principalmente na reta final, me lembrou um pouco nosso Gollum, no jeito de se comportar e nos diálogos, se foi uma referência, não sei, mas me lembrou e me agrada muito, é um personagem magnífico, provavelmente meu preferido.

Me deixou um pouco insatisfeito a maneira que ocorreu a conclusão do Harold, não propriamente pela maneira que ocorreu, mas pela forma que foi rápido, depois de tooooda a construção do personagem, achei que poderia ter um pouco mais de palavras pra concluir ele, umas 50 páginas a mais não ia mudar muita coisa né.

Também ainda não sei se gostei tanto do desfecho em Vegas, achei que fez sentido, foi uma maneira inteligente pra fechar tudo, mas não me encheu os olhos, nota 6. Uma última indignação é com a fase 60-80% da história, que tem capítulos longuíssimos e achei o momento mais arrastado da história. Ainda assim, não me chateou, era até esperado que em algum momento ia faltar um óleo no motor; sobrevivemos.

Dito tudo isso, QUE HISTÓRIA BEM CONSTRUÍDA FASTÁSTICA! É possível tirar muitas reflexões aqui, todo o senso de comunidade, de reconstrução de uma sociedade, onde mesmo partindo do zero, o ser humano se mostrando corrompido, vai tomar o mesmo caminho e construir uma sociedade "falha", e isso desencadeia um pensamento profundo, trazendo pros nossos difíceis dias de hoje, faz muito sentido pensar nisso, que é um buraco muito mais profundo do que parece, mudar um pensamento social, onde claramente muita gente pensa cada vez mais em si próprio e ponto final. Além de claro, deixar aquela dúvida "Que [*****] eu ia fazer se fosse parte do único 0,1% sobrevivente no mundo?", da pra perder um bom tempinho pensando nisso, e eu acho maravilhoso, gosto dessa temática, dessas discussões e afins.

King se mostrou um ícone aqui, mais salva de palmas pro mestre e gratidão por mais uma ótima experiência!

Precisamente:
? 4,7/5
Reginaldo Pereira 15/04/2022minha estante
Esta obra é perfeita! E lida na pandemia a deixou melhor ainda!!! Uma das minhas favoritas!!!

Nicolas.Jacob 15/04/2022minha estante
Você é um cara de muito bom gosto meu amigo Reginaldo

Thiago Leôncio 27/02/2022

A quantidade de páginas realmente assusta mas não atrapalha em nada a experiência, pelo contrário é essencial para tornar a história tão boa. Os personagens são muito bem desenvolvidos e a história é muito bem amarrada, sem falar que a forma como ela é contada cria um clima e uma imersão incrível.
Até hoje foi o maior livro que eu li e certamente um dos melhores também. Cinco estrelas com mérito.
Pedro 27/02/2022minha estante
Eu amei esse livro, mas odiei o final.

Valentin 27/02/2022minha estante
Nossa eu to logo no comecinho.. só de olhar da preguiça de ler, mas cada página faz valer a pena! King é muito bom nisso

Gabriela 17/07/2023

Meu primeiro favoritado do King!
Sinceramente, esse é um livro tão grande que não consigo fazer uma resenha para contar tudo o que senti e dar um geral na história, porém, posso afirmar que é o melhor livro que li do King até hoje e com certeza um favorito da vida!

Mesmo tendo APENAS 1.248 páginas kk não fiquei um segundo se quer com tédio ou querendo que acabasse. Concordo que o King é prolixo em vários momentos e descreve TUDO com muitos detalhes, mas não foi algo que me incomodou ou mudou minha perspectiva.

No geral, é uma história bonita, porém triste e reflexiva (em pensar que passamos por uma doença mundialmente grave recentemente). Chorei, dei risada, torci por casais, fiquei com raiva, nojo e principalmente tensa. E poucos livros conseguiram isso de mim, então sem dúvidas, um favorito. ??

P.S: Admito que não sabia e nem esperava que a trama principal do livro fosse ser entre bem X mal, mas como o King faz tudo com maestria, foi uma boa surpresa.

Recomendo demais (não para todos kk) e quem leu e não gostou, leu errado, apenas!

Nota especial para Tom, Nicky, Glen, Stu e Fran. ???
Mateus 22/07/2023minha estante
vale a pena esse calhamaço?

Gabriela 03/08/2023minha estante
Vale muito, mas admito que talvez não seja uma boa começar a ler King por ele, ta?

Marjory.Vargas 08/09/2021

"Mostre-me um homem ou uma mulher solitários e lhe mostrarei como são santos. Dê-me dois e eles se apaixonarão. Dê-me três e eles inventarão essa coisa encantada que chamamos de ‘sociedade’. Dê-me quatro e eles construirão uma pirâmide. Dê-me cinco e eles transformarão alguém num pária. Dê-me seis e eles reinventarão o preconceito. Dê-me sete e em sete anos eles reinventarão a guerra."
A dança da morte ¦ Stephen King ¦ 1248 páginas ¦ Editora Suma
🌟3/5
Em A dança da morte, encontramos um planeta dizimado por um vírus de supergripe, que matou 99% da população. Na primeira parte, acompanhamos a disseminação do vírus e suas consequências. Na segunda parte, temos uma clara divisão entre o bem e o mal. O bem, representado por mãe Abagail, uma senhora de 108 anos. E o mal, encarnado em Randall Flagg, o Homem Escuro. Na terceira parte, temos o embate final entre essas partes.
Pois bem. Primeira coisa que digo: não se apeguem aos personagens e não se preocupem em lembrar o nome de todos. Grande parte deles vai estar morto até metade do livro - e mais uns morrem na parte final.
Apesar de ser considerado por muitos o melhor livro de King, para mim a leitura não funcionou muito bem. Em vários trechos achei o livro parado. Parecia que não acontecia nada. Tanto que os do lado de mãe Abagail sabem da existência de Flagg, mas só vão encontrá-lo depois da página 1000.
Aliás, mãe Abagail foi uma decepção para mim. Pela sinopse, esperava uma personagem forte. Mesmo tendo 108 anos, como o livro tem seus elementos sobrenaturais e místicos, pensava que ela seria uma líder. Mas não. Após chegarem ao local onde deveriam se estabelecer, ela definha, se transforma numa fanática religiosa, submissa e sem voz nenhuma nas decisões.
A obra levanta inúmeras reflexões, principalmente levando o atual momento que estamos vivendo. As conversas dos personagens sobre sociologia e política (como o trecho que separei no início do post) também levantam questionamentos: será que, mesmo eliminando quase toda a população mundial, a reorganização que surgiria mudaria muito? Conforme mais pessoas vão chegando à Zona Franca (mãe Abagail) logo se vê a necessidade de instituir normas, nomear responsáveis, impor limites... Afinal, a vida em sociedade exige isso.
Agora me contem: como vocês imaginam que seria o mundo pós-apocalíptico? Parecido com o do King ou uma coisa mais The Walking Dead?
Celton 25/09/2021minha estante
Terminei a segunda parte e fiquei decepcionado, muito decepcionado. A história ficou muito parado , muita encheção de linguiça.

Marjory.Vargas 26/09/2021minha estante
Concordo contigo.... Eu esperava mto mais da obra

Marina 12/12/2023

Meu primeiro tijolão
O que dizer desse livro? Incrível, maravilhoso e um dos favoritos do Mestre. Quantos personagens cativantes! Situações memoráveis. Amei essa imersão!!!!!
marnofimdocaminho 12/12/2023minha estante
meu primeiro tijolão KAKAKKAKA adorei

Marina 12/12/2023minha estante
??

Camila 16/09/2023

Primeira vez que leio algo do King
A dança da morte foi a leitura mais longa que já realizei, no entanto, apesar de ser um livro grande, é um verdadeiro trágico espetáculo (e eu amei).

Os personagens são muito bem construídos e carregam um realismo.

Particularmente amei os momentos em que o tema fé era abordado. E mesmo a narrativa escancarando a representação do bem e do mal, é possível compreender determinadas posições de alguns personagens, ainda que não concordemos com suas atitudes, pois são personagens complexos e cheios de camadas.
Luana G. 16/09/2023minha estante
ESPETACULAR!!!!

Luana G. 16/09/2023minha estante
essa é A OBRA do king

Wilza.Alves 27/01/2021

Embora assuste pelo tamanho, é relativamente rápido de ser lido. A narrativa flui bem, tem partes que é simplesmente impossível largar o livro, a história é construída com maestria e os personagens são bem apresentados com evoluções incríveis. A única ressalva é sobre o final, que não sei se entregou o esperado, mas isso é mais culpa das minhas expectativas, que da narrativa. Sem dúvida vale, e muito, a pena ler esse calhamaço.
Moysa.Resende 27/01/2021minha estante
Tô em 20% e sigo na luta ..hauahsus

Wilza.Alves 27/01/2021minha estante
Kkkkkkkkk
Vai valer a pena, pode seguir

Matheus 27/01/2021minha estante
Excelente resenha, colega!

ira_rafael 31/01/2021minha estante
Obrigado, colega. Você é um colega mesmo

Reinaldo.Souza 23/12/2020

UMA BATALHA ENTRE O BEM E O MAL EM UM MUNDO ONDE SER BOM É CADA VEZ MAIS DIFÍCIL
Você não meteu a cara em uma "bíblia" logo no começo de sua vida como leitor não, né? Sim, eu meti hahahaha E olha, eu amei cada página dessa história.

"Após um vírus ser liberado por acidente, um milhão de contatos casuais formam uma cadeia de morte. Esse é o fim do mundo. Agora com 99% da população morta, os sobreviventes, perdidos e assustados, têm um lado para escolher. Os bons se apoiam nos ombros de Mãe Abigail, enquanto todo o mal é incorporado por um indivíduo de poderes indizíveis: Randall Flagg, o homem escuro."

Eu escolhi ler um livro sobre um vírus mortal enquanto o mundo vive em uma pandemia, sim, melhor momento hahahaha o povo se contaminando na rua, no cinema... assim, dá uma certa gastura.

Mas por que eu amei esse livro que eu gosto de chamar de "tijolo"? Primeiro, eu amo esse tema pós-apocalipse. Nessas horas, a gente vê que o problema não é o mundo, e sim as pessoas. Não que a gente precise de um apocalipse para perceber isso, mas fica mais evidente. Como o medo pode trazer o pior das pessoas. Como algumas pessoas precisam que alguém as lidere. Como ninguém é uma ilha. Ninguém consegue sozinho.

A construção dos personagens também é muito boa. Você realmente torce por alguns personagens ao mesmo tempo que odeia outros até a morte.

Para quem gosta do tema "religião", King faz vários comentários e referências sobre, coisas para refletir mesmo. Fala muito sobre fanatismo religioso, sobre como o destino de alguém pode já ter sido escrito desde o nascimento, como o mal e o bem estão em todos os lugares e até mesmo, em todo mundo.

Então, bora lá. Se você é fã do King assim como eu, precisa ler A Dança da Morte. Se você ama uma história sobre apocalipse, essa história precisa estar na sua lista. E se você tem medo de ler um livro de mais de mil páginas, te garanto que esse é um bom livro para você parar com esse medo!
Campos 23/12/2020minha estante
Nossa esse livro é puxado, mas é muito bom

Adriel.Macedo 23/12/2020minha estante
Ainda não li, mas já me recomendaram muito

Vanessa2056 25/06/2021

Aqui é "eita" atrás de "eita"!
(Primeiramente, não aconselho a ser lido nesse período de pandemia, principalmente se você tiver ansiedade.)

Em A Dança da Morte temos um mundo em um momento "pós-apocalíptico" onde a causa foi um vírus que gerou uma epidemia de um tipo de gripe super mortal que causa a morte de milhões de pessoas (de 99% da população). O 1% restante é imune a esse vírus, mas ninguém sabe o motivo. A única coisa que descobrem é que eles tem sonhos em comum e que esse sonho é uma missão que eles devem realizar.
Na jornada deles vamos conhecer personagens incríveis: Stu, Nick, Abby, Tom, Frannie e outros, cada um com suas particularidades. Também teremos a primeira aparição do Randell Flagg (sim, é o vilão de A Torre Negra).

Não é um livro diferente dos outros do King. Como sempre, o padrão dele é uma narrativa bem construída, interligada e especialmente detalhada. Esse livro é SUPER descritivo e faz você se sentir realmente naquele lugar e naquela situação (por isso não aconselho a ler nesse momento).
Só tirei 0,5 da pontuação pq eu tive muita raiva do King. E não tenho com favorito, pq não pretendo reler.

Obs.: Não é terror, mas é uma ficção pra faixa etária maior de 18 anos, pois tem muitas cenas de violência, descrição de cenas de morte, palavrões, sex0, e por aí vai...
Marcos 25/06/2021minha estante
Esse é mais um livro do King que eu preciso ler!

Vanessa2056 25/06/2021minha estante
Ele é muito bom mesmo!

Grazi 03/01/2024

Achei o começo bem cansativo, até porque o king foi enfiando uns mil personagens de uma vez e demorou anos pra fazer uma conexão entre eles, então eu sentia que não estava indo pra lugar nenhum, só que depois disso, começou a melhorar, os personagens são bem construídos e da pra sentir uma conexão com alguns. achei que os melhores capítulos foram os que focavam no nick, aliás ele é meu preferido do livro todo, ele e o tom, dois queridos. acho que fui com uma expectativa muito grande pra cima do livro, mas acabou que ele não funcionou pra mim. teve horas que quis super desistir dele, porque ficava cansativo as vezes, mas consegui terminar (só que me deu uma ressaca literária daquelas).o final é terrível, sério, odiei. esse livro só serve pra quem realmente tem paciência pra ele, vi que muita gente gostou, mas acho que não faço parte desse clube, o que é uma pena, pois gosto muito dos livros do king.
Iaszz 07/01/2024minha estante
amiga como que o livro não funcionou pra vc e foi 4 estrelas? kkkkkkkk

Grazi 07/01/2024minha estante
achei ele bom, mas não tudo que o pessoal fala sabe? o começo é bem cansativo e o final sem sentido, mas tem partes boas, é um livro bom que não funcionou cmg

Thay 21/02/2021

S E N S A C I O N A L
Nesse livro temos a história de uma população sobrevivente a um vírus da gripe que foi trabalhado em laboratório. Por causa de uma falha esse vírus acaba se espalhando e dízima cerca de 99% da população total . Os sobreviventes que , de alguma forma , foram imunes a doença acabam se dividindo em dois grupos que estão representados por uma figura do bem : Mãe Abagail e do mal : Randall Flagg ( o vilão que depois vai aparecer em A torre negra ) .
O livro de fato é muito detalhado , até porque é King , neh ?! E o king da gente é extremamente prolixo . São muitos personagens, não anotei todos , mas só alguns que achei necessário para não me perder na leitura e deu mais de 70 .
Porém , não se assustem , o que esse livro tem de grande ele tem de bom . Eu achei muito fluido e mesmo sendo um baita de um calhamaço não tiraria nenhuma página . Tudo é necessário e bem montado .
A história é muito bem desenvolvida e são tantos personagens legais que é difícil você não se pegar gostando de pelo menos um .
Eu AMEI em todos os sentidos . Senti tantas coisas que é impossível descrever em uma resenha .
Outra coisa é que é ótimo para ler nesse nosso cenário atual . Bate meio que uma onda assustadora porque , de fato , é bem próximo da nossa realidade com a pandemia do Covid ( óbvio que não é tão dramático e king , graças ao pai , errou nos números ksk) .
Recomendo super , principalmente para o pessoal que já estão acostumadas com a escrita do mestre .
É , com toda certeza , meu favorito do king no momento . ???
Lucas.Valentim 21/02/2021minha estante
Ah cara, já tenho um tijolo que eu sequer abri ainda (Guerra e Paz),e agora tô com vontade de comprar esse
Me ajuda deus, não tenho dinheiro pra bancar meus gostos não kkkk

Thay 21/02/2021minha estante
KKKKKKKK entendo , a gente que lute

Kelly 14/05/2021minha estante
Senti o mesmo kkk o King cresce tanto na história e no final a gente fica tipo: oi? Mas não diminui em nada o impacto provocado pela riqueza de detalhes ?

Marina 26/03/2021

Interessante...
Não sei exatamente o que pensar sobre esse livro. Teve momentos em que eu dei altas risadas, outros que me arrepiei toda e, claro, alguns em que passei muita raiva, sendo estes últimos, em quantidade maior do que a esperada.

Esse livro é bom, de fato. É improvável que você não crie algum tipo de afinidade com os personagens. Porém, tem seus altos e baixos, como todo livro. Pretendo contar um pouco da minha experiência com ele para explicar a minha nota mediana.

No começo não estava entendendo absolutamente nada do que estava acontecendo, fiquei perdida, como acredito que todo mundo fique. Então, demorei até me prender à leitura. Depois que isso aconteceu, o livro estava bom até uns 50%, em seguida começou a ficar enrolado (pra MIM) e foi difícil continuar. Aguentei até os 60% e então abandonei o livro por uns 4 meses. Esse mês voltei a lê-lo e não me arrependi. Como eu disse antes, ele tem seus altos e baixos, momentos MUITO enrolados que parecem não acabar nunca, mas, ao mesmo tempo, momentos MUITO bons. Infelizmente, pra MIM esses momentos não foram tão bons para apagar os ruins.

Não concordo com quem diz que a leitura é fluida e que é impossível o largar. Acho que a leitura é densa e requer que seja lido aos poucos e acredito fortemente que o fato de eu te-lo abandonado foi justamente por estar lendo rápido demais.

Eu entendo perfeitamente quem diz que esse é um dos melhores livros do King, apesar de não concordar, sei que ele tem muito potencial. Uma ideia muito boa e muito bem executada pelo mestre. Eu sei que o livro é bom, mas não o li no ritmo adequado para mim ou simplesmente não o li na fase certa.

Dito isso, eu indico, sim, esse livro. A probabilidade de você gostar dele é grande, então pelo menos dê uma chance. Só aconselho que leia no seu ritmo e esqueça o tamanho dele para aproveitar o máximo a leitura. ;)
Qlucas 27/03/2021minha estante
Gostei da sinceridade. Boa resenha.