Reencontro

Resenhas - Reencontro

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Helana O'hara 04/03/2012

Reencontro
A expectativa por esse livro foi muito grande. Chegou em minhas mãos, depois que a minha querida amiga Blogueira Fernanda me pediu uma mão para ajuda-la a montar um B.T, fui atrás de mais informações do livro. Li um trecho dele no site da Leila, algumas resenhas e a curiosidade só aumentava, a história a capa tudo me chamou atenção.. E valeu a pena esperar.

Leila nos apresenta Ana Luiza, uma jovem cujo seus sonhos são afundados nas drogas – bebidas, cigarros, etc. Ela não tem grandes expectativas e quando seu namoro termina, realmente joga o pano.
A moça vive em uma família totalmente sem estrutura, uma mãe que não dá importância a filha e um pai que culpa mãe e filha por tudo que acontece.
Seu único ombro na qual se apoia é Nana, sua melhor amiga, que tem os mesmos gostoso musicais dividem memórias, vontades, sonhos. Nana é uma jovem doce que dá todo apoio a amiga que infelizmente não anda vivendo em um conto de fadas também – Ana Luiza acaba que perdendo seu ombro amigo, claro, não contarei o motivo.

Porém quando tudo parece perdido na vida da nossa protagonista, eis que ela conhece Rafa, um jovem músico, que estuda com ela e com Nana, ele acaba sendo a injeção de ânimo que as duas garotas precisavam, um rapaz doce, com uma áurea de outro universo e totalmente compreensivo (porque não existe um Rafa em minha vida por que?).

Leila Krüger escreveu Ana Luiza tão bem que temos a sensação que alguém em nossa vida é a própria Ana, alguém que temos em nossa vida, ou até nós mesmos somos um pouco da “Aninha”, a falta de esperança, a falta de acreditar que ela é capaz mexeu muito comigo, principalmente no modo de como ela tem receio de amar – e tudo isso juntando com seus problemas familiares fazem a moça se jogar em um Mundo totalmente doente agredindo ela mesma.
Devo dizer que nossa protagonista teve uma grande sorte em ter alguém como Rafa ao seu lado o tempo todo, ela sofreu muito, caiu, se encheio de dúvidas e medos e Rafa estava lá o tempo todo.
Até por fim ela poder econtrar seu “reencontro.”

Várias partes do livro são emocionantes te fazem pensar em suas decisões, nos erros que cometemos em nossa vida, e sim, gente eu chorei em várias partes do livro, principalmente nas últimas 100 páginas.

Leila usou e abusou de citações de músicas, poemas, textos – entre eles Metallica, muita Clarice Lispector em seu livro, Cecília Mereles. Em cada novo capitulo uma nova citação. Essas citações da autora foram tão simples e fundamentais que você já tinha ideia no que poderia vir no capítulos, foram muito bem colocadas.

Só me resta deixar os parabéns a Leila por ter escrito um livro tão tocante. Reencontro marcou minha vida e espero poder compra-lo em breve para ter em minha estante. Acho um desperdício ler bons livros e não ter em minha estante.

Leiam Reencontro e reflitam depois em sua vida, em seus medos e receios antes de fazer qualquer tipo de bobagem – sua vida é o melhor que tens.

“Eu vou ser fiel mesmo, cem por cento, o dia em que eu amar. E mais: o dia em que eu achar um homem que preste e não me enfie um monte de guampas. Tá difícil… mas um dia…”
Pág 47

Jacqueline 24/02/2012

publicada originalmente em www.mybooklit.blogspot.com
Desde a primeira vez que vi essa capa, fiquei fascinada, pois remete a minha adolescência, sempre com meu All Star surrado e meu discman (era febre na minha época) tocando minhas bandas de rock preferidas.
A expectativa já era grande para ler o livro, e assim que iniciei a leitura, a história me fisgou por completo.
Em 496 páginas, mergulhei na vida de Ana Luiza. Sorri, chorei, me emocionei, me arrepiei e no final ficou aquele sentimento: que pena que o livro acabou.

O livro é narrado em terceira pessoa, sob a perspectiva de Ana Luiza, uma jovem de 23 anos, estudante de Odontologia, que coleciona decepções em sua vida: o distanciamento de seus pais, o término de namoros, a traição de uma amiga.
Ana Luiza deixou de acreditar em seus sonhos e seu futuro, achando que nunca iria se recuperar das grandes dores que sofreu na vida. Cada vez mais entregue as drogas e a bebida, Ana Luiza se fecha em seu mundo, e se entrega a solidão. Mais o destino parece lhe sorrir, uma vez que ela conhece um rapaz disposto a enxergá-la do jeito que ela é, dentro do seu coração. Assim Rafa entra em sua vida, e tenta fazê-la voltar a sorrir. Mas o caminho para o reencontro com seu "eu", pode não ser tão fácil quanto parece.

"Foi então que da minha infinita tristeza aconteceu você" (Vinícius de Moraes)

Aos poucos o leitor é apresentado ao mundo de Ana, uma jovem complexa, por vezes tácita, e desacreditada com a vida . A vida de Ana, contrasta drasticamente com a de Rafael. O jovem de olhos caramelados, é cheio de vida, tem muita fé e acredita até o fim em seus sonhos.

" Sonhar...transcende a vida. As impossibilidades; É um tipo de libertação. Tudo nos prende, menos um sonho...Um sonho só precisa de um coração pra existir. E só de um coração que acredita para acontecer." (pág.206)

Apesar de ser uma amizade improvável, o carinho de Rafa por Ana acontece de forma gradual. Nada acontece de forma súbita, nada soa clichê e o romance dos dois é algo completamente tangível.

"E desde quando a gente merece amor, meu amor? A gente aceita - ele a beijou - Hoje aconteceu uma coisa que parecia impossível.
- O quê?
- Tu ficaste mais linda. Nunca tinha te visto tão linda. Nem achava possível uma mulher tão linda. É sério! Eu até acho que tu és...marciana...coisa assim..." (pág. 469)

Leila possui uma narrativa encantadora, convincente e por vezes poética. Mesmo o livro sendo narrado em terceira pessoa, os sentimentos dos personagens são expressos perfeitamente.
A história se passa em Porto Alegre. Os lugares e paisagens são narrados com riqueza de detalhes, que muitas vezes me vi transportada para a cidade gaúcha. Outra coisa que me chamou atenção, foi o uso de vocábulos locais, utilizado nos diálogos. O uso do pronome "tu" ao invés de "você" me deu a impressão que eu estava em Porto Alegre, tomando um chimarrão e ouvindo o "sotaque" gaúcho dos personagens. Eu achava fofo quando o Rafa chamava a Ana de guria.
No final da leitura, parecia que eu era uma amiga íntima da Ana e do Rafael. Gosto de livros que me fazem "entrar" na mente e vida dos personagens.

Reencontro trouxe uma avalanche de sentimentos e lembranças, através de muitas referências musicais citadas, como: Guns N'Roses, Bon Jovi, Scorpions, Metallica, Lenny Kravitz entre outros, que passei a minha adolescência ouvindo. Cada início de capítulo, traz citações de escritores como: Clarice Linspector, Mário Quintana, Érico Veríssimo, Cecília Meireles e outros. E também trechos de músicas, das bandas que citei.

O livro acaba de modo inesperado. Quando o leitor pensa que conhece toda a história, Leila surpreende e acrescenta fatos que tornam a trama ainda mais apaixonante.
Uma história de superação, perdas, reencontros, fé. Não será só mais um livro na estante do leitor, e sim uma história que traz uma lição inesquecível. Um livro inesquecível, assim eu classifico Reencontro.
Um dos melhores livros que já li. Um livro que despertou um turbilhão de ideias, memórias, sentimentos, e com certeza ficará gravado em minha mente por muito tempo.
Se você ainda duvida do talento dos nossos autores nacionais, leia Reencontro e se deixe surpreender.

@leitoraincomum 12/02/2012

Amor a primeira vista
Resenha postada originalmente no blog
Proibida a reprodução parcial ou total.

Me apaixonei pela capa de Reencontro, pelo fato de ela me despertar vários sentimentos e despertar muitas lembranças, mas posso resumir tudo em uma palavra: saudades. Saudades da minha adolescência e que o All Star era meu melhor companheiro, saudades dos shows de rock que eu ia com meu All Star surrado, e tantas outras coisas sem ter lido a sinopse.
O título é perfeito para a história, já que o tema principal abordado no livro são os problemas da protagonista Ana Luísa, com os seus vícios. Sendo assim ela se perde neles e depois precisa se reencontrar a cada dia. Ela fica completamente entregue as drogas, o álcool e a solidão (solidão essa que é totalmente opcional no meu ponto de vista), sendo assim se torna uma dependente. Tudo mexeu demais comigo, desde a escrita envolvente e, muitas vezes, até poética da Leila, até as situações expostas no livro que me causaram um deja vu, por já ter presenciado algumas histórias semelhantes na adolescência.
Ana Luiza é uma jovem gaúcha linda, de família rica e que cursa odonto. Tinha tudo para ser uma pessoa feliz, mas não é. Sofre com a rejeição do pai e acaba de perder mais um namorado. A cada sofrimento pelo qual ela passa, ela se torna uma pessoa ainda mais descrente nada vida e sem fé. Tanto que ela cria um bloqueio entre ela e as outras pessoas, é difícil para ela mostrar para alguém o que sente, até mesmo para sua melhor amiga, Nana. Sua melhor amiga, mesmo não sendo o mais feliz dos seres, tem fé ainda e aconselha sempre a amiga a acreditar na vida, acreditar que as coisas não acontecem ao acaso.
O fato de a protagonista, não ter fé em nada, nem nela mesma ajuda ela a se afundar cada dia mais, nos seus vícios e por muitas vezes ela ser até egoísta pois só via seus 'problemas' e não deixa transparecer para ela mesma que sua melhor amiga não estava nada bem. Até quando alguém especial aparece em sua vida, ela não consegue ver, pois os olhos da sua alma estão fechados para tudo.
Quando surge Rafa na vida dela, com nome e postura de anjo, é que a história fica cada vez mais interessante. Ele nunca desiste, de nada e é uma pessoa maravilhosa em todos os sentido, um amigo dedicado e fiel. Ele tenta de todas as forma ajudá-la a enxergar a vida de outra forma, mas ela já está tão rendida ao seu mundinho que se nega a escutar. Rafa é o homem perfeito para as mulheres imperfeitas: romântico, lindo e companheiro. Me apaixonei por ele durante a leitura.
Enfim, é uma história parecida com várias outras que a gente vê por aí, e por ser tão próxima da realidade, deixa o leitor com lágrimas nos olhos por diversas vezes e deve ser lida. Para quem gosta de um bom romance com um final que não é esperado, mas que é maravilhoso, mergulhe na leitura, garanto que não vai se arrepender. Até agora, considero como o melhor livro de 2012.
A trilha sonora, sim ele tem uma linda trilha sonora, me envolveu plenamente pois são só músicas que eu amo e marcaram a minha vida em algum momento. Dentre as músicas citadas temos de Djavan até Metálica, o que torna uma viagem para todos os gostos.
A diagramação simples, com folhas brancas, mas com citações de poetas famosos como a querida Clarice Lispector e trechos de música a cada início de capítulo e achei lindo isso - adoro citações. Um livro para ser lido com calma para que permita a reflexão que ele sugere, além de ficar gravado na gente por longos dias.

It Cultura 28/01/2012

...é de te fazer querer viver
Dizer que essa história é emocionante seria muito pouco. É de te fazer arrepiar fortemente, sentir a garganta queimando de vontade de chorar; é de te fazer querer viver.

Desde o primeiro momento em que soube da existência de Reencontro, algo me dizia que seria um livro marcante, não sabia como nem porque – o trabalho de capa também chamou bastante atenção -, até quando o apresentei a vocês no Correio do IC eu falei que ia adorar a história, e sou obrigada a dizer que Leila Krüger conseguiu provar isso e muito mais; me surpreendeu positivamente.

A história de Ana Luíza pode ser a de muitas pessoas que nem conhecemos ou sua ou de alguém próximo, é bastante real, por isso emociona tanto. Além disso, a autora narrou de uma forma única, mesclando vários elementos como trechos de autores renomados (Cecília Meireles dentre eles) a cada ínicio de capítulo, referências musicais marcantes, personagens intensos e humanos, história cativante, cheia de dramas familiares e amorosos.

Ela é uma garota que sofre bastante e guarda tudo para si, frágil e com uma visão bastante pessimista do mundo e de sua própria vida. Está perdida sem esperanças de salvação, e utiliza a bebida e drogas ílicitas como forma de se anestesiar e esquecer o seu mundo. Durante boa parte do livro, alternei entre me sensibilizar com Ana Luíza a ponto de sentir pena mas também tive raiva por ela abusar do seu corpo e sua mente por causa das drogas. Sou totalmente contra o uso destas e foi impossível não julgá-la estúpida por isso, entretanto, sabia que a sua fragilidade era grande e a tornava vulnerável.

- Essa gelidez… – ela continou – Eu não consigo tocar as pessoas. Tem um abismo entre mim e qualquer um. Entre eu e tu… Mas tu nunca vais entender, deixa pra lá.

Leia a resenha completa em http://www.itcultura.com/2012/01/resenha-reencontro-de-leila-kruger/

Isabela 17/01/2012

Tudo começa assim: uma garota de coração partido em uma tarde no parque. Ana Luiza perdera seu primeiro amor para sua antiga amiga. A distância de seu pai - frio como o gelo - a incomoda. As unicas pessoas com quem Ana pode contar são Nana, sua melhor amiga e colega de faculdade, e Rafa, uma amizade bem inesperada.
Ana também têm se envolvido cada vez mais com bebidas, cigarros e outros tipos de drogas - o vício é uma questão real e abordada no livro de uma forma bem interessante. (...)

"Reencontro" é um livro nacional de extrema qualidade. Narrado em terceira pessoa, é bem escrito, tem referências literárias, musicais e filosóficas para todos os gostos e o típico jeitinho sulista de falar presente nos dilágos dá todo um charme na leitura. Com certeza, esse é um romance que vale a pena ser lido não só por seu enredo que surpreende, como também pelas várias lições que podemos tirar dele.

RESENHA COMPLETA: http://contandohistoriasempre.blogspot.com/2012/01/resenha-reencontro.html

RUDY 16/01/2012

RESUMO SINÓPTICO
CITAÇÃO: “ – Correr no parque é como cavalgar nas montanhas – ele sorriu. – Mas... vendo a tua fita... agora fiquei pensando, eu não tenho nada filmado de família. E tenho poucas fotos... Queria ter mais lembranças...
- Lembrança é um tipo de tortura...
- Não as boas... As boas acho que são um tipo de consolo... de que a gente viveu. Fica uma saudade boa...” (pág. 204)

RESUMO SINÓPTICO: O livro começa com Ana Luiza na adolescência com um pai distante, frio, que nunca demonstrou sentimento algum por ela, médico e alcoólatra; uma mãe fútil, que reclama de tudo; uma amizade complexa e "pessoas que sempre vão embora", como sua avó, sua grande amiga e seus ex-namorados. O fim de (mais) um grande amor a faz perder o fôlego e não crer mais neste sentimento. Com suas músicas de rock, seus livros e seus cigarros, Ana Luiza vê sua vida desmoronar. "O amor é uma ferida”, ela sentencia. Mas a “garota de olhar longínquo” tem um encontro inesperado com um alguém aparentemente muito diferente dela: os “olhos imensos”, que tudo veem...
Presa em seu próprio mundo e rendida ao álcool e às drogas, Ana Luiza tenta fugir. Principalmente do temido amor, que tanto a feriu... Aparentemente é uma pessoa fraca e vive se martirizando por ser um estorvo a outras pessoas e deixa de ver sentido na vida, não tem fé e não acredita em Deus.
Como encontrar, ou reencontrar o próprio destino? Até onde o amor pode ir, até quando pode esperar? O que há além das baladas de rock e dos poemas românticos? Poderá o amor salvar alguém de sua própria escuridão? Às vezes, é necessário perder quase tudo para reencontrar... e finalmente poder amar.

Se desejarem ler a resenha completa e opinião sobre o autor, visite os blogs:
BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2012/01/resenha3-reencontro-leila-kruger.html

BLOG CRL: http://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/2012/01/livro-reencontro-leila-kruger.html

cheirinhos
Rudy
Michelle 03/03/2023minha estante
gosteiiii

Ique 10/01/2012

Resenha - Reencontro
Comecei o ano lendo esse livro brasileiro, publicado pela editora Novo Século com o selo Novos talentos da literatura nacional que foi enviado de parceria pela autora Leila Krüger.

Ana Luiza é uma jovem que se vê frustrada diante do amor após várias decepções amorosas com quem amava decide a não acreditar nesse sentimento. Ela gosta de parques, observar as árvores e escutar seu MP3 com músicas de rock, que tanto gosta, enquanto pensa na vida. Cursando a faculdade de Odonto na PUC do Rio Grande do Sul, Aninha só tem uma amiga de quem gosta muito: Nana. Para ela a jovem conta tudo, faz promessas, saem, e fazem outras coisas que mostra que são praticamente irmãs. No começo de 2005, no terceiro semestre da faculdade, as duas conhecem um novo aluno: o Rafa que tenta se aproximar delas. Nana acha ele muito legal, mas Ana de início não dá muita atenção para o rapaz.

Jovem, bonita com lindos olhos azuis, Ana começa a criar vícios de bebida, cigarro e até uns baseados decorrente de sua situação amorosa. Em uma festa ela acaba ficando com o Gustavo, um cara rico e que tem acesso a drogas. Ela fica com ele em troca de baseados, mas não o ama de verdade.

Saindo cada vez mais com o Nana e Rafa, a jovem faz amizade com o rapaz que sempre a procura e ajuda dando conselhos e visitando-a. Ela tenta o evitar, mas não consegue rejeitar a visita dele em seu apartamento. Começa a sentir algo forte pelo rapaz, mas não consegue expor seus sentimentos. Vê a sua vida desmoronando, não encontra um amor verdadeiro, seus pais são ausentes, a mãe é brava e o pai nunca se importou muito para a filha que só tem a sua tia que gosta muito e sua amiga Nana.

Diante dessa vida de drogas, vícios e um coração vazio, tudo o que Ana precisa é acreditar para ser feliz, acreditar no amor, em Deus e em seus sonhos. Só assim ela poderá se reencontrar e viver uma nova vida, porém isso vem ficado cada mais mais distante da vida da garota, diante das perdas e da desilusão.

Confesso que foi muito difícil escrever essa resenha, a história por trás desse livro mexeu muito comigo, em algumas partes pensei: esse livro está falando comigo, mas especificamente nas partes dos conselhos do Rafa para a Aninha, sobre acreditar em si mesmo, que nada é por acaso, e muitas outras coisas. Os personagens são como pessoas normais junto ao cenário existente de onde se passa os fatos narrados no livro, como a PUC, as praças, e outros locais.

A diagramação do livro ficou perfeita, a cada início de um capítulo encontramos uma frase de pessoas bastante conhecidas como Clarice Lispector, Vinícius de Moraes, trechos de músicas das bandas de rock como o Guns, Coldplay, entre outros. Não encontrei um erro em todo livro e a escrita da autora é fenomenal com um ótimo português.

Seria impossível dizer que não gostei dos envolventes personagens, ora sentia raiva da Ana, e em outros momentos sentia felicidade, sofri com essa garota nos momentos mais difíceis da vida, e comemorei em suas vitórias. Gostei muito da Nana, uma dos personagens mais legais do livro e do Rafa, um cara muito inteligente, legal e ''certinho''.

Enfim, foi o melhor livro que já li em mida vida, sem exagero. Aproveito essa oportunidade para agradecer a autora pelo livro, com ele aprendi muitas coisas sobre a vida e acredito em todos os fatos narrados, pois nada é impossível.

1 | 2 | 3 | 4 | 5