O amor nos tempos do cólera

O amor nos tempos do cólera Gabriel García Márquez

Resenhas - O Amor nos Tempos do Cólera

Stefania.Dinatt 10/08/2023

Nojo
Me sinto definitivamente um peixe fora d?água num oceano de pessoas apaixonadas por esse livro. Li cem anos de solidão e me apaixonei pela escrita do autor, ganhei esse livro de presente e pensei que seria uma experiência maravilhosa já que existe uma maioria esmagadora que é apaixonada por essa obra. Iniciei a leitura com algumas dificuldades de me adaptar com a escrita, desisti e reiniciei várias vezes. Quando finalmente engrenou comecei a gostar da história até que o que muitos chamam de amor comecei a ver como obsessão. Me senti desconfortável com esse ?amor? do protagonista mas não sabia o que estava por vir. No meio de muitos casos, todos de cunho sexual e nada românticos, me deparo com um caso de pedofilia. Eu não estava acreditando no que estava lendo, não conseguia crer que aquilo estivesse tão romantizado, senti náuseas esperei pelo castigo e punição do protagonista mas nada. Fiquei revoltada, incomodada e até um pouco cega por não ter captado a beleza da história que tanta gente enxerga. Quando fui pesquisar mais do autor soube que a grande polêmica dele envolve a obra ? Memórias de minhas putas tristes? com casos semelhantes de pedofilia e romantização do estupro, daí entendi que esse autor não é para mim.

Cristina.Troller 08/08/2023

Li Durante a pandemia. Não é uma
Leitura fácil foi um desafio pra eu não desistir. Mas no final eu amei!

Steph 04/08/2023

A vida é linda
Foi o pensamento que tomou a minha mente quando li a última passagem do livro. E daí que a morte estava tão próxima, como Gabo faz questão de nos lembrar o tempo inteiro quanto mais perto se chega do final? E daí que todo mundo ali tem uma índole questionável, é também assim na vida real. Mas se eu puder resumir em uma frase curta a sensação de ter lido esse livro, é esta: me senti viva.

Uma resenha um tanto abstrata, mas se for pra saber a história, vocês lêem a sinopse.

Mal posso esperar pra esquecer a história e reler mais vezes.

asaquebrada 30/07/2023

? Toda a vida ? disse.

~ meu coração ficou em festa ao longo de toda essa obra! Que livro, meus amigos!

Renata.Orlando 28/07/2023

Uma história boa
Ainda não tinha lido nada do autor e gostei da ambientação e prosa fluída. Apenas reforça minha boa impressão dos autores da nossa América Latina. A história de Urbino, Fermina e Florentino é densa de sentimento e bonita demais.

Leila 27/07/2023

O Amor nos Tempos do Cólera, do queridíssimo Gabriel Garcia Marquez, é uma obra que desperta uma infinidade de emoções e reflexões. Ao realizar a releitura da obra, pude vivenciar uma experiência diferente da primeira vez que me deparei com ela. Inicialmente, confesso que a leitura não foi agradável e até cheguei a odiar a experiência (confesso que garrei ranço do Ariza na época, maior stalker). No entanto, nesta nova incursão, consegui apreciar a trama de forma mais gentil e, surpreendentemente, até me simpatizei com o personagem do Florentino Ariza.

A narrativa de Marquez é rica em detalhes e mergulha os leitores em um mundo onde o amor e a paixão são retratados de forma avassaladora e, por vezes, quase obsessiva. Florentino Ariza, o protagonista, é um personagem complexo e ambíguo, cujas ações e motivações podem ser difíceis de compreender à primeira vista. Quando li o livro pela primeira vez, encontrei-me rejeitando seu comportamento e, consequentemente, me antipatizando com o livro em um todo (infelizmente sou dessas, toda passional, rs).

No entanto, nesta releitura, com uma mente mais madura e uma compreensão mais aprofundada da natureza humana (será? rs), fui capaz de perceber as nuances do amor não correspondido que Florentino nutre por Fermina Daza durante toda a sua vida. Entendi que seu comportamento, por mais controverso que possa parecer, reflete o desespero e a paixão de um homem que não conseguiu superar o fim de um amor juvenil.

Além disso, o romance deles velhinhos, Florentino e Fermina, acrescentou uma camada extra de doçura à história. É como se o tempo e as adversidades tivessem feito amadurecer esse amor proibido, transformando-o em algo mais profundo e verdadeiro. Ver esses personagens idosos nutrindo um afeto sincero, apesar dos obstáculos ao longo dos anos, me tocou de uma maneira inesperada.

Embora O Amor nos Tempos do Cólera não seja o meu livro favorito de Gabriel Garcia Marquez, reconheço a potência da obra e o porquê tantos leitores às vezes a preferem à Cem anos de solidão. Marquez consegue retratar a complexidade dos relacionamentos e das emoções humanas de forma magistral, tornando a história profundamente imersiva.

Uma das coisas mais gratificantes dessa releitura foi perceber como nossas percepções mudam à medida que evoluímos como leitores e como seres humanos. À medida que crescemos e acumulamos experiências de vida, nossa capacidade de análise se aprofunda, e nossa apreciação por nuances e complexidades nas histórias se expande. Isso também nos torna leitores mais críticos, capazes de enxergar além da superfície e compreender as motivações e os sentimentos dos personagens de maneira mais empática.

Enfim, a releitura de O Amor nos Tempos do Cólera foi prazerosa e me permitiu revisitar uma história emblemática e redescobrir sua beleza e profundidade. Foi uma jornada de crescimento como leitora, mostrando que as obras literárias têm o poder de nos acompanhar em nossa evolução pessoal, despertando novas emoções e reflexões em cada encontro.

Ale Giannini 24/07/2023

A saga do amor nos tempos do cólera
O amor nos tempos do cólera parte da história real dos pais de Gabriel Garcia Marquez, para contar a história de paixão de Florentino Ariza por Fermina Daza.

História de amor começou ainda na adolescência e esperou meio século para se tornar realidade. E que realidade!

Os personagens são ricamente construídos, demasiadamente humanos, com suas qualidades, defeitos e preconceitos, o que nos faz simpatizar em alguns momentos e ojerizar em outros; porém, jamais ficarmos indiferentes.

Gostei muito da forma como ele retratou o amor e o sexo na maturidade.

É o segundo livro que leio de Gabriel Garcia Marquez (li Cem anos de solidão), e é encantador como ele transforma acontecimentos do dia a dia em grandes eventos, e como sua escrita é poética.

Trecho: "...os seres humanos não nascem para sempre no dia em que as mães os dão à luz, e sim, a vida os obriga outra vez e muitas vezes a se parirem a si mesmos."

Josi 24/07/2023

Que livro maravilhoso! Simplesmente me apaixonei por essa história.

O enredo nos traz um amor não concretizado, incondicional, quase obssessivo, capaz de sobreviver à passagem dos anos.

Na juventude, Fermina Daza se envolve com Florentino Ariza, um rapaz simples e cego de amor por ela. Com a reprovação do pai a esse romance, os dois vivem o relacionamento à distância e passam alguns anos trocando cartas de amor e fantasiando uma vida em comum. Porém, quando finalmente se reencontram, Fermina percebe que aquele sentimento não é real, mas apenas fruto de uma ilusão infantil. Ela rompe com o rapaz e um tempo depois se casa com o ilustre médico Juvenal Urbino.

Louco de amor e sem conseguir esquecer a sua amada, Florentino segue sua vida determinado a reconquistá-la e por mais de meio século aguarda a oportunidade de reafirmar seus votos de amor eterno.

Com um humor inteligente e uma ironia refinada, o autor nos faz rir e nos emocionar. A linguagem é crua e direta, mas por vezes também poética. Os personagens ora nos cativam, ora nos irritam. É impossível passar por essa leitura sem experimentar um turbilhão de emoções conflitantes.

Sem dúvidas entrou na minha lista de favoritos ??

Karla 23/07/2023

Conhecido pelas histórias com inúmeros personagens, Gabo traz em Amor Nos Tempos do Cólera a vida de Fermina Daza, Juvenal Urbino e Florentino Ariza, além dos muitos personagens secundários. Tem drama, romance e um final digno para a história.

Sthefany148 22/07/2023

A perversão mascarada com pinceladas de um amor ilusório
Florentino não é todo amor. E mesmo com a genialidade do Gabo não posso falar desse livro sem pontuar tamanho cinismo desse protagonista; um homem mentiroso, pedófilo, manipulador, que não sabe ouvir um não. Fermina o rejeitou e ele ficou esperando por mais de meio século para impor lhe um amor pautado no engano. Ele com seus mais de 70 anos brincando de casinha com meninas de 14? Desculpa, mas só por essas atrocidades eu não consigo considerar mais. EM CONTRAPARTIDA, Gabriel Garcia Marques é um gênio e ninguém pode desmerecer a inteligência desse homem. A cólera que tanto é uma doença diarreica causada por falta de saneamento básico que foi fatal para a América Latina do século 19 quanto a raiva colérica fruto da Guerra civil entre conservadores e liberais que também foi fatal. Como amar quando há tanta morte e por dois motivos tão cruéis? Em suma, não encontrei esse amor..

Maria.Luiza 22/07/2023

Tão incrível como memórias de minhas putas tristes. Amei e odiei cada personagem. Maravilhas da literatura.

Luana 17/07/2023

Cansativo
A história é boa e bonita tbm, mas comparado a outras obras do Gabo, o livro se arrasta, de nada trás o realismo fantástico e torna-se decepcionante. Cada evento termina como a vida, sem nenhum acontecimento incrível, talvez um sintoma do cólera. Ainda assim, chega um momento em que não aguentamos mais a paixão desenfreada e, de certo modo, doentia de Florentino, menos ainda o comportamento de Fermina que não se justifica em nada para além de um grande mimada.

luizfsricardo 14/07/2023

Muito bom!
Esse romance do Gabo é mais um daqueles que ele começa pelo fim e consegue te prender até o final do livro. Algumas passagens são cansativas mas o livro como um todo é muito gostoso de se ler. É uma história de amor que sobrevive às intempéries do tempo.

Pris 13/07/2023

Gabo.. o contador de histórias!
Não achei um livro fácil, fluido na leitura.Algumas vezes travei na leitura, mas a capacidade de construir um enredo e histórias
De Gabriel Garcia é envolvente .
Um livro que fala de uma história de amor, sobre a vida de casado no cotidiano e sobre amor na terceira idade.
Cólera .. os sintomas que algumas vezes são confundidos com os sintomas de uma paixão.